• Setor de Identificação

    Prefeitura moderniza processos para emissão de documentos

    Mesmo durante a pandemia, o setor de Identificação da Prefeitura de Colombo teve intensificadas suas ações com ganhos significativos para a população. É o que afirma o responsável pelo setor, Israel Sebastião da Silva. A possibilidade de solicitar a segunda via do documento de identidade e ou substituição de fotos, para pessoas que tenham dados já cadastrados no Instituto de Identificação do Paraná ou junto ao Detran-Pr, garantem agilidade nestes processos. Outro avanço importante aconteceu com a possibilidade de coleta das impressões digitais através de biometria. Já as sempre incômodas fotos para a identidade, que antes tinham que ser realizadas e impressas antecipadamente, agora passam a ser digitais e tiradas no momento do atendimento.

    2ª Via Fácil

    Fique atento para as informações contidas no Site www.ii.pr.gov.br que orientam as facilidades e exigências para obtenção dos documentos ou alterações que podem ser apenas a troca de fotografia, ou a obtenção de segunda via do documento completo. Ao entrar no Site, dirija-se ao campo 2ª Via Fácil e ao informar seus dados, o próprio site informa se está disponível a emissão. O próximo passo é a emissão de boleto que atualmente tem o valor de R$38,30. Depois de registrado o pagamento, o documento será emitido e disponibilizado em um dos três postos de atendimento em Colombo.

    Mensalmente são emitidos mais de 150 documentos nos postos de atendimento do município, disponíveis em três postos de atendimento. Na Regional Maracanã, localizada na Rua Roberto Lamback Falavinha nº 150. Na Regional do Jardim Osasco, localizada na Rua Prefeito Pio Alberti nº 450 e na Posto do Centro de Colombo, localizado na Rua Padre Francisco Bonato nº 518. Para mais informações o telefone é o 3675-5902.

  • A caminho

    Nota oficial sobre o início da vacinação contra a Covid-19 em São José dos Pinhais

    A Prefeitura de São José dos Pinhais informa que a chegada da vacina contra o novo Coronavírus está condicionada a liberação do Estado, prevista para o dia 20 de janeiro. O quantitativo a ser recebido ainda não foi divulgado e o armazenamento será feito na Central de Vigilância, por medidas de segurança quanto a temperatura das câmaras frias e dispensação das doses.

    O município está preparado com insumos próprios, em quantidade suficiente, para atender a primeira fase de vacinação, estimada em 25 mil munícipes, conforme priorização. O início da vacinação ocorrerá entre 12 a 24 horas após chegada do imunizante, tempo devido para estabilização e preparo das vacinas.

  • Coronavac

    Pré-cadastro para vacinação da Covid-19 está disponível em Pinhais

    A Prefeitura de Pinhais lançou nesta segunda-feira (18), o formulário do pré-cadastro para a campanha de vacinação contra a Covid-19 no município. Poderão se cadastrar neste primeiro momento, grupos prioritários para a primeira e segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação.

    O pré-cadastro não é um agendamento, mas vai agilizar a organização da imunização, evitando a formação de aglomerações. A aplicação da vacina será realizada por agendamento exclusivamente via contato telefônico e neste momento não estará disponível nas unidades de saúde.

    Conforme o Plano Nacional de Imunização, a vacinação, nesta primeira fase, será destinada aos profissionais de saúde e idosos em instituições de longa permanência.

    Se você faz parte do grupo prioritário, de profissionais de saúde, idosos de 75 anos ou mais e 60 a 74 anos, acesse www.pinhais.pr.gov.br/vacina e faça seu cadastro. É importante lembrar que será necessário no momento da aplicação da vacina, levar o documento que comprove que a pessoa pertence ao grupo onde se cadastrou.

  • Cultura

    Estão abertas as inscrições para o Festival de Cinema 'Curta Pinhais'

    Desde a segunda-feira (18) estão abertas as inscrições para o Festival de Cinema “Curta Pinhais”. O evento é organizado e promovido pela Prefeitura, por meio do Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SEMEL).

