• Estratégia

    Grupo Services prepara colaboradores para o futuro

    O Grupo Services está em pleno processo de transformação da cultura organizacional, promovendo o alinhamento em mais de 7 mil colaboradores, de todos os níveis, a uma nova forma de pensar e agir. Para alcançar essa meta, a empresa de contact center criou o Journey Experience ou JX- jornada de conhecimento interno e criação de cultura organizacional. Com sedes em Curitiba, Ponta Grossa e São Paulo, o Grupo está investindo R$ 2,5 milhões, por ano, em projetos de comunicação, treinamento, inovação e programas de incentivo.

    A estratégia do Journey Experience é propor uma filosofia de melhoria de processos, gestão de pessoas e eficiência nas entregas. Com essa iniciativa, a marca deseja se tornar autoridade no conceito de proporcionar experiências únicas entre todos os públicos: o colaborador, o cliente e o consumidor- eixos centrais de todo esse processo. Para tanto, o profissional do futuro no Grupo Services ganhará status de JXLOVERS, ou seja, serão formados em especialistas na geração de experiências únicas no setor. "Nessa trajetória, todos serão protagonistas no processo de conhecer a fundo esse novo posicionamento do Grupo, compreender a missão dentro de cada cliente e, com base nisso, transformar nosso modo de agir para resolver todo e qualquer desafio”, explica Jansen Alencar, CEO do Grupo.. 

    A jornada do JXLOVER 

    Na primeira etapa do processo, o foco é o público interno. Na segunda, a ideia é fornecer ferramentas para que as empresas contratantes dos serviços do Grupo possam avaliar as soluções e os serviços prestados. E o terceiro passo focará no consumidor final, aquele que procura o Grupo Services ou é procurado pelos pontos de contato. O público final também terá seu momento de analisar se o processo gerou, de fato, a tão almejada experiência única. A projeção é que todo o conceito de transformação do atendimento esteja estabelecido em até um ano.

    Parte dessa jornada acontece no universo digital, via Journey Explorer, plataforma semelhante ao Facebook em que os colaboradores — em todos os níveis hierárquicos, do operacional à liderança — são municiados com conteúdos diários (ou pílulas de conhecimento), com os quais são convidados a interagir. Seguindo o conceito de gamificação, a plataforma oferece pontuações com base no consumo do conteúdo de qualificação e alinhamento aos atributos desejados.

    Quanto mais pontos somados, mais o colaborador se aproxima da ideia do JXLOVER. Os pontos gerados nas interações podem ser trocados por prêmios. "Essa gamificação cria um ambiente lúdico em que o profissional do Grupo Services consome conteúdo, passa a entender o que é JX, o conceito que a gente quer transmitir para ele, e, de forma progressiva, vai se tornando um JXLOVER a partir desse engajamento", explica Vivian Bueno, Head de Capital Humano.

     

     

  • Lançamento

    Nossa Saúde comemora 30 anos com campanha criada pela DMSBOX

    Entra no ar nesse fim de semana a campanha de aniversário de 30 anos da Nossa Saúde. Com o conceito “Vida com mais saúde, saúde com mais vida”, a campanha criada pela DMSBOX reforça a maneira como a operadora entende e olha para a vida das pessoas de quem cuida. 

    “A Nossa Saúde chega ao seu trigésimo aniversário em um momento em que a questão da saúde física, mental e emocional está mais em pauta do que nunca. Entendemos o cenário e trouxemos leveza e poesia para a campanha. O propósito da marca de ‘inspirar o amor pela vida’ faz ainda mais sentido nesse contexto e o símbolo do infinito (Anel de Möbius) sintetiza o cuidado contínuo, ativo e individual com cada vida”, afirma Cícero Rohr, Head de Estratégia e Negócios da DMSBOX. 

    Vida é luz

    “Usamos na campanha uma metáfora que a CEO da Nossa Saúde, Dulcimar de Conto, nos apresentou e que achamos perfeita para a comunicação do aniversário: a gente vê a vida como luz. Cada pessoa é como uma lâmpada num grande painel e todas elas precisam ser mantidas acesas e brilhantes. O ‘sparkler’ é um ícone ao mesmo tempo de celebração e de luz, e se integra muito bem ao símbolo gráfico da marca da Nossa Saúde”, complementa Kim Pires, coordenador de Criação da agência. O comercial, produzido pela Easy Filmes em parceria com a  Canja Audio Culture, pode ser acessado aqui:  https://youtu.be/DGNhmV5cHVM

    Ao completar 30 anos, a Nossa Saúde vive um momento importante de consolidação no mercado paranaense. “Grandes grupos nacionais e internacionais chegaram ao Paraná nos últimos meses. Mas nós somos daqui e conhecemos nosso Estado como ninguém. E foi utilizando todo esse conhecimento acumulado em três décadas de trabalho e dedicação que lançamos um novo produto (o Vida Care) e inauguramos uma nova unidade de atendimento (o NAI Mar, em Paranaguá) e em breve novas virão. Estamos olhando para a frente, para os próximos 30 anos”, destaca Rosilene Lehmkuhl, gerente de Marketing da Nossa Saúde. 

