por Niton Saciotti

  • #INDÚSTRIA

    Volvo anuncia R$ 1,5 bilhão de investimentos até 2025

    A empresa investirá R$ 1,5 bilhão em suas operações no país no período de 2022/2025. Os recursos são voltados principalmente para pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e serviços. O anúncio está sendo divulgado com o balanço positivo de 2021, o melhor ano da história da Volvo desde que se instalou no Brasil.

    No segmento de caminhões, a Volvo foi líder isolada na venda de pesados no país, com 17.980 veículos unidades emplacadas. O Volvo FH 540 foi novamente o caminhão mais vendido do Brasil, com 8.935 unidades emplacadas, número superior até mesmo ao de caminhões leves. Outro destaque foi o desempenho em vendas da linha Volvo VM, que cresceu 81% em emplacamentos, com 6.393 veículos comercializados. Na soma total, a Volvo emplacou 21.823 caminhões no país em 2021, um crescimento de 45,7% sobre o ano anterior.

    “O Brasil manteve a importante posição de segundo maior mercado de caminhões da Volvo no mundo, mesmo numa época de limitações por conta da pandemia e das restrições da cadeia de suprimentos. Estamos orgulhosos em celebrar o melhor ano da história da marca no país”, comemora Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina.

    Nos demais mercados do continente também houve forte recuperação em 2021, com destaque para o Peru, com 1.628 caminhões entregues (crescimento de 62% sobre o ano anterior) e Chile, com 1.355 entregas (crescimento de 42%). Ao todo, foram 25.808 caminhões entregues na América Latina em 2021, um número 43% superior ao período anterior.

    “Para 2022, também vemos boas perspectivas. No entanto, os desafios da cadeia de produção, tanto em capacidade quanto em aumento de custos, vão exigir atenção ano longo do ano todo”, afirma Lirmann.

    Ônibus

    A Volvo Buses também teve bons resultados, principalmente no mercado externo. A divisão de ônibus entregou 1.080 chassis urbanos e rodoviários, pesados e semipesados. Deste total, 368 veículos foram emplacados no Brasil. Os 712 ônibus restantes foram para toda a região hispânica da América Latina e vários países da África. Em 2021, 66% dos negócios de ônibus foram para fora do Brasil.

    Outro destaque de 2021 foi o ingresso da Volvo na aliança “Zero Emission Bus Rapid-Deployment Accelerator” (aceleração para uso de ônibus zero emissões), uma iniciativa entre várias instituições para impulsionar a implantação de ônibus cada vez mais limpos na América Latina. Como primeiro passo, em janeiro de 2022 a marca deu início a testes com um chassi 100% elétrico em Santiago, no Chile. Ainda neste primeiro semestre, há programação de testes com o mesmo veículo em Bogotá, Colômbia.

    Volvo Financial Services

    Volvo Financial Services encerrou 2021 com um recorde de R$ 4,5 bilhões em novos financiamentos, 45% a mais em relação ao exercício anterior. O Consórcio Volvo atingiu R$ 1,5 bilhão em novas vendas, a melhor marca em 30 anos, com um aumento de 20%. O volume de novos seguros e renovações, que atingiu R$ 118 milhões, superou os números de 2020 e de 2013, até então o melhor desempenho histórico da Corretora Volvo. A carteira total de ativos gerenciados pela VSF alcançou R$ 12,5 bilhões, um crescimento de 36% frente aos R$ 9,3 bilhões do ano passado, incluindo-se aí os resultados do consórcio, Finame, CDC e Leasing. O Banco Volvo manteve boa participação nos negócios da empresa, financiando cerca de 40% dos caminhões, ônibus e equipamentos de construção da marca.

    Investimentos

    “O excepcional resultado de 2021 alimenta nossa confiança e compromisso para o futuro. Por isso estamos renovando nosso ciclo de investimentos na América Latina com mais

    R$ 1,5 bilhão (ciclo 2022/2025). Será um período de grandes transformações na indústria de transportes e a Volvo continuará trazendo muitas inovações em produtos e serviços, em todos os segmentos em que atuamos”, finaliza Wilson Lirmann.(Foto)



  • #TRANSPORTE

    Volvo celebra produção de 50 mil chassis de ônibus em sua fábrica em Curitiba

    A fábrica da Volvo em Curitiba (PR) nunca deixou de inovar. Ideias ousadas como o biarticulado, o primeiro ônibus híbrido do Brasil e o Sistema de Segurança Ativa em chassis rodoviários, mudaram o rumo do transporte de passageiros no continente.

     

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    “A revolução que começou com o B58 inspirou a Volvo a lançar vários modelos rodoviários e urbanos, cada vez mais avançados em tecnologia e sempre com foco em segurança, qualidade e respeito ao meio ambiente, valores fundamentais da nossa marca”, afirma Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses Latin America.

    Hoje, a unidade de Curitiba é referência global em eficiência e qualidade dentro do Grupo Volvo, com aprimorados conceitos de indústria 4.0. “Nossos processos são altamente digitalizados, com uso intenso de dados, simulação e realidade virtual para desenvolvimento dos processos e das pessoas”, assegura Marcelo Bruel, gerente de produção de ônibus da Volvo no Brasil.