    Em virtude da pandemia, a 9ª edição do Festcine, assim como em 2020, também será em formato on-line. As exibições serão feitas de 22 a 30 de abril no canal do Youtube da SEMEL, com única exibição das produções. A cerimônia de premiação será no dia 30 de abril, às 20h.

    Poderão participar do festival as produções amadoras, alternativas, independentes ou profissionais de cinema, inéditas ou não, de todo o território brasileiro, com criação excepcionalmente a partir de 2018 (informação deverá constar obrigatoriamente na sinopse e no filme).

    De acordo com a organização, as produções realizadas em 2020 e 2021 deverão seguir os protocolos sanitários exigidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde em prevenção ao contágio do novo Coronavírus.

    O festival é organizado nas seguintes categorias concorrentes: Longa-metragem; Curta-metragem de ficção; Curta-metragem de documentário; Curta-metragem de animação; Curta-metragem realizado por estudantes dos níveis fundamental e médio a partir de câmera de celular, Filme Destaque Pinhais e Clipe musical.

    Serviço

    Para se inscrever é necessário acessar o link onde também pode ser consultado o regulamento. Mais informações por e-mail: festcinepinhais@gmail.com ou telefone (41) 3912-5253.

  • Turismo

    Caminho do Itupava reabre para visitação neste sábado

    (Foto: Arnaldo Alves/Arquivo AEN)

    O Instituto Água e Terra (IAT) reabre neste sábado (16) o Caminho do Itupava. A trilha, que faz parte do Parque Estadual Serra da Baitaca, não pôde ser liberada para visitação na semana passada, junto com outros atrativos Região Metropolitana de Curitiba, por conta das intensas chuvas que causaram queda de árvores no local. O espaço foi vistoriado, recebeu manutenção e já pode ser visitado.

    A Portaria do IAT nº 06/2021 permitiu a reabertura dos Parques Estaduais Serra da Baitaca, Pico Paraná e Pico do Marumbi a partir do último dia 9. Além da redução da capacidade, é obrigatório cadastro, entrar pelas portarias oficiais, usar máscara e álcool em gel.

    O horário de funcionamento das portarias é das 8h da às 17h. Para atividades fora desse horário, é preciso ligar e verificar a disponibilidade de entrada.

    São permitidas somente atividades individuais, como caminhada, corrida e exercícios. Para evitar aglomerações, estão proibidos acampamentos, práticas esportivas coletivas e eventos dentro das Unidades de Conservação do Estado.

    As três Unidades de Conservação fecham apenas às terças-feiras para manutenção.

    A capacidade de visitação também foi reduzida em 50%. A orientação é ligar antes para certificar-se da capacidade ou até mesmo agendar a presença.

    BAITACA - O visitante deve entrar pelo trailer, a base do IAT. O Parque abriga o Caminho do Itupava, com capacidade de 314 pessoas por dia para visitação; o Anhangava, com capacidade de 166 pessoas por dia; e o Pão de Loth, também com capacidade para 166 pessoas por dia.

    PICO PARANÁ – Não é permitido mais de 200 pessoas simultaneamente nas trilhas e o visitante só pode entrar conforme disponibilidade de vagas. Entrada deve ser feita pelo trailer, base do IAT.

    MARUMBI - O parque abriga três atrativos: Pico Marumbi, Salto dos Macacos e Morro do Canal. A capacidade de visitação é de 100 pessoas por dia para cada atrativo. O visitante deve entrar pelas bases do IAT (Base Prainhas ou Base Marumbi). Para o acesso às trilhas do Morro do Canal, o acesso deve ser feito pela propriedade particular Morro do Canal.

    Aos sábados, domingos e feriados, uma vez que seja feito o cadastro e a entrada esteja dentro da capacidade de carga definida para a trilha escolhida, o visitante deve receber uma pulseira de identificação. A pulseira deve ser colocada em local visível e ser carregada durante todo o tempo no interior da Unidade de Conservação.

    INFRAÇÃO – Quem não seguir as determinações impostas pelo órgão ambiental poderá sofrer sanções administrativas previstas no Decreto Federal nº 6.514/08.