    A campanha será lançada num grande evento hoje (29), data do aniversário da Operadora, na Pedreira Paulo Leminski (Drive-in com capacidade para 200 carros), com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Nossa Saúde (Instagram, Youtube e Facebook). As peças entram na mídia a partir do dia 30/out e permanecem no ar até o final do ano, em Curitiba e no litoral do Paraná, em TV, rádio, internet, jornal, painéis de mídia exterior, mobiliário urbano e ônibus. 

    Ficha técnica  

    Anunciante: Nossa Saúde  

    Agência: DMSBOX  

    Direção Geral: Daniel Pires  

    Direção de Criação e Planejamento: Monica Hansen  

    Coordenação de Criação: Kim Kohler Pires e Luiza Coral  

    RedaçãoLuiza Coral 

    Design e Direção de Arte: Kim Kohler Pires e Sany Alice 

    Planejamento: Jéssica Freitas  

    dia: Vanessa Santos e Mayara Novaes  

    Estratégia e Gestão de Negócios: Cícero Rohr 

    Atendimento: Thássia Pires e Diana Machado 

    Gerência de Operações: Bruno Damaceno  

    RTVC: Alessandra Carrenho 

    Produção Gráfica: Nelson Kadowaki 

    Produtora de Filme: Easy Filmes 

    Direção Filme: Henrique Faria 

    Produtora de Áudio: Canja Audio Culture 

    Fotos: Ziviani Fotografias 

    Aprovação Cliente: Rosilene Lehmkuhl 

  • Campanha

    Candy Shop desenvolve campanha para Prêmio Oxford de Design

    “Uma viagem pela sua casa” é o tema da 6ª edição do Prêmio Oxford de Design, que abre inscrições de 4 a 23 de novembro. A campanha, criada pela Candy Shop, reforça o convite da marca para que as pessoas se inspirem e através da sua arte mostrem como se reinventaram, sonharam e viajaram dentro de suas casas neste período de isolamento. A direção de criação da campanha é de Rafael Amaral, com  direção de arte de Vandré Fernandes e Getúlio Vargas, redação do Gabriel Lachowski e atendimento de Daniela Souza. As inscrições podem ser realizadas na plataforma www.premiooxforddedesign.com.br

    Segundo a gerente de produto da Oxford, Zaira da Silva, imaginar é o primeiro passo para começar a usar a criatividade que se torna uma ferramenta poderosa de transformação. “Criatividade sempre foi um grande pilar da empresa, tanto no desenvolvimento de produtos como na forma de se relacionar com as pessoas”. Os interessados poderão escolher um modelo de prato raso Unni em três unidades (redondo) ou prato raso Quartier em três unidades (quadrado), diretamente na plataforma, para aplicar a sua arte.

    Arte campanha Prêmio Oxford de Design

    Premiação

    O vencedor será anunciado no dia 03 de dezembro e receberá um prêmio de R$ 7.000,00 e um aparelho de jantar Oxford, modelo Coup, com decoração à sua escolha na loja virtual da empresa, além de uma coleção de pratos com sua estampa. A arte vencedora ainda será numerada e comercializada na loja virtual oficial da empresa. O segundo e terceiro colocados receberão um kit de produtos da Oxford.

    Em 2019 a premiação teve mais de 600 inscrições, dentre essas, mais de 450 projetos aprovados e submetidos para votação popular no site, que registrou mais de um milhão de pessoas impactadas no período do Prêmio Oxford de Design.  “A cada ano o Prêmio se torna mais relevante para o mercado brasileiro de design. Fomentar novos talentos e dar oportunidades a designers de todo Brasil é gratificante e está em nosso DNA’’, destaca Irineu Weihermann, diretor-superintendente da Oxford.

  • GIRO DO MARKETING

    Catuaí Shopping prepara campanha de Natal e amplia mix de lojas

    Por conta da Pandemia, os shoppings centers terão que se reinventar neste Natal. É o caso do Catuaí Shopping, de Maringá. No dia 4 de novembro será aberta para visitação do público a decoração natalina especial do empreendimento, mas com uma novidade. Desta vez, o “bom velhinho” irá interagir com as crianças de uma forma, digamos, bem tecnológica: via chamada de vídeo e irá trocar as tradicionais “cartinhas” por mensagens pelo whatsapp.

    O investimento na digitalização para se comunicar com os consumidores já é uma prática do Catuaí, que foi intensificada com a pandemia. “Mesmo antes à reabertura dos shoppings em Maringá, permitida pelo decreto municipal, o Catuaí Shopping já havia ampliado a possibilidade de canais online de comunicação com os consumidores, seja para sanar eventuais dúvidas ou para ser um facilitador de compras em nosso mix de lojas”, afirma a gerente de marketing, Bianca Gonçalves.

    Segundo Bianca, o objetivo é convergir o atendimento físico com o virtual e, pensando em estratégias de “omnichannel”, oferecer uma experiência completa aos clientes. “Quem preferir não comprar presencialmente, o Catuaí Maringá conta com diversos serviços: entrega das compras via delivery; retirada dos itens no drive-thru, localizado no estacionamento do shopping; e vendas via whatsapp, onde os lojistas podem criar uma vitrine virtual de suas mercadorias”.

