• Equipamento

    Prefeitura de Paranaguá recebe nova escavadeira hidráulica

    A Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop) de Paranaguá recebeu na manhã de segunda-feira, 18, uma escavadeira hidráulica. “É um equipamento de R$ 400 mil que fará a diferença nas frentes de trabalho da Semop. Já fizemos mais de 42 KM de asfalto por toda a cidade, e o serviço contempla drenagem. Portanto, a nova escavadeira hidráulica facilitará no trabalho de drenagem junto ao nosso pessoal”, explicou o prefeito Marcelo Roque.

    O vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, Arnaldo Maranhão, destacou a importância do maquinário para a Semop. “Só quem está diariamente nos bairros sabe o quando é revelante um equipamento como esse. Sou grato ao empenho de todos, pois isso melhora o nosso trabalho em todas as regiões de Paranaguá”, finalizou.

  • Facilidade

    Clientes do Banco do Brasil podem pagar IPTU de Mandirituba por via eletrônica

    Os clientes do Banco do Brasil já podem acessar a parcela do IPTU de 2019 de Mandirituba, com vencimento no próximo dia 30, diretamente em suas contas. A partir de agora os correntistas poderão pagar o IPTU, com débito direto, sem a necessidade de ter o carnê em mãos, basta entrar na sua lista de débitos, o que deve facilitar para o usuário e dar mais agilidade ao serviço.

  • Desenvolvimento econômico

    Vice-prefeito anuncia investimentos em Assembleia da Agroazul

    O Vice Prefeito e Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico da Lapa, Joacir Gonsalves, participou na noite de sexta feira (15) da Assembleia Geral da Associação dos Produtores Agropecuários do Distrito de Água Azul - Agroazul. Na oportunidade anunciou a homologação da licitação para aquisição de um distribuidor de calcário e uma classificadora de sementes para a Associação. Os recursos são próprios do Município e os equipamentos serão disponibilizados em regime de comodato para a Agroazul.

    Joacir ressaltou o espirito de união dos associados que mantêm e crescem a cada ano. Prova disso são os números positivos apresentados nos balancetes. A Assembleia contou também com as presenças de representantes do SICOOB, Presidente e Ex Presidentes da Agroazul, além de mais de uma centena de associados com destaque para a participação maciça das mulheres. Superávit Segundo o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício, houve em 2018 superávit nas contas da Agroazul, como já ocorre em todos os anos anteriores. O equilíbrio financeiro apresentado por meio de relatórios contábeis torna a associação além de lucrativa, apta a receber recursos de todas as esferas públicas.

  • Rádios

    Guarda Civil de Matinhos recebe novos equipamentos de comunicação

    O Prefeito de Matinhos, Ruy Hauer Reichert, entregou na ultima sexta feira 15/03, novos equipamentos de comunicação para a Guarda Civil Municipal.

    São 15 novos rádios comunicadores HT com fone, operando dentro da legalização de freqüência da ANATEL, tecnologia digital através de antena e repetidora.
    A comunicação entre os Guardas Municipais era feita por celular. Agora, viaturas e agentes estarão equipados com tecnologia que permite uma qualidade de voz constante, ao contrário do sistema analógico, que tinha sua qualidade afetada à medida que reduzia a intensidade do sinal (balneários).

    Este investimento de última geração permite a comunicação com precisão e clareza entre os Guardas Municipais dentro do perímetro do município, dando maior agilidade ao atendimento de ocorrências.
    É a reestrutura da Secretaria de Defesa Social, para o bom atendimento aos munícipes e visitantes de nosso município!

    Com informações de Marcelo Gaspar de Carvalho, Secretário Municipal de Defesa Social.

  • Cultura

    Biblioteca Pública de Colombo promove Tarde da Poesia

    Acontece nesta sexta-feira, 22, às 15h, na Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa, localizada na Rua Francisco Camargo, 124 – Colombo – Sede, a Tarde da Poesia. A iniciativa tem como principal objetivo minimizar possíveis dificuldades na escrita e leitura. Além de incentivar o habito da leitura, e aproximar as pessoas da biblioteca e dos livros.