    Inovação desde o início

    Em 1979, o chassi B58 traz conceitos muito à frente do seu tempo. Com motor central, privilegiava o espaço e conforto dos passageiros tanto na versão rodoviária quanto urbana. Um ano após seu lançamento, a Volvo apresenta a versão articulada para Curitiba, que posiciona a marca como pioneira em sistemas de transporte de alta eficiência. Sucesso global, os sistemas BRT estão hoje em 179 cidades dos cinco continentes, segundo o BRT Data.

    Em 1986, a Volvo apresenta um novo chassi, incialmente para operações rodoviárias. Era o B10M, um produto global, com a mais avançada tecnologia disponível naquela época. Traz chassi totalmente soldado e suspensão 100% pneumática, garantido elevado conforto.

    Biarticulado

    Em 1992, o ônibus biarticulado é uma grande inovação no mercado de urbanos, em especial para sistemas BRTs. Inicialmente para 250 passageiros, o biarticulado transporta um número maior de pessoas, eleva a agilidade e a eficiência com menor custo operacional.

    Em 1994, a Volvo introduz no país o B12. Além de ser o mais potente do mercado à época, seu motor ficava na parte traseira, uma novidade para a marca. Os volumes crescentes de vendas favoreceram o início da produção do B12B na fábrica brasileira, a partir de 1997.

    Um ano depois, em 1998, chega o B7R para o mercado de urbanos, fretamento e rodoviários de médias distâncias. Com motor traseiro e chassi leve, tinha estrutura de aço robusta com face superior plana, o que permitia uma variedade ampla de carrocerias. Em 2000, chega a versão de piso baixo do modelo.

    Eficiência em BRTs

    Em dezembro de 2000 começa a operar em Bogotá, Colômbia, o BRT Transmilenio com 14 ônibus articulados Volvo em seu primeiro corredor. Nos anos seguintes, o Transmilenio se consolidaria como um dos maiores BRTs do mundo, sempre com a presença forte da Volvo. 

    Em 2003, a Volvo lança o B12R, chassi rodoviário de alta tecnologia, com novos motores eletrônicos e arquitetura de dados que interliga todos os sistemas do veículo. Inclui ainda a caixa eletrônica I-Shift, freio a disco com EBS e controle eletrônico de estabilidade.

    Eletromobilidade

    Em 2007, a marca lança os chassis B9R e o novo B12R com o BEA-2, a nova versão do Bus Electronic Architeture, que integra em rede recursos como EBS, ESP, freios ABS, freio motor VEB e a caixa eletrônica I-Shift.

    Pioneira em eletromobilidade, em 2011 a Volvo testa seu ônibus híbrido no Brasil e anuncia a produção do modelo B215RH em sua fábrica brasileira. É também em 2011 que a empresa apresenta seu ônibus com motor dianteiro, o B270F, que atende nichos importantes dos mercados de urbanos, intermunicipais, rodoviários de médias distâncias e fretamento.

    Em 2012, uma nova geração de motores passava a equipar os modelos rodoviários da marca. Surgia o B450R, o mais potente ônibus do mercado, com 450 cv.

    Em 2017, a Volvo apresenta o novo chassi urbano B250R. O modelo possui motor mais potente e econômico e traz de série os softwares de conectividade Volvo, como sistemas de gerenciamento de frota e de tráfego.]

    Cada vez mais seguros

    Em 2018, Curitiba recebe a última geração de biarticulados Volvo. Com alto grau de conectividade, os veículos trazem o exclusivo recurso de controle de velocidade por região: por meio de monitoramento remoto e geolocalização, o operador do sistema limita a velocidade em áreas pré-definidas. No primeiro ano de operação o sistema reduziu as colisões em 50%.

    Em 2019, chega a nova geração do Sistema de Segurança Ativa da Volvo. Um radar anticolisão capaz de freiar o veículo sozinho e um sistema de monitoramento de faixa são exemplos de tecnologias que ajudam a evitar acidentes com ônibus rodoviários.

    Em 2021, a Volvo introduz os novos chassis rodoviários B420R+ e B450R+, modelos que seguem a vanguarda de inovação da marca com uma nova geração da transmissão I-Shift e tecnologia de Aceleração Inteligente, que os tornam ainda mais econômicos.

     

  • #NOVIDADE

    Jeep® apresenta primeiro teaser do Novo Renegade

    Confira vídeo no link:

    ttps://www.youtube.com/watch?v=_oVQOuWbDeA

    Número um entre os SUVs compactos, o Jeep® Renegade chegará com mudanças no início de 2022 para se manter na liderança. O primeiro teaser em vídeo do veículo mostra que o modelo mais off-road da categoria passará a contar com ainda mais performance, mantendo sua iconicidade. Ele será equipado com o motor T270, o melhor turbo flex fabricado no Brasil - com potência de 185 cv (etanol) / 180 cv (gasolina) e 270 Nm de torque - em todas as suas versões 4x2 e 4x4.

