O projeto de Revitalização do Rio Belém, que teve o Plano de Trabalho entregue e aprovado pelo prefeito Rafael Greca em dezembro do ano passado, será apresentado no estande da Secretaria de Estado do Meio Ambiente no 8º Fórum Mundial da Água, que acontece em Brasília, de 18 a 23 de março.
Um vídeo foi produzido para mostrar ações propostas para reduzir a poluição do rio, cuja bacia hidrográfica tem 42 km². O plano prevê a revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio Belém com obras de drenagem, esgotamento sanitário, criação e ampliação de unidades de conservação (parques) e soluções como a fitorremediação – filtragem com o uso de plantas aquáticas – e educação ambiental.
O documento é resultado do trabalho que vem sendo desenvolvido desde a formalização da parceria, ainda em fevereiro de 2017, entre o prefeito Rafael Greca e a vice-governadora Cida Borghetti. Pela administração municipal, fazem parte as secretarias municipais do Meio Ambiente e de Obras Públicas e Infraestrutura e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).
Pelo Governo do Estado, participam a Sanepar, a Casa Civil, as secretarias do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, da Agricultura e Abastecimento, do Planejamento e Coordenação Geral e do Desenvolvimento Urbano, a Águas Paraná, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e o Institutos Lactec.
Bacia do Rio Barigui
Em uma programação paralela, prevista para a segunda-feira, 19 de março, pela Embaixada da França, será apresentado o estudo de caso da cooperação entre Curitiba e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) na recuperação da biodiversidade na Bacia do Rio Barigui.
O trabalho que, entre outras ações, foi responsável pela criação de novas unidades de conservação ao longo do rio, será exposto pelo superintendente de Obras e Serviços da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Reinaldo Pilotto.
Cidades Azuis
O Rio Belém também será protagonista de um dos episódios da série de documentários As Cidades Azuis, que trata de rios urbanos, idealizada pela designer Carol Ferrés. “Chegamos ao Rio Belém através da pesquisa e quisemos dar ênfase a esta história”, contou, referindo-se ao projeto de revitalização. “Estamos ansiosos pela implantação das propostas do projeto ainda em 2018, um ano tão significativo para a questão da água”, completou.
Fórum Mundial
O 8º Fórum Mundial da Água é organizado no Brasil pelo Conselho Mundial da Água (WWC), o Ministério do Meio Ambiente (MMA), representado pela Agência Nacional de Águas (ANA), e o Governo do Distrito Federal, representado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa). A Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib) é integrante do Comitê Organizador Nacional (CON).