Aquela velha história de que homem só vai ao salão de beleza para cortar o cabelo, já virou lenda há tempos. Depilação a laser, spa, cremes, massagem, drenagem linfática e cirurgias plásticas não são mais só assuntos de mulher. Os homens adeptos estão procurando, e muito, esses tratamentos. O motivo? Manter uma aparência mais clean, ficar de bem consigo mesmo e atrair os olhares femininos. Além disso, um bom visual hoje em dia faz toda a diferença no mundo corporativo.
Essa vaidade masculina ficou bem visível na última pesquisa do IBOPE, realizada em 2009. Foram 119.217 cirurgias masculinas, correspondendo a uma fatia de 18% dos procedimentos cirúrgicos. As cirurgias mais realizadas são: pálpebras (16% / 19.217), lipoaspiração isolada (13% / 15.458), face em geral (13% / 15.027), nariz (13% / 15.778) e orelha (11% / 12.622). Seguido das anteriores estão lipoaspiração associada a outros procedimentos cirúrgicos (9% / 11.149), abdômen (8% / 9.689), implante capilar (7% / 8.730), peitoral/ginecomastia (6% / 7.062) e pescoço em geral (4% / 4.587). Se antes qualquer cuidado masculino era coisa velada e incomum, hoje o cenário está bem diferente.
Tratamentos não invasivos que estão conquistando os homens:
Depilação a laser – barba, costas e peitoral são as áreas mais pedidas;
Botox – elimina as rugas indesejadas. Necessário aplicação de 06 em 06 meses;
Ácido hialurônico – implante gelatinoso que, quando aplicado, suaviza linhas de expressão, preenche e estimula a pele;
Peeling; limpeza de pele: devido os homens terem a pele mais oleosa que as mulheres e poros maiores, muitos procuram esses tratamentos rápidos e simples, pois são eficazes e imediatos.
Tratamentos invasivos que estão conquistando os homens:
Calvície: microtransplante capilar – um levantamento feito pelo cirurgião plástico Carlos Oscar Uebel, criador da técnica Microtransplante Capilar, revela que nos últimos cinco anos houve um crescimento de 20% de homens antes dos 30 anos com problemas de calvície. A incidência é maior nos países das Américas, da Europa e os nórdicos. Os brasileiros, americanos, italianos, alemães e franceses encabeçam o ranking. A técnica deste médico consiste em transplantar raízes capilares da região da nuca para a área calva por meio de microincisões. A técnica possibilita a implantação de até seis mil fios de cabelos e é feita com anestesia local e sedação. O procedimento dura aproximadamente 3 horas.
Silicone na panturrilha – mesmo malhando com frequência, muitos homens tem dificuldade em engrossar a batata da perna. O siliconeé uma excelente alternativa para turbinar as panturrilhas –e deixá-las bem desenhadas. Na cirurgia a prótese é implantada por meio de um pequeno corte de 3,5 cm na prega posterior da dobra do joelho, sob anestesia geral, raquidiana ou peridural e sedação. O volume da prótese deverá ter uma relação entre a altura, o peso e o desejo do paciente. O pós-operatório é bem simples. O paciente recebe alta para andar em 8h e nos primeiros 7 dias é necessário utilizar meias elásticas. As atividades físicas intensas só podem ser retomadas 45 dias depois.
Silicone no tórax- existem também aqueles casos de homens que malham direto mas não conseguem aquele peitoral tão sonhado. O silicone no tórax garante um resultado natural e satisfatório. A colocação da prótese funciona com uma pequena incisão na axila, onde o cirurgião cria um espaço para inserir o silicone abaixo do músculo peitoral, deixando o tórax com maior projeção. Enquanto a prótese feminina é arredondada e grossa, a masculina é retangular e fina. Há três tamanhos: P (190 ml), M (230 ml) e G (300 ml). Cinco dias após a cirurgia o paciente já pode retomar suas atividades habituais. Já os exercícios físicos, somente após 30 dias.
Lipoaspiração- as áreas mais procuradas pelos homens são; cintura e abdome. Na lipoescultura, o tecido gorduroso é todo aspirado com a incisão de cânulase, após o procedimento, o paciente deve ficar longe das atividas físicas por 2 semanas.
Pálpebras – geralmente após os 40 anos, os homens começam a notar as bolsas de gordura nas pálpebras, o que os deixa com a expressão de olhos caídos. A blefaroplastia veio para resolver esse problema. Na cirurgia, que é feita com anestesia local e sedação, o excesso de pele e bolsas de gordura são retirados através de um corte e nicisão abaixo dos cílios. É comum notar alguns hematomas e inchaço nos primeiros dez dias. É indicado, durante uma semana, fazer compressas de água fria para diminuir o inchaço.
Nariz- seja para melhorar a aparência ou para corrigir o famoso desvio de septo, a rinoplastia é uma das cirurgias plásticas mais procuradas do universo masculino. A cirurgia é feita com anestesia local e sedação e não há necessidade do paciente ficar internado. O nariz é imobilizado com gesso, placas de alumínio ou plástico para o médico realizar o procedimento e o resultado final pode levar até 6 meses para ficar 100%. O paciente deve evitar exercícios físicos e exposição ao sol por cerca de 30 dias.
Com o objetivo de explorar estes e outros temas em voga, o XIII Simpósio Internacional de Cirurgia Plástica, maior evento de cirurgia plástica da América Latina, acontece esse ano de 23 a 25 de março no Sheraton WTC Hotel, zona sul da cidade de São Paulo, e reunirá cerca de 1.000 cirurgiões. Coordenado pelos cirurgiões brasileiros Carlos Oscar Uebel e Ewaldo Bolivar de Souza Pinto, o Simpósio tem como presidente de honra o professor Ivo Pitanguy