• Projeto aprovado

    Servidores podem ser proibidos de usar celular durante o expediente em Fazenda Rio Grande

    Servidores podem ser proibidos de usar celular durante o expediente em Fazenda Rio Grande
    (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

    Foi aprovado em segunda votação, na Câmara Municipal de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, o projeto de lei 023/2019, de autoria do vereador Paulinho Coxinha (PDT), que proíbe o uso de aparelhos celulares no acesso às redes sociais e sites de relacionamentos no horário de expediente, nos locais de atendimentos ao público e repartições públicas de Fazenda Rio Grande.

    A proibição se estende a servidores concursados, comissionados, terceirizados e estagiários. “A medida se faz necessária para coibir atos de desatenção nos atendimentos de serviços públicos. Infelizmente, muitos servidores passam o dia no celular, de cabeça baixa não dando a devida atenção ao cidadão. Contamos com o apoio do prefeito para sancionar a nossa lei”, concluiu o vereador.

  • Empreendedores

    Encontro da Beleza é realizado em São José dos Pinhais

    Encontro da Beleza é realizado em São José dos Pinhais
    (Foto: Paulo Szostak/Prefeitura SJP)

    Visando fomentar o ramo da beleza no município, a Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo (Sictur), promoveu o Encontro da Beleza na tarde da segunda-feira (16). O evento aconteceu no Auditório do SESC, e contou com a participação de diversos empreendedores.

    O objetivo do evento foi reunir pessoas interessadas no ramo da beleza, como profissionais e empreendedores. O “Encontro da Beleza” contou com uma programação voltada ao ramo, com palestras, talk shows, e distribuição de brindes para os participantes.

    Promovido pela Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, o evento também foi oferecido pelo Sebrae de São José dos Pinhais. O Encontro contou com a palestra da Vigilância Sanitária do município, palestras de “Como Fidelizar seus clientes”, sobre “Tendências”, além de debates com grupos de beleza.

    De acordo com o secretário de Indústria, Comércio e Turismo (Sictur), Giam Celli, o setor de beleza, como cosméticos, perfumaria, salões e barbearias, têm crescido cada vez mais no Brasil, com valores expressivos. “Nós promovemos em parceria com o Sebrae, esse grande Encontro da Beleza aqui em São José, já com essa visão de poder agregar no setor essa economia que vêm crescendo nos últimos anos de uma forma bem acentuada. Então, nós observamos, com nosso indicadores, que esse setor é um setor que gera muito emprego, gera muita renda, e nada como estar fortalecendo e criando alternativas para esse setor crescer aqui na nossa cidade”, enfatizou o secretário.

    Estiveram presentes servidores públicos e participantes empreendedores são-joseenses.

  • Educação

    Piraquara sediará o VII Encontro Internacional FATUM de Contadores de Histórias

    Piraquara sediará o VII Encontro Internacional FATUM de Contadores de Histórias
    (Foto: PMP)

    No dia 25 de setembro Piraquara sediará o VII Encontro Internacional de Contadores de Histórias da FATUM Educação. O evento será realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e é destinado para profissionais que trabalham nas unidades de ensino do município. O encontro terá início às 19h com a participação das contadoras de história Pamela Gutierrez da Bolívia e Marcela Placoma da Argentina.

    SOBRE A FATUM EDUCAÇÃO

    A FATUM Educação promove a formação de alta performance de professores, contadores de histórias e mediadores de leitura. Somos uma instituição comprometida com o saber científico, filosófico, cultural e artístico, tendo em vista o desenvolvimento humano. Nossas ações educacionais são pautadas na construção de um significativo repertório cultural, patrimônio imaterial de quem pretende contar e ler histórias. Possibilitamos momentos de formação e eventos culturais com o objetivo de democratizar o acesso à arte e de socializar experiências com a narrativa oral e com a literatura infantil juvenil.

  • Mulher Inova

    Araucária terá evento de empreendedorismo feminino aberto ao público

    Araucária terá evento de empreendedorismo feminino aberto ao público
    (Foto: Reprodução/PMA)

    A Prefeitura de Araucária está organizando o 1º Workshop Mulher Inova, que acontecerá na tarde do dia 27 de setembro (sexta-feira), no salão do Centro Dia Idoso. Trata-se de um evento voltado ao público feminino, onde será tratado, principalmente, o empreendedorismo feminino. Não é necessário fazer inscrição.