    O filme de 22 segundos começa com a silhueta do Novo Jeep Renegade em meio a paisagem e então é mostrado o selo Trail Rated, lançado em 2003 pela marca e que atesta a capacidade off-road máxima de um Jeep. A versão Trailhawk (4x4) equipada já com o novo motor T270 aparece a seguir em uma sequência de cenas, mostrando que é capaz de superar os mais diversos desafios fora de estrada, como uma poça enorme de lama, uma descida em 45 graus na terra molhada e um trecho bem esburacado como uma caixa de ovos, além de passar por trechos alagados com água e estradas de areia e de pedras.

    Vale dizer que o seletor de terrenos do Jeep Renegade possui os seguintes modos de condução: Auto, Snow, Sand/Mud e Rock, permitindo que o motorista escolha qual o mais adequado para superar o desafio que tem pela frente.

    Com a plataforma global Small Wide, o Novo Jeep Renegade terá mais elasticidade do motor turbo flex T270, além de novos mapas de pedal e calibrações, mantendo o melhor desempenho off-road da categoria. Vale dizer ainda que as versões 4x4 terão câmbio automático de nove velocidades e as 4x2 contarão com transmissão automática de seis marchas. Para ter o máximo de capacidade, as versões com tração dianteira contarão com o Jeep Traction Control +, trazendo o potencial aventureiro também para quem não tem um 4x4.

    Selo Trail Rated

    O Novo Jeep Renegade Trailhawk 4x4 com motor T270 seguirá com seu selo Trail Rated. Para receber o mérito, um Jeep precisa ser capaz de superar os obstáculos mais extremos. É como um atestado de que o veículo é verdadeiramente off-road. Com base em provas desenvolvidas pela Engenharia da Jeep, o selo garante que o modelo tenha capacidade off-road suficiente para atingir metas de performance em cinco categorias: tração, capacidade de submersão, articulação, manobrabilidade e altura em relação ao solo.

    Jeep Traction Control +

    O Jeep Traction Control + é uma das novidades do Novo Jeep Renegade que será lançado no primeiro trimestre de 2022. Já presente no Compass e no Commander, o sistema de controle de tração atua em condições em que o veículo tenha piso de baixa aderência com o solo em uma das rodas e estará em todas as versões Turbo Flex. O sistema aplica torque de frenagem na roda que está escorregando e transfere, pelo diferencial, o torque para outra roda que esteja em contato com o piso. Para habilitar a função, basta que o motorista pressione a tecla ASR OFF.

    https://www.youtube.com/watch?v=_oVQOuWbDeA
  • #MOTOCICLETAS

    KTM 890R chega ao Brasil para amantes de off road

    Potente, leve, compacta, e, sobretudo, com o melhor desempenho off road disponível no mercado. A nova KTM 890R alia o visual icônico de uma moto de enduro, inspirada nas conquistas da fabricante austríaca no ‘Rally Dakar’, com o conforto e a alta performance de uma bigtrail. Equipada com o que há de mais moderno em eletrônica, novas suspensões e ainda mais potência, com a adição de 90cm³, o lançamento, que chega este mês (dezembro de 2021) nas concessionárias KTM e promete ser a moto definitiva para quem busca superar limites na pilotagem ‘fora de estrada’ e no turismo de aventura.

    Potência é o que não falta na nova KTM 890R. O lançamento recebeu atualizações no seu poderoso motor bicilíndrico em linha, de quatro válvulas e refrigeração líquida. Com o acréscimo de 90cm³, a moto alcança agora a potência máxima de 105 hp a 8.000 rpm e torque máximo de 100 Nm a 6.500 rpm. Além de mais potente, o lançamento oferece uma pilotagem ainda mais ágil devido ao aumento de 20% nas massas rotativas e também graças às novas configurações do sistema ABS, do controle de tração (MTC) e da nova e mais resistente transmissão de seis marchas – com quickshift opcional – que torna a resposta da moto imediata assim que acionado o acelerador.

    Com um visual agressivo e reputação de conquistar todo tipo de terreno, a KTM 890R chega ao mercado brasileiro com recursos atualizados. Sua suspensão WP XPLOR de 240 mm de curso, totalmente ajustável, recebeu novas configurações permitindo aos pilotos realizarem percursos ainda mais difíceis. A moto também teve atualizações na embreagem – tipo slipper – fundamentais para lidar com o torque e potência aumentados, provenientes dos 90 cm³ adicionais do motor. Além disso, graças às últimas atualizações eletrônicas e refinamentos do pre-muffler – silenciador que integra o catalisador do sistema de escapamento –, o lançamento atende as normas da EURO 5 para o controle de emissão de poluentes.

    Pronta para grandes distâncias, a nova KTM 890R oferece maior conforto e confiança para desafios em longas horas de viagem. O lançamento vem equipado com assento com altura ajustável e novo interruptor para acionamento de controle de cruzeiro, função que permite manter a velocidade estável sem a necessidade do acionamento do acelerador. Além disso, a moto recebeu painel completo em TFT, sistema de iluminação em LED e um tanque com capacidade para 20 litros de combustível. Já a parte eletrônica oferece todas as principais ferramentas desenvolvidas pela KTM, que incluem funções como ‘My Ride’, ‘Off Road Ride Mode’‘OffRoad ABS’‘Cornering ABS’‘Street Mode’‘Rain Mode’ e ‘Controle de Tração’.