    Para a gerente de marketing, a pandemia alterou o padrão de comportamento dos consumidores e o mercado precisou se adaptar rapidamente a esta nova realidade, antecipando diversas tendências de relacionamento com o cliente. “Observamos que uma das dinâmicas que veio para ficar - e enriquece ainda mais a jornada de compras - é a migração para o meio virtual do alto padrão de atendimento presencial que o shopping já é conhecido, além de oferecer multicanais de comunicação com os nossos clientes”.

    Mesmo diante de um cenário econômico pouco favorável para o mercado em geral, Bianca explica que o Catuaí Shopping irá fechar 2020 com 13 inaugurações de lojas neste ano. Sete lojas já abriram as portas e, até dezembro, seis novas operações devem iniciar as atividades. Com a ampliação, de acordo com os lojistas, foram gerados cerca de 60 novos empregos diretos e indiretos. “O Catuaí Maringá alcançou bons resultados mesmo diante de um ano atípico por conta da crise econômica. Com as inaugurações, o shopping reage de forma estratégica ao cenário atual, oferecendo mais opções de compras aos nossos consumidores e contribuindo para a retomada gradual e fortalecimento do mercado”, reforça a gerente de marketing.

  • Palavras-Chave

    Pontodesign completa 20 anos sem festa, mas motivos para comemorar não faltam

    A Pontodesign está em constante evolução e durante a pandemia não seria diferente. Joaquin Fernandez Presas - Owner and Head of Design - está sempre atento as mudanças do mercado. Ele dá cada passo, ou melhor, cada ponto, com estratégia e planejamento. Presas revela que, até o momento, houve um crescimento leve no faturamento da empresa - acima do projetado para este ano. Investindo em tecnologia e melhorando os processos de gestão, Joaquin projeta para 2021 um ano melhor.

     Joaquin Presas

    #PONTO A PONTO

    A Ponto sempre esteve atenta aos processos e tivemos vários sistemas de gestão desde 2001. Nunca levamos com tanto afinco a importância de melhorar essas áreas na agência, principalmente neste atual momento que exige novas adequações. Sempre gostei de espaço, de sede, aqui é tudo aberto. Com a pandemia e o trabalho remoto a forma de trabalho foi extremamente impactante em termos de fluxo, de processos, de comunicação com nossa equipe. Tivemos que refazer, em muito pouco tempo fazer adequações. Tivemos que nos reinventar como todas as agências e, mesmo longe, ficou ainda mais claro que a gente funciona em grupo. Os principais impactos iniciais da crise foram em termos de processos e produtividade. Tive que contratar mais gente para reforçar o time. Temos 20% a mais de pessoas. Ou seja, estamos trabalhando mais, com uma equipe maior para entregar (em volume de horas) o mesmo trabalho para os nossos clientes. Mas esse aumento não refletiu diretamente em mais faturamento. Sentimos que se já estivéssemos alinhados em termos de processos, a produtividade seria maior, mas não estávamos preparados ou estabelecidos para essa nova forma de trabalho.

    #ESTRATÉGIAS DIGITAIS

    A agência não é apenas Design, mas Branding, Marketing Digital, Comunicação e Consultoria. O impacto da crise só não foi maior porque o serviço de Marketing Digital representa 65% do faturamento da Ponto. O Marketing Digital na pandemia explodiu. Eu falava em transformação digital desde 2017. Vários clientes, naquele período, não percebiam de fato a importância dessas estratégias. E com o fechamento presencial de alguns pontos de venda em determinados segmentos, alguns clientes rapidamente nos procuraram para acelerar sua área digital, querendo fazer um trabalho digital mais amplo. A partir da crise, desenvolvemos vários projetos para muitos clientes.  Foi a tábua de salvação. Foi de onde conseguiram se relacionar com seus clientes que - de um momento para outro - estavam em isolamento. Um dos exemplos foi o trabalho que desenvolvemos para a Chácara Strapasson. Ativamos o e-commerce do cliente em tempo recorde a empresa chegou a vender 100 mil reais/mês no pico da pandemia. A Strapasson conseguiu manter a demanda que tinha antes da crise e ainda conquistou novos clientes.  Mas foram poucos que não foram impactados. A renda de muitos anunciantes despencou.

    #PÓS PANDEMIA

    Este ano estava programado para ser muito especial para a agência, pois a Ponto completa 20 anos. Era o ano que eu iria fazer muita festa e muitos eventos de comemorações, mas a pandemia paralisou tudo. Vamos deixar para 2021. Por outro lado, a crise trouxe algumas percepções e necessidades de mudanças em relação a forma que vínhamos trabalhando. Mudanças são necessárias e, nesses anos todos, passamos por algumas reestruturações. Nesta reta final de 2020 e nos primeiros meses do ano que vem iremos nos tornar uma agência melhor porque iremos investir em processos. O ano da pandemia foi muito custoso para a agência, principalmente os meses de maio e julho. O ano está longe de estar bom, mas apostamos que em alguns meses eu consiga ter processos mais efetivos que permitam alçar voos maiores. É difícil fazer previsões, mas a médio prazo (segundo semestre do ano que vem) quero estar 20% acima do que estamos faturando atualmente. Vamos implementar ações para obter ainda mais visibilidade, posicionando a marca Ponto como uma empresa que auxilia os clientes a navegarem melhor no universo digital.

