Durante a quarentena, enquanto as pessoas não podem sair de casa, os carros ficaram de lado, e deixaram de ser usados devido à falta de necessidade.

No entanto, os cuidados com o carro na quarentena devem ser redobrados para que o veículo não apresente defeitos quando for ligado novamente, e até mesmo tenha algum dano em determinadas peças.

Afinal, junto com a quarentena veio a crise, e ter que gastar com o conserto do carro pode ser ainda mais difícil em tempos como esse.

Por isso, não esqueça do seu carro, e periodicamente, avalie sua situação para ver se está tudo bem. Assim, você mantém o veículo em bom estado.

Sem contar que ter alguma peça danificada nesse momento de quarentena pode ser uma grande dor de cabeça, devido a alguns estabelecimentos como oficinas estarem fechados.

Veja algumas dicas que separamos para cuidar do seu carro na quarentena.

Como cuidar do carro durante a quarentena

Para que o veículo mantenha um bom estado de conservação e passe por esse momento sem nenhum problema você pode tomar uma série de cuidados.

Fique de olho na bateria

A primeira delas é com a bateria. Algumas fabricantes dizem que o veículo pode ficar 15 dias com a bateria conectada no carro sem ser ligado.

Dessa forma, o motorista pode escolher entre desconectar a bateria do carro, caso não pretenda utilizá-lo antes desse período, ou então ligar o carro ocasionalmente para que a bateria não tenha problemas.

Cuidado com o freio

O freio de mão também pode ficar solto. Assim, ele e seus componentes não grudam e evitam que apresente algum defeito.

Para isso, o motorista precisa deixar o carro com algum calçamento.

A troca de óleo deve ser seguida à risca

O tempo da troca de óleo também precisa de atenção.

Caso o prazo vença durante a quarentena, o ideal é que o motorista o troque assim que voltar a utilizar o veículo.

Se o carro ficar muitos meses parado, o ideal é que essa troca também seja feita assim que possível.

Mantenha o seguro auto em dia durante a quarentena

Mesmo que durante a quarentena o carro não fique exposto a tantos riscos como ficava nos dias normais, o ideal é que o segurado mantenha o seu seguro em dia.

Afinal, saídas ocasionais para ir aos serviços essenciais como supermercados, farmácias e drive thrus ainda estão acontecendo, e durante essas saídas, um imprevisto pode acontecer.

Sem contar que em um momento de crise econômica como esse, ter que arcar com o valor de um sinistro sozinho pode ser uma situação bastante desafiadora.

Além disso, as melhores seguradoras de carro estão oferecendo vantagens e descontos em serviços para dar apoio nesse período.

Cuide da limpeza do veículo

Manter o veículo limpo também é muito importante. Para isso, ocasionalmente faça limpezas internas e externas. Na parte interna, você pode passar um aspirador para limpar os carpetes.

Para guardar o veículo melhor e evitar que ele fique muito exposto, utilizar uma capa pode ser uma boa opção. Essa capa deve ser de um material macio, para que a lataria não seja riscada.

Essa capa também evita quanto a exposição do sol e da chuva, no caso dos carros ficarem ao ar livre.

Essas capas, contudo, devem ser colocadas com o veículo seco, para que não ocorram manchas na lataria.

Fique de olho em qualquer sinal atípico

Se ver alguma luz do painel do carro acesa, fique atento, pois pode ser sinal de algo errado com o veículo, seja porque não se atentou a todos os itens acima ou por alguma falha normal que qualquer carro pode apresentar.

Nesse caso, evite sair com o veículo e chame um mecânico de confiança para ir até sua casa, sempre tomando os cuidados e usando máscara durante esse período de pandemia.

Cuidados simples com o carro na quarentena evitam grandes dores de cabeça, então fique atento.

Por Jeniffer Elaina, especialista em seguros na Smartia Seguros