
O comportamento sempre uma foi uma das características mais marcantes dos gatos. Enquanto alguns são agitados e vivem pulando para lá e para cá, outros tendem a ser mais tímidos e tranquilos.
Porém, que é apaixonado pelas curiosidades sobre gatos já deve ter escutado sobre uma plantinha bem interessante: a catnip! Conhecida também como a erva de gato, ou erva gateira, ela é responsável por causar algumas alterações no comportamento dos bichanos e é super recomendada em diversas ocasiões.
Também é bastante provável que você já tenha escutado diversos mitos sobre a catnip. Por isso, elaboramos um guia completo para esclarecer, de uma vez por todas, as suas dúvidas sobre o assunto.
O que é a erva de gato?
A erva de gato é uma planta chamada Nepeta cataria, da família da hortelã. Geralmente, ela é utilizada em brinquedos felinos, para deixá-lo mais tranquilo e feliz. Apesar de ser conhecida por esse nome, a catnip causa efeito em diversos felinos, como nos leões, onças e tigres.
O efeito da erva de gato é causado pela liberação de nepetalactona, um feromônio que causa a sensação de prazer, alegria e êxtase no bichano. Isso ocorre, pois as substâncias ativam o bulbo olfatório do pet, enviando sinais para diversas parte do cérebro.
O aroma liberado pela catnip também estimula a amígdala, deixando-o mais alegre e brincalhão. Geralmente, os efeitos mais perceptíveis da erva de gato são:
– Mexer a cabeça sem parar;
– Pulos mais altos;
– Aumento da produção de saliva;
– Emissão de barulhos similares ao da época do cio,
– Sensação de calma e tranquilidade após a euforia.
Atualmente, não existe nenhum estudo que comprove que a erva de gato pode ser, de alguma forma, prejudicial aos felinos. Mas, infelizmente, muitos tutores ainda ficam com dúvidas sobre deixar seus amiguinhos a usarem.
Dúvidas mais comuns sobre a erva de gato
Uma das dúvidas mais comuns a respeito da catnip é sobre o seu efeito em humanos. Mas, já foi comprovado que esse tipo de substância não causa nenhum tipo de reação no nosso organismo.
Além disso, outras dúvidas são bem recorrentes. Veja só.
Todos os gatos reagem da mesma forma com a erva de gato?
Não! As reações nos felinos podem ser bastante diferentes, já que cada organismo é de uma forma. Quando falamos isso, não estamos dizendo que o seu pet terá uma atitude diferente das que citamos acima, porém, uns bichanos podem apresentar alguns comportamento, enquanto outro pet, apresenta outro.
Inclusive, vale lembrar que alguns pets não reagem de maneira alguma sob o uso da catnip. Estima-se que 25% dos felinos podem conter um probleminha hereditário que impede uma ração à nepetalactona.
Catnip vicia?
Tudo em excesso faz mal, certo? Com a erva de gato não é diferente! Podemos afirmar que a catnip não deixará o seu bichano viciado, nem trará nenhum malefício para a saúde dele. Porém, quando utilizada de forma excessiva, você pode deixar o pet resistente à essa substância e, com o passar do tempo, ele não sentirá mais tanta alegria e euforia ao utilizá-la.
Outros pets reagem a erva de gato?
Por enquanto, os efeitos da catnip são comprovados apenas em felinos, como os gatos, os leopardos, os tigres e os leões — neste último, as reações são mais leves. No entanto, caso você tenha um pet em casa, com um cachorro, papagaio, ou coelho e ele tenha tido contato com a erva e, após isso, apresentou comportamentos e reações diferentes, procure um veterinário imediatamente.
Como oferecer a erva para meu gato?
As formas mais comuns de oferecer a catnip são nos brinquedos do gato, principalmente, nos arranhadores — um dos preferidos dele. Você também pode colocá-la ou encontrá-la em varinhas e outros acessórios.
O mais importante é usá-la sempre com consciência, para garantir que o seu amiguinho tenha momentos deliciosos de alegria e diversão.