  • Marketing

    TOP DE MARKETING IRÁ PREMIAR CASES DESENVOLVIDOS DURANTE A PANDEMIA

    Faltando um mês para o término das inscrições, 20 empresas já estão concorrendo com seus cases ao maior prêmio do setor de marketing e vendas do mercado paranaense. O Top de Marketing 2020, que está na 48ª edição, é organizado pela ADVB-Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (Seção Paraná). A premiação consagra os melhores cases nas categorias Comunicação, Indústria, Serviços, Social, Startup e PME e Varejo. Uma das grandes novidades deste ano é a inserção de uma nova categoria: Arquitetura e Construção, setores que cresceram mesmo diante da crise provocada pela pandemia.

    Por conta do isolamento social, o evento terá transmissão online - ao vivo – no dia 16 de dezembro. A campanha “Ninguém chega no topo sozinho” foi desenvolvida pela agência Santiago, de Curitiba. O tema valoriza o trabalho em equipe, destacando os profissionais que desenvolveram ações inovadoras de marketing e vendas. Para o presidente da ADVB/PR, Ney Braga Alves, o setor vive um período desafiador e manter a premiação, este ano, é uma forma de garantir “justo reconhecimento aos profissionais que se dedicaram neste momento difícil” e fizeram a diferença no planejamento e execução de estratégias.

    Campanha Top de Marketing 2020

    Além da disputa pelo troféu em cada uma das sete categorias, a entidade vai premiar o melhor case entre todos os vencedores com o Grand Prix. Serão, portanto, 21 finalistas (três em cada categoria), sete vencedores (um de cada categoria) e o case com a maior pontuação dentre todos os inscritos.

    O vice-presidente da entidade e coordenador do Top de Marketing, Claudio Stringari, explica que o critério de julgamento será o mesmo dos anos anteriores. “Para as empresas se inscreverem, elas precisam apenas responder a um questionário com oito perguntas, anexando alguns materiais complementares, como peças de campanha e gráficos de resultados”. 

    Claudio comenta ainda que a comissão julgadora será formada por nomes reconhecidos do mercado. Segundo o coordenador, entre os quesitos utilizados para avaliar os melhores cases estão: os desafios, as ações realizadas, a inovação implementada e os resultados alcançados. “São esses fatores que irão definir os campeões”. As inscrições podem ser realizadas até às 19h do dia 23 de novembro pelo site www.advbpr.com.br/topdemarketing, onde também consta o regulamento completo e outras informações sobre a premiação.

     

  • Inovação

    Viasoft Connect 2020 propõe experiência imersiva virtual

    Se você busca por temas como Tecnologia, Gestão de times e RH, Inteligência Comercial, Startups, E-gov e Market Place, entre outros, já pode se inscrever no Viasoft Connect 2020. O megaevento de inovação colaborativa ocorrerá no período de 10 a 12 de dezembro em versão online e propõe uma vivência imersiva aos participantes. “Queremos entregar uma emoção completamente diferente. Embora muita gente pense que 2020 foi um ‘ano perdido’, entendemos que o Viasoft Connect será uma grande oportunidade para se inspirar rumo a 2021”, destaca Maicon Lucca, diretor do evento.

    Entre os palestrantes confirmados estão Thiago Nigro (criador do Canal O primo Rico), Paulo Tafner (economista e pesquisador da FIPE/USP) , Lauro de Lauro (Cloud Guru Senior Sky.One), Marcos Piangers (especialista em novas tecnologias), Zenaide Carvalho (fundadora da NITH Treinamentos), Theo Orosco (CEO Exact Sales) e Luciano Faustinoni (CIO na IBM AL). A atriz Maria Paula será a mestre de cerimônias e o evento também terá shows musicais; stand up comedy com Marco Luque e Marcos Veras; além de proporcionar experiências diferentes como oficinas de inteligência emocional, anti-stress, yoga e até uma corrida virtual.

    O Viasoft Connect 2020 deve atingir recorde de público no ambiente digital. A estimativa é que cerca de 50 mil pessoas participem. A ideia é que todos possam fazer uma imersão em suas áreas de interesse, acompanhando o que grandes empresas estão fazendo e participar ativamente de grupos de discussão. O megaevento tem curadoria da Viasoft e é realizado em parceria com instituições importantes do cenário de negócios, inovação e empreendedorismo, como OAB-PR, Women Leadership e GH Fly. “Conseguimos atingir um público grande e diverso com o apoio desses parceiros. Esperamos que todos possam aproveitar o Connect para se inspirar e acompanhar tendências”, completa Lucca.

