Um navio quebra-gelo chinês é mais nova vítima do gelo na Antártida que ficou bloqueou neste sábado (4). A embarcação tinha sido enviada para ajudar a resgatar os passageiros de um navio russo, em um novo episódio desta saga, que tem irritado os cientistas.
O Xue Long (Dragão das Neves), equipado para abrir passagem entre as mais espessas camadas de gelo, caiu na armadilha, vítima do ambiente extremo do continente branco.
O capitão Wang Jianzhong disse que os blocos de gelo e a posição em constante mudança do iceberg, que está a cerda de 1,2 milhas náuticas ( 2,2 km ) do navio, impede qualquer operação de libertação mais complexa, de acordo com a agência. O Xue Long tentará liberar o caminho assim que o iceberg se afastar.
Enquanto isso, o primeiro-ministro chinês Li Keqiang pediu cautela à tripulação. O helicóptero do navio chinÊs resgatou na quinta-feira 52 cientistas, turistas e jornalistas australianos, britânicos e neozelandeses presos a bordo do Akademik Chokalski¯ a cerca de 100 milhas náuticas (180 km) a leste da base francesa de Dumont d’Urville.