• 21/06/2018

    Campanha de Vacinação contra a gripe encerra nesta sexta-feira

    A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe encerra nesta sexta-feira, dia 22 de junho. Todas as unidades de saúde de Piraquara continuam mobilizadas para realizar a imunização de pessoas consideradas dos grupos prioritários. Estes grupos são estabelecidos pelo Ministério da Saúde por apresentarem maior risco de transmissão do vírus ou possibilidade maior de desenvolver complicações mais graves com a gripe.

    Em aproximadamente dois meses de mobilização, Piraquara ainda não atingiu a meta de imunizar 90% do grupo prioritário, considerado de risco por apresentar maior vulnerabilidade ao vírus e seus efeitos. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, apenas 61% das crianças e 63% das gestantes do município foram imunizadas. A meta para a vacinação de puérperas, trabalhadores de saúde e professores também não foi atingida.

    A vacinação das crianças de 6 meses a menores que 5 anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), por ser recomendada por autoridades sanitárias, é obrigatória, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente. Deixar de vacinar pode fazer com que os pais respondam criminalmente pela exposição ao risco de adoecimento das crianças.

    Podem receber a vacinação pelo SUS:
    - Crianças de 6 meses a menores que 5 anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias)
    - Gestantes
    - Puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto)
    - Idosos (a partir de 60 anos)
    - Profissionais da saúde
    - Povos indígenas
    - Pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional
    - Portadores de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade
    - Professores de escolas públicas ou privadas

  • 21/06/2018

    Lapa recebe Congresso e encontro de Jipeiros neste final de semana

    A histórica cidade da Lapa recebe nos dias 22, 23 e 24 junho dois eventos diferenciados que contam com o apoio da Prefeitura da Lapa. A Associação dos Jornais e Revistas do Interior do Paraná - ADJORI realiza pela primeira vez na história seu Congresso anual na Lapa. A escolha da cidade sede aconteceu numa articulação conjunta dos Departamentos de Comunicação, Turismo junto a A Tribuna Regional, na última edição do evento em Campina Grande do Sul. 

    São esperados jornalistas, editores, redatores e diretores de jornais e revistas de todo Estado para o Congresso que conta com uma programação variada de palestras, painel, além de passeios pela cidade. Para a abertura, na sexta feira (22) às 19:00 horas, no Theatro São João foi confirmada a presença da Governadora Cida Borguetti. 

    3º Trilhão Lapalama:
    A 3ª Edição do Lapalama deve reunir jipeiros aventureiros da Lapa e de outras cidades para o encontro que promete muita emoção na Trilha da Coxinha de Farofa. Dividido em categorias, os competidores contarão com estrutura completa, praça de alimentação e área de camping no Parque de Exposições e Eventos. A largada acontece na Alameda David Carneiro no sábado (23) a partir das 10:00 horas da manhã. No domingo acontece o 1º Desafio Extreme Lapalama.

  • 21/06/2018

    Prefeito de SJP assina Decreto que autoriza cota de pagamento de passagem de ônibus em dinheiro

    O prefeito de São José dos Pinhais, Toninho Fenelon, assinou na manhã da quarta-feira (20) o Decreto que autoriza que uma cota mensal do número total de passagens de ônibus das linhas municipais possa ser paga em dinheiro a partir desta quinta-feira 21 de junho. “Este decreto representa uma proposta de campanha que estamos cumprindo, e representa também  o anseio da população que nos pediu essa segunda opção”, declarou o prefeito Toninho Fenelon, que acrescentou.  “O cartão trouxe modernidade, mas não deixou opção para o usuário que precisa utilizar o transporte coletivo em uma situação eventual ou de emergência, e é para esse público que a cota do Decreto é destinada”.

    O secretário de Transportes e Trânsito, Miguel de Paula,  ressaltou que o uso do bilhete eletrônico não tem como retroceder e é uma tendência que as cidades estão buscando. “O transporte público é importante para a mobilidade da cidade e para o cidadão, por isso precisamos incentivar o seu uso. Hoje está descartado a volta de cobradores, pois implicaria no aumento da passagem. Esse decreto devolve o direito de ir e vir no transporte público”.

    O vereador Luiz Paulo, autor da lei que permite que motoristas possam fazer a cobrança de passagem, ressaltou que esse resultado é fruto de um trabalho conjunto. “Quero agradecer aos vereadores da Comissão de Constituição e Justiça pelo esforço e entendimento na busca de uma solução conjunta”.

    O decreto permite que até 5% das passagens de ônibus das linhas municipais possam ser pagas em dinheiro ao motorista da linha, ou seja para casos de emergência ou para passageiros eventuais. O valor, de R$ 5,00, é diferente do valor do bilhete eletrônico, pois o custo operacional da passagem eletrônica é menor.

