Imagem: reprodução Steal The Look

Imagem: reprodução Steal The Look

 

Adoro quando as dúvidas chegam e eu posso respondê-las! Na semana passada, recebi a seguinte pergunta de uma leitora: “posso usar um casaco mais comprido do que o vestido ou a saia? Quando isso acontece, tenho medo das pessoas acharem que estou sem nada por baixo do casaco”.

A resposta é: sim, pode! Aliás, defendo a ideia de que tudo pode, basta estar alinhado com o seu estilo, adequado com o ambiente e de acordo com a mensagem que você deseja transmitir.

Conhecendo essas condições, o primeiríssimo ponto a avaliar é se o comprimento do casaco e do vestido é muito curto para o ambiente onde ele será usado. Mesmo que o look esteja acompanhado por uma meia-calça grossa, no ambiente profissional é mais adequado que as peças fiquem até dois dedos acima do joelho – ou no máximo quatro, dependendo do local e do sapato que estiver usando (salto alto passa a impressão de que as saias ficam mais curtas!). Estando dentro desse limite, não há com o que se preocupar.

Em geral, optar por um casaco mais comprido do que a peça de baixo ou do mesmo tamanho deixa o visual com um aspecto mais atual, elegante e harmonioso. Kate Middleton é referência máxima nesse assunto. Com visuais sempre impecáveis, a princesa sempre opta pelo casaco em comprimento maior do que o vestido ou igual.

Kate Middleton. Imagens: divulgação

Kate Middleton. Imagens: divulgação

 

Quando o vestido ou a saia são mais compridos, o look tende a criar um desiquilíbrio na silhueta, mas basta usar um simples truque de style para equilibrar, dando um toque de estilo todo especial: o casaco jogado sobre os ombros.

Imagem: reprodução Mi Aventura Con La Moda

Imagem: reprodução Mi Aventura Con La Moda

 

Também temos a combinação entre casaco comprido e vestido longo. É um caminho interessante para as mais ousadas e modernas, que conseguem fazer com que o comprimento das peças não resulte num visual desleixado. Para isso, outro truque de style que torna o look mais harmonioso é marcar a cintura. De qualquer modo, substituir o sobretudo por uma jaqueta ou um blazer nessas situações é sempre mais assertivo.

Laura Bailey. Imagem: Getty Imagens | Angelina Jolie. Imagem: Grosby Group

Laura Bailey. Imagem: Getty Imagens | Angelina Jolie. Imagem: Grosby Group

 

Tem dúvidas? Deixa seu comentário aqui ou envia um e-mail que eu respondo. Ela pode ser a mesma de outras leitoras que nos acompanham 😉