    Embora a temática principal seja a área empresarial, as palestrantes tratarão de assuntos que envolvem liderança e autonomia. Ministrarão as palestras as integrantes do Movimento ELA, que formam a Liga de Especialistas: Elen Milek, Monique Bordin, Ivana Poitevin e Valéria Dobins. Futuro do trabalho, fisiologia feminina e ancoragem do merecimento, propósito do negócio e branding, aspectos da alta performance, comunicação e comportamento, além de finanças pessoais e gestão comercial fazem parte do conteúdo do workshop.

    "O objetivo é oferecer um treinamento que visa o desenvolvimento pessoal voltado às mulheres. Aquelas que tem seu próprio negócio ou ideia empreendedora e, ainda, aquelas que sentem algo despertar ao falar em business. Trabalhamos a habilidade da liderança e do empreendedorismo por meio do desenvolvimento pessoal e técnico, a fim de que elas apliquem com excelência seus propósitos em suas carreiras", explicou Elen, idealizadora do Movimento ELA.

    De acordo com Elen, o Movimento educa para autonomia e para um novo estado de encorajamento a fim de que as mulheres atuem alinhadas com a sua missão de vida.

    SERVIÇO
    1º Workshop Mulher Inova
    Data: 27/09/19
    Horário: 13h às 17h
    Local: Centro Dia Idoso - Rua Nossa Senhora dos Remédios, 1273, Fazenda Velha.
    Evento gratuito; aberto ao público.

  • Pinhais

    Rua Maria Antonieta dos Santos recebe calçada em concreto poroso

    Rua Maria Antonieta dos Santos recebe calçada em concreto poroso
    (Foto: Roberto Dziura Jr/PMP)

    Nos últimos dias, a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Obras Públicas (Semop), iniciou a construção de calçamento para pedestres em toda a Rua Maria Antonieta dos Santos, com extensão aproximada de 1,5 km. O serviço, em concreto poroso, compreende os dois sentidos da via e começou na ponte do Rio Palmital e seguirá até a Rodovia Deputado João Leopoldo Jacomel (PR- 415).

    Este sistema de calçada utilizado em Pinhais não permite o acúmulo de água, contribuindo com a permeabilização do solo e não deixa poças com água, contribuindo com a locomoção dos pedestres em dias chuvosos. Além disso, o calçamento com concreto poroso tem durabilidade maior e custo similar em comparação com o convencional, manutenção quase zero e a execução da obra é relativamente rápida.

    A sua construção compreende a preparação do solo com a primeira camada em saibro e uma segunda com pedra brita, ambas compactadas. O concreto é composto com uma mistura de pedrisco e cimento e nos trechos com entrada para veículos é colocada malha de aço para aumentar a resistência.

    A Prefeitura de Pinhais também realiza a instalação desse tipo de calçada em outras regiões da cidade. No bairro Estância Pinhais está em finalização a construção da calçada para pedestre na Rua Guilherme Weiss. São aproximadamente 2 km de calçada, nos dois sentidos, da via que liga o Bosque Municipal e Curitiba. Outro lugar que tem ação similar é no Parque Linear do Atuba, no bairro Emiliano Perneta.

  • Paranaguá

    Superintendência Municipal de Trânsito passa a contar com acesso ao Sistema de Informações de placas e condutores

    O APP Fiscalização Denatran é um aplicativo disponibilizado gratuitamente pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para agentes de órgãos e entidades públicas integrantes do Sistema Nacional de Trânsito (SNT). O objetivo do aplicativo é fornecer validações offline (sem internet) e consultas online (com internet) direto às informações das bases nacionais Renach (condutores), Renavam (veículos) e Renainf (infrações).

    Após a solicitação do superintendente municipal de Trânsito de Paranaguá, Leônidas Martins Júnior ao Denatran, foi feito o cadastro da autoridade de trânsito para posteriormente cadastrar os agentes. “Os guardas civis municipais que tiverem interesse em se cadastrar no Sistema de Informações basta entrar em contato com a Superintendência de Trânsito em horário de expediente e seguir os passos informados pela Central de Operação”, explica Leônidas Martins Júnior.