    De acordo com as empresas de ônibus, por mês cerca de 300 pessoas tem utilizado o bilhete eventual, um número pequeno considerando que diariamente cerca de 56 mil passageiros utilizam o transporte público municipal. O decreto não afeta o uso do cartão eventual, que pode ser adquirido nos locais que carregam passagens, e cujo bilhete custa R$ 3,90 – nessa modalidade o usuário pode usar a passagem e devolver o cartão e ter esse custo do plástico ressarcido.

     

  • 21/06/2018

    Mais de 400 alunos de Colombo recebem certificados do Proerd

    Aconteceu no último sábado, 16 de junho, a certificação dos alunos do 5° ano de seis escolas da Rede Municipal de Ensino que participaram do curso realizado pela Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Educação em parceria com a Polícia Militar do Paraná (PMPR).

    O evento aconteceu no Parque Municipal da Uva – localizado na Rua Marechal Floriano Peixoto, número 8771, Centro – e formou 429 crianças que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). O objetivo da ação é capacitar às crianças para que possam ter uma vida longe das drogas, da violência e outros de comportamentos perigosos.

    De acordo com a Secretária de Educação, Aziolê Maria Cavallari Pavin, “o programa depende de um esforço cooperativo entre a Polícia Militar, a Escola e a Família para ensinar as crianças e adolescentes a fazer boas escolhas de forma segura e responsável”, afirmou.

    Entre as escolas que participaram do programa, estão a Escola Municipal Carlos Fontoura Falavinha, a Escola Municipal Gabriel D’Anuncio Strapasson, a Escola Municipal Isolina Ceccon, a Escola Municipal Jovino do Rosario, a Escola Municipal Padre Jones João Tibolla e a Escola Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza.

  • 21/06/2018

    Neste sábado tem Espaço Comunidade em Pinhais

    Neste sábado (23) a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Pinhais realiza mais uma edição do Espaço Comunidade. O projeto, promovido periodicamente, leva aos bairros do município atividades culturais, esportivas, recreativas e de lazer. A ação também contará com atividades do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), conduzida pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) com distribuição de material e orientações.

    Entre as atividades disponíveis para toda a família estarão: piscina de bolinha, pula-pula, cama elástica, tobogã inflável, troca de livros, contação de histórias, jogos de tabuleiro, desenhos para colorir, estafetas recreativas, entre outros.

    O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Bruno Sitima, salienta que o projeto leva diversão e contato com atividades físicas de forma gratuita para a população. "Oferecemos esta atividade como forma de proporcionar momentos de prazer, socialização e descontração em família. E para isso, contamos sempre com a presença da comunidade", afirma.

    Serviço

    O Espaço Comunidade será realizado na Praça Treze de Maio, na Rua Alzira de Araújo Souza, bairro Atuba, ao lado do prédio da Defesa Civil, das 11h às 17h.

  • 21/06/2018

    Capela do Cemitério Central de Araucária passará por reforma a partir do dia 29 de junho

    A Capela do Cemitério Central de Araucária, localizada à rua Major Sezino Pereira de Souza, nº 289, será interditada a partir do dia 29 de junho para reforma. De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), durante o período de reforma a opção será utilizar a Capela do Cemitério do Jardim Independência (Av. Independência, 1213 - Porto das Laranjeiras) ou a Capela do Jardim D'Ampezzo (Rua das Dálias, 2480 - Campina da Barra).

    A SMMA informou que a reforma da Capela do Cemitério Central prevê nova pintura (interna e externa), troca do piso e troca da cobertura frontal. Uma das salas de velório será ampliada e cada uma delas contará com sua própria copa.

    É importante destacar que a reforma na Capela do Cemitério Central de Araucária não alterará o atendimento administrativo no local e nem o acesso ao Cemitério Central.

  • 21/06/2018

    Presidente da Câmara assume o cargo de Prefeito em Guaratuba interinamente

    Com a viagem do prefeito Roberto Justus e do vice-prefeito Jean Colbert Dias para Foz do Iguaçu no Festival de Turismo das Cataratas, o presidente do Poder Legislativo de Guaratuba, vereador Mordecai Magalhães de Oliveira, assume o cargo até o dia 24 de junho. A solenidade de posse foi realizada na quarta-feira (20) no gabinete do prefeito com a presença dos secretários, vereadores, funcionários e convidados.