    CARTILHA - Para orientar os visitantes, o IAT produziu um informativo com especificidades a cada Unidade.

  • Habitação

    Equipe do Urbanismo troca experiências bem sucedidas com São José dos Pinhais

    Para tornar os processos administrativos mais ágeis e visando o desenvolvimento sustentável de Colombo, o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Rodrigo Oliveira Muller e sua equipe reuniram-se na terça-feira (12) com representantes da Secretaria Municipal de Habitação de São José dos Pinhais.

    A intenção foi compartilhar experiências relacionadas a gestão físico territorial e os desafios relacionados ao Estatuto da Metrópole, que devem envolver continuamente todos os municípios integrantes da Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

    No âmbito do desenvolvimento urbano, foram pautado assuntos como:diretrizes simplificadas para emissão de alvarás e licenças, desafios na correta análise e aceite de projetos de grandes empreendimentos, regulamentação e implementação efetiva dos instrumentos do Estatuto da Cidade e vetores estratégicos de desenvolvimento urbano.

    Na área da habitação foi debatido sobre as dificuldadesna gestão social e financeira dos imóveis direcionados a famílias em situação de vulnerabilidade e as alternativas para fazê-la de maneira eficiente e suficiente. Também foi abordada a regulamentação e a implementação efetiva da Lei da REURB nas modalidades ´S´ e ´E´ e o fomento de novos programas habitacionais.

    Além do secretário municipal, participaram do encontro representando o município de Colombo à diretora do Departamento de Urbanismo, a arquiteta e urbanista Keli Coradin, e o arquiteto e urbanista André Lucas Feliciano Ferreira. Representando o município de São José dos Pinhais estiveram presentes a arquiteta e urbanista ThamileFranzini, o engenheiro cartógrafo José Maurício Precoma Miranda, o engenheiro cartográfico Mateus Almeida Leite, e o arquiteto e urbanista Silvio Prizibela.

  • Operação integrada do projeto Em Frente Brasil é lançada em São José dos Pinhais

    Aconteceu na tarde da última terça-feira (12), o lançamento de uma operação integrada do projeto Em Frente Brasil, na praça Oito de Janeiro, em frente à Igreja Matriz de São José dos Pinhais. Esta é uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que tem como objetivo combater a criminalidade violenta, visando o engajamento de todos os entes federativos.

    Em São José dos Pinhais, a operação conta com a participação conjunta da Guarda Municipal, Polícia Militar do Paraná, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Força Nacional, que por meio de atividades ostensivas de prevenção e patrulhamento, buscam combater ações criminosas na cidade.

    Durante o lançamento da operação, foi destacada a importância de políticas públicas de prevenção no combate a criminalidade. Ao aliar essas duas frentes, São José dos Pinhais pode se tornar um modelo de referência na segurança e desenvolvimento social. “Nós temos que prevenir. Por isso, é muito importante trabalhar com nossas crianças, nossos jovens e se fazer presente, estando nos bairros para que tenhamos mais segurança no município”, afirma a prefeita Nina Singer.

    Desde 2019, São José dos Pinhais tem sediado esforços governamentais para coibir a prática de ações criminosas. Durante o evento, o vice-prefeito, Professor Assis, reforçou a importância da união entre as forças de segurança para garantir o bem-estar de todos os cidadãos são-joseenses.

    Segundo o secretário municipal de Segurança, Ricardo Kusch, as ações acontecem pontualmente em algumas regiões da cidade. “São pontos previamente estudados, dos quais nossas equipes de inteligência têm informações privilegiadas, sendo assim podemos trabalhar no tocante de buscar foragidos, conter o tráfico de drogas e armas, além de abordar veículos ou indivíduos suspeitos”, afirma.

    Essa é a primeira de muitas operações que devem acontecer no ano. Para o Tenente Coronel Ribas, do 6º Comando Regional da Polícia Militar, o projeto tem sido um sucesso na redução de vários números de criminalidade e também no sentimento da população, que está mais assistida com a maior proximidade dos órgãos de segurança nos bairros.