    As inscrições para a segunda edição do Viasoft Connect são gratuitas, podendo ser feitas no site https://www.viasoftconnect.com.br/

  • Palavras-Chave

    CCPR ANUNCIA PROJETOS QUE VALORIZAM INCLUSÃO E EMPODERAMENTO FEMININO

    O novo presidente do CCPR (Clube de Criação do Paraná), Ale Tauchmann, anuncia que em breve as inscrições para o Anuário 2020 estarão abertas. Ele comenta ainda que a edição 2018/19 será lançada nos próximas dias. “Estamos indo para 14 Anuários. Tem uma história incrível por trás de todas essas páginas”. Tauchmann (sócio e diretor de criação da Taste) revela - com exclusividade para o Blog - que os novos projetos do Clube irão promover a inclusão e o empoderamento feminino, entre outras ações. A atual gestão conta com um time nota 10: Eduardo Lubiazi / The youth (Vice presidente) e os diretores James Feeler / Jamute; Maurício Daniachi / Flavor; Ana Dams / Mirum; Rose Hatamoto / Taste; Marcelo Sacramento / Capim.ag;  Laila Rotter / Tête-à-Tête e Muga Riesemberg / Parnaxx.

    Ale Tauchmann

     

    #ANUÁRIO 2020

    Estamos abrindo as inscrições para o Anuário 2020 em alguns dias. A expectativa é muito grande, pois foi um ano difícil de entender e administrar. Muitos segmentos continuam aquecidos e outros foram seriamente afetados pela pandemia. De uma forma geral, entendemos que as inscrições trarão um reflexo desse cenário e mostrarão como o nosso mercado reagiu ao desafio de comunicar tudo que o vivenciamos durante esse ano. Mantivemos a grande maioria das categorias do ano passado, mas reestruturamos toda a categoria de Design para representar com mais profundidade todas as expertises que existem em nosso mercado e assim conseguir representar com mais apuro o trabalho executado no nosso estado. Teremos um júri de altíssima qualidade, com profissionais reconhecidos no mundo todo. São profissionais experientes que toparam ceder um pouco do seu tempo para avaliar a qualidade do trabalho executado por aqui. Temos certeza que o nível será alto e estar nesse Anuário será motivo de muito orgulho. Também lançaremos nos próximos dias o Anuário referente aos anos de 2018/19. É um belíssimo projeto, concebido pela Caro Rebello e pelo Francisco de Deus, na gestão do Lucas Sfair e que reúnem nele um panorama do que foi desenvolvido no nosso mercado nos últimos 2 anos.

     

    #RELEVÂNCIA

    Teremos muito projetos importantes ainda durante esse ano e em 2021. Queremos, e falo em nome de toda a diretoria, fortalecer a relevância do CCPR, tornando o Clube presente no dia a dia como fonte de informação sobre o mercado. Ao mesmo tempo, nosso objetivo é criar projetos que ajudam a preservar a memória e a divulgar os profissionais e as agências que atuam no Paraná e vivenciam as mudanças que a comunicação como um todo está passando. Queremos também desenvolver projetos de inclusão e representatividade, trazendo discussões pertinentes sobre questões raciais, de gênero e sociais. Estamos com dois projetos especiais que estão sendo preparados para serem lançados ainda esse ano. Um é o “Insdrs CCPR”, que são mini docs de agências onde vamos entender qual a filosofia do negócio, o que move os profissionais e o que faz o trabalho delas relevante na história do nosso mercado. Serão diversos episódios lançados mensalmente durante os próximos dois anos. O que é bacana é que isso traz para o Clube o aspecto que mencionei: da memória. E ainda conecta a filosofia por trás dos prêmios e do dia a dia de cada agência.

    #EMPODERAMENTO

    O outro projeto é um encontro entre o "E aí, Guria?" - um grupo no Facebook de empoderamento das profissionais paranaenses - e o CCPR. Será um podcast chamado "E aí CCPR?", com conversas sempre entre 5 mulheres do nosso mercado para falar sobre carreira, desafios, motivações, lideranças, obstáculos e maneiras de fortalecer a presença feminina no mercado de comunicação. Todas as conversas serão mediadas pela Isabella Egger, Ana Dams e Thamires Pedroso. Esse projeto também se conecta completamente ao nosso objetivo como Clube de representar e fortalecer o nosso mercado. Além disso, estamos reformulando o nosso site para acolher todos os projetos do Clube e melhorar a divulgação do que está acontecendo no mercado paranaense para, assim, ajudar a consolidar o propósito do CCPR.

    #PROPAGANDA EM EVOLUÇÃO

    Com certeza evoluiu, não existe como não ser assim, visto que somos um espelho das mudanças que ocorrem na sociedade. A comunicação é um espelho dessas mudanças. A complexidade de formatos, mídias e pontos de contato é muitíssimo maior hoje em dia. É um mercado diferente de quando o Clube começou. Todas as agências precisaram se reinventar para sobreviver. Na realidade, se existe uma certeza é que não a temos. Estar preparado para mudar constantemente é o caminho para se manter relevante. Mas algumas coisas não mudam: a boa ideia, o conceito, o propósito que irá carregar a mensagem adiante e a conexão com as pessoas. Essas ainda são as principais buscas dentro das agências.

