Entrelinhas do Jogo

Opinião e análise do futebol paranaense

Publicidade
Fim de semana

Dez sugestões para assistir futebol no Netflix

Summer of 92: a jornada da Dinamarca na Eurocopa de 1992
Summer of 92: a jornada da Dinamarca na Eurocopa de 1992 (Foto: Reprodução/Netflix)

O Netflix está recheado de filmes, séries e documentários sobre o futebol. Fiz uma lista de títulos que assisti e achei interessante. Seguem os melhores, por ordem de interesse:

1º LUGAR: Verão de 92
(Summer of 92) - https://www.netflix.com/br/title/80106989
Filme. Baseado em fatos reais, sobre a Dinamarca e a Eurocopa de 1992. História empolgante para qualquer brasileiro. Tive até o cuidado de conversar com um amigo dinamarquês sobre o filme e ele garantiu. “É tudo verdade. Até a parte do McDonalds. Aquilo foi muito marcante aqui na Dinamarca”, disse Jimmy Tejl Hornbøll.

2º LUGAR: Bobby Robson - Mais que um treinador
Bobby Robson – More than a manager - https://www.netflix.com/br/title/81018536
Documentário. A história emocionante e comovente desse técnico sensacional. Os depoimentos de Guardiola, Mourinho, Ronaldo Fenômeno, Gascoigne e Sheares são de arrepiar.

3º LUGAR: Sunderland Até Morrer
Sunderland ´Til I Die - https://www.netflix.com/br/title/80207046
Série. Oito episódios de 40 minutos. Já escrevi sobre a série aqui no blog. Clique aqui para lembrar.
https://www.bemparana.com.br/blog/entrelinhas-do-jogo/post/coritiba-parana-clube-e-o-drama-do-sunderland-no-netflix

4º LUGAR: Trainer!
Trainer! - https://www.netflix.com/br/title/80113959
Documentário. Técnicos alemães mostram os desafios da profissão em divisões inferiores da Alemanha. Vale apenas para aqueles que se interessam pela profissão de treinador.

5º LUGAR: 21 Thunder
21 Thunder - https://www.netflix.com/br/title/80215076
Série. É uma novelinha, baseada principalmente nas histórias de vida dos personagens. O futebol, porém, permeia tudo. Traz alguns momentos divertidos. É sobre uma equipe sub-21 do Canadá.

6º Premier League Legends
Premier League Legends - https://www.netflix.com/br/title/80238544?
Série. São dez episódios de 26 minutos cada. Cada episódio conta a história de uma lenda da primeira divisão da Inglaterra: Ginola, Carragher, Henry, Van Nistelrooy, Juninho Paulista, Sheringham, Andy Cole, Paul Ince, Di Canio e Seaman.

7º Les Bleus
Les Bleus - https://www.netflix.com/br/title/80164075?fbclid=IwAR3Ashz-fv2sq7zFNNl9rD7WNptb8ySq5ChdomusolyXdBfoajD0UV0ougA
Documentário. A seleção francesa é o tema, mas o objetivo central é como o futebol influenciou a tensão racial na França. Aborda política, sociologia, antropologia...

8º Forever Pure
Forever Pure - https://www.netflix.com/br/title/80148223
Documentário sobre um período conturbado no Beitar Jerusalem. O proprietário do clube decide contratar dois jogadores muçulmanos para o clube com a torcida mais radical de Israel. É confusão na certa.

9º Campeões da Copa
Campeões da Copa - https://www.netflix.com/br/title/80226279
Série. A cada episódio, um país campeão do mundo é abordado. O primeiro é sobre o Uruguai. A ideia é tentar entender como cada país conseguiu chegar ao topo do mundo do futebol.

10º Juventus: Prima Squadra
Juventus: Prima Squadra - https://www.netflix.com/br/title/80211576
Série. O documentário dividido em capítulos mostra os bastidores de uma temporada inteira da Juventus, de Turim. Vale a pena para quem é muito fã de futebol e quer conhecer detalhes dos times.

FORA DO NETFLIX
Infelizmente, o Netflix não tem o melhor filme de futebol da história. O Milagre de Berna (Das Wunder von Bern) conta a história de um fã de futebol alemão durante a Copa de 1954.

Outro filme muito interessante sobre futebol, o The Damned United, também não está no Netflix. O filme mostra o pior momento da carreira de Brian Clough, o genial técnico inglês.

Para quem ficou curioso sobre Brian Clough, pode ver o documentário I Believe in Miracles, que estava no Netflix até poucas semanas.

Um documentário muito enriquecedor é o Class of 92, sobre a geração de ouro revelada por Alex Ferguson. Infelizmente, o título foi retirado do Netflix. O filme mostra depoimentos de David Beckham, Nicky Butt, Ryan Giggs, Gary Neville, Phil Neville and Paul Scholes sobre aquela safra de craques.

Goal 1 também está fora do Netflix. O roteiro é fraco, mas as cenas de futebol são bem divertidas. No Netflix, está apenas o Goal 2, que é horrível. Um dos piores filmes da história. O pior mesmo é o Goal 3, uma das maiores aberrações da história do cinema.

Quem faz o blog

Jornalista formado pela UFPR, Silvio Rauth Filho é editor de Esportes do Bem Paraná. Acompanha o dia a dia de Athletico Paranaense, Coritiba e Paraná Clube desde 1996.

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES