Opinião e análise do futebol paranaense

Votação

Os melhores da história do Paraná Clube

A votação para melhores da história do Paraná Clube
A votação para melhores da história do Paraná Clube (Foto: Reprodução/Paranaclube.com.br)

O Paraná Clube abriu votação para elegar a seleção dos melhores nos 30 anos de história. Como testemunha do futebol paranaense, entrei lá no site e votei no meu 11 ideal, com Caio Júnior como técnico.

Os 11 que escolhi são: Luiz Henrique; Gil Baiano, Edinho Baiano, Ageu e Ednelson; João Antônio, Beto, Adoilson e Ricardinho; Renaldo e Saulo.

Tive a oportunidade de ver todos esses ao vivo, no estádio. Algo que não é possível quando votamos nos melhores de Athletico Paranaense (fundado em 1924) e Coritiba (1909). Dessa forma, a escolha fica mais interessante.

TÉCNICO
Caio Júnior foi o técnico responsável pela maior façanha da história do clube: uma vaga na Libertadores. Conseguiu o 5º lugar no Brasileirão com um elenco barato. Além dos bons resultados, Caio Júnior sempre apresentou bom desempenho dentro de campo, sendo fiel ao seus conceitos de jogo e proibindo atitudes antijogo por parte dos seus jogadores. Já Otacílio conquistou títulos estaduais contando com um elenco espetacular. Tem meu respeito, mas nunca terá meu voto.

GOLEIRO
A tendência é que a maioria vote em Régis, pela importância histórica para o clube. Acabei votando em Luiz Henrique porque meu critério é desempenho - e não meramente o resultado. Luiz Henrique foi um goleiro seguro e de defesas espetaculares, sem a postura preguiçosa e arrogante de Régis.

INJUSTIÇAS
Nas demais posições, é frustrante ter que deixar de fora o guerreiro Hélcio, os monstros Hilton e Marcão, os geniais Serginho Cabeção e Lucio Flavio e o decisivo Maurílio. No entanto, o futebol tem dessas injustiças. Que os deuses do futebol me perdoem.