Respeitar o seu corpo e as dores é um dos cuidados necessários

Atenção ao aquecimento e ao alongamento, respeitar as lesões e os treinos menos intensos e diversificar as atividades são algumas das recomendações 

No início do ano, costumamos fazer diversas resoluções em inúmeros aspectos de nossas vidas: pessoal, profissional e esportivo. É comum estabelecermos nossas provas-alvo, baseadas no Calendário 2019, e as performances esperadas. Dependendo do seu perfil, algumas das metas podem ser complexas de se atingir e, quanto mais cuidadosos formos, maior a possibilidade de atingirmos. Confira, abaixo, 7 cuidados importantes para ter com a corrida neste ano.

1) Não ignore o aquecimento

Mesmo corredores mais experientes, caso do Dr. Drauzio Varella, costumam dizer que os primeiros quilômetros de um treino podem ser muito sofridos. A falta de aquecimento é uma dessas razões para termos dificuldade no início. Por esse motivo, procure separar 5 minutos para exercícios educativos ou aquecer o corpo, de modo que o exercício se torne proveitoso do início ao fim. Além disso, um corpo mais aquecido tente a diminuir a possibilidade de lesões, especialmente no frio.

2) Respeite as suas lesões (aprenda a ouvir o seu corpo)

Quando vamos ficando mais experientes na corrida, aprendemos a identificar as dores comuns das lesões. Se você está sentindo algum incômodo, a atitude mais inteligente é a de se preservar. Um ou dois dias de descanso não vão interferir em seu condicionamento físico, mas podem garantir uma sequência de treinos mais vantajosa.

3) Corra devagar quando necessário

Para amadores mais competitivos, correr devagar pode soar como uma heresia. No entanto, nem todo treino deve ser feito no mais alto grau de intensidade sob risco de se lesionar ou fadigar demasiadamente a musculatura. Exercitar-se em menores velocidades faz parte de um processo de construção física, sobretudo para quem deseja incrementar o desempenho em longas distâncias. A ideia de correr devagar é permitir que o corpo se recupere de forma ativa – por esse motivo, esses treinos costumam se chamar de regenerativos.

4) Desafie-se

Correr mais rápido, aumentar a distância, testar um novo terreno (montanha ou trilha)… Estabeleça metas e se desafie. Pode parecer banal, mas o fato de incluir um objetivo para a atividade física ao longo do ano faz com que a motivação para os treinos seja maior.

5) Faça os alongamentos

Alongar-se é um dos cuidados necessários após uma sessão de treinos. Um dos grandes prazeres de um corredor é chegar da corrida e, rapidamente, ir para o banho para se jogar confortavelmente no sofá. Antes disso, tente reservar 5 minutos para os alongamentos ou, se não for possível, busque guardar um momento no mesmo dia para essa atividade.

6) Inclua outras atividades em sua rotina

Embora a corrida seja o seu esporte principal, é possível cruzar as fronteiras e colher os benefícios de outras atividades. A academia e o pilates, por exemplo, são ótimos exercícios complementares, auxiliando no fortalecimento muscular e na mobilidade. O ciclismo auxilia a musculatura das pernas e das costas sem o impacto causado pela corrida – algo igualmente obtido pela natação, que também é excelente para melhorar a capacidade cardiorrespiratória. Além dos benefícios no desempenho, as vantagens atingem o psicológico, dando um respiro para a corrida, o que é importante em alguns momentos.

7) Não quebre nas provas: busque o split negativo                                                        

Um dos desafios buscados pelos corredores é o de conseguir o chamado split negativo (ou seja, correr o segundo trecho de uma prova mais rápido do que o primeiro). Trata-se de um desafio psicológico, de planejamento e de capacidade física, é preciso se poupar no início e saber o momento certo de forçar para não quebrar. Chegar bem ao fim de uma prova em vez de se arrastando e quebrar os seus recordes pessoais dá uma sensação de orgulho e de controle do que está sendo feito.

O que você tem feito para ser um corredor melhor? Escreve para a gente!