mapa astral de uma pessoa pode revelar muita coisa não apenas a seu respeito, mas da família em que nasceu e cresceu.

É muito freqüente o fenômeno da repetição de padrões astrológicos nas famílias, mesmo de uma geração para outra. Pode existir, por exemplo, um padrão, fator fortemente influenciado pela posição dos planetas no mapa astral da família. Também pode acontecer de uma criança ser a ovelha negra da família. Num plano mais positivo, o talento de família, como a tendência para a música, às vezes se manifesta repetidamente.

O Sol num mapa astral, além de representar a própria identidade da pessoa, está igualmente relacionado com a paternidade. O signo em que o Sol vai incidir (signo solar), portanto, indica que o pai é visto pela criança e, especialmente, se a influência paterna será decisiva para ela.

Sol e a Lua

Se o Sol incidir sobre um signo positivo ou masculino (Áries, Gêmeos, Leão, Libra, Sagitário ou Aquário), haverá uma grande probabilidade de que o pai desempenhe o papel predominante sobre a criança. Se, porém, o Sol incidir sobre um signo negativo feminino, então certamente a mãe terá maior influência sobre ela. Os aspectos dos outros planetas em relação ao Sol ( e também em relação à Lua) no mapa astral são muito significativos para esses relacionamentos.

A Lua indica o tipo de criação que uma criança espera receber e modo pelo qual a mãe é vista pela criança. Depois da Lua, é preciso verificar a posição do Sol, pois as crianças nascidas sob os signos femininos (Touro, Câncer, Virgem, Escorpião, Capricórnio e Peixes) serão mais finamente sintonizadas com o tipo de criação que estão recebendo do que as dos signos masculinos, estas provavelmente serão menos afetadas pelo relacionamento que sua mãe tem com elas.

O aspecto ( ou relação angular) de alguns planetas com relação à Lua também indica o tipo de criação que uma criança espera receber; e, se a criança for uma menina, isso pode afetar sua atitude como mãe, quando tiver um filho. A relação angular entre a Lua e Saturno, por exemplo, parece sempre condicionar uma expectativa de criação “pobre”. Por outro lado, as crianças com outros aspectos em seu mapa astral, como os que existem entre a Lua e Júpiter, podem desenvolver uma expectativa positiva de criação.

Uma compreensão de como uma criança reage aos seus irmão é vital para que se possa estabelecer uma vida familiar harmoniosa; e é possível determinar isso também através dos signos solares.