Opinião e análise do futebol paranaense

Famílias do futebol

Ex-jogador tem três filhos atuando por seleção de país europeu

Os quatro irmãos Thill, de Luxemburgo
Os quatro irmãos Thill, de Luxemburgo (Foto: Reprodução/Instagram/Thill.Olivier)

Você conhece um pai que conseguiu emplacar três filhos em uma seleção nacional?

Há os casos clássicos de irmãos da bola, como Frank e Ronald de Boer, Gary e Phill Neville, Raí e Sócrates, Romelu e Jordan Lukaku, Brian e Michael Laudrup, Eden e Thorgan Hazard....

No entanto, é difícil imaginar três irmãos jogando juntos ao mesmo tempo na seleção. 

É o que está ocorrendo com Luxemburgo, dos irmãos Olivier, Sebastien e Vincent Thill. Os três fazem parte do grupo que defende a seleção nas Eliminatórias para a Copa. Vincente e Olivier foram titulares na vitória épica, fora de casa, sobre a República da Irlanda, na semana passada, em 27 de março. Sebastien ficou no banco. Os três já marcaram gols pela seleção.

O pai do trio é Serge Thill, 52 anos, que foi jogador de 1990 a 2002, atuando por clubes de Luxemburgo. De 1993 a 1996, ele jogou na Bélgica, no Athus. No total, disputou 13 partidas pela seleção de Luxemburgo.

Serge tem quatro filhos. O mais novo ainda não começou a carreira futebolística. Os três profissionais da bola jogam no Exterior.

OS TRÊS IRMÃOS DE LUXEMBURGO
Olivier, meia, 24 anos
Clube: Vorskla (Ucrânia)
Seleção: 29 jogos e 2 gols

Sebastien, meia, 27 anos
Clube: Tambov (Rússia)
Seleção: 11 jogos e 1 gol

Vincent, ponta, 21 anos
Clube: Nacional (Portugal)
Seleção: 37 jogos e 3 gols

IRMÃOS GOLEADORES
A situação da família Thill chamou a atenção do jornal The Guardian, da Inglaterra, que lembrou de outras famílias do futebol. O grande destaque é a família do ganês Abedi Pelé, hoje com 56 anos e campeão da Liga dos Campeões de 1992-93, pelo Olympique Marseille. Ele fez 33 gols pela seleção de Gana e viu seus três filhos também marcarem: Kwame Ayew (9 gols), André Ayew (14 gols) and Jordan Ayew (12 gols).

HAZARD
O pai do trio Eden, Thorgan e Kylian também foi jogador de futebol. O zagueiro Thierry Hazard, hoje com 55 anos, jogou em clubes belgas nos anos 90. Eden e Thorgan hoje defendem a seleção. O irmão mais novo, Kylian, defende o Cercle Brugge e ainda não chegou à seleção belga.