    Projetada para ser uma moto travel-enduro de porte médio, a nova KTM 890R foi construída com foco no desempenho. O para-lama dianteiro alto, chassi estreito e tanque de combustível e painel mais baixos confirmam isso visualmente. Já o novo sistema de freios garante toda a segurança necessária para uma pilotagem de alta performance. O lançamento vem equipado com sistema ABS, com disco duplo de 320 mm e pinças radiais na dianteira, e disco simples de 260 mm com pinça flutuante na traseira.

    Pesando 196 kg de peso seco, o lançamento da KTM ficou mais leve e resistente graças às atualizações do chassi, que recebeu quadro e subquadro construído em aço carbono cromo-molibdênio, revestido com tinta em pó. Já as suspensões foram atualizadas com componentes WP de alta qualidade e novo amortecedor traseiro. Na dianteira, a 890R 2021 recebeu suspensão WP-XPLOR invertida de Ø 48 mm, e, na traseira, foi equipada com amortecedor WP-XPLOR com Sistema de Amortecimento Progressivo (PDS), ambos com curso de 240mm.

    A fabricante austríaca também disponibilizou no Brasil a versão mais voltada a estrada do lançamento. A KTM 890 tem poucas mudanças em relação a 890R. Além dos grafismos, banco bi-partido e mais confortável, ausência de para-lama dianteiro alto e de uma bolha para-brisa consideravelmente maior, a principal diferença está nas suspensões. O modelo 890 utiliza suspensão WP APEX invertida de Ø 43 mm na dianteira e amortecedor WP APEX na traseira, ambos com 200mm de curso, deixando a moto 4cm mais baixa que na versão 890R, item que agrada muito no uso urbano e para pessoas de estatura mediana.

    Moto ideal para quem procura uma Big Trail completa, com potência de moto de 1.100cc, peso e dimensões de uma 800cc e os melhores equipamentos disponíveis no mundo, começando pelo chassi, suspensões, freios, motor, eletrônica, tudo foi pensado para produzir a melhor Big Trail disponível no mundo. Vale conferir.

    FICHA TÉCNICA KTM 890R

    MOTOR

    Dois cilindros em linha, quatro válvulas, com 889 cm³, refrigeração líquida

    Potência máxima de 105 cavalos (hp) a 8,000 rpm

    Torque máximo de 100 Nm @ 6,500 rpm

    TRANSMISSÃO

    6 marchas, com embreagem slipper (deslizante)

    ELETRÔNICA

    Sistema Bosch EMS com RBW; Controle de tração com três modos, sensível ao ângulo de inclinação; Sistema ABS Bosch 9.1MP

    CHASSI E FREIOS

    Quadro e subquadro: estrutura em aço carbono cromo-molibdênio revestido com tinta em pó

    Guidão: em alumínio;

    Rodas: raiadas com aros de alumínio, 21" na dianteira e 18" na traseira;

    Pneus: 90/90-21" e 150/70-18"

    Freio dianteiro: Duas pinças radiais com quatro pistão, disco duplo de Ø 320 mm

    Freio traseiro: Pinça flutuante com dois pistões e disco simples de Ø 260 mm

    Suspensão dianteira: WP-XPLOR invertida, Ø 48 mm, compressão, retorno e pré-carga totalmente ajustáveis; curso de 240 mm

    Suspensão traseira: Amortecedor WP-XPLOR, com sistema PDS com compressão, retorno e pré-carga totalmente ajustáveis; curso de 240 mm

    Distância entre eixos: 1,528 mm

    DIMENSÃO E PESO 

    Altura do assento: 880 mm

    Capacidade do tanque de combustível: 20 litros;

    Peso seco: 196 kg

  • # EM SÃÕ JOSÉ DOS PINHAIS

    Renault começa a produzir Captur com motor 1.3 turbo importado

    A Renault do Brasil anunciou que começou a produzir o SUV Captur com o motor 1.3 flex turbo em sua fábrica de São José dos Pinhais.  Este  propulsor foi desenvolvido em parceria com a Mercedes-Benz e que já é usado em alguns modelos da marca alemã, e será importado da Espanha, mas já preparado para utilizar etanol brasileiro em qualquer proporção. Dependendo da situação do mercado este motor poderá  ser nacionalizado, mas mesmo sendo trazido do exterior ele terá preço competitivo. O Captur 1.3 turbo já está sendo comercializado há pouco mais de um anona Rússia, onde alimentado apenas a gasolina, o motor do modelo russo entrega 150 cavalos e 25,5 kgfm, e espera-se que, adaptado ao sistema flex, o 1.3 turbo (chamado TCe 150 por lá) continue oferecendo prestações similares. Outro detalhe importante é que a chegada do novo motor ao mercado nacional vai aposentar o antigo 2.0 flex de aspiração natural e 148 cavalos (com etanol), assim como o câmbio automático de quatro marchas.

    Além do motor, o novo Renault Captur vai apresentar novidades visuais no modelo brasileiro, incluindo grade redesenhada, faróis de LED (ao menos na versão mais cara) e acabamento interno mais esmerado.