    Além das validações offline de placas veiculares e documentos como Carteira Nacional de Habilitação (CNH) impressa e digital e CRLV digital, estão disponíveis por meio de consulta online várias informações do condutor como subtotais de infrações exigíveis por tipo (do Condutor e do Veículo) e do veículo como indicador de roubo/furto; restrições administrativas; restrições judiciais com detalhamento e histórico da placa (fabricação, estampagem, emplacamento, inutilização).

    Somente órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito podem solicitar acesso.

  • Mandirituba

    Prefeitura realiza primeira edição do Programa Prefeitura nos Bairros

    O Programa Prefeitura nos Bairros tem por objetivo colocar os serviços e atendimentos da administração municipal à disposição da comunidade.

    As ações têm início no dia 23 de setembro e acontecem até o dia 07 de dezembro e vão levar às comunidades de Tronco, Areia Branca dos Assis, Vila Brasília, Chimboveiro, Lagoinha, Quatro Pinheiros, Avencal, Espigão das Antas, Colônia Matos e Queimados serviços das Secretarias de Assistência Social e Habitação, Saúde, Educação, Esporte e Cultura.

    Segundo a Vice-prefeita e Secretária de Assistência Social e Habitação, Rosilene Vonsovicz Weber, a população de Mandirituba receberá orientações sobre Cadastro Único, Programa Bolsa Família, Programa Família Paranaense; Orientações quanto aos serviços de CRAS e CREAS; Reflexões acerca do conceito de família, sonhos, planejamento familiar e orçamentário, autoestima, além dos serviços de saúde como a atualização da carteira de vacinação, orientações em saúde bucal e ações de recreação promovidas pela Secretaria de Educação, Esporte e Cultura.

    Segundo o Prefeito Luis Antonio Biscaia a iniciativa é inédita. “Além de levar serviços e atendimentos municipais para mais perto da população, possibilita o levantamento das principais demandas e necessidades da região”, explicou.

  • Bikes, quadriciclos e motos

    Colombo é sede da 5ª edição do Encontro de Trilheiros

    Colombo é sede da 5ª edição do Encontro de Trilheiros
    (Foto: Ilson L. de Jesus e Gilberto Espindola/ PMC)

    O domingo, 15, foi de muita emoção para os amantes do off-road. O Parque Municipal da Uva foi sede da 5ª edição do Encontro de Trilheiros de Colombo – e reuniu mais de 700 participantes com suas bikes, quadriciclos e motos. “Parabéns a esta moçada que não dispensa uma boa aventura. Aqui nosso irrestrito apoio a toda modalidade e prática esportiva que são grandes aliadas para a qualidade de vida, saúde e o lazer das famílias”, disse o vice-prefeito Sergio Pinheiro.

    O evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude. “O nosso município oportuniza a prática de diversas modalidades e o motocross é uma delas. Essa também é uma ocasião para que a população conheça outros esportes”, afirma o secretário da pasta, Paulo Cesar Cardoso.

    A concentração e a largada aconteceram no Parque Municipal da Uva, com trajetos de 30KM para Bike Adventure, e 60KM para Quadriciclos e Motos. Os participantes percorreram trilhas na área rural e também nas propriedades particulares do município.

    Corrida da Lua Cheia

    No sábado, 14, a 140ª edição da Corrida e Caminhada da Lua Cheia agitou os colombenses. O evento reuniu os amantes da modalidade esportiva em percursos de 8,6 e 4,3 quilômetros para corrida e 4,3 quilômetros para caminhada.

    Durante a programação, também aconteceu a 58ª edição da Corrida da Lua Cheia – Kids. Os pequenos se divertiram – nos percursos de 80, 100, 200, 400, 600 e 1.255 metros. “Essa foi uma união conjunta, entre os amantes do esporte e a prefeitura. E o resultado foi um grande evento”, concluiu o secretário.

