Desde esta terça, 17/03, os espaços culturais do município e do estado ficam temporariamente fechados por conta das medidas de prevenção ao Coronavírus ou COVID-19.

A Fundação Cultural de Curitiba (FCC), órgão da Prefeitura de Curitiba, suspendeu até 12 de abril todos os espetáculos e atividades culturais programados. Concertos da Camerata Antiqua de Curitiba, sessões de filmes no Cine Passeio e demais salas de exibição, espetáculos do Circo da Cidade, shows, apresentações de teatro e dança, exposições, programas socioculturais e cursos nas diversas unidades no centro e nas regionais, que seriam realizados nesse período, serão reprogramados junto aos professores, produtores e artistas.

Ficam adiados também os eventos comemorativos do aniversário de 327 anos da cidade, como a encenação da peça teatral sobre a história da fundação de Curitiba que vinha acontecendo nas Ruas da Cidadania. 

Os projetos do Fundo Municipal da Cultura e do Mecenato Subsidiado estão sendo reavaliados. Os empreendedores que tiverem dúvidas sobre as providências a serem adotadas devem entrar em contato com a Diretoria de Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba por e-mail: [email protected]

Ficam suspensas também as reuniões de comissões e conselhos no âmbito da Fundação Cultural de Curitiba.

Já no âmbito estadual, estão temporariamente fechados os museus, bibliotecas, teatros – e suspensos os eventos artísticos e culturais. Os espaços são: a Biblioteca Pública do Paraná, o Centro Cultural Teatro Guaíra, o Centro Juvenil de Artes, o Museu de Arte Contemporânea do Paraná, o Museu Casa Alfredo Andersen, o Museu do Expedicionário, o Museu da Imagem e do Som do Paraná, o Museu Oscar Niemeyer e o Museu Paranaense. 

Algumas instituições podem ser acessadas pelas redes sociais para visitas virtuais e informações sobre exposições.

As medidas serão atualizadas de acordo com as determinações do Ministério da Saúde.