  • @ESCOLHA POPULAR

    Pulse é o nome do novo SUV da Fiat

    Em uma estratégia inédita na indústria automotiva nacional, a Fiat engajou milhares de pessoas de forma inusitada em uma votação aberta - iniciada na final do Big Brother Brasil (4/5) - para escolher o nome de seu novo SUV, igualmente revelado no último dia do reality.

    Com uma enquete na plataforma digital exclusiva suv.fiat.com.br, foram apresentadas três opções: Fiat Pulse, Fiat Domo e Fiat Tuo. Logo o assunto tomou conta das redes sociais, marcando o sucesso da iniciativa ao contabilizar mais de 380 mil votos.

    Nesta quarta-feira, a Fiat realizou uma Live com Herlander Zola, diretor do Brand Fiat América do Sul e Operações Comerciais Brasil, que anunciou o nome que o público escolheu para o novo SUV da marca: Fiat Pulse, uma referência imediata à característica do novo SUV nacional.

    “Pulse é um nome fantástico, que permite inúmeras associações. Tem energia, movimento e é extremamente conectado. Ele expressa a essência e a personalidade do veículo: um SUV com a alma da Fiat, mas que, ao mesmo tempo, possui o seu próprio toque, batimento e ritmo”, afirmou Zola. 

    De fato, Pulse conquistou o público imediatamente. Desde que as alternativas foram apresentadas na enquete, foi o nome que logo saltou na frente, refletindo uma votação esmagadora, com a preferência de 65% dos votos. Domo ficou com 25% e Tuo, com 10%.

    Progetto Fiat 363 e plataforma digital exclusiva

    A Fiat abriu as portas de sua fábrica, no Polo Automotivo de Betim (MG), para apresentar ao público algumas das etapas de desenvolvimento do novo SUV, até então batizado de Progetto 363.

    Para isso, criou cinco uma websérie com cinco episódios, veiculada na plataforma suv.fiat.com.br, que trouxe muitos detalhes do veículo. A cada capítulo, convidados e especialistas que trabalham no projeto apresentaram os pilares nos quais o novo SUV da Fiat foi criado: Design, Segurança + Robustez, Conectividade e Performance. E os internautas puderam escolher conteúdos que gostariam de “destravar” para saber mais do modelo, como novas rodas e volante, equipamentos de auxílio à condução, o novo motor turbo flex e também os serviços conectados Fiat Connect////Me.

    A plataforma teve mais de um milhão de acessos e recebeu, até o momento, 55 mil cadastros. Nas redes sociais, os números também impressionam, mais de 830 mil pessoas já foram impactadas pela ação e a marca alcançou 550 mil menções.

    “Desde o início de março, ou seja, paralelamente ao BBB e às ações nas redes sociais, a plataforma foi o meio que compartilhamos as informações sobre o Fiat Pulse, e será por lá que continuaremos essa história”, concluiu Zola.