    Jogo de Futebol

    Na manhã deste domingo, 15, aconteceu o jogo de futebol festivo entre as equipes Master do Coritiba FC e o Capivari. A ação reuniu os craques do Coritiba – de 1985, além de outras personalidades que fizeram história no futebol paranaense. Logo após a competição, foi servido o tradicional almoço para os participantes.

    “Foi uma grande festa, tivemos a oportunidade de rever amigos e os grandes craques do Coritiba. Parabéns a todos os moradores do Capivari pela recepção e pelo trabalho”, disse Cardoso.

  • Campo Largo

    Rua Marechal Deodoro tem vagas de estacionamento alteradas

    Rua Marechal Deodoro tem vagas de estacionamento alteradas
    (Foto: Ascom/PMCL)

    O Deptran de Campo Largo informa a população e pede atenção redobrada às mudanças de sentido no trânsito central da cidade. Desde a segunda-feira (16/09), a Rua Marechal Deodoro, entre os trechos da rua Engenheiro Tourinho até a rua João Batista Valões, não é permitido estacionar mais do lado esquerdo da via. Apenas pode-se estacionar ao lado direito da rua, nos trechos acima citados.

    A rua Barão do Rio Branco, entre os trechos da rua Generoso Marques até a rua Centenário, já está alterada. Também foi alterado o sentido da rua Gonçalves Dias, entre os trechos da rua Generoso Marques até a Benedito Soares Pinto. A partir de outubro, o sentido também será único na rua Xavier da Silva, entre os trechos da rua João Batista Valões até a rotatória da Avenida Padre Natal Pigatto.

    A Prefeitura de Campo Largo avalia que, com o crescimento do município, com o crescente número de veículos circulando na área central o novo planejamento viário foi necessário para trazer mais segurança e organização ao trânsito local, desafogando as vias centrais e reestruturando a mobilidade urbana municipal.

  • História

    Araucária inaugura Centro Cultural que faz memória ao Holocausto

    Araucária inaugura Centro Cultural que faz memória ao Holocausto
    (Foto: Carlos Poly/PMA)

    Inaugurado no dia 01 de agosto, o Centro Cultural Moisés Jakobson, localizado ao lado do Memorial Polonês, é um local que apresenta dados históricos e humanos sobre o Holocausto e ressalta a importância de preservar a memória para que fatos como este não se repitam. A vista panorâmica do alto do Centro Cultural é outro motivo para uma visita ao local. O nome do Centro Cultural é uma homenagem ao filósofo sobrevivente do Holocausto que saiu da Polônia e reconstruiu sua vida em Curitiba.

    O espaço fica aberto às terças, quartas e sextas das 09h às 12h e das 13h às 17 horas. Nas quintas-feiras, o atendimento é das 13h às 17 horas e sábados, domingos e feriados funciona das 11h30 às 17 horas. Grupos devem agendar a visita para ter um atendimento com o monitor do local. O Memorial Polonês, que fica ao lado, também atende nesses mesmos dias e horários. Mais informações e agendamento de visita em grupo pelo (41) 36437233.

    O Centro Cultural Moisés Jakobson fica no Parque Romão Wachowicz e o acesso é pela Avenida Centenário, que tem início junto ao Portal Polonês.

  • Pontal do Paraná

    Comitê Organizador do PRODEC realiza a segunda reunião de 2019

    Na tarde de quarta-feira (11) foi realizada na sede da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Pontal do Paraná (Aciapar) a segunda reunião do Comitê Organizador do Conselho de Desenvolvimento Econômico do município.

    Na oportunidade, o Comitê Organizador apresentou uma lista de lideranças do município que foram aprovadas e discutidas por todos os presentes, essa lista é composta por líderes que serão entrevistados pela equipe do projeto em sua primeira etapa.

    As entrevistas serão realizadas com as lideranças objetivando filtrar informações e cruzar dados que possam ajudar na elaboração dos projetos para o desenvolvimento econômico de Pontal do Paraná.

    Na reunião o prefeito Marcos Fioravante (Casquinha) assinou oficialmente o contrato com o Sebrae, que será a instituição responsável pela elaboração do Conselho de Desenvolvimento.

    O prefeito destacou a relevância da união de todos em prol do município destacando o projeto apartidário que vai beneficiar todos os moradores de Pontal do Paraná.

