• #SOCIAL

    Instituto Renault celebra 10 anos de atuação no Brasil

    Instituto Renault celebra 10 anos de atuação no Brasil
    O Instituto Renault, responsável pelas ações de responsabilidade socioambiental da Renault no Brasil, celebra de 10 anos de atuação neste mês. Criado em 14 de setembro de 2010, o Instituto tem o propósito de contribuir de forma positiva na sociedade, transformando potenciais em possibilidades reais de progresso para pessoas e comunidades. A instituição atua por meio da educação, do desenvolvimento social e da sustentabilidade ambiental, realizando movimentos para diminuir distâncias e promover transformações na sociedade.
    “Mais do que desenvolver, fabricar e comercializar veículos, a Renault está consciente do seu papel na construção de uma sociedade mais humana, mais justa e mais sustentável. Estamos muito felizes com tudo o que o Instituto Renault construiu até aqui e seguiremos atuando para gerar renda, estimular o empreendedorismo social e a educação”, explica Ricardo Gondo, presidente do Instituto Renault e da Renault do Brasil.
    Ao longo de uma década, o Instituto já beneficiou mais de 755 mil pessoas em dois eixos principais: inclusão e mobilidade sustentável. Em seu site oficial, o Instituto Renault disponibiliza conteúdos sobre todos os projetos desenvolvidos pela instituição, no endereço: http://institutorenault.com.br/.
    “Cada iniciativa que desenvolvemos por meio do Instituto Renault carrega o desejo de transformação. Ficamos muito felizes em completar 10 anos de atuação. Esse marco só nos motiva ainda mais para continuar transformando a vida de milhares de pessoas”, afirma Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault e diretor de comunicação da Renault do Brasil.
    EIXO INCLUSÃO
    Por meio de ações planejadas, centradas no progresso das pessoas e da comunidade, o Instituto Renault promove o desenvolvimento social por meio de três os principais projetos: Associação Borda Viva, Geração Futuro e Renault Experience.
    Um dos principais focos do Instituto é o desenvolvimento da Borda do Campo, bairro localizado no entorno do Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR), região que acolheu a Renault do Brasil mais de 20 anos atrás. É o bairro mais populoso de São José dos Pinhais com 18 mil moradores, 74 % vivendo abaixo da linha da pobreza, ou seja, com menos de R$ 89 por pessoa em cada família. Estes dados são do Mapa Social da Borda do Campo, relatório que mede o nível de desenvolvimento do território, desenvolvido em parceria com a PUC-PR. A partir dos resultados, o Instituto Renault pautou os futuros investimentos e projetos na comunidade.
    Ao todo, são seis projetos no bairro que contam com o apoio do Instituto Renault:
    • CMEI Árvore dos Sapatos e CMEI Borda Viva: locais que funcionam como creches e centro de educação infantil com gestão realizada pelo município. Atendem 210 crianças por dia com idade até 6 anos;
    • Lar Mãe Maria: espaço de acolhimento de crianças e adolescentes que em função de maus tratos foram retirados de suas famílias. São 55 crianças e adolescentes acolhidos no espaço;
    • Geração Futuro: programa educacional de capacitação profissional para jovens que querem ingressar no mercado de trabalho;
    • Amarb (Associação dos Moradores do Bairro Borda do Campo):  tem o objetivo de promover a geração de renda e oportunidades de melhoria da qualidade de vida das pessoas que ali vivem. Atualmente o Instituto Renault apoia em ações de filantropia, como doação de cestas básicas;
    • Associação Borda Viva: um dos primeiros e principais parceiros sociais do Instituto, projeto pioneiro no relacionamento da Renault com a comunidade da Borda do Campo.
    Durante a pandemia, o Instituto Renault também realizou a entrega de cestas básicas para 86 famílias moradoras da comunidade Borda do Campo, região em que está situado o Complexo Ayrton Senna, que abriga as quatro fábricas da Renault no Brasil. A ação contou com a parceria da Associação de Moradores da Borda do Campo (Amarb).
    O Instituto também fez a entrega de itens de necessidade básica para o Lar Mãe Maria, projeto apoiado pela instituição que abriga 70 crianças e adolescentes.
    Desde abril, devido à pandemia, a Associação Borda Viva mudou o formato de distribuição das marmitas que fornece diariamente para 97 crianças da comunidade e agora os familiares buscam as marmitas preparadas com todo o carinho e cuidado para que a criança faça agora a sua refeição, com segurança, em casa. A entrega é realizada todos os dias da semana. O preparo dos alimentos e entregas são realizadas com todas as recomendações do Ministério da Saúde: utilização de máscaras, higienização constante e cumprimento do distanciamento de segurança.     
    Renault Experience
    Com o objetivo estimular o empreendedorismo e a inovação entre universitários de todo o país na busca por soluções que facilitem o dia a dia da sociedade, o Renault Experience surgiu em 2008, antes mesmo da criação do Instituto, visando levar a Renault para dentro das universidades.