  • #SOCIAL

    Instituto Renault celebra 10 anos de atuação no Brasil

    O Instituto Renault, responsável pelas ações de responsabilidade socioambiental da Renault no Brasil, celebra de 10 anos de atuação neste mês. Criado em 14 de setembro de 2010, o Instituto tem o propósito de contribuir de forma positiva na sociedade, transformando potenciais em possibilidades reais de progresso para pessoas e comunidades. A instituição atua por meio da educação, do desenvolvimento social e da sustentabilidade ambiental, realizando movimentos para diminuir distâncias e promover transformações na sociedade.
    “Mais do que desenvolver, fabricar e comercializar veículos, a Renault está consciente do seu papel na construção de uma sociedade mais humana, mais justa e mais sustentável. Estamos muito felizes com tudo o que o Instituto Renault construiu até aqui e seguiremos atuando para gerar renda, estimular o empreendedorismo social e a educação”, explica Ricardo Gondo, presidente do Instituto Renault e da Renault do Brasil.
    Ao longo de uma década, o Instituto já beneficiou mais de 755 mil pessoas em dois eixos principais: inclusão e mobilidade sustentável. Em seu site oficial, o Instituto Renault disponibiliza conteúdos sobre todos os projetos desenvolvidos pela instituição, no endereço: http://institutorenault.com.br/.
    “Cada iniciativa que desenvolvemos por meio do Instituto Renault carrega o desejo de transformação. Ficamos muito felizes em completar 10 anos de atuação. Esse marco só nos motiva ainda mais para continuar transformando a vida de milhares de pessoas”, afirma Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault e diretor de comunicação da Renault do Brasil.
    EIXO INCLUSÃO
    Por meio de ações planejadas, centradas no progresso das pessoas e da comunidade, o Instituto Renault promove o desenvolvimento social por meio de três os principais projetos: Associação Borda Viva, Geração Futuro e Renault Experience.
    Um dos principais focos do Instituto é o desenvolvimento da Borda do Campo, bairro localizado no entorno do Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR), região que acolheu a Renault do Brasil mais de 20 anos atrás. É o bairro mais populoso de São José dos Pinhais com 18 mil moradores, 74 % vivendo abaixo da linha da pobreza, ou seja, com menos de R$ 89 por pessoa em cada família. Estes dados são do Mapa Social da Borda do Campo, relatório que mede o nível de desenvolvimento do território, desenvolvido em parceria com a PUC-PR. A partir dos resultados, o Instituto Renault pautou os futuros investimentos e projetos na comunidade.
    Ao todo, são seis projetos no bairro que contam com o apoio do Instituto Renault:
    • CMEI Árvore dos Sapatos e CMEI Borda Viva: locais que funcionam como creches e centro de educação infantil com gestão realizada pelo município. Atendem 210 crianças por dia com idade até 6 anos;
    • Lar Mãe Maria: espaço de acolhimento de crianças e adolescentes que em função de maus tratos foram retirados de suas famílias. São 55 crianças e adolescentes acolhidos no espaço;
    • Geração Futuro: programa educacional de capacitação profissional para jovens que querem ingressar no mercado de trabalho;
    • Amarb (Associação dos Moradores do Bairro Borda do Campo):  tem o objetivo de promover a geração de renda e oportunidades de melhoria da qualidade de vida das pessoas que ali vivem. Atualmente o Instituto Renault apoia em ações de filantropia, como doação de cestas básicas;
    • Associação Borda Viva: um dos primeiros e principais parceiros sociais do Instituto, projeto pioneiro no relacionamento da Renault com a comunidade da Borda do Campo.
    Durante a pandemia, o Instituto Renault também realizou a entrega de cestas básicas para 86 famílias moradoras da comunidade Borda do Campo, região em que está situado o Complexo Ayrton Senna, que abriga as quatro fábricas da Renault no Brasil. A ação contou com a parceria da Associação de Moradores da Borda do Campo (Amarb).
    O Instituto também fez a entrega de itens de necessidade básica para o Lar Mãe Maria, projeto apoiado pela instituição que abriga 70 crianças e adolescentes.
    Desde abril, devido à pandemia, a Associação Borda Viva mudou o formato de distribuição das marmitas que fornece diariamente para 97 crianças da comunidade e agora os familiares buscam as marmitas preparadas com todo o carinho e cuidado para que a criança faça agora a sua refeição, com segurança, em casa. A entrega é realizada todos os dias da semana. O preparo dos alimentos e entregas são realizadas com todas as recomendações do Ministério da Saúde: utilização de máscaras, higienização constante e cumprimento do distanciamento de segurança.     
    Renault Experience
    Com o objetivo estimular o empreendedorismo e a inovação entre universitários de todo o país na busca por soluções que facilitem o dia a dia da sociedade, o Renault Experience surgiu em 2008, antes mesmo da criação do Instituto, visando levar a Renault para dentro das universidades.

    O Trânsito e Eu
    Mais do que desenvolver, fabricar e comercializar veículos, a Renault está consciente do seu papel na construção de uma sociedade mais humana, justa e sustentável.
     
    Por este motivo, no eixo de Mobilidade Sustentável, o principal projeto desenvolvido pelo Instituto é “O Trânsito e Eu”, focado na educação para a segurança no trânsito de crianças, diretamente ligado à atividade da Renault do Brasil. A iniciativa tem o objetivo de contribuir para melhorar a realidade do trânsito no Brasil.
     
    O programa está presente de forma permanente em oito municípios do país: Curitiba, São José dos Pinhais, Maringá e Arapongas, no Paraná; Pelotas (RS); além das cidades paulistas de São Bernardo do Campo, Santa Bárbara d’Oeste e São Paulo, capital. O programa também desenvolve ações itinerantes em parques, shoppings e eventos. Cerca de 200 mil crianças de 4 mil escolas pelo Brasil já foram impactadas pela iniciativa e mais de 5 mil professores passaram pela formação.
  • Motos

    Yamaha lança primeira moto da galáxia inspirada em Stars Wars

    O despertar  de  uma  nova  galáxia  surge  com  o  lançamento  da  Yamaha  inspirado  em  mais  uma  franquia Disney. Os fãs brasileiros da saga Star Wars, uma das franquias de ficção científica mais emblemática do cinema, poderão adquirir a Edição Especial Yamaha NMAX Star Wars. Até mesmo aqueles que nunca pensaram em entrar para o empolgante mundo das duas rodas ficarão tenta-dos a conhecer os scooters NMAX ALIANÇA REBELDE e NMAX IMPÉRIO GALÁCTICO.

    Foi pensando nos iniciantes usuários, bem como nos fãs da saga que já são motociclistas, que o scooter Yamaha NMAX 160 ABS foi escolhido para representar os lados da força e da resistência através do grafismo inspirado nas naves Star Wars e do reforço dos atributos do modelo: design moderno, maior potência da categoria, frenagem potente e segura com ABS nas duas rodas, faróis em LED, painel 100% digital, compartimento de armazenagem e maior garantia do seu segmento, de 4 anos.