    Durante a programação, promovida pela Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude haverá um bate-papo com o poeta colombense Helio Costa, declamação de uma poesia autoral de Julio Cesar e dos alunos do Colégio Estadual Presidente Abrahan Lincoln.

    Serviço:

    Tarde da Poesia

    Data: 22 de março (sexta-feira)

    Horário: 15 h

    Local: Biblioteca Pública Municipal da Sede

    Rua Francisco Camargo, 124 Centro- Colombo

  • Bolsa família e evasão escolar

    Equipe da Educação de Campo Largo passa por capacitação social

    No último dia 11 de março, os diretores e secretários das escolas municipais e estaduais de Campo Largo participaram de uma formação no auditório do Centro Administrativo para discutir sobre o Programa Bolsa Família e sua relação com a prevenção ao abandono escolar.

    O Coordenador Estadual do Programa Bolsa Família na Secretaria de Educação/PR, Leandro Telles da Silva, apresentou aos participantes um breve histórico do Programa e abordou questões sobre sua organização e funcionamento. Em sua fala, salientou também o trabalho de prevenção e combate ao abandono escolar e passou orientações para o acompanhamento da frequência escolar.

    Além dos profissionais da Secretaria Municipal de Educação e Esporte, participaram da formação profissionais da Saúde e do Desenvolvimento Social, pois o trabalho é interligado entre as três Secretarias, com o intuito de cuidar e zelar pelo desenvolvimento integral dos alunos da rede de ensino local.

  • Exercício 2019-2022

    Conselho Municipal de Saúde de Campina Grande do Sul elege presidente

    Na tarde da última sexta-feira (15), o Conselho Municipal de Saúde de Campina Grande do Sul elegeu a presidência para o exercício 2019-2022.

    O escolhido foi Valdivio Mendes de Oliveira, reeleito presidente do Conselho Municipal de Saúde, tendo novamente como vice presidente Marlova Elisabete Silveira. A decisão ocorreu na sala de reuniões do CMS localizada na Unidade de Saúde João Hamilton Belo, no Jardim Santa Rosa. Estiveram aptos a votar todos os conselheiros Titulares e os Suplentes no caso da falta do membro Titular do Conselho.

    Na pauta da reunião estavam além da escolha do presidente, assuntos como Capacitação dos conselheiros de saúde, capacitação junto a 2ª Regional de Saúde para sistema DIGISUS, aprovação do PAS/2019 - Plano Anual de Saúde de Campina Grande do Sul e a escolha do delegado e observadores para a Conferência Estadual de Saúde.

  • Cultura e Turismo

    Prefeitura de Araucária realiza matrículas e rematrículas para Cursos Livres nesta semana

    A Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), realiza nesta semana as matrículas e rematrículas para diversos Cursos Livres. A rematrícula vai até esta terça (18 e 19/03), das 08h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30 nos locais conforme o edital. Já a matrícula (novos alunos) será de 20 a 22 de março, das 08h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30 nos locais conforme o edital. Estão previstos os cursos de Cerâmica, Fusing em vidro, Pintura em tela, Violão, Teclado, Desenho, Teatro, Coral Municipal e Banda Municipal.

    O edital apresenta todos os detalhes sobre os cursos, horários, locais de inscrição e documentação.

    Edital 001/2019: https://goo.gl/dZAL9b

    A realização desses cursos livres está prevista no Plano Municipal de Cultura (lei nº 2.725/2014). 

  • Festa

    Missa do padroeiro de São José dos Pinhais com o Padre Reginaldo Manzotti

    Nesta terça-feira (19), São José dos Pinhais está em festa para comemorar a Festa do Padroeiro. Uma das atrações especiais será a missa celebrada pelo padre Reginaldo Manzotti. O evento acontece na Praça 8 de Janeiro, em frente à Catedral São José. A missa faz parte da programação em comemoração ao feriado municipal em homenagem a São José (Lei nº 1, de 19 de abril de 1951), que teve início no dia 10 com várias atrações.

