Pelo segundo ano consecutivo, a curitibana HouseCricket (empresa do Grupo OM Marketing & Comunicação) conquista o Grand Prix do Prêmio ABEMD. A sócia-diretora da HouseCricket, Patricia Tavares, bem como toda a equipe da agência, comemora. Ao todo foram dez troféus só na edição deste ano que irão se juntar há outros na sede do Alto da XV. “Para nós, ter um case reconhecido no Prêmio ABEMD é sempre sinal de projeto que trouxe resultado. Mas conquistar, por dois anos consecutivos, o GrandPrix é um reconhecimento que nos traz a certeza de estarmos apresentando aos nossos clientes o que temos de melhor em comunicação digital”, reforça. Na opinião de Patricia, ainda “vamos continuar mais virtuais, mais techs do que touchs” por causa da pandemia. Ela explica que o efeito-crise acelerou a transformação digital e – conquistar a atenção do consumidor nesse cenário– exige criatividade, versatilidade e efetividade nas ações de comunicação.

Crédito Foto: Felipe de Souza

Patricia Tavares

#RECONHECIMENTO

Para a HouseCricket, ser finalista do Prêmio ABEMD é sempre um reconhecimento de grande importância. É um prêmio técnico, que considera o desempenho dos projetos em três frentes: estratégia, criatividade e, sobretudo, resultado, além de ser avaliado por profissionais dos mais diferentes mercados. Considerando esse cenário, receber 10 troféus na última edição é motivo de muito orgulho para a HouseCricket. Foram seis cases inscritos na premiação e os seis foram premiados. Além dos quatro troféus de ouro e dois de prata, conquistamos também prêmios especiais, que destacam nossos projetos entre todos os participantes, como melhor criação do ano e melhor agência na categoria Campanha/Programa. Mas o maior reconhecimento foi a conquista do GrandPrix, a maior premiação do ano, pelo segundo ano consecutivo e com o mesmo projeto: o Pasto Extraordinário, da Corteva Agriscience. Essa conquista mostra que os projetos são reais, com resultados relevantes e que estamos conectados às necessidades das marcas e em parcerias de longa duração.

#DUPLO GRANDPRIX

O Pasto Extraordinário surgiu para ser uma plataforma de diálogo com o Pecuarista. As empresas de defensivos agrícolas geralmente têm uma comunicação mais voltada ao trade, com poucas frentes de diálogo com o cliente final. E foi exatamente esse desafio que recebemos do cliente em 2018. Para atender a esse público, criamos uma plataforma digital, que conta com blog e canais sociais e funciona como hub de informações sobre a atividade da pecuária: de cenários de mercado a dicas para manter uma propriedade mais produtiva. O foco do projeto é o universo de interesse do Pecuarista – a marca atua como patrocinadora do hub, numa grande estratégia de conteúdo. No primeiro ano, a plataforma teve um crescimento rápido e consistente, que rendeu o primeiro GrandPrix. Já para 2019, uma vez que já havíamos aberto um canal de diálogo, o desafio foi gerar vendas a partir dos canais de contato com o Pecuarista. E esse foi o resultado que valeu o segundo GrandPrix: mais de 1500% de aumento no número de leads gerados a partir dos canais da plataforma do Pasto Extraordinário. Esse resultado consolidou o projeto como uma frente de diálogo, informação e também de geração de negócios.

#EFEITO PANDEMIA

A aceleração da transformação digital é o melhor dos efeitos colaterais – senão o único – da pandemia. As marcas que ensaiavam movimentos nas frentes digitais tiveram que mergulhar de cabeça, sem tempo para pensar muito ou adiar o projeto. E esse movimento, para a indústria da comunicação, em especial para a HouseCricket, que trabalha com comunicação digital, é animador. Já sentimos essa mudança mesmo durante a pandemia e num cenário de crise: as lives e eventos virtuais, que substituíram muitas das feiras presenciais que fazem parte do calendário das marcas, são um exemplo de frente que trouxe muitas oportunidades para as empresas de comunicação. O crescimento dos canais sociais também mostrou a necessidade da marca se comunicar mais e melhor com seus seguidores. E esses movimentos ampliam as perspectivas do mercado de comunicação. Imagino que esse cenário perdure por boa parte de 2021, uma vez que ainda não existem previsões a respeito do retorno presencial das atividades de grande parte das marcas. Vamos continuar mais virtuais, mais techs do que touchs por um bom tempo ainda. Por outro lado, esse aumento de demanda também fragmentou ainda mais a atenção do consumidor: ele é mais assediado, tem a atenção mais disputada e isso exige ainda mais versatilidade, efetividade e criatividade das ações de comunicação.