  • Pandemia

    Pinhais prevê começar vacinação contra a Covid no próximo dia 25 de janeiro

    Na tarde da quarta-feira (13), na Secretaria Municipal de Saúde, técnicos desta Secretaria, juntamente com profissionais de outras áreas, estiveram reunidos para debaterem e agilizarem como será a vacinação contra a Covid em Pinhais. A Prefeitura atenderá às recomendações do Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19, o qual determina iniciar a imunização por grupos prioritários. Nesta primeira fase, prevista para começar no próximo dia 25 de janeiro, está prevista a vacinação de trabalhadores de saúde e pessoas com 75 anos ou mais. A imunização ocorrerá conforme a demanda de chegada da vacina distribuída pelo Governo Federal.

    Ainda de acordo com o Plano Nacional, em uma segunda fase serão vacinadas as pessoas entre 60 e 74 anos, e em um terceiro momento as pessoas com alguma comorbidade, trabalhadores da educação, de serviços essenciais, entre outras. Na oportunidade foram debatidos a forma de cadastramento das pessoas que receberão a vacina.

    A secretária de Saúde, Adriane da Silva Jorge Carvalho, destaca que todos serão vacinados, atendendo as fases estipuladas pelo Ministério da Saúde. “As pessoas serão pré-cadastradas para serem imunizadas e não deverão procurar a Unidade de Saúde. Oportunamente será divulgada a forma de como acontecerá este cadastro e a própria vacinação”.

    A prefeita de Pinhais, Marli Paulino, destaca que, mesmo com a chegada da vacina, os cuidados para evitar o contágio devem prosseguir. “O uso de máscara, a utilização constante de álcool gel e o distanciamento social deverão ser mantidos até que a grande maioria das pessoas sejam imunizadas. Sabemos que a vacinação é uma urgência e todos estamos ansiosos por este momento. Porém, para a organização e para que a imunização seja justa e chegue para todos com maior rapidez, será necessário o cumprimento dos protocolos estipulados pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde e muita paciência. Mas com respeito, educação e tolerância iremos superar esta pandemia”.

  • Araucária-Campo Largo

    Comec inicia licitação para projeto de duplicação da PR-423

    A Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) abriu nesta terça-feira (12) os envelopes com as propostas técnicas da licitação 04/2020, que visa a contratação de projetos para a duplicação da PR-423, no trecho entre os municípios de Araucária e Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba.

    Sete participantes, entre empresas e consórcios, apresentaram propostas, porém os valores serão divulgados apenas na sessão 02 do processo licitatório, quando serão abertos os envelopes com proposta de preço. A data será agendada após o resultado da sessão desta terça-feira e divulgada no portal Compras Paraná e no site da Comec.

    O preço máximo para a contratação do projeto previsto em edital é de R$ 4.141.359,66 e o prazo para a execução será de 360 dias, contados a partir da emissão de ordem do serviço.

    A empresa ou consórcio vencedor deverá desenvolver estudos e projetos executivos de engenharia para a duplicação, restauração e implantação de interseções em desnível, passarelas e vias marginais na PR-423, no trecho entre a BR-476 (Araucária) e a BR-277 (pista sentido Oeste - Campo Largo), com extensão aproximada de 28 quilômetros.

    A contratação do projeto será paga com recursos do Tesouro do Estado e faz parte do Banco de Projetos, que destina cerca de R$ 350 milhões para viabilizar e agilizar obras de reestruturação de rodovias, ferrovias e da segurança pública em todo o Estado. A sessão foi transmitida ao vivo pela página da Comec no Youtube. Confira AQUI.

    "A duplicação deste trecho foi uma determinação do governador Ratinho Junior e é fundamental para o desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba,
    em especial para o desafogamento do Contorno Sul, na região da Cidade Industrial”, disse o presidente da Comec, Gilson Santos.