  • Educação

    Construção de novas salas amplia oferta de vagas escolares em Guaratuba

    A Prefeitura de Guaratuba, Secretaria Municipal da Educação, está construindo três novas salas na Escola Municipal Governador Moisés Lupion. No projeto, já em execução, constam duas salas de aulas, uma sala de professores e quatro banheiros (feminino e masculino).

    A ampliação aumentará 60 vagas na escola. A construção de 190 m² está em fase inicial e está sendo executada pela equipe de manutenção e materiais do município. Com projeto da Secretaria Municipal do Urbanismo, o investimento está estimado em R$ 280 mil.

    A previsão de entrega é final de abril. As salas de aulas e banheiros dos alunos foram projetados respeitando questões de acessibilidade.

  • São José dos Pinhais

    Museu do Boneco Animado recebe 1º grupo do ano para visita guiada

    Na quinta-feira (14) o Museu do Boneco Animado recebeu o primeiro grupo de visita guiada de 2019. O espaço administrado pela Secretaria de Cultura de São José dos Pinhais tem bonecos em exposições, em sua maioria produzida na Oficina do Boneco.

    A primeira visita guiada do ano foi realizada com 80 alunos da Escola Municipal Ana Maria Moro Dissenha. O secretário de Cultura, professor Imar Augusto, lembra que “as visitas guiadas podem ser agendadas diretamente com o Museu do Boneco. Ações como esta são uma maneira de incentivarmos nossos estudantes a conhecerem os espaços culturais do município”, comenta.

    O Museu do Boneco Animado é aberto ao público de segunda a sexta das 9h às 12h e das 13h às 17h e no último sábado do mês das 12h às 16h. O espaço está localizado na Praça Getúlio Vargas, 1027 Centro – São José dos Pinhais. Mais informações pelo telefone (41) 3381-5903.

  • Inep

    Pinhais é selecionada para pré-teste presencial de formulários do Censo Escolar

    Representantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) estiveram em Pinhais para reunião sobre a realização de pré-teste presencial do projeto de revisão dos formulários do Censo Escolar. O encontro foi realizado na sede da Secretaria Municipal de Educação, localizada no bairro Weissópolis.

    Foram selecionados apenas cinco Estados, sendo três cidades de cada um deles, e Pinhais foi uma das cidades escolhidas no Paraná. De acordo com o INEP, o pré-teste têm como objetivo principal avaliar a consistência e os conceitos dos novos campos dos formulários do Censo Escolar.

    Estiveram presentes representando o município, as servidoras da Secretaria de Educação: Andreia Elisa Giusti Reguta, Adriana Carolina da Silva Landim, Simone Gualberto, Marcia da Luz Corrêa Galindo, Louize Mari da Rocha, Neydiane de Paula Camargo dos Santos, Luzia de Deus e Marta Onofra de Azevedo; representado o INEP, Ana Gabriela Gomes Aguiar e Roméa Ribeiro; e como representantes da SEED-PR, Marilei de Lima Rodel e Gilmara de Camargo Nogueira.

  • Negócios

    Microempreendedores de Colombo participam de curso do Sebrae

    Orientar e apresentar aos futuros empreendedores, os principais pontos que devem ser analisados antes de abrir um empreendimento. Foi com esse objetivo que aconteceu a palestra “Começar Bem”, voltado aos cidadãos colombenses que pretendem se tornar empresários.

    A atividade foi promovida nodia 12 de março, pela Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho em conjunto com o ponto de atendimento do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

    Durante a ação foram apresentados todos os aspectos importantes antes de abrir uma empresa e entre os temas abordados estavam: Custos para se abrir uma empresa; Aspectos legais; Tipos de enquadramento de empresa e Licenças obrigatórias.

    Para o secretário da pasta, Antonio Ricardo Milgioransa com este curso foi criada condições necessárias para que o Empreendedor Individual desenvolva competências para fortalecer o seu próprio negócio. “Proporcionamos um programa de soluções que trata de temas básicos para a gestão e o fortalecimento dos negócios dos empreendedores do nosso município”, disse Milgioransa.