     O NMAX tem pilotagem simples, com câmbio CVT, e apelo de praticidade e economia que traz agilidade ao dia a dia de quem o utiliza.O NMAX IMPÉRIO GALÁCTICO, na cor preta, foi inspirado no TIE-Fighter, um símbolo inconfundível do  Império.

        o  NMAX  ALIANÇA  REBELDE,  na  cor  branca,  traz  intencionalmente  gráficos  com  aspecto de leve desgaste, lembrando as avarias típicas das naves de Star Wars, e foi inspirado nas linhas  do  X-Wing  Starfighter  de  Luke  Skywalker.

     As  linhas  das  naves  podem  ser  percebidas  no  design moderno e agressivo do NMAX, assim como sua potência e leveza que trazem a agilidade de uma viagem ao hiperespaço direto para as ruas da cidade.

    Os  fãs  mais  atentos  perceberão  que  nas  laterais    a  inscrição  "Edição  Especial"  escrito  em  Aurebesh, o sistema de escrita do universo Star Wars, que pode ser visto nas telas e monitores de espaçonaves e outros equipamentos nos filmes.

    Outra  exclusividade  para  quem  comprar  qualquer  versão  dessa  Edição  Limitada,  é  receber  um  incrível poster enumerado, totalmente exclusivo.Em  paralelo  ao  lançamento  dessa  Edição  Limitada,  a  Yamaha  promoverá  um  concurso  para  presentear  o  participante  mais  criativo  com  o  NMAX  Star  Wars. 

    Para  ganhá-lo,  os  participantes  terão que enviar um vídeo de até 60 segundos contando por que merece ganhar o primeiro NMAX Star Wars da galáxia. O vencedor será revelado no site yamaha-motor.com.br/starwarsbrasil e nas redes sociais da marca. *Consulte o regulamento no site da campanha. O  preço  público  sugerido  do  NMAX  Star  Wars  é  de  R$14.390,00+  frete  e  sua  reserva  acontecerá  exclusivamente através do site yamaha-motor.com.br/starwarsbrasil a partir do dia 15 de setembro. O volume é limitado em 340 .

  • 1969

    M6GT o primeiro carro de rua da McLaren

    Tecnologia de corrida, baixo peso, veloz e seguro. Poderia ser a descrição de qualquer modelo atual da McLaren, mas trata-se do modelo M6GT de 1969. Concebido por Bruce McLaren, o fundador da marca, o M6GT foi a gênese da atual linha McLaren de carros esportivos de rua.

    O McLaren M6GT foi criado para disputar o Campeonato Mundial de Marcas, equivalente ao atual Campeonato Mundial de Endurance (WEC). Na década de 1960, ele tinha importância tão grande quanto a Fórmula 1. Fundada em 1964, a McLaren estreou dois anos depois na Fórmula 1 e na Can-Am (disputada somente na América do Norte, mas de grande importância e com repercussão internacional).

    Em 1967, a McLaren iniciou uma fase de domínio na Can-Am com o modelo M6, um biposto de cockpit aberto equipado com motor Chevrolet V8 de 5,9 litros. O chassi do M6 foi a base do M6GT, o carro que a McLaren pretendia inscrever no Campeonato Mundial de Marcas de 1969. No M6GT, a carroceria era do tipo cupê fechado. O motor seria o mesmo da Can-Am, mas Bruce McLaren havia vencido as 24 Horas de Le Mans de 1966 com um Ford GT40 e quis deixar aberta a possibilidade de instalar o motor Ford de 7 litros no M6GT. O plano era vender cerca de 250 unidades do M6GT por ano, cabendo aos compradores escolher e instalar o motor de sua preferência.

    No segundo semestre de 1968, o M6GT estava quase pronto. Foi quando a FIA anunciou mudanças no regulamento técnico do Mundial de Marcas: os esporte-protótipos passariam a ter motores com no máximo 3 litros. Quem tivesse motores acima dessa cilindrada precisaria construir no mínimo 25 carros completos para receber homologação. A McLaren poderia fabricar essa quantidade de M6GT, mas sem dotá-los de motor. O projeto de disputar o Mundial de Marcas com o M6GT foi arquivado, mas quatro carros já haviam sido construídos. E Bruce adaptou um deles, de cor vermelha, para uso em vias públicas, apresentando-o no começo de 1969.

    Por fora, o McLaren M6GT de rua era praticamente igual ao carro previsto para as pistas. O motor Chevrolet V8, com 5,7 litros, desenvolvia cerca de 370 HP e permitia acelerar de zero a 100 km/h em estimados 4,2 segundos, com velocidade máxima acima de 265 km/h. Bruce usou-o normalmente durante vários meses e o M6GT impressionava pelo estilo, pelo barulho do motor e pelo desempenho.

    Animado, Bruce McLaren passou a ter como objetivo transformar o M6GT no carro de rua com aceleração mais rápida do mundo e produzir então as 250 unidades previstas inicialmente. O acidente que o no dia 2 de junho de 1970 (durante um teste de um McLaren Can-Am no circuito de Goodwood, na Inglaterra) levou os novos donos da McLaren, Teddy Mayer e Phil Kerr, a focar nas corridas, com grande sucesso. O segundo carro esporte da marca seria lançado somente na década de 1990, quando a empresa já havia passado para o controle de Ron Dennis e Mansour Ojjeh: o McLaren F1.