  • Segurança

    Policiais militares passam por capacitação de ciclopatrulhamento no Litoral

    As equipes policiais do Verão Consciente 2020/2021 no Litoral, que atuam no ciclopatrulhamento, passaram na quarta-feira (13) por uma capacitação sobre abordagens e outras técnicas policiais com uso de bicicleta. O objetivo do nivelamento, coordenado e executado por um major especialista no assunto, é aperfeiçoar as habilidades no trabalho preventivo e ostensivo desenvolvido desde o início da temporada com as bikes. Participaram das atividades teóricas e práticas policiais militares de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná.

    A instrução foi aplicada pelo comandante da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (4ª CIPM), major Marcos Tordoro, que desenvolveu, há alguns anos, um projeto de policiamento com uso de bicicletas no meio urbano na região de Londrina para criar uma ponte de aproximação da PM com a população durante o trabalho de prevenção à criminalidade. Essa modalidade de patrulhamento tem se firmado no Estado e já se expandiu para a região de Maringá, área do 4º Batalhão, além do Litoral.

    O policiamento com bikes é utilizado nas cidades de Guaratuba, Pontal do Paraná e Matinhos, nos balneários com maior concentração de comércios e circulação de pessoas. Há anos esse modelo vem sendo aplicado no Litoral na temporada de verão como forma de prevenção à crimes e de maior proximidade com os veranistas. No Litoral, o ciclopatrulhamento se consolidou durante o período como um incremento à toda gama de atuação da Polícia Militar na prevenção à criminalidade.

  • Paranaguá

    Pacientes que realizaram coleta para exames de Covid-19 podem aguardar contato do Monitoramento

    As pessoas que realizaram coleta de Swab (RT-PCR) para detecção da Covid-19 receberão a ligação da equipe de Monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá após o resultado do exame. Aqueles pacientes que informaram seu e-mail durante a consulta e coleta, também receberão o resultado pelo endereço eletrônico indicado.

    O Município faz a coleta e é o Estado que realiza o exame encaminhado por todas as cidades paranaenses aos laboratórios credenciados pelo Governo do Paraná. O resultado leva em média 10 a 14 dias para ocorrer. “É importante que as pessoas que realizaram a coleta, aguardem o contato do Monitoramento. A equipe informará o resultado do exame. Pedimos que os pacientes evitem ligar para o departamento para que não ocorra congestionamento nas linhas”, destaca a superintendente de Vigilância em Saúde, Maristela Cerqueira.

    Quando ocorre a consulta e coleta para exame de Covid-19, o paciente assina um termo de responsabilidade informando que permanecerá em isolamento para que não transmita o vírus a outras pessoas. É um período de 14 dias. “Como a pessoa precisa permanecer em isolamento para evitar a disseminação da doença, o cidadão não deve ir a Secretaria Municipal de Saúde para buscar seu resultado. A equipe entrará em contato para informar o resultado e conversar com o paciente”, ressalta.

    O paciente deve apenas sair do isolamento no caso de necessitar de nova consulta em decorrência de sintomas. “Se precisar de atendimento ele pode dirigir-se a Arena Albertina Salmon”, informa Maristela Cerqueira.

    O setor de Monitoramento tem enfrentado algumas situações que dificultam o atendimento ao paciente. “Continuamos com o problema de pacientes informarem na consulta números de telefones que não existem, estão desligados ou não recebem ligações convencionais. Essas situações afetam um trabalho que é exclusivamente direcionado ao cidadão e o cuidado com sua saúde neste momento de pandemia”, enfatiza a superintendente.

  • Pinhais

    Secretaria de Obras disponibiliza atendimento ao público para solicitação de serviços

    Diariamente a Secretaria de Obras Públicas recebe dezenas de pedidos de serviços para serem realizados em Pinhais. A secretaria disponibiliza um Setor de Atendimento ao Público que realiza atendimentos não presencial, por e-mail e telefone.

    Os serviços atendidos são: auxílio para ligação de água pluvial, boca de lobo, buraco na rua, calçada danificada, desassoreamento de rio, erosão, iluminação pública (mau contato e troca de lâmpada), manilhamento, meio fio, patrolamento, pavimentação antipó, pintura viária, placas de sinalização, ponto de ônibus, poste de iluminação pública, rampa de acesso, semáforo e sinalização.