    Orientações

    Outros cursos e palestras de orientação são ofertados gratuitamente pelo Centro do Empreendedor de Colombo. Elas ocorrem todas as quintas-feiras, às 9h, e são direcionadas às pessoas que pretendem empreender e se formalizar em atividades permitidas.

    Já as consultorias oferecidas, possuem duração de uma hora, e são realizadas com horário marcado e podem ser agendadas por telefone. Elas têm o propósito de conhecer as necessidades das empresas, identificar as soluções, otimizar recursos e auxiliar na tomada de decisões.

    Serviço:

    Palestra para MEI’s
    Data: Todas as quintas-feiras
    Horário: 9h
    Local: Centro do Empreendedor de Colombo – Avenida João Batista Lovato, 152 – Centro.

  • Na palma da mão

    Procon: Campo Largo amplia serviços ao consumidor

    A Secretaria Municipal de Ordem Pública de Campo Largo informa a população sobre o novo aplicativo "Agora é Lei Paraná", criada pelo Governo do Estado, para orientar e prestar atendimento ao cidadão referente às leis vigentes no território paranaense e às reclamações feitas ao Procon.

    Este aplicativo oferece apoio e presta atendimento acerca das relações comerciais, direitos e deveres do consumidor, através de uma simples abertura de chamado.

    A ferramenta é GRATUITA e está disponível nas plataformas Android e IOS. "Agora é Lei Paraná" servirá como apoio aos Órgãos de Defesa do Consumidor, contemplando, em conjunto, um acervo digital com quase 300 leis de interesse do consumidor, para fazer valer os seus direitos. A tomar como exemplo a funcionalidade do aplicativo, ele garante o direito ao desembarque do transporte coletivo em local seguro durante a noite.

    Esta nova ferramenta vem estabelecer maior transparência no processo de cobrança de dívidas e sua atualização é automática.

    O projeto conta com a parceria do Procon-PR e Procon's dos municípios paranaenses, orientando os consumidores e facilitando a vida do cidadão.

  • Assistência Social

    Prefeitura de Araucária realizará mutirão para inscrição e atualização do Cadastro Único

    Os beneficiários de programas sociais precisam manter os dados do Cadastro Único (CadÚnico) atualizados. Por isso, a Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), realizará um mutirão nos dias 22 e 23 de março, das 8h às 17 horas, no CRAS Tupy, para atualização de dados e também para novas inscrições. O Cadastro único é a "porta de entrada" para vários programas sociais. Quem não tem os dados atualizados pode ter o benefício bloqueado. Quem já atualizou recentemente não precisa se preocupar.

    Assim, as pessoas inscritas no Programa Bolsa Família, na tarifa social de água e da Copel, no Programa do Leite, no Benefício de Prestação Continuada (BPC) são alguns dos exemplos que devem sempre manter o cadastro atualizado. O atendimento no mutirão será por ordem de chegada.

    Segundo a SMAS, a atenção deve ser maior dos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) que ainda não estão inscritos no CadÚnico. O BPC é voltado para idosos a partir de 65 anos ou pessoas com deficiência (de qualquer idade) com renda por pessoa da família inferior a ¼ do salário mínimo atual ou renda familiar de até 3 salários mínimos. É comum o BPC ser confundido pelos beneficiados como uma aposentadoria ou pensão, mas, ao contrário destas, o BPC não tem a 13ª parcela.

    A SMAS estima que atenderá cerca de 300 pessoas durante os dois dias de mutirão no CRAS Tupy. Precisam atualizar os dados aqueles que estão com mais de dois anos que não atualizam as informações. Há também aqueles que tiveram alteração na composição da família (para mais ou menos pessoas), quem mudou de endereço/município nos últimos dois anos ou se as crianças mudaram de escola. Beneficiários da tarifa social da Copel precisam atualizar os dados do Cadastro Único todo ano. Para a atualização de dados durante o mutirão é necessário retirar um encaminhamento no CRAS mais próximo da residência.

