Drive Thru, Delivery Center, Marketplaces e centrais de distribuição para fazer a entrega rápida aos consumidores foram as principais ações do Shopping Curitiba para enfrentar os impactos causados pela pandemia. “São ações que estavam previstas para os próximos anos e tiveram que ser implementadas em meses”, explica Luciano Abe, superintendente do Shopping. Se as vendas despencaram para o setor no início da crise da Covid-19, as expectativas para o Natal são positivas com previsão de recuperação gradual nas vendas e contratação de profissionais temporários.

Campanhas promocionais, experiências gastronômicas e estratégias criativas para manter a magia natalina com Papai Noel e duendes circulando pelo Shopping em cima de pernas de pau, estão entre as estratégias para atrair o público. Outra novidade são as contratações temporárias. “Nas lojas do Shopping Curitiba, por exemplo, ao menos 100 pessoas devem ser contratadas para compor o quadro de funcionários temporários para esse período, com possibilidade de efetivação. São notícias positivas, que mostram que, aos poucos, a retomada está acontecendo”, explica Luciano.

O setor de shopping centers no Brasil faturou R$ 192,8 bilhões em 2019, segundo pesquisa da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers). O volume representou um aumento de 7,9% no ano passado, em relação ao mesmo período de 2018 de acordo com dados divulgados. Com a freada brusca do setor, devido ao fechamento temporário dos empreendimentos no país por conta da pandemia, os números de faturamente do segmento em 2020, provavelmente, não serão tão animadores, porém há sinais de recuperação.

Luciano comenta, que no Shopping Curitiba, o fluxo de pessoas vem aumentando gradativamente. “Em comparação com o período da reabertura, observamos semana a semana um crescimento na movimentação. O período de Natal e Black Friday está sendo essencial para essa retomada”, completa. Abe também observa que o perfil de público que frequenta o shopping mudou nesse período. “Se antes muitos vinham para passear, agora o cliente tem um objetivo claro e resolve tudo em menos tempo”.

Para o superintendente do Shopping Curitiba, 2020 está sendo um período também de testar diferentes possibilidades. “Isso inclui também os investimentos em publicidade. Neste ano, inevitavelmente, os nossos olhares voltaram para o digital. Aplicativos e novas plataformas, por exemplo, entraram para o nosso portfólio de mídia. Mas entendemos que a força das mídias tradicionais continuará e acreditamos que todas podem caminhar juntas. Estamos muitos próximos das ações que vão modelar o varejo nos próximos anos”.