    “Pontal do Paraná será um modelo no que diz respeito ao planejamento do seu desenvolvimento econômico, por ser um município jovem temos como crescer dentro de um projeto que prepara nosso município para seus próximos anos e as novas gerações”, completou o prefeito.

    Durante o encontro ficou decidido pelo Conselho Organizador (Câmara/Prefeitura/Aciapar) que somente irão participar do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Pontal do Paraná os representantes das instituições legalmente constituídas que ocupem o maior cargo hierarquicamente.

    O presidente da Aciapar relembrou o início do projeto e as articulações que foram feitas para chegar no objetivo principal, o planejamento econômico de Pontal do Paraná para as próximas décadas.

    “A partir do momento que assumimos a presidência da Aciapar no dia 7 de maio deste ano iniciamos as tratativas com o Sebrae afim de fazer a interlocução com a Prefeitura e a Câmara de Vereadores para que se concretizasse o projeto que acredito ser o mais importante para Pontal do Paraná, estamos participando literalmente da construção de uma linda história”, disse Ercio.

    As entrevistas com as lideranças elencadas iniciarão imediatamente. A próxima reunião ficou marcada para a próxima sexta-feira dia 20/09.

  • Cronograma

    Secretaria de Obras trabalha na readequação de estradas rurais da Lapa

    Secretaria de Obras trabalha na readequação de estradas rurais da Lapa
    (Foto: Ascom/PML)

    A Prefeitura da Lapa, por meio da Secretaria Municipal de Obras realiza trabalho de readequação das estradas rurais das comunidades do São Bento e do Rio da Areia. Além do patrolamento, as estradas recebem revestimento primário com saibro e compactação com rolo.

    "Na estrada do São Bento estamos utilizando saibro da pedreira da Berneck e no Rio da Areia, o saibro é oriundo da pedreira do Bonito", explica o Secretário de Obras da Lapa, Fabio Furiati. Esta medida visa otimizar a logística de transporte e dar maior agilidade aos trabalhos. Nessas regiões, as estradas principais e algumas vicinais de grande circulação de produção agrícola passam por melhorias.

    Ambas as comunidades tem grande produção agropecuária, principalmente no cultivo de soja, milho e feijão. Outro destaque é a avicultura na região. Fabio explica ainda que outras comunidades também passam por intervenções. Localidades como Espigão Branco, Pedra Lisa, Bonito, II Passa Dois, Mato Queimado, Passa Dois até a Colônia Municipal, Caracol, Lagoa Gorda e Prestes recebem patrolamento e limpeza e desobstrução das águas com a abertura de sarjetas de escoamento.

    O cronograma de trabalhos prevê melhorias em outras estradas e a detonação de material para revestimento nas demais comunidades.

  • Guaratuba

    Escola Adolpho Vercesi promove passeio ciclístico ecológico

    Professoras e alunos da Escola Municipal Adolpho Vercesi visitaram o prefeito Roberto Justus, na manhã do dia 3 de setembro, para convidá-lo para um passeio ciclístico no próximo dia 28, um sábado.

    A atividade faz parte do projeto “Reciclar em Família”, que inclui a participação na Gincana Ecológica da Prefeitura – os alunos já coletaram milhares de garrafas pet na competição entre escolas que termina neste dia 19.

    A concentração do 1º Passeio Ciclístico Ecológico será 8h30, em frente à escola, na rua Damião Botelho de Souza, no bairro Piçarras, e segue pelas avenidas Pescaça, dos Guarás, Guaíra, do Patriarca e Guarani, e termina de volta na escola. Durante o percurso serão recolhidas garrafas pet. Por isso, a escola está divulgado para os moradores das redondezas separem as garrafas com antecedência.

    O prefeito elogiou o empenho dos professores, alunos e suas famílias na gincana e em todas atividades que a escola promove. Também comentou sobre os mutirões de coleta e limpeza que a Prefeitura vem fazendo nos bairros e como é importante a participação de todos para manter a cidade arrumada.

    O prefeito falou que a inauguração da reforma do Pronto Socorro será no mesmo sábado do passeio ciclístico e contou para os alunos, em “primeira mão”, que haverá pula-pula e diversas brincadeiras para as crianças durante a tarde toda.

