Bizarro Skywalker

Mulher muda sobrenome e tem passaporte negado

Redação Bem Paraná, com BBC

Em 2008, a britânica Laura Matthews, 29 anos, trocou seu sobrenome para “Skywalker”. A homenagem ao pesonagem Luke Skywalker da saga Guerra nas Estrelas (Star Wars) parece brincadeira, mas a moça tem documentos legais que comprovam a seriedade da mudança.

Porém, seis anos depois da alteração, Laura foi impedida de tirar um novo passaporte. Segundo as autoridades da Grã-Bretanha, o sobrenome “sujeito a direitos autorais” poderia “infringir uma marca registrada”. “Nós temos o dever de assegurar que a reputação do passaporte da Grã-Bretanha são seja questionada ou caia em descrédito”, defenderam.

Em entrevista à BBC, Matthews afirmou que nunca tinha enfrentado problemas com seu novo sobrenome ou com sua assinatura. “Ele está na minha carteira de motorista, meus cartões de banco, tudo. Ninguém teve problemas com essa assinatura exceto pelo escritório de passaportes”, disse.

A ideia de mudar seu nome surgiu durante uma conversa com amigos. Apesar do problema com o passaporte, Laura Elizabeth Skywalker Matthews diz que não pretende retirar o sobrenome. A moça foi recomendada a fazer um novo pedido de passaporte, mas com a antiga assinatura. Ainda assim, poderá manter Skywalker nome no documento.

Será que George Lucas, criador de Star Wars, realmente reclamaria pelos direitos autorais do sobrenome? Será que o cineasta mandaria o líder do lado negro da força Darth Vader (que também é da família Skywalker) atrás dela? Por prevenção, é melhor Laura procurar Yoda ou algum outro mestre Jedi para aprender a se defender.