
Dia 29 de março Curitiba completa 326 anos! Como parte das pré-comemorações, a cidade ganha um presente com o lançamento do livro ‘Curitiba de A a Z’ escrito por Alexandre Barros Neves e ilustrado por Ingrid Osternack Barros Neves.
Casados há 22 anos e com dois filhos, o casal agora estreia a parceria de uma produção literária infanto-juvenil, que vem despertar nos “curitibinhas” o amor e o respeito pela cidade. Com uma vertente lúdico-cultural, ‘Curitiba de A a Z’, publicado pela Editora Insight, é um livro que apresenta, em verso, a cidade de Curitiba, seus pontos turísticos, sua cultura e sua história de modo leve e divertido. A cada letra do alfabeto corresponde uma ou mais poesias sobre uma dessas facetas histórico-culturais da nossa cidade.
O lançamento será no próximo dia 23 (sábado), na Biblioteca Pública do Paraná, das 10 às 12 horas. Nesse período estão programadas diversas atividades interativas para as crianças. Das 10h às 10h30 haverá oficina de ilustração para crianças com a ilustradora Ingrid e das 10h30 às 11h contação de histórias com a Companhia Girolê. A partir das 11h, o autor e a ilustradora farão a sessão de autógrafos com a venda dos livros no valor promocional de lançamento por R$31,50.
Alexandre, que é bacharel e mestre em design com mais de vinte prêmios nacionais e internacionais, conta que a ideia de escrever ‘Curitiba de A a Z’ surgiu quando comprou um livro infantil em Lima, no Peru. O livro falava de aspectos do Peru por meio das letras do alfabeto. “Ao retornar a Curitiba, pensei que poderia ser uma boa ideia fazer algo semelhante para honrar a cidade”, diz.
O livro foi ilustrado pela curitibana e artista plástica Ingrid Osternack, formada em Pintura pela Accademia di Belle Arti di Venezia e com cursos de aperfeiçoamento em ilustração infantil na Itália. Em 2014, foi convidada pelo Ministério das Relações Exteriores para compor a delegação brasileira na Feira Literária de Gotemburgo – Suécia. Conhecida e reconhecida por seu trabalho na ilustração de obras infantis, ‘Curitiba de A a Z’ é o 17º ilustrado por ela. A experiência de ilustrar essa obra trouxe à Ingrid lembranças de infância quando sua mãe a levava no Bondinho da Rua XV para desenhar. Destacou ainda a ilustração da araucária e das casinhas de madeira, elementos esses que serviram de inspiração do que ela vivenciou quando criança.
O livro, realizado por meio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura, da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, terá como contrapartida social uma série de ações com oficinas de leitura e criação de texto ministradas por Alexandre e Ingrid sobre a cidade de Curitiba em escolas públicas da rede municipal para um público estimado em aproximadamente 200 participantes.