Estudo global mostrou que as mulheres somam 50,24% do total de corredores em 193 países. É a primeira vez que há mais corredoras do que corredores no mundo

Pela primeira vez na história, há mais mulheres (50,24%) do que os homens entre os corredores do mundo. Essa é uma das principais constatações do estudo “The State of Running 2019”, elaborado pelo site RunRepeat.com e a Federação Internacional de Atletismo, que trouxe alguns números interessantes sobre as corridas de ruas.

Se compararmos a divisão por gênero entre 1986 e 2018, houve um salto da presença feminina: de menos de 20% do total de participantes para pouco acima dos 50% em 2018. Nas provas de 5 quilômetros, as mulheres somam mais de 60% dos participantes, tomando como base o ano passado. As mulheres ainda são minoria nas maratonas, mas se mostram em ascensão nos 10 e nos 21 quilômetros. A pesquisa levou em conta 107,9 milhões de resultados de 70 mil eventos no período.

Número de corredores

A participação em eventos caiu 13% desde 2016, quando foi registrado um pico de 9,1 milhões de concluintes em provas (conforme o gráfico abaixo). A queda se deve à diminuição de corredores em provas nos EUA e na Europa. Apesar do aumento de participantes na Ásia, não foi o suficiente para impedir a queda.

De acordo com a pesquisa, nos últimos 10 anos, o número de corredores cresceu 57%: por isso é natural que haja períodos de declínio. O estudo é inconclusivo se essa queda vai persistir ou se é uma variação natural. Além disso, há um aspecto social importante: há alguns anos, correr uma maratona era considerado um grande desafio.

Como houve um elevado número de corredores “menos preparados” e com tempos mais altos terminando maratonas, muitos amadores migraram para ultramaratonas, trail-running, triathlon (Iron Man), entre outros desafios. Trata-se de uma mudança social por aspectos comparativos, avalia o estudo.

Quais as distâncias prediletas?

Tomando como base a inscrição das provas, as corridas de 5 quilômetros e as meias maratonas detém os maiores números de participantes. Houve um declínio do total de inscritos para esses percursos, mas eles seguem como os prediletos entre os corredores. Os 10 quilômetros e as maratonas não perderam inscritos, mas seguem estáveis na terceira e quarta colocação, respectivamente.

– Comentário: Tradicionalmente, os 5 quilômetros são as corridas de entrada, com uma evolução para os 10 quilômetros e, posteriormente, meia-maratona e maratona. Fiquei surpreso com um maior número de atletas amadores em 21 kms do que nos 10 kms. Os gráficos da pesquisa mostram que os 10 quilômetros cresceram nos últimos anos e se aproximam das meias.

Metodologia e dados

O estudo cobriu 96% dos resultados de corridas nos Estados Unidos e 91% da União Europeia, Canadá e Austrália, além de grandes porções da Ásia, África e América do Sul – os 193 países reconhecidos pelas Nações Unidas foram considerados. Os corredores de elite foram excluídos do levantamento – foram considerados apenas os amadores –, assim como eventos de corrida e caminhada, corridas de obstáculos e outras modalidades “não convencionais”.