Harry Potter faz 40 anos. Veja ranking dos filmes do bruxinho

Harry Potter completa 40 anos nesta sexta-feira (31). Não nos livros, nem nos filmes. Na saga, o bruxo nasceu em 31 de julho de 1980. Não por coincidência, no mesmo dia e mês de sua criadora, a escritora escocesa J.K. Rowling, autora dos sete livros de Potter – o último livro derivou em dois filmes.

Curiosamente, no último filme, em 2011, Potter aparece já adulto e com filhos. Nessa cena, ele teria 36 anos, de acordo com a cronologia da saga — menos que os 40 que completou nesta sexta. 

O primeiro livro, ‘Harry Potter e a Pedra Filosofal’, foi lançado em 1997. E o primeiro filme é de 2001. J.K. Rowling foi escrevendo alguns dos livros quando a saga cinematográfica já estava em andamento. Essa é a lista dos filmes, do pior para o melhor.

8. 'HARRY POTTER E AS RELÍQUIAS DA MORTE, PARTE 1' (2010)

Pagou o preço da decisão dos produtores de fazer dois filmes com o último livro. Acaba se tornando um grande prefácio , com um ritmo arrastado. O grande destaque é a explicação da origem das relíquias da morte – que por sua vez integra um outro conto de J.K. Rowling.

7. 'HARRY POTTER E A CÂMARA SECRETA' (2002)

O segundo capítulo apresenta a origem de Tom Riddle e já tem um tom mais sombrio que o primeiro filme. Contudo, algumas das soluções usadas no clímax final parecem meio tiradas da cartola (claro, isso não seria surpresa em um universo de magia).

6. 'HARRY POTTER E O CÁLICE DE FOGO' (2005)

Harry é colocado no torneio Tribruxo, que reúne representantes de Hogwarts e de duas outras escolas de magia. O professor Moody parece ser o grande ajudante. E Voldemort reaparece em carne e osso (esse spoiler prescreveu), num clima sufocante.

5. 'HARRY POTTER E O ENIGMA DO PRÍNCIPE' (2009)

Como o retorno de Voldemort já é uma realidade inegável, Harry precisa destruí-lo. Entram em cenas as horcruxes, objetos mágicos que guardam partes da alma do vilão. Há ainda uma trama sinistra dentro da escola e o desfecho do destino de Dumbledore.

4. 'HARRY POTTER E A ORDEM DA FÊNIX' (2007)

Diante da aparição de Voldemort – e de uma negacionista professora de defesa contra arte das trevas –, Harry e seus amigos têm que se virar. Está criada a Armada de Dumbledore, que tem um duelo contra os Comensais da Morte. E há uma morte importante na trama.

3. 'HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL' (2001)

O primeiro filme da franquia tem brilho próprio ao revelar a origem de Harry e sua entrada na escola de Hogwarts. E introduz todos os personagens relevantes da trama, como os colegas Rony e Hermione, o guarda-caça Hagrid e os professores Dumbledore, Minerva e Snape.

2. 'HARRY POTTER E O PRISIONEIRO DE AZKABAN' (2004)

Tem um visual levemente diferente do resto da franquia e a introdução de outro personagem relevante: Sirius Black. Sua aparição desencadeia uma paranoia em Hogwarts, embora Sirius possa não ser quem pareça ser. O feitiço “expecto patronum” tem uma cena emocionante.

1. 'HARRY POTTER E AS RELÍQUIAS DA MORTE: PARTE 2' (2011)

Traz as melhores partes do último livro. Neville Bongbottom vira um herói improvável e uma batalha feroz entre bruxos do bem e do mal se desenrola, enquanto o destino de Harry e Voldemort é revelado de forma épica. Tudo termina com direito a epílogo e uma cicatriz.