    O Trânsito e Eu
    Mais do que desenvolver, fabricar e comercializar veículos, a Renault está consciente do seu papel na construção de uma sociedade mais humana, justa e sustentável.
     
    Por este motivo, no eixo de Mobilidade Sustentável, o principal projeto desenvolvido pelo Instituto é “O Trânsito e Eu”, focado na educação para a segurança no trânsito de crianças, diretamente ligado à atividade da Renault do Brasil. A iniciativa tem o objetivo de contribuir para melhorar a realidade do trânsito no Brasil.
     
    O programa está presente de forma permanente em oito municípios do país: Curitiba, São José dos Pinhais, Maringá e Arapongas, no Paraná; Pelotas (RS); além das cidades paulistas de São Bernardo do Campo, Santa Bárbara d’Oeste e São Paulo, capital. O programa também desenvolve ações itinerantes em parques, shoppings e eventos. Cerca de 200 mil crianças de 4 mil escolas pelo Brasil já foram impactadas pela iniciativa e mais de 5 mil professores passaram pela formação.
  • Motos

    Yamaha lança primeira moto da galáxia inspirada em Stars Wars

    Yamaha lança primeira moto da galáxia inspirada em Stars Wars

    O despertar  de  uma  nova  galáxia  surge  com  o  lançamento  da  Yamaha  inspirado  em  mais  uma  franquia Disney. Os fãs brasileiros da saga Star Wars, uma das franquias de ficção científica mais emblemática do cinema, poderão adquirir a Edição Especial Yamaha NMAX Star Wars. Até mesmo aqueles que nunca pensaram em entrar para o empolgante mundo das duas rodas ficarão tenta-dos a conhecer os scooters NMAX ALIANÇA REBELDE e NMAX IMPÉRIO GALÁCTICO.

    Foi pensando nos iniciantes usuários, bem como nos fãs da saga que já são motociclistas, que o scooter Yamaha NMAX 160 ABS foi escolhido para representar os lados da força e da resistência através do grafismo inspirado nas naves Star Wars e do reforço dos atributos do modelo: design moderno, maior potência da categoria, frenagem potente e segura com ABS nas duas rodas, faróis em LED, painel 100% digital, compartimento de armazenagem e maior garantia do seu segmento, de 4 anos.

     O NMAX tem pilotagem simples, com câmbio CVT, e apelo de praticidade e economia que traz agilidade ao dia a dia de quem o utiliza.O NMAX IMPÉRIO GALÁCTICO, na cor preta, foi inspirado no TIE-Fighter, um símbolo inconfundível do  Império.

        o  NMAX  ALIANÇA  REBELDE,  na  cor  branca,  traz  intencionalmente  gráficos  com  aspecto de leve desgaste, lembrando as avarias típicas das naves de Star Wars, e foi inspirado nas linhas  do  X-Wing  Starfighter  de  Luke  Skywalker.

     As  linhas  das  naves  podem  ser  percebidas  no  design moderno e agressivo do NMAX, assim como sua potência e leveza que trazem a agilidade de uma viagem ao hiperespaço direto para as ruas da cidade.

    Os  fãs  mais  atentos  perceberão  que  nas  laterais    a  inscrição  "Edição  Especial"  escrito  em  Aurebesh, o sistema de escrita do universo Star Wars, que pode ser visto nas telas e monitores de espaçonaves e outros equipamentos nos filmes.

    Outra  exclusividade  para  quem  comprar  qualquer  versão  dessa  Edição  Limitada,  é  receber  um  incrível poster enumerado, totalmente exclusivo.Em  paralelo  ao  lançamento  dessa  Edição  Limitada,  a  Yamaha  promoverá  um  concurso  para  presentear  o  participante  mais  criativo  com  o  NMAX  Star  Wars. 