    Fizeram a visita a diretoria Maíra Temóteo, as coordenadoras Daniela Basso e Carla Santana e os alunos Ana Júlia, Cecília, José Augusto, Eloá, Raquel e Arthur. Em nome de todos, a menina Eloá agradeceu o prefeito pela reforma da escola em andamento – está sendo trocado os forros, em seguida, serão reformadas a cozinha, banheiros e a sala do programa “Leite das Crianças” e colocadas pastilhas nas paredes externas.

  • Entrada da cidade

    Prefeitura e Comec discutem possível passarela de acesso ao Parque São José

    Prefeitura e Comec discutem possível passarela de acesso ao Parque São José
    (Foto: Ascom/PMSJP)

    O prefeito em exercício de São José dos Pinhais, Thiago Buhrer, recebeu o diretor presidente da Comec, Gilson de Jesus dos Santos, e o diretor técnico da instituição Felipe Constantino, para discutir alternativas para o acesso de pedestres ao Parque São José. Na tarde de sexta-feira (13), estiveram em visita técnica no portal de entrada da cidade analisando alternativas para o local.

    “Temos recebido muitos pedidos para a construção de uma passarela neste local, mas como as obras estão em andamento verificamos junto à Comec a possibilidade da inclusão no projeto de uma passarela”, explicou Thiago Buhrer.

    De acordo com o diretor presidente da Comec é preciso consultar junto à nova empresa que realizará a conclusão das obras a possibilidade desta projeto.

    O vereador Abílio Alves acopanhou a visita técnica e ressaltou a importância da passarela. “Os bairros próximos são populosos pela presença de condomínios e seus moradores utilizam muito o Parque São José”, enfatizou.

    Acompanharam a visita técnica o secretário de Urbanismo Adão Cetnarski Neto, de Governo Claudio Alves, além do chefe de gabinete do vice-prefeito Andrei Gondro e o diretor de Planejamento Territorial e Urbano da secretaria de Urbanismo José Maurício Precoma Miranda.

  • Novidade

    Quatro Barras inaugura Academia da Saúde

    Quatro Barras inaugura Academia da Saúde
    (Foto: Diego Tiller/PMQB)

    Na sexta feira, 13, a Secretaria Municipal de Saúde de Quatro Barras promoveu a inauguração da Academia de Saúde. A Academia da Saúde é uma estratégia de promoção e cuidado com a saúde, a partir da implantação de espaços públicos específicos para esse fim.

    Essa proposta foi implantada pelo Ministério da Saúde em 2011. A implementação desse projeto em Quatro Barras iniciou-se ainda em 2013, porém após um período de abandono, furtos de equipamentos e depredações, em 2017 foi retomada. Sua inauguração refelete a preocupação do Município com a promoção da saúde e o bem estar de sua população.

    A Academia da Saúde está instalada na Rua Severiano de Moura, 28 A, no Jardim Pinheiros. Conta com dois consultórios, sala de vivência com diversos equipamentos multiuso, banheiros adaptados e estrutura de apoio externa. As Secretarias Municipais de Assistência Social e Cultura, Saúde, e Esporte e Lazer vão se utilizar esse espaço para promoção das suas ações de cuidados com a saúde. O atendimento será realizado por meio de equipe multidisciplinar composta por fisioterapeutas, nutricionistas, picólogos e educadores físicos, que atuarão conjuntamente, visando a saúde integral dos pacientes.

    Conforme orientação da Secretaria Municipal de Saúde, visando se garantir adequadamente as demandas e agendas, os fluxos serão disponibilizados via unidade de saúde, com a guia de referência para o serviço.

    Para o Prefeito Municipal Angelo Andreatta, Lara, “ este é um espaço inclusivo, um equipamento público onde as pessoas poderão se integrar e melhorar a sua qualidade de vida”.

    Conforme assegura o Secretário Municipal de Saúde, Leonardo Presa ,“as atividades serão iniciadas na semana que vem com as seguintes modalidades: caminhada orientada, pilates, massoterapia, terapia de grupo, exercícios funcionais para realbilitação, orientação de boas práticas e de escolhas saudáveis e aurículoterapia. Tudo pensando no bem estar da nossa população”.