     

  • Na Rede

    MARKETING JURÍDICO DIGITAL NA PRÁTICA

    O Marketing Jurídico Digital já faz parte da estratégia de muitos escritórios. De olho neste mercado, André Rogal, jornalista e fundador da Lide Digital lançou o livro “Marketing Jurídico Digital: Conceito e Prática”.  O autor apresenta diversas ferramentas que podem auxiliar o advogado neste processo, em conformidade com o código de ética da OAB. Neste sentido, segundo André, o advogado pode desenvolver para o seu escritório um Website que favoreça a boa experiência e navegação de seus usuários, levando em conta que ele é o primeiro espaço que será utilizado para uma conversação virtual. Há também grande possibilidade de divulgar sua expertise por meio do Google, Redes Sociais, Blog Institucional, dentre outros.

    “É importante também ter a consciência de que essas estratégias devem ser alinhadas conforme o público e o histórico do escritório, comunicando conforme sua identidade. Afinal, Marketing não se limita ao uso de ferramentas e deve evitar o uso de linguagem apelativa, onde todos se dizem especialistas sem, de fato, ter experiência consolidada na área em que pretende atuar”, completa. Para saber mais: https://lidedigital.com.br/marketing-juridico/

  • Mercado Digital

    Smartcom Inteligência em Comunicação conquista novos clientes

    A Smartcom Inteligência em Comunicação amplia carteira de clientes. A Reaver Cred – Recuperação de Crédito - sediada em Rondônia,  agora conta com um novo site, redes sociais e materiais gráficos elaborados pela agência. “A Smartcom coloca nossos temas dentro de uma visão mais ampla do próprio mercado, com boas orientações sobre como divulgar cada informação e para quem”, avalia a sócia-proprietária da Reaver, Edijane Ceobaniuc da Silva.

    Outro novo cliente no ramo financeiro é a Consultoria Precificação & Finanças na Advocacia, da pioneira na metodologia de Formação de Preços na Advocacia Beatriz Machnick, que também é especialista em Controladoria e Finanças e mestre em Governança e Sustentabilidade. A Smartcom agrega a esse escritório serviços de assessoria de imprensa e textos para o blog.

    Segundo a diretora Silvana Piñeiro, a agência agiu rapidamente e se adaptou a tempo ao que os clientes buscavam. ”Oferecemos o que fazemos de melhor: conectar pessoas por meio de um discurso claro e persuasivo. Colocamos a nossa expertise digital a serviço do mercado”, complementa Silvana, que gerencia a empresa a partir da sede alemã.

    Para a gerente de atendimento da Smartcom Inteligência em Comunicação, Cristiane Bittar, a pandemia acelerou a procura por serviços na área de comunicação digital. “Prova disso é que estamos fechando clientes novos todo mês, estamos muito felizes – e ocupados! – com o aumento da demanda”, ressalta.

  • GIRO DO MARKETING

    Valmet faz parte da diretoria da Finncham Brasil

    Pedro Paciornik

    Representando a Valmet, principal desenvolvedora de tecnologias de processo, automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia, o gerente de Estratégia, Qualidade e Marketing (SQM) da companhia na América do Sul, Pedro Ferraz Paciornik, é o novo diretor da Finncham (Câmara de Comércio de Indústria Brasil-Finlândia) na região Sul. O objetivo é continuar incentivando a internacionalização e promovendo esforços de exportação de empresas finlandesas

    O presidente da Finncham, Sergio Chamone, explica que esta é a primeira vez que se tem um diretor na região Sul. “Esta escolha deve-se à imensa contribuição proporcionada pela companhia a competitividade da indústria de celulose. Adicionalmente precisamos nos expandir no Sul do Brasil e, para tanto, contamos com o excelente networking da Valmet junto aos seus parceiros, fornecedores e clientes. Estamos muito felizes em contar com o entusiasmo e profissionalismo do Pedro Paciornik neste desafio”, ressalta.

    Paciornik afirma que é de suma importância estreitar o relacionamento da Valmet com a Câmara de Comércio Brasil-Finlândia. “Como somos uma multinacional finlandesa, essa aproximação faz parte do nosso plano de fortalecimento institucional. Já tenho participado de discussões relevantes promovidas pela Finncham e é uma honra representar a Valmet na diretoria da entidade", conta.

    Além de ser um meio pelo qual as empresas podem explorar as oportunidades de negócios no mercado brasileiro, a Finncham é uma organização sem fins lucrativos, que realiza, a partir de uma rede de associados, ações que conectam potenciais parceiros de negócios e clientes. O quadro da diretoria também é composto por representantes de grandes empresas, como Nokia, Normet e Vaisala.

  • Premiação

    OpusMúltipla vence Profissionais do Ano 2020 na categoria Campanha/Sul

    A OpusMúltipla (empresa do Grupo OM Marketing & Comunicação) foi premiada na categoria Campanha/Sul do Profissionais do Ano 2020, promovido pela Rede Globo. A campanha foi desenvolvida para a Unimed Londrina com produção da Deiró Moving Ideas (video) e da Canja (áudio). O resultado foi divulgado durante os intervalos da programação da emissora no sábado (3). A criação é assinada por Alexandre Catarino, Luis Bacellar e Renato Cavalher com direção de criação de Renato Cavalher e Alexandre Catarino. https://profissionaisdoano.redeglobo.com.br/video/2019-20/nao-caia-no-plano-errado

  • Ficha-Técnica

    Emoção dá o tom em vídeo criado pela Opusmúltipla para O Boticário

    A OpusMúltipla criou um emocionante vídeo em homenagem ao povo gaúcho para O Boticário. Só que em período de isolamento social, a Semana Farroupilha é mostrada de uma forma diferente, com as comemorações feitas em casa.