    Ao assumir a Prefeitura pela primeira vez, Oliveira disse ser um privilégio comandar a cidade onde “casei, criei meu filho e onde vivo o dia a dia de um cidadão que quer ver esta cidade melhor”. O vereador também salientou a importância de haver harmonia entre os poderes. “A cidade exige de nós, detentores dos mandatos, respostas a altura das expectativas”.

  • 21/06/2018

    Além de arma de fogo, Guarda Municipal de Quatro Barras fará uso de armas não letais

    A Guarda Municipal de Quatro Barras está recebendo novos equipamentos para uso nas ocorrências. Além das armas de fogo, os guardas municipais passarão a contar com equipamentos não letais como o Dispositivo Elétrico Incapacitante, que emite pulsos elétricos funcionando como uma arma de choque que desorienta e incapacita temporariamente o agressor.

    Outro equipamento adquirido pela GM é o spray de pimenta, uma arma de baixa letalidade que afeta os olhos e as vias respiratórias, provocando ardência, visão turva e, consequentemente, a imobilização do infrator. O secretário de Ordem Pública, Marcos Pereira, disse que os equipamentos vão permitir uma atuação mais efetiva da GM em situações que requerem menos violência e letalidade, através do uso gradativo da força.

    Nesta terça-feira (19), 15 guardas municipais e 15 policiais militares participaram da capacitação para uso dos equipamentos. A instrução foi ministrada pelo capitão da PM, Edilberto Mazon Filho, do 22º Batalhão de Polícia, que há 18 anos atua na área. Nesta quinta-feira (21) a capacitação terá continuidade com outros 15 guardas e 15 policiais.

    "Com este treinamento, eles aprendem a usar estes dispositivos que já são utilizados pela polícia. São formas menos letais de resolução de ocorrências que resultem no emprego de força. O profissional de segurança pública acaba utilizando a força, mas de forma seletiva. Com certeza vai auxiliar muito o trabalho da Guarda Municipal e da Polícia", afirmou o capitão. O prefeito Angelo Andreatta (Lara) acompanhou o treinamento e disse que o investimento na aquisição das armas não letais é mais um reforço à segurança pública.

    "A proposta é que a GM tenha à disposição armas não letais no primeiro atendimento às ocorrências, numa ação ostensiva gradativa. O treinamento vem para garantir a qualificação para o bom uso desse armamento. É um avanço importante, que acontece em parceria com a Polícia Militar, e ao mesmo tempo gera uma integração muita positiva entre os órgãos de segurança. Tudo para garantir uma segurança de qualidade ao cidadão", disse Lara.  

    O prefeito ainda citou outros investimentos já previstos como o patrulhamento com motos, que já estão sendo licitadas; e a instalação de quase 70% das câmeras de monitoramento nos prédios públicos, que vão auxiliar no monitoramento das vias.

    Projetos futuros como ações educativas da GM nas escolas, um Setor de Inteligência, e investimentos maciços em prevenção e combate às drogas também já estão previstos. Lara disse que pretende investir em 2019 cerca de R$ 1 milhão em ações voltadas à prevenção e ao combate de entorpecentes.   

  • 21/06/2018

    Secretaria de Cultura realiza o Arraiá Cultural no dia 30 de junho

    A Secretaria de Cultura de São José dos Pinhais, realizará no dia 30 de Junho, das 14h às 18h o Arraiá Cultural. O evento contará com diversas apresentações artísticas tais como apresentação de teatro de bonecos, contação de causos e contos, apresentações de dança e musicais, além do tradicional casamento caipira e da apresentação de quadrilha. Os participantes poderão também se divertir com brincadeiras tradicionais, como pescaria, jogo de argolas e correio elegante, conhecer um pouco mais sobre a literatura de cordel, e ainda registrar o momento tirando fotos no cenário caipira.

    Serviço

    Data: 30/06/2018

    Horário: das 14h às 18h

    Entrada: Gratuita

    Local: Centro de Vivência Cultural João Senegaglia

    Endereço: Rua XV de Novembro, 1820, Centro

  • 21/06/2018

    Rua Papa Paulo VI recebe obras de drenagem para pavimentação

    A Rua Papa Paulo VI, na Planta Chaune, começou a ser preparada para receber o asfalto. Nesta semana estão sendo realizados os serviços de drenagem com a construção das galerias para o manejo das águas pluviais. As obras fazem parte do Programa de Pavimentação executado pela Prefeitura de Piraquara em diferentes bairros do município.

    A pavimentação compreende o trecho entre as ruas Francisco Chaune e Rua Cândido Portinari em um investimento de R$ 350.113,44. A via possui um trânsito intenso de veículos e caminhões tende em vista que é o endereço da Secretaria de Infraestrutura e do Estádio Municipal Mathias Jacomel.

DESTAQUES DOS EDITORES