Nair Kremer inaugura a exposição “Sou livre porque tenho laços”, dia 13 de setembro, quinta, às 19 horas, no Museu Guido Viaro. A mostra traz a leitura da trajetória de Nair Kremer como artista, arte-educadora e também sua visão pessoal, como o exame das questões internas com a aproximação ao outro, que é convidado a doar sua subjetividade ao entrar em contato com o trabalho da artista. "Essa cumplicidade provoca encontros e situações de aprendizagem e ensino, que apresentam novas possibilidades de entendimento do que é ser livre" analisa a curadora Marina Ramos.

 

 

 

Sobre a artista

Nair Kremer nasceu em São Paulo, em 1938, filha de judeus austríacos. Mãe de quatro filhos e avó de onze netos, sempre tomou a arte como um exercício cotidiano, inclusive, no hábito de registrar constantemente as alegrias de sua vida em família. A produção constante da artista é frequentemente exposta em museus e eventos como as exposições Poéticas da Natureza e Um Mundo Sem Molduras, sob curadoria de Kátia Canton, no Museu de Arte Contemporânea, em 2008 e 2009, respectivamente. Nair Kremer é Arte Educadora, exercendo este ofício desde 1977. Além de seus projetos e pesquisas individuais, trabalha como professora e orientadora em arte. Sua atuação reflete a crença de que por meio da cultura, do acesso à arte, podemos despertar potencialidades diversas capazes de transformar a nós mesmos e nossas ações no meio em que vivemos.

 

 

 

A mostra faz parte da programação do Sabra Festival de Arte Brasil x Israel. Na abertura do evento também acontecerá “Ghost and Golem Chapter II”, performance de Dan Allon, artista israelense multidisciplinar residente em Berlim. Seu trabalho explora diversas mídias como música, quadrinhos, performance, desenho e instalação. Possui mestrado no programa de Belas Artes da Faculdade de Arte Hamidrasha em Israel (2014). Faz parte do coletivo Humdrum e do duo performático Bad Research. Seu trabalho é mostrado em museus, galerias, festivais e espaços em Israel e no mundo.

 

Serviço:

Exposição "Sou livre porque tenho laços",de Nair Kremer

Abertura: 13 de setembro, quinta, às 19h

Período expositivo:13 de setembro a 14 de outubro

Horário de visitação: Terça a sábado, das 14h às 18h

Entrada franca

Classificação livre

 

Museu Guido Viaro

Rua XV de Novembro, 1348 – Centro

Curitiba – PR