    Documentos - Devem ser apresentados para cadastro e atualização do CadÚnico os documentos originais de todas as pessoas que moram na casa: Certidão de Nascimento; Certidão de Casamento; CPF; Carteira de Identidade (RG); Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI); Carteira de Trabalho; ou Título de Eleitor.

    O CRAS Tupy fica à rua Jardineira, nº 357 - Campina da Barra.

  • Velocidade na lama

    Lapa recebe Abertura do Brasileiro de Velocross

    No final de semana de 23 e 24 de março, o Parque de Exposições e Eventos da Lapa recebe a Abertura do Campeonato Brasileiro de Velocross, válido também pela primeira etapa do Paranaense da modalidade. A expectativa dos organizadores é de reunir os melhores pilotos do país acelerando suas motos.

    A realização é do Lapa Moto Clube e conta com o apoio da Prefeitura da Lapa. Além das disputas na pista, haverá outros atrativos como praça de alimentação, dinamômetro e parque de infláveis no local.

    As inscrições podem ser feita na página da Federação Paranaense de Motociclismo no endereço www.fprm.com.br .

  • Guaratuba

    Gabriel Modesto e Alexandre Polati assumem secretarias da Saúde e do Esporte

    O prefeito Roberto Justus nomeou Gabriel Modesto e Alexandre Polati para substituir Alex Elias Antun nas pastas da Saúde e do Esporte e Lazer, respectivamente. Antun retorna à Câmara para concluir seu mandato de vereador pelo DEM, conforme já havia planejado ao assumir, em novembro de 2017 e em junho de 2018, a chefia de duas importantes áreas da administração. “O vereador Alex Antun cumpriu com competência as funções e vai continuar contribuindo para aplicação das nossas políticas como representante da população”, disse o prefeito.

    Saúde – O servidor Gabriel Modesto de Oliveira, 35 anos, trabalha desde 2009 na Secretaria de Saúde – desde 2017 como diretor. É formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e tem pós-graduação em Gestão Pública pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e em Gestão de Saúde pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Como secretário pretende dar continuidade à gestão de Alex Antun, com ênfase à melhora da eficiência de do atendimento ao público, “conforme a política do prefeito Roberto Justus”.

    Esporte – Alexandre Polati, tem 37 anos, é advogado e exerce a função de assessor pleno na Procuradoria do Município. É atleta desde criança. Pratica jiu-jítsu e beach tennis, além dos esportes náuticos. O novo secretário também pretende dar prosseguimento à gestão atual, cumprindo uma agenda intensa de atividades já programadas. Também dará prosseguimento aos investimentos no setor, uma marca da atual administração desde a gestão da secretária Flávia Focaccia Justus, antecessora de Antun.

    A posse dos novos secretários está marcado para a terça-feira (19).

  • Mutirão de limpeza no Jardim Menino Deus

    No sábado (16), a Prefeitura de Quatro Barras realizou um super mutirão de limpeza no bairro Jardim Menino Deus. Entulhos, materiais inservíveis, eletroeletrônicos e resíduos de podas foram recolhidos. 

    O mutirão será realizado em outros bairros. Acompanhe nas redes sociais da Prefeitura para conferir as próximas datas e locais.

  • Governo

    Evento de integração reúne estagiários da Prefeitura de Piraquara

    No dia 28 de fevereiro, os 178 estagiários da Prefeitura de Piraquara participaram de um momento integração. Ao invés de cumprirem expediente em seus setores, eles participaram de uma palestra sobre cidadania e de um bate papo com gestores do município, no Teatro Municipal Heloína Ribeiro de Souza.

    A programação contou com a participação do Professor de Filosofia e Analista Judiciário do Cartório Eleitoral de Piraquara, Rafael Pereira de Menezes. Por meio de uma linguagem descontraída, ele falou sobre a vida em sociedade, valores, conceitos, participação na política, direitos e, principalmente, as responsabilidades dos jovens no período de transição entre a adolescência e a vida profissional.

