Opinião e análise do futebol paranaense

Ex-Athletico

Bruno Guimarães estreia na França com vitória e bom futebol

Bruno Guimarães, ao centro, comemora a vitória com os companheiros do Lyon
Bruno Guimarães, ao centro, comemora a vitória com os companheiros do Lyon (Foto: Reprodução/twitter.com/OL)

O médio-centro Bruno Guimarães, 22 anos, estreou com vitória na França. Nessa sexta-feira, ele fez sua primeira partida pelo Lyon e teve bom desempenho na vitória por 2 a 0 sobre o Metz, pela 26ª rodada do Campeonato Francês. O Lyon é o sexto colocado. O Metz, o 15º.

Bruno Guimarães foi titular e recebeu do site WhoScored a nota 7,6 pela atuação, a terceira maior da partida, atrás apenas de dois colegas de equipe: o centroavante francês Moussa Dembele, que fez um gol e deu uma assistência na partida, e o zagueiro belga Denayer. Ambos alcançaram nota 8,0.

Entre os meio-campistas da equipe, Bruno Guimarães foi quem mais acertou passes (total de 45) e teve precisão de 87%. Foi o líder em desarmes (5), empatado com o volante francês Tousart. O jogador brasileiro ainda acertou um passe para finalização, quatro lançamentos, dois dribles, sofreu uma falta e só foi desarmado uma vez na partida. Não arriscou chutes a gol na sua estreia.

O técnico francês Rudi Garcia, ex-meio-campista, escalou o time no 3-4-1-2, com Bruno Guimarães e Tousart centralizados na linha de 4. Dembele e o camaronês Toko Ekambi formaram a dupla de ataque, com o francês Terrier como meia ofensivo centralizado.

Essa foi a última partida do Lyon antes de encarar a Juventus no jogo de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa, na próxima quarta-feira.

A tendência é que Bruno Guimarães siga como titular e que, com o tempo, ganhe mais liberdade ofensiva no novo clube. A partir daí, é questão de tempo que o brasileiro vire presença frequente nas convocações de Tite.

Bruno Guimarães foi vendido pelo Athletico para o Lyon por 20 milhões de euros, uma marca importante na história do clube e do futebol brasileiro. Clique aqui para saber mais.
https://www.bemparana.com.br/blog/entrelinhas-do-jogo/post/athletico-bate-um-recorde-no-mercado-da-bola#.XlFm42hKi70