Cinema

‘Space Jam’ ganha novo astro, nova tecnologia e novos costumes

A versão cartoon de LeBron James e sua aparição no jogo de basquete ao lado do Pernalonga: visuais inéditos
A versão cartoon de LeBron James e sua aparição no jogo de basquete ao lado do Pernalonga: visuais inéditos (Foto: Divulgação)

‘Space Jam: O Jogo do Século’ foi lançado em 1996, com uma divertida mistura entre os personagens animados do Looney Tunes – a turma do Pernalonga e Patolino – e o superastro de basquete Michael Jordan. Ele é chamado pelo Pernalonga para treinar uma equipe de basquete em um jogo contra uma equipe de alienígenas. Passados 25 anos, é a vez de outro superastro do basquete, LeBron James, contracenar com os Looney Tumes, em ‘Space Jam: Um Novo Legado’, com estreia prevista para esta quinta-feira (15) em Curitiba.

Circunstancialmente, pode-se considerar ‘Space Jam: Um Novo Legado’ a maior estreia nos cinemas após a reabertura das salas em tempos de pandemia da Covid-19. Maior até que ‘Viúva Negra’, da Marvel. Por dois motivos. Primeiro, porque em Curitiba os cinemas foram realmente autorizados a abrir apenas na última quinta-feira, um dia antes da estreia do filme da espiã (agendado para 9 de julho). Desta vez, as salas tiveram uma semana de preparação. Além disso, ‘Viúva Negra’ estreou simultaneamente no Disney +, o streaming da Disney (por um preço de dois ingressos). ‘Space Jam’ não terá essa concorrência. Pelo menos por enquanto, a Warner não programou a estreia do filme para o seu streaming, o HBO Max.

Assim como no primeiro filme, que também trazia outros astros do basquete da época (como Charles Barkely), ‘Space Jam: Um Novo Legado’ tem no elenco jogadores como Anthony Davis (Los Angeles Lakers), Damian Lillard (Portland Trail Blazers), Klay Thompson (Golden State Warriors) e ainda as jogadoras da WNBA (a liga profissional de basquete feminino dos Estados Unidos) Diana Taurasi, Nneka Ogwumike e Chiney Ogwumike.

Como se passaram muitos anos desde o primeiro ‘Space Jam’, o novo filme está devidamente antenado a novos costumes. Prometem os produtores que a personagem Lola não estará sexualizada como antes – demorou 25 anos, mas adiantou ela dizer “não me chame de boneca” no primeiro filme. Também entra nessa conta a relevância das jogadoras mulheres. E a tecnologia envolvida evoluiu, trazendo visuais inéditos. LeBron vira um cartoon. E os Looney Tumes aparecerão na telona como jamais vistos.

Claro que não se pode esperar um primor de roteiro. No primeiro filme, os Looney Tunes precisavam de Michael Jordan para vencer os alienígenas no basquete – sob pena de serem escravizados em caso de derrota. Desta vez, as coisas se invertem. É LeBron James que precisa de Pernalonga, Patolino, Lola, Frangolino, Frajola, Piu-Piu, a Vovó, o Coiote, o Papa-Léguas, etc, etc, etc. Isso porque o filho de LeBron foi raptado por alienígenas. O craque do basquete então entra em uma espécie de matrix e se transforma em desenho. E, para recuperar seu filho, o astro tem que... jogar basquete junto com os Looney Tunes e derrotar os raptores.

Logicamente, também não se pode esperar de LeBron James uma interpretação digna de Oscar. Ele faz o que pode. Como ator, é um excepcional jogador de basquete. Felizmente, não faz diferença nesse caso. Para LeBron, só importa que o público se divirta no filme o quanto ele se divertiu fazendo o filme.

LeBron James terá ‘skin’ no jogo Fortnite

LeBron James foi confirmado em uma atualização do jogo de videogame Fortnite, previsto para sair ontem. A ação é parte da divulgação do filme ‘Space Jam: Um Novo Legado’.

O craque do basquete fará parte da série Fortnite Icon, que inclui vários influenciadores e celebridades, como o jogador de futebol Neymar. A skin será lançada na loja de itens nesta quarta-feira (14).

No jogo de Fortnite, as skins são itens muito desejados pelos jogadores, uma vez que podem funcionar como símbolo de poder. Trata-se essencialmente de visuais mais legais do Passe de Batalha. Para tê-las, os jogadores podem usar uma moeda virtual que pode ser obtida dentro do jogo – mas é preciso jogar bastante, e bem, para somar essa moeda. Ou a skin pode ser comprada usando dinheiro real, na loja do game.