    Para  ganhá-lo,  os  participantes  terão que enviar um vídeo de até 60 segundos contando por que merece ganhar o primeiro NMAX Star Wars da galáxia. O vencedor será revelado no site yamaha-motor.com.br/starwarsbrasil e nas redes sociais da marca. *Consulte o regulamento no site da campanha. O  preço  público  sugerido  do  NMAX  Star  Wars  é  de  R$14.390,00+  frete  e  sua  reserva  acontecerá  exclusivamente através do site yamaha-motor.com.br/starwarsbrasil a partir do dia 15 de setembro. O volume é limitado em 340 .

  • 1969

    M6GT o primeiro carro de rua da McLaren

    M6GT o primeiro carro de rua da McLaren

    Tecnologia de corrida, baixo peso, veloz e seguro. Poderia ser a descrição de qualquer modelo atual da McLaren, mas trata-se do modelo M6GT de 1969. Concebido por Bruce McLaren, o fundador da marca, o M6GT foi a gênese da atual linha McLaren de carros esportivos de rua.

    O McLaren M6GT foi criado para disputar o Campeonato Mundial de Marcas, equivalente ao atual Campeonato Mundial de Endurance (WEC). Na década de 1960, ele tinha importância tão grande quanto a Fórmula 1. Fundada em 1964, a McLaren estreou dois anos depois na Fórmula 1 e na Can-Am (disputada somente na América do Norte, mas de grande importância e com repercussão internacional).

    Em 1967, a McLaren iniciou uma fase de domínio na Can-Am com o modelo M6, um biposto de cockpit aberto equipado com motor Chevrolet V8 de 5,9 litros. O chassi do M6 foi a base do M6GT, o carro que a McLaren pretendia inscrever no Campeonato Mundial de Marcas de 1969. No M6GT, a carroceria era do tipo cupê fechado. O motor seria o mesmo da Can-Am, mas Bruce McLaren havia vencido as 24 Horas de Le Mans de 1966 com um Ford GT40 e quis deixar aberta a possibilidade de instalar o motor Ford de 7 litros no M6GT. O plano era vender cerca de 250 unidades do M6GT por ano, cabendo aos compradores escolher e instalar o motor de sua preferência.

    No segundo semestre de 1968, o M6GT estava quase pronto. Foi quando a FIA anunciou mudanças no regulamento técnico do Mundial de Marcas: os esporte-protótipos passariam a ter motores com no máximo 3 litros. Quem tivesse motores acima dessa cilindrada precisaria construir no mínimo 25 carros completos para receber homologação. A McLaren poderia fabricar essa quantidade de M6GT, mas sem dotá-los de motor. O projeto de disputar o Mundial de Marcas com o M6GT foi arquivado, mas quatro carros já haviam sido construídos. E Bruce adaptou um deles, de cor vermelha, para uso em vias públicas, apresentando-o no começo de 1969.

    Por fora, o McLaren M6GT de rua era praticamente igual ao carro previsto para as pistas. O motor Chevrolet V8, com 5,7 litros, desenvolvia cerca de 370 HP e permitia acelerar de zero a 100 km/h em estimados 4,2 segundos, com velocidade máxima acima de 265 km/h. Bruce usou-o normalmente durante vários meses e o M6GT impressionava pelo estilo, pelo barulho do motor e pelo desempenho.

    Animado, Bruce McLaren passou a ter como objetivo transformar o M6GT no carro de rua com aceleração mais rápida do mundo e produzir então as 250 unidades previstas inicialmente. O acidente que o no dia 2 de junho de 1970 (durante um teste de um McLaren Can-Am no circuito de Goodwood, na Inglaterra) levou os novos donos da McLaren, Teddy Mayer e Phil Kerr, a focar nas corridas, com grande sucesso. O segundo carro esporte da marca seria lançado somente na década de 1990, quando a empresa já havia passado para o controle de Ron Dennis e Mansour Ojjeh: o McLaren F1.

     

  • DIA 4X4

    Jeep® celebra a sua história em comemoração ao dia 4x4

    Jeep® celebra a sua história em comemoração ao dia 4x4

    Poucas marcas conseguem ter um dia para chamar de seu e a Jeep é uma delas. A marca nasceu nas trincheiras da Segunda Guerra Mundial, ajudou na industrialização do Brasil e tornou-se sinônimo de robustez e autenticidade com carros tecnológicos também pensados para as grandes cidades. De lá para cá, já são quase oito décadas de muita história para contar neste 4 de abril, dia comemorado internacionalmente pela referência numérica à categoria 4x4, criada pela Jeep. Para celebrar o Jeep Day, a marca preparou uma celebração especial integrada com um filme de aproximadamente quatro minutos sobre sua trajetória e estreita ligação com o off-road e o Brasil e um infográfico com momentos em que comprova porque não é só um SUV.