  • Piraquara

    Sala do Empreendedor oferece palestra de Atendimento ao Cliente na Regional do Guarituba

    A Prefeitura Municipal de Piraquara, por meio da Sala do Empreendedor promove uma palestra com o tema Atendimento ao Cliente. O evento é gratuito direcionado a microempreendedores do município e será realizado no dia 19 de setembro, na Regional do Guarituba.

    A palestra será ministrada pelo Consultor Credenciado do SEBRAE, Homero Chichorro. Entre os assuntos abordados estão: Conceito de atendimento ao cliente; Diferença entre tratamento e atendimento; Qual a expectativa e satisfação do cliente; Como lidar com situações e clientes difíceis; Como trabalhar a fidelização dos clientes.

    Para participar faça sua inscrição pelos telefones: (41) 3551-1172 e 3551-1173.

    SERVIÇO

    Palestra: Atendimento ao Cliente

    Local: Regional do Guarituba - Rua Betonex, 2330 - Guarituba

    Data: 19/09/2019

    Horário: 19h30

  • Pinhais

    Prosseguem as obras de duplicação da Avenida Maringá

    Prosseguem as obras de duplicação da Avenida Maringá
    (Foto: Roberto Dziura/PMP)

    A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop), continua as obras de duplicação da Avenida Maringá, uma importante via da cidade que liga os bairros Estância Pinhais, Emiliano Perneta e Atuba. Com extensão superior a 4,6 km, o trecho que recebe os serviços tem cerca de 1 km entre as Ruas Jandaia do Sul e Umuarama.

    Atualmente a Semop realiza a duplicação em duas frentes de trabalho. Em uma delas, que já recebeu serviço completo de drenagem, agora acontece o reforço da base estrutural, a qual será bem estruturada para receber o grande fluxo de veículos e o tráfego de veículos pesados, já que no entorno da Avenida existe uma série de empresas de diferentes segmentos. Entre as Ruas Paula Freitas e Abatia é realizado o serviço de drenagem.

    Devido a sua importância, esta obra de duplicação foi estudada para gerar o menor impacto possível para as pessoas que utilizam a Avenida. Para isso, no primeiro momento, será realizada a construção de uma nova pista no lado esquerdo, sentido Atuba, para em um segundo momento realizar as intervenções necessárias nas pistas já existentes.

    A duplicação da Avenida Maringá contempla ainda calçadas padronizadas em concreto poroso, ciclovia/ciclofaixa para incrementar as rotas cicloviárias, travessias elevadas para pedestres, dispositivos de interseções viárias, iluminação pública e paisagismo. No trecho entre Ruas Loanda e Paula Freitas, no lado direito sentido Atuba, a Prefeitura já realizou a construção de calçada para pedestre em concreto poroso.

  • LED

    Paranaguá com Iluminação melhor e mais eficiente

    Nesta gestão, Paranaguá tem recebido uma atenção especial na iluminação pública. Foram instaladas luminárias em LED na Avenida Roque Vernalha, nas ruas Nestor Victor, Expedicionários, Maneco Viana, Domingos Peneda, Avenida Coronel Santa Rita e também na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto. O serviço não parou por aí, praças e campos, além de ruas em bairros como Vila Garcia, Jacarandá e Ouro Fino também receberam o serviço.

    A nova fase iniciou no dia 27 de julho e o intuito é implantar luminárias em LED em 100% da cidade até meados de 2020.

    “Quando necessário ocorre também a troca de postes e braços. Este é um benefício importante para a cidade já que o LED gera economia, menos tempo em manutenções e contribui com um consumo sustentável e responsável na energia”, observa o secretário municipal de Serviços Urbanos, Cláudio Roberto Mariano.

    O prefeito Marcelo Roque tem acompanhado os trabalhos de instalação da nova iluminação. “É com muita satisfação que temos entregado esse serviço para a população. Quem passa pelas regiões que já receberam as novas luminárias, percebe a mudança positiva. A diferença é muito grande e gera segurança e economia”, ressalta.