    O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13 às 17h pelo email obras@pinhais.pr.gov.br ou no telefone 3912-5118.

  • Trânsito

    Prefeitura realiza revitalização na rotatória da Avenida Rui Barbosa com a BR-277

    Na última semana, a Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Viação e Obras Públicas, realizou o término das fresagens e aplicação de asfalto em CBUQ na rotatória da Avenida Rui Barbosa, no cruzamento com a BR-277. O serviço faz parte do contrato de revitalização da Avenida Rui Barbosa, desde a Avenida das Torres até a BR-277.

    Para não prejudicar os milhares de motoristas que passam pela região diariamente, ocasionando intenso tráfego no local, a obra foi realizada no período noturno. Esta é uma prática que será adotada em mais obras promovidas pela Prefeitura de São José dos Pinhais.

  • Asfalto

    Mandirituba conclui obra de pavimentação em Areia Branca dos Assis

    O Município de Mandirituba conclui obra de pavimentação na Rua Pedro Silveira Machado, em Areia Branca dos Assis. Essa é apenas mais uma entre tantas outras que já foram asfaltadas. A rua danificada era uma queixa antiga dos moradores que ali residem e passam com frequência naquela região.

    A obra executada por meio da Secretaria de Obras e Urbanismo, teve um investimento mais de R$ 450.000,00 mil em 2.055.24 m². A obra, inclui drenagem, sinalização, meio-fio e calçamento explicou o secretário de obras e urbanismo, Alysson Quadros.

    O Prefeito Luis Antonio Biscaia ressalta que uma pavimentação gera qualidade de vida, segurança, empregos, aumenta a valorização dos imóveis e autoestima da população. E por isso afirma que irá ampliar cada vez mais novos projetos de pavimentação por outros bairros do município.

    SEM BARRO E SEM POEIRA – É exatamente o que está acontecendo em Mandirituba.

    José Ari de Lima sabe bem disso. Morador há 25 anos na região, autônomo, ele passa várias vezes ao dia pelas ruas do bairro e cita inúmeros benefícios que as ruas pavimentadas oferece aos habitantes.

    Família Zampiron, empresários da região há mais de 20 anos, desacreditados que o asfalto pudessem ser uma realidade dos moradores e o fim dos caos com ruas danificadas, alagamentos, difícil acesso as residências e a empresa, hoje exaltam de gratidão de ver que que as obras foram concluídas. ”Ficamos felizes em ter um Prefeito que se preocupa com a população e tem compromisso com seus munícipes, que trabalha em busca de desenvolvimento e valorização”, ressalta a família.
    Os trabalhos continuam, Mandirituba está ficando cada vez melhor com asfaltos nos bairros.

  • Educação

    Instituto Federal firma novas parcerias com a prefeitura de Colombo

    Na terça-feira (12), o prefeito Helder Lazarotto e o vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Professor Alcione receberam os representantes do Instituto Federal do Paraná (IFPR), o diretor geral do campus em Colombo, Ciro Bächtold e o professor Dr. Eduardo Liquio Takao. Esteve presente também na ocasião o secretário municipal de Indústria e Comércio, Turismo e Trabalho, Plínio Toniolo Schmidt.

    Na reunião, o IFPR apresentou todos os cursos ofertados à população e projetos futuros que o Instituto pretende disponibilizar a comunidade. Também apresentaram projetos na área de robótica e possibilitaram a inserção de novos cursos de nível médio e superior e pós-graduação.

    De acordo com o vice-prefeito a parceria com o IFPR será fundamental para a capacitação profissional de servidores da Educação na rede municipal de ensino, além da possibilidade de investimento e inserção de cursos em gestão escolar e capacitação e qualificação em matemática e português.


