Marianna Camargo

Artistas criam intervenção para terminais de ônibus em Curitiba


 

 


 

 

 

A partir do dia 26 de abril, sexta, quem passar pelos terminais de transporte coletivo em Curitiba do Campina do Siqueira, Campo Comprido e Cabral poderá ver a obra "Ínterim", uma intervenção urbana produzida pelas artistas Eliane Prolik e Larissa Schip.

A instalação fotográfica de 30 metros de comprimento ficará no no teto das passagens subterrâneas dos terminais e retratam o próprio local com seus usuários, com destaque à captação do movimento a partir de vultos e da sobreposição de imagens. Ao formarem um conjunto, as fotografias criam uma linha central no teto. “A situação de inversão, acima da cabeça do observador, propicia uma nova leitura relacionada ao espaço e sua vivência corporal”, complementam as artistas.

"Ínterim" apresenta registros imagéticos de sujeitos inseridos em relações coletivas urbanas instantâneas. Olha para experiência do contexto urbano de fluxo e de deslocamento diário, habitual e necessário das pessoas com seus vários destinos de moradia, trabalho e outras atividades. E investiga, simultaneamente, o tempo e o espaço em deslocamento, um estar em trânsito ou entre intervalos, a busca de acessos e conexões, partidas e chegadas.

Interessa o movimento do corpo de cada um e do corpo social que parece se delinear perspectivado entre seres que se interpenetram. “No caminho em perspectiva, novos pontos de fuga junto aos passos e não olhares das pessoas, é uma desaceleração visual da pressa,  uma coleção de rastros que constitui um rio imagético”, define o crítico Adolfo Montejo Navas.

O Projeto "Ínterim" foi selecionado em edital do Fundo Municipal da Cultura, sendo o projeto realizado com o Apoio do Programa de Apoio e Incentivo a Cultura - Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba e contou com o apoio da URBS.

Além da sequência de imagens fixadas no teto da galeria, a intervenção também traz um texto do curador e crítico de arte Adolfo Montejo Navas e um QR code que dá acesso ao perfil do projeto no Instagram. A obra estará disponível entre os dias 26 de abril e 26 de junho nos três terminais.  




Serviço:

Intervenção Urbana Ínterim

Local: Terminais do Cabral, Campina do Siqueira e Campo Comprido - passagens subterrâneas

Data: 26 de abril a 26 de junho de 2019

Insta do projeto:

@projetointerim

texto crítico on-line:

bit.ly/2Wp4S3k