     

  • DIA 4X4

    Jeep® celebra a sua história em comemoração ao dia 4x4

    Poucas marcas conseguem ter um dia para chamar de seu e a Jeep é uma delas. A marca nasceu nas trincheiras da Segunda Guerra Mundial, ajudou na industrialização do Brasil e tornou-se sinônimo de robustez e autenticidade com carros tecnológicos também pensados para as grandes cidades. De lá para cá, já são quase oito décadas de muita história para contar neste 4 de abril, dia comemorado internacionalmente pela referência numérica à categoria 4x4, criada pela Jeep. Para celebrar o Jeep Day, a marca preparou uma celebração especial integrada com um filme de aproximadamente quatro minutos sobre sua trajetória e estreita ligação com o off-road e o Brasil e um infográfico com momentos em que comprova porque não é só um SUV.

    “O Jeep Day é uma data celebrada em todo o mundo para aproximar ainda mais a marca dos consumidores, reforçando a história e tradição, além de exaltar o espírito Jeep para a comunidade. Sinônimo de aventura, a Jeep tem muito o que comemorar por seus números no Brasil. Além disso, queremos estar cada vez próximos dos consumidores. Assim, nossa ideia é propor um dia de aventura e diversão, propósitos da marca, mesmo que dentro de casa.  Queremos enaltecer o senso de comunidade para a legião de mais de 450 mil clientes que já fazem parte da nação Jeep e para os que ainda estão por vir”, afirma Alexandre Aquino, gerente-sênior do Brand Jeep para a América Latina.

    Importante destacar que, no início deste ano (até começar essa fase atípica pela qual todo o país está passando) a Jeep manteve o ritmo de vendas, ultrapassou a marca de 250 mil unidades do Jeep Renegade, lançado há cinco anos, e registrou a liderança do Jeep Compass no segmento de SUVs médios, sendo a marca responsável por 22% do total de SUVs em geral vendidos no País. Já foram comercializadas quase meio milhão de unidades Jeep no Brasil, segundo maior mercado da marca no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.

    Infográfico com linha do tempo

    Feito como uma linha do tempo, o infográfico mostra sete bons motivos para a Jeep comemorar o Dia 4x4 como se fosse o seu próprio aniversário. Sete porque é o número de fendas da grade dianteira de todos os modelos Jeep em produção. Entre os principais momentos desta história em que não faltam razões para comemorar, a composição relembra fatos como o início da produção do Jeep CJ-5 no Brasil, em 1957, e a inauguração do Polo Automotivo Jeep, em 20015. 

    https://www.youtube.com/watch?v=9yXc74I3flg
  • CORONAVIRUS

    Dicas de conservação do carro durante o período de quarentena

    Cuide do carro enquanto parado
    Cuide do carro enquanto parado (Foto: Divulgação)

    Com o período prolongado de quarentena como medida para reduzir o contato social e prevenir o contágio pelo novo Coronavírus, O Blog Autos e Cia, em parceria com a BMW, antecipa dicas importantes a fim de preservar os automóveis e mantê-los preparados para o retorno às ruas. O ideal é que o veículo rode pelo menos uns 20 minutos por semana, porém na impossibilidade, é importante tomar algumas precauções.  
     

    Confira alguns cuidados básicos:   

    Bateria: Onde possível, desde que não seja uma garagem fechada, é recomendável ligar o veículo pelo menos a cada 2 semanas, mantendo-o ligado em torno de 20 minutos. No caso de veículos elétricos e híbridos, há cuidados adicionais. Durante o período de imobilização, ligar o veículo em um local de carregamento adequado (todo veículo elétrico e híbrido BMW e MINI acompanha um carregador na compra). Caso seja necessário, a bateria de alta voltagem é automaticamente carregada. Garantir que o processo de carregamento possa ser realizado. Controlar o status de carga regularmente. Não deixar o veículo parado mais de três meses com um status de carga inferior a cerca de 50 %.

    Pneus: Manter na calibragem máxima (veículo cheio) de acordo com a medida dos pneus. Esta informação está localizada em uma etiqueta colada na coluna B (visível ao abrir a porta do motorista). 

    Freios: Em locais expostos ao tempo, ou com umidade elevada, pode ocorrer oxidação dos discos de freio causados pelos resíduos das pastilhas de freios. Portanto é possível que nas primeiras frenagens ocorra um barulho anormal decorrente desta oxidação, e que tende a desaparecer conforme a utilização.

    Pintura: Se o veículo ficar exposto ao tempo, cobri-lo com uma capa adequada. Lavá-lo antes da imobilização para evitar que agentes externos como detritos de animais, insetos ou sujeiras provoquem manchas irreversíveis.

    Combustível: Os fatores que influenciam para o envelhecimento do combustível são: ar, luz e calor. Portanto o ideal é encher o tanque antes da imobilização para deixar o mínimo de ar dentro do tanque de combustível. Utilizar preferencialmente combustível premium (alta octanagem) ou combustível aditivado, já que ambos possuem agentes antioxidantes que aumentam sua vida útil.

    Além disso, em locais de alta umidade é necessário deixar o veículo aberto por alguns minutos pelo menos 1 vez por semana, para evitar a formação de bolor em seu interior.