Imagem: acervo pessoal

Imagem: acervo pessoal

 

No último post que escrevi aqui no canal, fiz uma referência rápida ao documentário The Minimalist. Ao explicar sobre o estilo de vida minimalista, o documentário apresenta um projeto chamado Project 333, que nos convida a vestir 33 itens (ou menos) do guarda-roupa por 3 meses, incluindo roupas, calçados e acessórios. O projeto deriva do conceito de capsule wardrobe, lançado em 1970 por Susie Faux e disseminado 10 anos depois pela estilista Donna Karan, ao criar a coleção chamada “Seven Easy Pieces”: sete peças de roupa que podiam ser combinadas entre si, formando um guarda-roupa muito enxuto e completo, preparado para qualquer hora do dia e da noite, durante a semana ou em finais de semana.

Falar de capsule wardrobe está na moda e isso me despertou uma grande curiosidade: será que essa ideia também está na moda entre as consultoras de imagem? Você já parou para contar quantas peças existem no seu guarda-roupa? Você se sente confortável em relação às escolhas que fez para estarem ali todos os dias?

A partir dessas dúvidas, decidi fazer uma rápida pesquisa exploratória e dar aquela espiadinha no closet de 16 consultoras de imagem, atuantes nos estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso.

Eis o resultado:

_a maioria das consultoras entrevistadas revelou ter entre 90 e 200 peças no guarda-roupa. O número considera itens de todas as estações, com exceção de roupas íntimas, de academia e de festa;

_em média, são 165 peças de roupas no closet das profissionais que participaram da investigação (estou abaixo da média, com 91);

_e também há alguns extremos: armário com 50 peças e armário com mais de 400 peças!

Com relação aos acessórios, o resultado chama a atenção para um quase consenso:

_a maioria equilibra muito bem a quantidade desses itens, colocando em prática a distribuição ideal para um guarda-roupa funcional: todas têm cerca de 60% de roupas e 40% de acessórios;

_ou seja, a ideia de que os acessórios têm o poder de multiplicar os looks é realmente levada a sério pelas profissionais que trabalham com imagem pessoal;

_a maioria revelou ter entre 70 e 150 itens. Entre eles, estão as bolsas, calçados, colares, brincos, lenços, cintos e pulseiras.

Os números estão bem acima dos 30 e poucos itens sugeridos pelo conceito de guarda-roupa cápsula, mas eu diria que bem mais próximo da realidade das mulheres. As minhas várias visitas ao closet de clientes de diferentes perfis e classes sociais permitem afirmar que grande parte das mulheres tem mais peças do que essa média levantada entre as profissionais, o que não significa a garantia de ter o que vestir em qualquer ocasião. O importante, como sempre digo, não é a quantidade, e sim a qualidade e a facilidade de combinação entre as peças escolhidas para estarem lá.

Você sabe quantas peças existem no seu guarda-roupa? Vamos desvendar ainda mais esse assunto e ampliar a pesquisa para todo o Brasil, falando com mulheres e homens, de todas as profissões. O questionário tem poucas perguntas e pode ser respondido bem rapidinho, só precisa ir lá no guarda-roupa fazer a contagem!

Para participar da pesquisa, acesse o link aqui: https://goo.gl/forms/sm60fk0PB3LVEQxZ2

Vamos juntos continuar explorando esse assunto curioso! Ficarei feliz com a sua participação 😉

Agradeço imensamente às 16 consultoras e amigas que, assim como eu, tiveram sua curiosidade despertada e contribuíram especialmente com esse projeto.