    No período da manhã, o Prefeito Marcus Tesserolli, o Marquinhos, falou sobre os desafios do município e a importância dos estagiários nesse processo. "A gestão de Piraquara conta com profissionais de várias áreas e hoje os estagiários, grande maioria moradores de Piraquara, reforçam o nosso quadro funcional e nos ajudam a administrar a cidade", destacou.

    Na oportunidade, o Deputado Federal, Luizão Goulart, que visitava Piraquara, aproveitou para falar com os jovens. "O estágio é uma vitrine e uma excelente oportunidade para o desenvolvimento profissional e pessoal. Espero que vocês aproveitem e contribuam com a cidade onde moram", ressaltou.

    Já no período da tarde, um segundo grupo foi recepcionado pela Primeira Dama, Professora Ana Elizabete Mazon de Souza Tesserolli. Ela deu as boas vindas aos participantes e também destacou a importância do estágio para os jovens do município.

    Participantes aprovam a iniciativa

    A estudante Luiza Giovana de Lima, estagiária da Secretaria de Meio Ambiente, reconhece a oportunidade de estágio. "É ótimo trabalhar lá, é meu primeiro emprego e eu estou adorando. Tenho 19 anos e sou grata por essa oportunidade que a prefeitura dá para os jovens. Esse tipo de evento aqui é muito importante, é bom lembrar a importância dos estagiários para as secretarias e achei os temas abordados bem relevantes", finalizou.

    O evento foi organizado pela Superintendência de Gestão de Pessoas e Escola de Gestão da Prefeitura de Piraquara.

  • No Dia da Escola, alunos de Paranaguá fazem manifestação pela paz

    A orientadora e pedagoga, Flávia Lima, desenvolveu atividades com os alunos do 5º ano, com professores, diretores e demais funcionários da Escola Municipal Nascimento Júnior, em Paranaguá, com o tema “O amor e o respeito no combate ao bullyng". Uma manifestação pela paz foi feita com bexigas brancas e faixas na frente da escola. A manifestação foi feita, também, em homenagem às vítimas da tragédia que ocorreu numa escola da cidade de Suzano, em São Paulo e que chocou o Brasil.

    A tragédia provocou ações em diferentes escolas municipais que usaram suas redes sociais em solidariedade aos alunos que viveram um ato de violência extremo nesta semana. “Hoje trabalhamos todos os tipos de violência e sentimos a necessidade de falar sobre isso e chegamos à conclusão de que o amor é o melhor abrigo", destacou a pedagoga Flávia Lima, da Escola Nascimento Júnior, que mostrou três vídeos para as crianças em sala de aula. Um deles mostrou todo o drama vivido pelos alunos em Suzano, outro de reflexão e outro, um desenho que mostra a amizade, carinho e amor entre uma menina e um garoto com paralisia, mostrando a inclusão e o acolhimento.

    O vídeo do desenho consta da página da escola na rede social Facebook e pode ser compartilhado. As professoras falaram sobre a situação e as crianças puderam falar sobre atitude de bullyng e alguns admitiram que, sem saber, já tinham praticado algum ato.

    Ao final da conversa foi dado um minuto de silêncio que serviu para reflexão. Ao final da manifestação na frente da escola, os alunos gritavam “Não À violência!” como uma afirmação necessária para todos os dias.

    Outras escolas municipais usaram as redes sociais para postagens que incentivam o respeito acima de tudo e de solidariedade às vítimas de Suzano.

    Para psicóloga do Centro Municipal de Avaliação Especializado (Cmae), Caroline Chiarelli Colle, é muito importante que as escolas façam rodas de conversa para falar sobre bullyng, empatia, sobre amizade, sobre depressão, até sobre transtornos como autismo e hiperatividade porque isso cria empatia quanto às crianças que têm essas características”, destacou a profissional.

    De acordo com Caroline, as rodas de conversa, ajudam porque é onde muitas crianças têm a oportunidade de falar sobre os problemas e de ouvir e aprender mais sobre determinada situação e refletir sobre os temas e até buscar alternativas para solucionar estes mesmos problemas.

DESTAQUES DOS EDITORES