Bem Radical

Assine e navegue sem anúncios [+]
Surfe

Curitibano vence etapa do mundial na Califórnia

Yago Dora venceu na Califórnia
Yago Dora venceu na Califórnia (Foto: Divulgação WSL)

O curitibano radicado em Santa Catarina Yago Dora venceu uma das etapas mais icônicas do circuito mundial. A Vans US Open of Surfing, válida pela WSL Qualifying Series, era o segundo QS que valia 10 mil pontos no campeonato mundial. 

Dora também disputa as etapas da Jeep Leaderboard do Championship Tour, a "primeira divisão" do surfe mundial. Porém, ele estava fora dos 22 atletas que garantem a classificação para o Championship Tour do ano que vem. 

Agora, com a vitória nas ondas onde Kelly Slater e outros nomes icônicos começaram a surfar, Huntington Beach, o brasileiro pulou para a quarta colocação no Qualifying Series. Este campeonato garante 10 atletas no CT do ano que vem. 

Ontem foram disputadas as semifinais, e Dora teve que derrotar um outro brasileiro para chegar à grande final. O paulista Alex Ribeiro vem sendo a grande revelação da temporada e Dora teve que abusar dos aéreos para vencê-lo.  

Yago começou muito bem na bateria da semifinal, emplacando uma nota 7. Ainda conseguiu mais uma nota 7.77 e liderava com muita vantagem. Porém, nos minutos finais, Ribeiro reagiu e por muito pouco não eliminou o curitibano. Sua nota 9,33 foi a melhor do dia. Dora passou com 14.77 contra 14.16 do paulista. 

O favorito da segunda semifinal era Griffin Colapinto, local de Huntington Beach e que disputa o Championship Tour. Contudo, o australiano Liam O'Brien derrotou-o e chegou à final contra Yago Dora. 

A bateria final começou muito parelha, com Dora e O'Brien conseguindo boas ondas (7.43 contra 7.67). No entanto, esta foi a única onda boa do australiano, enquanto o brasileiro deslanchou ao emplacar uma nota 8.60 que lhe garantiu o titulo. 

"É uma sensação incrível e estou muito feliz, pois esse é o melhor resultado da minha carreira", disse Yago Dora, logo após sair do mar. "Desde o início do evento, eu senti que poderia ter alguma coisa especial pra mim aqui. E vi vários sinais hoje (domingo), como aquela bateria (contra o francês Jorgann Couzinet) que virei no final. Isso me deixou mais motivado ainda e estar no topo agora, com a vitória nesse evento gigante, é incrível, quase inacreditável."

Após a etapa da Califórina o francês Jorgann Couzinet é o novo líder, seguido pelo potiguar Jadson André e pelo paulista Alex Ribeiro. Yago Dora está na quarta colocação. Seu melhor resultado no ano havia sido um vice-campeonato no Oi Hang Loose Pro Contest, em Fernando de Noronha. 

Quem faz o blog

Leopoldo Scremin é jornalista, acompanha, pratica e cobre esportes radicais há cinco anos.

Assine e navegue sem anúncios [+]

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. OK