    Em destaque, o vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Professor Alcione, os representantes do Instituto Federal do Paraná (IFPR), o diretor geral do campus em Colombo, Ciro Bächtold e o professor Dr. Eduardo Liquio Takao, ao fundo o prefeito Helder Lazarotto e o secretário municipal de Indústria e Comércio, Turismo e Trabalho, Plínio Toniolo Schmidt
    Para o prefeito Helder Lazarotto, “o IFPR é um espaço de capacitação onde temos interesse de firmar parcerias e investimentos, principalmente para área de capacitação de servidores e incentivo a jovens e adultos na qualificação profissional”.

    A Secretaria de Indústria e Comércio, Turismo e Trabalho tem interesse em firmar parceria com o IFPR principalmente para área de capacitação em gestão empresarial tendo em vista a oportunidade de crescimento e qualificação profissional de servidores da secretaria, empresários da cidade e novos empreendedores. “É importante fechar parcerias como essas para que o município possa crescer e ter profissionais com conhecimento e técnica para desenvolver seus trabalhos e movimentar a economia”, finalizou o secretário Plínio Toniolo Schmidt.

    Após a reunião o IFPR, as secretarias de Educação e Indústria e Comércio, Turismo e Trabalho e o prefeito Helder Lazarotto realizarão uma nova reunião para firmar o compromisso e implantação dos projetos do instituto no município.

  • Domingos

    Triar terá reforço na frota e linha especial para quem vai fazer Enem

    A Superintendência de Transporte Coletivo de Araucária informou que, em decorrência da realização do Enem, ampliará a frota das linhas que levam aos locais de prova nos dias 17 e 24 de janeiro (domingos). Haverá ainda uma linha especial que fará o transporte entre o Terminal Central e o Terminal Angélica.

    O reforço das linhas ocorrerá nos horários que antecedem o início da prova. Vale lembrar que, aos domingos, a tarifa do transporte coletivo local é gratuita para quem utiliza o cartão Triar.

  • Cuidado

    Procon de São José dos Pinhais alerta para fraudes na compra ou venda de veículos

    (Foto: Reprodução/PMSJP)

    Na hora de negociar um veículo, cautela e análises prévias são fundamentais para quem deseja escapar de golpes. A fim de evitar transtornos e prejuízos, o Procon de São José dos Pinhais emitiu um alerta, que tem como objetivo orientar os consumidores para que esses não caiam em fraudes durante a compra ou venda de veículos.

    Para quem vai realizar o sonho de adquirir um novo veículo, o primeiro passo é verificar se ele realmente existe. Os conhecidos golpes de anúncios clonados são bastante comuns e a pessoa interessada pode acabar pagando por um carro ou uma moto que não irá receber. A atenção com esses anúncios também deve ser redobrada para quem está realizando uma venda, especialmente pela internet, onde o golpista se passa pelo proprietário do veículo.

    Verificar a documentação, o extrato de multas e se existem ou não restrições à venda é outra solução simples e que pode evitar diversas complicações. Outros cuidados extras também podem ajudar os consumidores a evitar golpes, confira:

    Não realizar pagamento antecipado ou para conta diversa do proprietário do veículo;
    Fazer uma vistoria prévia para ver se o veículo já teve algum sinistro;
    Atenção a vendas consignadas por pessoas ou lojas que já possuem histórico de reclamação;
    Preencher o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e comunicar o DETRAN;
    Desconfiar de trocas ou valores muitos vantajosos em relação a modelos similares;
    Não entregar o carro antes do valor constar em conta.

    O consumidor que se sentir lesado com a negociação de seu veículo pode entrar em contato com o Procon de São José dos Pinhais por meio do número (41) 3283-6160 ou ir até a sede do órgão na Rua Passos de Oliveira, 1101, das 08h às 16h30, de segunda a sexta-feira.

  • Lazer

    População de Pinhais ganhará mais uma praça

    (Foto: Roberto Dziura Jr)

    Desde o início do ano, as máquinas da Prefeitura de Pinhais trabalham na construção de mais uma praça para os munícipes, esta na Rua Jacarezinho - entre as Ruas Bernardo Osinski, Edinei de Lima Godoy e José Chaves de Andrade, próximo à rotatória, no bairro Pineville.