    Na voz da cantora tradicionalista Shana Müller, a música “Céu, Sol, Sul, Terra e Cor” é ilustrada por imagens de famílias com seus trajes típicos, se preparando para uma festa. Uma mensagem de fundo lembra que “Neste ano, o piquete vai ser diferente, mas o amor vai ser igual”, mantendo acesa a chama da tradição.

    “Buscamos uma música que é um verdadeiro hino gaúcho e regravamos com a voz da Shana Müller, numa versão mais contemporânea. A intenção foi mexer com a emoção mesmo, mostrando que a tradição pulsa dentro de cada gaúcho e pode ser vivida mesmo em casa”, explica Alexandre Catarino, diretor de Criação. O vídeo, gravado durante a pandemia mas com protocolo sanitário rigidamente controlado, está disponível em https://youtu.be/Eg-KyUY9Fqw

     

    FICHA TÉCNICA

    Agência: OpusMúltipla

    VP de Criação: Renato Cavalher

    Diretor de Criação: Alexandre Catarino

    Redação: Alexandre Catarino e Renato Cavalher

    Direção de Arte: Luis Bacellar

    Atendimento: Bárbara Sebben, Monique de Carvalho, Juliana Arnulf

    Planejamento: Ana Sanches

    Mídia: Elisa Cetnarovski, Silvana Pazin (em memória)

    RTV: Edson Perin

    Produtora: Fill Produções

    Diretor: Jean Schwarz

    Diretor de Fotografia: Pablo Rosa

    Produtora do áudio: Jinga

     

  • Análise

    PANDEMIA DESACELERA MERCADO PUBLICITÁRIO PARANAENSE

    A maioria das agências do Paraná ainda sente no bolso o impacto da retração dos investimentos publicitários causados pela Pandemia. É o que aponta uma sondagem da VanPro, que avalia a gestão das agências de publicidade em todo o país, realizada pela Fenapro (Federação Nacional das Agências de Propaganda) nos meses de agosto e setembro. Os dados regionais (com as devidas proporções) seguem a tendência do mercado nacional. A pesquisa contou com a participação de 347 empresas de 21 estados e do Distrito Federal. No Sul houve 53 respondentes, sendo que 12 empresas são do Paraná. Para cerca de 67% das agências paranaenses pesquisadas, a retomada ainda caminha a passos lentos. Apenas 33% afirmam que devem fechar o ano sem perda de receita.

    Ao avaliar a pesquisa,  o presidente do Sinapro/PR (Sindicato das Agências de Propaganda), Rodrigo Havro Rodrigues, diz que  a retomada ocorreu de forma mais acelerada para algumas agências possivelmente por dois fatores:  “Essas empresas tinham um mix diferenciado de clientes ou estavam com maior parte do seu faturamento em segmentos da economia que não encolheram como Ensino a Distância, Logística, Medicamentos, Exames Laboratoriais, Telecomunicações, E-commerce e Agronegócio, entre outros” , explica.

    Dados da Fenapro apontam ainda que 41,67% das agências têm previsão de queda de Receita em 2020 em torno de 50% em comparação a 2019. As maiores dificuldades para o enfrentamento desta crise, de acordo com a sondagem, são: Captação de recursos, seguido por Gestão de Equipe, Gestão Financeira e Relevância junto aos clientes. As principais medidas adotadas pelo setor para amenizar esse impacto negativo, segundo o levantamento, foram a redução de jornada de trabalho e salários, empréstimo de Auxílio para a Folha de Pagamento e demissões.

    Sobre o futuro da agência, 33% dos pesquisados responderam que será “estável” e 25% apontam que será “ruim” e o restante não consegue prever. Apesar do cenário ainda ser nebuloso para muitas agências, Rodrigo diz que alguns anunciantes já retomaram os investimentos, mas prevê que a situação deve melhorar, efetivamente, só a partir do primeiro trimestre do ano que vem. “Temos que ser otimistas”.

     

    Para Rodrigo, a Pandemia trouxe algumas lições como manter total controle financeiro da empresa, ter um capital de giro forte e primar pela eficiência operacional. “Outro fator relevante que as agências perceberam é que devem trazer mais valor na relação com seu cliente, com mais planejamento, implementando novas metodologias para o desenvolvimento da atividade e não ficar somente focado em desenvolvimento de estratégias de mídia publicitária”. A pesquisa completa está disponível neste link http://bit.ly/Vanpro.

