luz de led
Rua Morretes no bairro Portão ganhou nova iluminação em LED (Foto: Daniel Castellano / SMCS)

Tendência de muitas cidades, a instalação da iluminação LED nas vias públicas tem muitas vantagens sobre os antigos sistemas.

Ao trocarem as antigas lâmpadas de vapor de sódio e de vapor metálico pela tecnologia LED (sigla de Light Emitting Diode – Diodo Emissor de Luz, em português), as Prefeituras promovem eficiência energética, além de reduzirem as despesas com iluminação pública, valorizarem os espaços comuns e garantirem mais segurança, inclusive no trânsito, atraindo turistas e fomentando a economia local.

A seguir, confira 6 motivos que estão fazendo as cidades brasileiras aderirem à tecnologia LED na iluminação pública:

Eficiência e incentivo ao uso de áreas públicas: O LED entrega mais de 70% da percepção das cores, contra 20% das lâmpadas comuns, ou seja, amplia a visibilidade à noite.

“Investir na modernização da iluminação pública municipal resulta em vantagens significativas para cidadãos, turistas e empresários locais, ao oferecer maior conforto urbano, eficiência econômica e segurança pública, incentivando o uso dos espaços à noite, bem como as atividades ao ar livre”, destaca o engenheiro Júlio César, gerente de Iluminação Pública da Quantum Engenharia.

Aumento da segurança para pedestres e motoristas: Vias e demais espaços públicos bem iluminados geram segurança à noite. Estudos comprovam essa impressão, como mostra a pesquisa “Percepções sobre segurança das mulheres nos deslocamentos pela cidade”, realizada em 2021 pelos institutos Locomotiva e Patrícia Galvão, com apoio da ONU Mulheres e Uber.

Durante o trabalho, 68% das entrevistadas disseram ter muito medo de sair sozinhas à noite no bairro onde moram, 69% revelaram que já foram alvo de olhares insistentes e cantadas inconvenientes ao se deslocarem pela cidade, 35% já sofreram importunação/assédio sexual e 67% das mulheres negras relataram ter passado por situações de racismo quando estavam a pé. Questionadas sobre o que achavam que poderia ser feito, 66% delas afirmaram que melhorar a iluminação pública é importante para aumentar a sensação de segurança no espaço público.

Economia dos recursos públicos: Além do aumento da segurança nas vias públicas, outra vantagem da modernização da iluminação pública com tecnologia LED é a economia que isso proporciona ao município, pois essas luminárias consomem 60% menos energia elétrica e com uma durabilidade que pode chegar a 90 mil horas, segundo dados do Ministério de Minas e Energia – o que também significa menos gastos com manutenção.

Benefícios que estão atraindo, cada vez mais, adesões à modernização. Por exemplo, em Nova Serrana (MG), conforme apurado pela Prefeitura, caiu de 744 kWh para 28,5 kWh o consumo de energia para manutenção da rede, o que significa mais de 60% de economia mensal. Valor que pode ser revertido em obras de melhoramento no parque de IP com implantação de postes e extensões de rede no município.

Maior durabilidade: O LED tem vida útil prevista de até 11 anos, quando não há problemas de surtos de tensão na rede de distribuição de energia, conforme explica o engenheiro Júlio César Leal Júnior, da Quantum Engenharia. Além disso, essa tecnologia suporta melhor as condições bruscas de tempo e temperatura, sendo mais resistentes a descargas elétricas, vibrações e impactos. Com maior vida útil, caem consideravelmente os gastos com manutenção/reposição. E também se reduz a geração de resíduos.

Agilidade com controle remoto: Outra grande vantagem da tecnologia LED é que ela permite a implantação de um sistema de telegestão em todas as luminárias modernizadas, para monitoramento e controle remoto do parque. Tudo pode ser monitorado a partir de um Centro de Controle Operacional (CCO), onde são gerenciadas as demandas por meio de um software específico. Esse recurso gera rapidez na identificação de falhas e também nos procedimentos de manutenção. Quem ganha é a comunidade como um todo.

Sustentabilidade e menos poluição: Tem ainda a questão da sustentabilidade, pois as luminárias de tecnologia LED têm 98% de seus componentes recicláveis, o que contribui para a preservação ambiental. E não têm elementos tóxicos em sua composição, ao contrário das lâmpadas de descargas, que possuem mercúrio, que é um elemento altamente poluente e prejudicial à saúde.

“Todos esses diferenciais deixam claro o quanto a iluminação pública com uso de tecnologia LED contribui para a modernização das cidades, bem como envolve diretamente as boas práticas de ESG, o que significa respeito aos aspectos ambientais, sociais e de governança corporativa”, salienta Júlio César.