O último levantamento realizado em 50 cidades pelo setor de imóveis da FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) aponta que o preço de venda dos imóveis residenciais avança 0,28% em julho e acumula alta de 1,39% em 2020. O destaque ficou com Florianópolis (+4,66%), Brasília (+4,34%) e Curitiba (+3,45%). A tendência de alta abre caminho para um mercado em expansão, dos imóveis vendidos em leilão, grande parte com valor até 50% menor que o de mercado.

Apartamentos, casas, terrenos e outros tipos de imóveis que estão disponíveis em leilões têm todo o trâmite assegurado pelo Código de Processo Civil, que inclui no artigo 895 a possibilidade de parcelamento, assegurando aos interessados que as propostas estão dentro da lei.

Eu já notei este crescimento na busca por leilões e os preços estão realmente atrativos. É possível adquirir imóveis em áreas nobres pagando um valor muito abaixo do mercado e ainda com parcelamento. Para os interessados, o processo de leilão inicia na parte da publicação do edital, onde constam todas as informações do imóvel, valores e modalidade para os lances. No dia e hora marcado para a realização do leilão, o leiloeiro irá promover a disputa de lances entre os interessados, que poderá ocorrer de forma somente online ou de forma presencial e online simultaneamente, conforme a previsão de cada edital.

Em caso de atrasos no pagamento, há multa de 10% sobre a soma da parcela vencida com as parcelas que estão por vir. Já nos casos dos leilões extrajudiciais são as instituições proprietárias dos imóveis que decidem sobre a possibilidade e as regras do pagamento parcelamento.