  • Palavras-Chave

    Entrevista com Thiago Biazetto - CCO da Tif Comunicação

    Thiago Biazetto

    Thiago Biazetto – CCO (Chief Criative Officer) da TIF Comunicação, em Curitiba, projeta um ano melhor para sua agência e para a publicidade em 2021. Como isso é possível? Segundo ele, com foco, determinação, mudança nos processos e, principalmente, aprendendo com a atual crise. Biazetto diz que tem duas maneiras de prever o futuro das agências: sendo pessimista ou otimista. Ele prefere a segunda opção.

     

    #APRENDIZADO COM A PANDEMIA

    É um aprendizado que vamos levar para a vida. Tivemos que nos adaptar e otimizar o nosso negócio. Percebemos que existem outras maneiras de entregar com excelência o nosso trabalho só que não daquele mesmo formato que nós entregávamos pré-Covid. Um dos primeiros problemas que tivemos que resolver com a pandemia foi o de comunicação. Aqui a gente desenvolve comunicação de interesse público. E esse é um momento nossos clientes têm de se comunicar com eficácia. Tivemos que nos adaptar rapidamente. Mudamos o rumo de todos os clientes. Todos eles se mantiveram na mídia, mas com uma intensidade menor. Tivemos que adaptar todas as mensagens, colocar as marcas ao lado das pessoas (não era o momento de vender nada nos primeiros meses). Era hora de ajudar, de desenvolver a empatia. Então a gente conseguiu fazer essa transição e nos adaptamos rápido e nossa equipe foi bastante produtiva. Fiz o planejamento ano passado, não contando com a pandemia, e estamos 6% acima do Budget antes mesmo de terminar o ano. Temos ainda alguns meses para fechar 2020 e não podemos perder esse resultado acima do esperado. O que foi uma surpresa positiva, pois para muitas agências houve retração. Isso também é resultado de ações que já vínhamos implementando como mudança de uma série de métodos, controles e processos internos.

     

    #JEITO DIFERENTE

    A criatividade está em todo o lugar e não só na criação. Somos agência, somos design, somos conteúdo, somos consultores.  Percebemos o quanto é importante somar esforços, ampliar parcerias e manter uma equipe de colaboradores motivada e produtiva, mesmo remotamente neste momento. Nosso diferencial está nos serviços. Entre eles, desenvolvemos com bastante sucesso já, o conceito Brand Punch. Ou seja, é o impacto da criatividade com entendimento. O nosso jeito de fazer diferente e fazer diferença nos resultados dos nossos clientes e negócios. É busca de conhecimento para tomada de decisões estratégicas, táticas e criativas de forma mais consciente e consistente. Em 45 dias a agência faz o diagnóstico, entrega um Plano para 12 ou 24 meses. O nosso índice de acerto quando a gente faz o BP é muito alto. Os clientes não precisam estar refém de um modelo único.

     

    #FUTURO COM MAIS EFICIÊNCIA

    A previsão é que vamos fechar o ano bem. Não devemos entender que todo o lucro, toda a receita, toda a análise feita seja baseada apenas em números. O ano está sendo cruel, apesar do nosso bom desempenho. Estamos trabalhando para que 2020 feche bem. Por enquanto está ótimo. Espero que tenha passado o pior.  Mas também entenderia se não tivesse dentro dessa previsão.  Teve aprendizados que são muito maiores que os financeiros. Medo e alguns preconceito caíram com a crise. Com a mudança que estamos fazendo internamente em processos e controles também iremos projetar um Budget diferente para o ano que vem. Porque estamos mudando nosso modelo de negócio. Pode ser que eu mude muita coisa em que vou orçar ano que vem. Se eu conseguir manter alguns desses aprendizados que a pandemia trouxe pode ser que a gente esteja falando de uma entrega igual, mas com uma rentabilidade maior. Acho que saímos muito mais fortes do que enfraquecidos. O importante é ter conhecimento das marcas, mas também nas pessoas. tivemos que ser muito humanos e isso é muito importante. Tivemos que ressignificar o TIF -TEMPO DE INVENTAR O FUTURO. Eu acho que 2021 será difícil, mas vejo boas perspectivas pela frente.

  • Mercado&Publicidade;

    Blog Conexão Business

    O Jornalista Cicero Lira retorna às origens, depois de mais de uma década dedicada ao ensino da Comunicação e Artes em universidades, para fazer a cobertura do mercado da publicidade e do marketing do Paraná. A partir do dia 8 de outubro será lançado o Blog "Conexão Business". Lira foi durante muitos anos Júri do Prêmio Colunistas Paraná (um das maiores premiações do Estado) e teve presença atuante como colunista setorizado por mais de dez anos. "O mercado da publicidade e do marketing sempre foi atuante e muito respeitado no país, além de movimentar o setor econômico. Pretendo com o Blog, fazer uma conexão direta com o setor, entrevistando profissionais e empresários, abrindo espaço para apresentação de cases, lançamentos de campanhas, além de promover debates sobre o setor e análise de tendências. Aguarde que vem muitas novidades boas por aí", reforça Lira. Além do jornalismo e do ensino universitário, Cicero atua como gestor cultural na empresa CL Produções e tem formação na área de Marketing e Mestrado em Mídia e Educação.

    Informações e sugestões de pautas para o Blog devem ser encaminhadas para o email: 

    conexaobusinesspr@gmail.com

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