    Atualmente, a equipe da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop) realiza os trabalhos de terraplanagem. Paralelamente a este trabalho está sendo realizada a estrutura de drenagem e criação da calçada. Quando concluído, o novo espaço de lazer e de convivência terá canchas esportivas, academia de ginástica e pista de caminhada em toda a quadra.

  • Decreto

    Colombo: todos os contratos da prefeitura realizados em novembro e dezembro serão revisados

    (Foto: Daiana Nodari/PMC)

    O prefeito de Colombo, Helder Lazarotto determinou através do decreto 001/2021 publicado nesta segunda-feira (11), a revisão de todos os contratos publicados até 60 dias antes do fim do ano passado. A nova gestão fará uma reavaliação e renegociação dos contratos em vigor e das licitações em curso. O objetivo é economizar recursos públicos no âmbito da administração direta da prefeitura.

    Esse é o primeiro decreto do executivo municipal apresentado pela Secretaria Municipal de Administração, através do secretário Ademir Alberti Chaves Garcia. “Desenvolvemos este decreto com a intenção de promover a reavaliação das licitações em curso para compras e contratações de bens e serviços. Caso não estejam de acordo com os parâmetros, existe a possibilidade de rescisão de contratos relevantes para a atual gestão”.

    Após toda a averiguação dos contratos, os secretários apresentarão informações e a revisão dos custos e se possível apresentarão iniciativas para baixa nos valores a serem investidos em materiais, equipamentos e serviços, assim como abrir processos licitatórios para novas contratações.

    Para o prefeito Helder Lazarotto, processos como este ajudam a economizar recursos importantes a serem investidos de maneira inteligente no município. “Com critérios técnicos, o dinheiro do contribuinte é destinado ao que realmente é necessário, o bem estar de todos os cidadãos. Temos o objetivo de fomentar a economia local e por isso cada centavo precisa ser bem aplicado sem desperdícios”.

    Dinheiro do contribuinte


    Secretario Municipal de Administração, Ademir Alberti Chaves Garcia, detalha como será a revisão dos contratos.

    Nossa reportagem encontrou dois exemplos do mau uso do dinheiro público em itens que vão desde materiais escolares até produtos básicos de limpeza. No depósito do Almoxarifado da Secretaria Municipal de Assistência Social, encontramos 225 potes de tinta guache, com vencimento em fevereiro de 2019 (antes da pandemia), canetas vencidas em 2012 e quase seis mil unidades de detergentes que não podem ser utilizados desde setembro de 2020.

    A gestão inteligente do dinheiro do contribuinte em bens e serviços, evitam que desperdícios como este continuem.

    Comissões Especiais

    Cada secretaria será responsável pela elaboração dos relatórios mensais das fases de reavaliação e de renegociação. O decreto inicia nesta segunda-feira (11) e concluirá dia 29 de março, podendo apresentar renegociação até 30 de abril.

  • Organização

    Colombo está preparada para a vacinação contra a Covid-19

    O prefeito de Colombo, Helder Lazarotto, apresentou na sexta-feira (08), informações importantes a respeito da saúde e ao combate à Covid-19 no município.

    Segundo o prefeito, Colombo terá estrutura para vacinação do Covid-19 e profissionais qualificados para isso. Em reunião com a secretária municipal de Saúde, Rosalba Schülli dos Anjos, Helder confirmou que a população terá à disposição 25 unidades de saúde com capacidade para atender e aplicar a vacina.

    Além disso, de acordo com pronunciamento oficial do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, não faltarão insumos como seringas e outros materiais necessários para aplicação.

    Estrutura para vacinação

    De acordo com o diretor da Vigilância e Promoção em Saúde, Diogo Vasconcelos, o município terá à disposição locais de armazenamento e distribuição da vacina, veículo refrigerado para transporte e as equipes de atendimento serão altamente treinadas.

    Com relação os grupos prioritários no calendário de vacinação, o diretor explicou que nos próximos dias será divulgado o plano municipal de vacinação do Covid-19.