Introdução

 

Quando o assunto é abrir o seu primeiro negócio virtual, poucas opções são tão atrativas quanto o dropshipping.

 

Esse modelo de negócio traz consigo muitas vantagens, especialmente para quem está começando. Mas ainda existem muitas dúvidas sobre o que é, como funciona e quais são os erros mais comuns que os iniciantes cometem. Nesse artigo nós abordaremos esses pontos para você poder começar com o pé direito.

 

O que é dropshipping?

Se você não sabe exatamente o que é dropshipping ou tem apenas uma noção básica, vamos passar uma explicação bem simples de ser compreendida.

 

Antes de mais nada, o dropshipping é um modelo de negócios, assim como vender produtos digitais, fazer um serviço ou vender produtos próprios.

 

O que diferencia o dropshipping é o fato de você vender os produtos em sua loja sem ter um estoque físico deles. Nesse modelo de vendas o cliente faz um pedido em sua loja, aí você repassa esse pedido para o fornecedor e ele envia o pacote diretamente para o endereço do seu cliente.

 

Isso elimina toda a necessidade de construir um estoque e investir milhares de reais antes de começar a loja. Você vai fazendo os pedidos à medida que eles chegam em sua loja.

 

 

Como funciona uma loja de dropshipping?

 

E na prática, como funciona uma loja de dropshipping? Bom, como você já pode imaginar, do ponto de vista do cliente não vai mudar absolutamente nada. Ele vai sentir como se estivesse comprando numa loja comum. Em nenhum momento você precisa informar ao cliente que sua loja opera no modelo dropshipping.

Como o dropshipping acaba atraindo muito iniciantes por conta da baixa barreira de entrada (custo baixo, acessibilidade), é muito comum ver lojistas operando sem nenhum capital de giro, utilizando o dinheiro que o cliente pagou em sua loja para poder pagar o fornecedor. E isso só é possível com gateways de pagamento que liberam o pagamento em um dia, o famoso D+1.

 

O único ponto que pode causar estranheza no cliente é a questão do prazo de envio. Se você pretende utilizar fornecedores internacionais (como os do AliExpress) os prazos serão consideravelmente maiores em relação a um produto com origem nacional.

 

Uma loja que utiliza fornecedores internacionais tem um prazo de entrega média de 20 a 30 dias corridos. Em contrapartida, utilizar um fornecedor brasileiro pode fazer os prazos caírem para 5 a 10 dias corridos dependendo da região do país.

 

 

Diferenças entre dropshipping nacional e internacional

 

Em sua essência esses dois formatos de dropshipping são praticamente idênticos, mas eles contam com algumas diferenças que devem ser observadas.

 

O dropshipping nacional permite que você tenha prazos de entrega mais curtos e um contato simplificado com os fornecedores, pois não há uma barreira de idioma, além de não ter nenhum conflito de fuso horário.

 

Já o dropshipping internacional tem como sua principal vantagem os preços. Na maioria das vezes os preços dos produtos lá fora são bem mais baratos que os nacionais, mesmo com a cotação do dólar nas alturas.

 

Outro grande ponto positivo é a variedade de produtos. Pode se dizer que o dropshipping nacional está apenas engatinhando, mas esse cenário já é bem forte no exterior, principalmente na China. Por isso é muito mais fácil encontrar uma grande variedade de produtos e fornecedores.

 

 

Qual é a vantagem de fazer uma loja de dropshipping?

 

Com certeza a maior vantagem de ter uma loja de dropshipping é não ter que lidar com quase nada da logística. Receber mercadorias, armazenar, embalar e despachar pedidos é um dos aspectos mais importantes e trabalhosos de qualquer loja. E se você pretende começar sua loja sozinho pode se tornar bem desafiador.

 

Deixar toda essa parte de logística nas mãos de um fornecedor experiente e que já tem um processo definido e bem alinhado é excelente, pois deixa você muito mais livre e garante que seus pedidos sejam entregues no prazo e com qualidade.

 

É claro que nem todo fornecedor vai ser tão eficiente assim, por isso é necessário pesquisar bastante antes de dar início às operações.

 

Como já mencionamos no início do artigo, o dropshipping também traz a grande vantagem de ser um dos negócios mais baratos para se começar. Os custos iniciais vão se resumir a coisas indispensáveis, como um domínio, e-mail profissional, plataforma de e-commerce para montar a loja e orçamento para utilizar nas campanhas de marketing.

 

E por conta do seu crescimento em popularidade nos últimos meses/anos, está cada vez mais fácil encontrar conteúdo de qualidade no YouTube ensinando a montar sua loja e gerenciar a operação de dropshipping, além dos cursos e mentorias que encontramos aos montes.

 

 

Investimento necessário para abrir uma loja

 

A pergunta que mais vemos por aí é: “Quanto de dinheiro eu preciso para começar a minha loja de drop?”. A resposta é um pouco mais complicada do que parece.

 

Por não precisar investir em estoque você já economiza milhares de reais, mas isso não quer dizer que é possível montar uma loja com R$10 no bolso.

 

Existem diversos custos que são praticamente inescapáveis: domínio, anúncios, designers, hospedagem, plataforma de e-commerce, plugins e/ou apps externos, ferramentas de marketing e por aí vai.

 

Dependendo de quais desses serviços você precisar/quiser implementar, os custos podem partir de R$100 (com estritamente só o básico) até R$2000+ (com tudo que tem direito). Embora não exista uma resposta definitiva, quanto mais você puder investir, melhor. O valor mínimo ideal seria em torno de R$350, ao nosso ver.

 

Erros mais comuns e como evitá-los

 

Todo iniciante está sujeito a cometer erros, isso faz parte de qualquer aprendizado. Mas alguns erros são graves demais e podem trazer grandes prejuízos pra você. E como não queremos que isso aconteça, aqui vão algumas dicas para você começar com o pé direito.

Errar nos preços

 

Uma boa precificação é vital para o sucesso de uma loja de dropshipping. Lembre-se de que você está essencialmente comprando os produtos de outro fornecedor/loja para poder revendê-los, isso quer dizer que suas margens de lucro serão menores e o preço do produto final vai ser um pouco alto.

 

Então você estará sempre andando na corda bamba tentando equilibrar um preço justo com uma margem de lucro aceitável. Diferente de uma loja com estoque próprio, você não tem a vantagem de adquirir produtos em grandes quantidades para tentar um desconto.

 

Então estude bastante a precificação, considere todos os seus gastos e procure também conferir os preços que os concorrentes estão praticando para garantir que você tenha um preço compatível com o mercado.

 

Pouco profissionalismo no site

 

Um site com imagens de baixa qualidade, cores que não combinam, erros de português e um design nada agradável não passa absolutamente nenhuma confiança. Coloque-se no lugar do cliente, você confiaria em digitar seus dados do cartão de crédito num site assim? Imagino que não.

 

Quanto mais tempo e dedicação você colocar em seu site, mais benefícios você verá. Se o seu orçamento permitir, contrate um webdesigner profissional, esse é o melhor caminho. Se não for possível, procurar conteúdos no YouTube que ensinem tutoriais de edição de imagem são uma boa alternativa.