A Estácio, grupo de ensino superior privado presente em 22 estados e no Distrito Federal, mostrou que segue firme rumo ao objetivo de ser, em 2020, a instituição de ensino mais inovadora do país. Na cerimônia de premiação do Spark Awards, evento que premiou os destaques do empreendedorismo nacional em 2015, em São Paulo, durante o CASE (Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo), a instituição de ensino venceu em duas categorias: Melhor Universidade para empreendedores e Melhor Aceleradora, através do Espaço NAVE (Núcleo de Aceleração e Valorização Estácio).

O prêmio, uma iniciativa da Microsoft e ABStartups, é realizado desde 2013. Para a diretora de Inovação da Estácio, Lindália Reis, a premiação é mais um reconhecimento ao trabalho que a instituição tem feito nos últimos dois anos para transformar a vida dos 500 mil alunos da Estácio. A dupla vitória no Spark Awards se soma a outras conquistas importantes da Estácio neste segmento: 1ª universidade a ser enquadrada na Lei do Bem pelo MCTI (Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação), 1ª universidade aprovada pela FINEP na linha de fomento educacional e 1ª universidade do Brasil a conquistar o selo de inovação da Anpei.

“O Núcleo de Aceleração e Valorização Estácio atua em várias frentes: somos a primeira pré-aceleradora gratuita do país, um conceito novo no Brasil, que consiste em preparar empresas startups ao longo de cinco meses de capacitação, mentoria e forte networking com especialistas do mercado para empreendedores de alto impacto. Já tivemos três turmas de pre-aceleração, sempre com alunos ou ex-alunos da Estácio, e aceleramos mais de 50 empresas. Além disso, esta área também está pensando as tendências tecnológicas do ensino superior: seja a sala de aula do futuro ou a relevância dos games no processo de aprendizagem. Também foi o Espaço NAVE que deu a Estácio sua primeira patente, a Telion, uma interface que substitui a lousa nas salas de aula, promovendo uma interface e troca de conteúdos em tempo real entre o professor e os alunos”, afirma Lindália Reis.

Os vencedores, por categoria, foram:

Startup do ano: Sympla

Melhor reportagem: O futuro é agora!, de Thomaz Gomes (PEGN)

Assessoria de imprensa: Dialetto Comunicação

Assessoria Jurídica: Velloza e Girotto Advogados Associados

Coworking: Cubo

Melhor universidade: Estácio

Melhor comunidade de startups: San Pedro Valley

Melhor mentor: Ana Fontes

Aceleradora: Espaço Nave (Estácio)

Investidor Anjo: João Kepler

Fundo de investimentos: Redpoint eventures

Equipe Fundadora: Chefsclub.