Lembro-me bem do dia em que cheguei na empresa onde trabalhava, alguns anos atrás, preparada para a visita à fábrica de um cliente. Entre as exigências, uma delas era ir de calçado com sola de borracha, totalmente fechado. Como era verão e ainda estávamos longe da era dos flatforms, a única opção que me restava era o tênis de academia. Na época, eu era dona de um estilo tradicional/elegante de modo muito consistente, o que fez com que as pessoas da minha equipe se espantassem ao me verem num visual esportivo. Todos acharam engraçado, inclusive eu, que me sentia estranha naquele calçado totalmente desprovido de elegância.

Ao lembrar desse episódio, hoje eu vejo como a moda abriu os meus horizontes e trouxe felicidade aos meus pés! Sou livre de uma antiga dependência por saltos e sapatilhas e adepta de um visual muito mais moderno e confortável, graças à tendência de masculinização do guarda-roupa feminino, que fez a indústria adotar um olhar muito mais atento ao conforto das mulheres e entregar produtos que realmente atendem a essa característica, indo além das clássicas sapatilhas.

Para ter elegância, não é preciso subir no salto! As dicas a seguir servem como prova disso e como inspiração para suas próximas composições no ambiente de trabalho. Mas vale lembrar: tudo depende do grau de formalidade da empresa onde você trabalha e da mensagem que você deseja transmitir.

 

Sapatos flatforms com saia lápis é garantia, quase que automática, de um visual moderno. Para equilibrar o conforto do calçado com a seriedade do ambiente de trabalho, a dica é optar por saias com tecidos mais nobres e compor com camisas ou blusinhas mais soltas. Em ambientes mais informais, entram também as t-shirts. Para as mais baixinhas, o look monocromático é um truque para não achatar a silhueta, especialmente se o cós da saia estiver na altura da cintura. Nas imagens abaixo, temos três tipos de calçados: oxford, loafer e slip on, do menos informal ao mais informal. Os modelos com solado branco imprimem mais esportividade ao visual.

Imagens reprodução: whowhatwear.com | iloveecommerce.com | dadyparra.com

Imagens reprodução: whowhatwear.com | iloveecommerce.com | dadyparra.com

 

A calça skinny talvez seja a primeira lembrança de quem busca um visual confortável. E aqui a dica é simples: arremate o visual com um blazer para agregar um toque de formalidade.

nononno

Imagens reprodução: Annabelle Fleur | guitamoda.com

 

Para o verão 2018, as calças skinny vão deixar o seu reinado absoluto para dividir espaço com as calças de caimento mais soltinho, entre elas as retas e clochards. O corte alfaiataria dessas peças, combinado com esses sapatos confortáveis, resultam em visuais muito atuais, com aspecto esportivo e elegante ao mesmo tempo.

ono

Imagens reprodução: lolobu.com | lalanoleto.com.br | estilorenner.com.br

 

Sem dúvida, se hoje eu fosse novamente convidada para aquela visita à fábrica, teria inúmeras possibilidades de calçados e nenhuma delas seria o tênis de academia! Conseguiria manter a elegância que adoro e, com certeza, a equipe também não ficaria tão espantada com a mudança repentina no visual 🙂