    “O Jeep Day é uma data celebrada em todo o mundo para aproximar ainda mais a marca dos consumidores, reforçando a história e tradição, além de exaltar o espírito Jeep para a comunidade. Sinônimo de aventura, a Jeep tem muito o que comemorar por seus números no Brasil. Além disso, queremos estar cada vez próximos dos consumidores. Assim, nossa ideia é propor um dia de aventura e diversão, propósitos da marca, mesmo que dentro de casa.  Queremos enaltecer o senso de comunidade para a legião de mais de 450 mil clientes que já fazem parte da nação Jeep e para os que ainda estão por vir”, afirma Alexandre Aquino, gerente-sênior do Brand Jeep para a América Latina.

    Importante destacar que, no início deste ano (até começar essa fase atípica pela qual todo o país está passando) a Jeep manteve o ritmo de vendas, ultrapassou a marca de 250 mil unidades do Jeep Renegade, lançado há cinco anos, e registrou a liderança do Jeep Compass no segmento de SUVs médios, sendo a marca responsável por 22% do total de SUVs em geral vendidos no País. Já foram comercializadas quase meio milhão de unidades Jeep no Brasil, segundo maior mercado da marca no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.

    Infográfico com linha do tempo

    Feito como uma linha do tempo, o infográfico mostra sete bons motivos para a Jeep comemorar o Dia 4x4 como se fosse o seu próprio aniversário. Sete porque é o número de fendas da grade dianteira de todos os modelos Jeep em produção. Entre os principais momentos desta história em que não faltam razões para comemorar, a composição relembra fatos como o início da produção do Jeep CJ-5 no Brasil, em 1957, e a inauguração do Polo Automotivo Jeep, em 20015. 

  • CORONAVIRUS

    Dicas de conservação do carro durante o período de quarentena

    Dicas de conservação do carro durante o período de quarentena
    Cuide do carro enquanto parado (Foto: Divulgação)

    Com o período prolongado de quarentena como medida para reduzir o contato social e prevenir o contágio pelo novo Coronavírus, O Blog Autos e Cia, em parceria com a BMW, antecipa dicas importantes a fim de preservar os automóveis e mantê-los preparados para o retorno às ruas. O ideal é que o veículo rode pelo menos uns 20 minutos por semana, porém na impossibilidade, é importante tomar algumas precauções.  
     

    Confira alguns cuidados básicos:   

    Bateria: Onde possível, desde que não seja uma garagem fechada, é recomendável ligar o veículo pelo menos a cada 2 semanas, mantendo-o ligado em torno de 20 minutos. No caso de veículos elétricos e híbridos, há cuidados adicionais. Durante o período de imobilização, ligar o veículo em um local de carregamento adequado (todo veículo elétrico e híbrido BMW e MINI acompanha um carregador na compra). Caso seja necessário, a bateria de alta voltagem é automaticamente carregada. Garantir que o processo de carregamento possa ser realizado. Controlar o status de carga regularmente. Não deixar o veículo parado mais de três meses com um status de carga inferior a cerca de 50 %.

    Pneus: Manter na calibragem máxima (veículo cheio) de acordo com a medida dos pneus. Esta informação está localizada em uma etiqueta colada na coluna B (visível ao abrir a porta do motorista). 

    Freios: Em locais expostos ao tempo, ou com umidade elevada, pode ocorrer oxidação dos discos de freio causados pelos resíduos das pastilhas de freios. Portanto é possível que nas primeiras frenagens ocorra um barulho anormal decorrente desta oxidação, e que tende a desaparecer conforme a utilização.

    Pintura: Se o veículo ficar exposto ao tempo, cobri-lo com uma capa adequada. Lavá-lo antes da imobilização para evitar que agentes externos como detritos de animais, insetos ou sujeiras provoquem manchas irreversíveis.

    Combustível: Os fatores que influenciam para o envelhecimento do combustível são: ar, luz e calor. Portanto o ideal é encher o tanque antes da imobilização para deixar o mínimo de ar dentro do tanque de combustível. Utilizar preferencialmente combustível premium (alta octanagem) ou combustível aditivado, já que ambos possuem agentes antioxidantes que aumentam sua vida útil.

    Além disso, em locais de alta umidade é necessário deixar o veículo aberto por alguns minutos pelo menos 1 vez por semana, para evitar a formação de bolor em seu interior.

DESTAQUES DOS EDITORES