    Confira as ruas que já receberam o serviço conforme a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos

    Avenida Coronel José Lobo (50%) - 144 luminárias já instaladas
    Rua 13 de Maio – 27 luminárias já instaladas
    Rua Adail Teixeira de Melo – 12 luminárias já instaladas
    Rua Adélio Correia – 14 luminárias já instaladas
    Rua Agapanto – 23 luminárias já instaladas
    Rua Águas Marinhas – 15 luminárias já instaladas
    Rua Alberto Ferreira dos Santos – 16 luminárias já instaladas
    Rua Alcemiro Luciano – 30 luminárias já instaladas
    Rua Alexandrita – 17 luminárias já instaladas
    Rua Alfredo Budant – 41 luminárias já instaladas
    Rua Alípio dos Santos – 51 luminárias já instaladas
    Rua Aníbal Roque – 33 luminárias já instaladas
    Rua Anita Ribeiro Fontes – 10 luminárias já instaladas
    Rua Antônio Jabur – 2 luminárias já instaladas
    Rua Araguari – 15 luminárias já instaladas
    Rua Arcésio Guimarães – 23 luminárias já instaladas
    Rua José Vicente Elias (Tranv. 2), Ilha dos Valadares – 93 luminárias já instaladas
    Rua Manoel Corrêa – 82 luminárias já instaladas
    Rua Jatobás
    Rua Miguel Zacarias Pesh
    Rua Aníbal dias Paiva
    Avenida Governador Manoel Ribas (50%)

  • Mandirituba

    Carreta do Senac: Prefeitura recebe chave simbólica da unidade móvel em solenidade de entrega

    A Unidade Móvel de Pães e Confeitos do Senac Paraná já está na cidade de Mandirituba para a realização de cursos gratuitos que serão realizados ao longo dos próximos meses. Na quarta-feira (11), aconteceu a solenidade de entrega da chave simbólica da unidade móvel pela Gerente Executiva do Senac – Unidade Portão, Angela D´Agostin Borges ao Prefeito Antonio Luis Biscaia.

    Parceria entre Prefeitura Municipal de Mandirituba, através da Secretaria de Assistência Social e Indústria, Comércio e Turismo, o objetivo é atender às demandas do mercado, qualificando gratuitamente a população de municípios paranaenses que não possuem unidades físicas do Senac.

    As aulas serão ministradas em um moderno ambiente de aprendizagem, equipado com materiais específicos das áreas de formação oferecidas a partir da próxima segunda-feira, dia 16, no período da manhã e tarde, conforme divulgado durante o período de inscrições.

    Na ocasião, o Prefeito visitou as instalações, agradeceu a parceria e elogiou a estrutura da unidade: “em nome da Prefeitura eu agradeço pela parceria e por trazerem aos nossos munícipes qualificação profissional com uma estrutura de altíssima qualidade e conforto”.

  • Colombo

    Curso de Olericultura está com as inscrições abertas

    Os produtores rurais que tiverem interesse em produção segura de alimentos agrícolas, podem se inscrever no curso de Olericultura – Implantação de Boas Práticas Agrícolas na Hortifruticultura. A ação será promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Colombo e ministrada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Paraná (SENAR-PR).

    Os interessados devem dirigir-se a sede do Sindicato Rural de Colombo, para informar dados e assegurar uma vaga, pois são limitadas. “Estamos montando uma força tarefa para tentar capacitar o maior número de produtores, implantando assim práticas seguras e que tragam ainda mais qualidade para os alimentos”, enfatiza o secretário da pasta, Marcio Toniolo

    É obrigatório que cada participante tenha uma propriedade com produção hortifrutícola para implantação das práticas aprendidas no curso. Podem ainda se inscrever no máximo dois participantes por propriedade.

    As boas práticas na manipulação são importantes para orientar quanto aos procedimentos que devem ser adotados durante a produção dos alimentos agrícolas, com o objetivo de garantir as questões higiênico-sanitárias e evitar possíveis contaminações. Desta forma, fornecendo um alimento seguro para o consumo da população.

    Outro ponto, é a implantação da rastreabilidade dos produtos que permite detectar a origem, além de permitir acompanhar a movimentação ao longo de sua cadeia produtivas.

DESTAQUES DOS EDITORES