O mercado do marketing, publicidade e negócios do PR você encontra aqui

Análise

Setor de Franquias da Região Sul aposta em recuperação

Andre Belz

O setor de franquias no país, que teve faturamento negativo de 6,9% no terceiro trimestre de 2020 em comparação ao mesmo período de 2019, entra no novo ano com expectativa de aquecimento. É o que aponta pesquisa divulgada pela ABF-Associação Brasileira de Franchising no último balanço publicado ano passado e que avalia os impactos econômicos da pandemia no segmento. André Belz, recém nomeado diretor da regional Sul da ABF para o biênio 2021/22, avalia que em relação aos estados do PR, SC e RS os dados indicam que não houve variação em termos de faturamento. Belz explica que o número de redes de franquias aumentou de 954 para 999 (um crescimento de 5%) e o número de unidades de 16.877 para 18.862 (representando um aumento de 12%).

“Para 2021 a perspectiva é que os números melhorem ainda mais. Há otimismo em relação à recuperação econômica. Dados da FGV-IBRE divulgados pela ABF em novembro apontam que o índice de confiança do consumidor saiu de 58 em abril para 83 em setembro, se aproximando do pico de 2019 que foi 90. Já o índice de confiança do empresário saiu de 56 para 98, superando o pico de 2019 que foi de 95”.  Belz reforça que - apesar das adversidades – os empresários do setor seguem confiantes na expectativa de resultados ainda melhores no ano que se inicia.

Em relação ao cargo que acaba de assumir na ABF para a Região Sul, Belz explica que tem como meta seguir o bom trabalho que vinha sendo feito pelas gestões anteriores e apoiar o plano da ABF para o segmento. “Além, é claro, de ajudar as marcas franqueadoras da região a se consolidar e crescer cada vez mais no mercado”, reforça. Belz é fundador e diretor da Rockfeller Language Center - Rede de franquias de idiomas lançada em 2004 em Santa Catarina - em parceria com os sócios Renata e Romeu Morais.