• 18/07/2018

    Educação de Jovens e Adultos forma mais uma turma em Pinhais

    A prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Educação, realizou a formatura de mais uma turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A cerimônia foi realizada no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe), localizado no bairro Weissópolis.

    A prefeita de Pinhais, Marli Paulino, falou sobre o quanto são emocionantes as formaturas da EJA. "De fato é muita emoção. Ver todas essas pessoas, com histórias de superação e dedicação, prestes a receberem seus diplomas é muito especial. É sempre um orgulho participar destes momentos", comenta.

    Para a vice-prefeita, Rosa Maria, esta é uma relação de amor, tanto dos profissionais quanto das pessoas que tanto se esforçam para aprender. "Sabemos o quanto o passar dos anos deixa mais árdua a tarefa de frequentar as aulas. Mas estes alunos são provas de que com esforço tudo é possível", ressalta.

    De acordo com a secretária de Educação de Pinhais, Andrea Franceschini, este é um momento de grande alegria para todos que acompanham a dedicação destas pessoas. "Os profissionais envolvidos também são responsáveis pelo êxito dos alunos. Parabéns a todos e, sobretudo aqueles que acreditam na importância de realizar seus sonhos", afirma.

    A coordenadora da EJA de Pinhais, Solange do Rocio Penna, também enalteceu o a dedicação dos alunos. "Não é fácil ter a rotina transformada pelo estudo, por isso sem dúvida vocês estão de parabéns por concluir esta etapa", enaltece.

    A Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Pinhais atende mais de 200 alunos por ano, com o objetivo de estender a oportunidade de escolarização a uma faixa da população que não frequentou a escola na idade adequada. A EJA é uma oportunidade concreta de preparação para enfrentar a competitividade do mercado de trabalho e para o exercício pleno e consciente da cidadania. Portanto, atende como prioridade pais de alunos e outras pessoas da comunidade que, por inúmeras razões, não frequentaram a escola ou não concluíram as séries iniciais.

  • 18/07/2018

    Definidos os finalistas da 3° Taça da Uva de Futebol Suíço de Colombo

    No último sábado, 14, a tarde foi cheia de emoções com a disputa das semi-finais da 3° Taça da Uva de Futebol Suíço, no Parque Municipal Roça Grande. O evento é promovido pela Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude.

    Após quatro meses de competição – iniciada em março – as equipes do Restaurante Sobradinho e Tijolão garantiram suas classificações e vão disputar a grande final. Na primeira partida, o time do Restaurante Sobradinho venceu o Colombo Primos pelo placar de 3 a 1 garantindo a classificação no tempo normal.

    Já na segunda disputa, as equipes Spartak Colombo e Tijolão fizeram um jogo acirrado que terminou empatado no tempo normal com o placar de 1 a 1. Nas penalidades máximas, a equipe do Tijolão levou a melhor conquistando a segunda vaga para a final vencendo o Spartak por 3 a 1.

    “O objetivo desse torneio é de estimular e envolver os atletas locais adeptos do futebol. Estamos orgulhosos com os resultados conquistados até aqui, foram 21 equipes que competiram e fizeram grandes jogos. Além disso, podemos contribuir com momentos de lazer a população, incentivando o esporte em nossa cidade,” declarou o Secretário da pasta, Paulo César Cardoso.

    A rodada final acontece no próximo sábado, 21 de julho, no Parque Municipal Roça Grande. Na preliminar, às 14h30, disputam pelo terceiro lugar Colombo Primos e Spartak Colombo. Na sequência, às 15h45, acontece a grande final entre Restaurante Sobradinho e Tijolão.

  • 18/07/2018

    São José dos Pinhais irá sediar evento internacional de esportes populares em 2020

    São José dos Pinhais foi escolhida para sediar um evento internacional de esportes populares no 1º semestre de 2020. Na manhã de terça-feira, 17, foi realizada uma reunião entre a Federação Internacional de Esportes Populares para a América e a Oceania, a IVV América; responsável por organizar o evento; com a Prefeitura de São José dos Pinhais quando foram apresentados alguns dados sobre o município e conversados alguns detalhes sobre a realização do evento.

    Entre as modalidades consideradas esportes populares encontram-se ciclismo, caminhadas, trilhas, entre outras. “O município de São José dos Pinhais é um grande pólo industrial, mas também possui uma importante área rural; tanto que somos referência estadual na produção de hortifrutis. Temos capacidade para sediar esse evento, que vai ajudar no desenvolvimento econômico do município”, afirma o prefeito Toninho.

    O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Giam Celli, concorda que o evento será um incentivo para o desenvolvimento econômico. “Pessoa vão vir do exterior e isso via trazer movimentação econômica; como nos setores de hotelaria, de culinária, de transporte e é um incentivo para se o município tornar cada vez mais referência”, afirma.

    De acordo com Celli, foram dados todos os sinais positivos para que o evento, cuja documentação está sendo formalizada, seja realizado no município. Presente na reunião, Graham Fawcett; o vice presidente internacional da IVV América que também é responsável pela organização da Caminhada Internacional da Natureza, afirmou que há uma grande cooperação para a realização do mundial no município.

    CAMINHADA DA NATUREZA — São José dos Pinhais é referência nacional na atração de participantes nas Caminhadas da Natureza, que são realizados em diferentes colônias da área rural. Em 2017, mais de 15 mil pessoas participaram dos eventos promovidos pela Sictur.

    PRESENÇAS — na reunião, além de representantes da IVV América, também estiveram presentes servidores e representantes das secretarias de Indústria Comércio e Turismo (Sictur); de Esporte e Lazer (Semel) e da Procuradoria Geral do Município, além da Emater-PR e Paraná Turismo.

  • 18/07/2018

    Campo Largo formaliza parcerias de saúde com universidades

    Em solenidade no auditório do Centro Administrativo Municipal, a Prefeitura de Campo Largo formaliza, na próxima sexta-feira (20), às 9hs., os Contratos Organizativos de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES). Através dessa ferramenta, os campo-larguenses terão, à sua disposição mais médicos e estudantes de Medicina, nas principais unidades de Saúde da cidade. O COAPES atua no fortalecimento da integração entre ensino, serviços e comunidade no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

    O COAPES tem como objetivos garantir o acesso superior e técnico a todos os estabelecimentos de saúde sob a responsabilidade do gestor como cenário de práticas para a formação no âmbito da graduação e da residência em Saúde; e estabelecer atribuições das partes relacionadas ao funcionamento da integração ensino, serviço e comunidade.

    No evento, aberto ao público,  serão formalizados os contratos entre a Prefeitura Municipal de Campo Largo e o Instituto Superior de Educação – ISE, a Campanha Nacional de Escolas da Comunidade – CNEC, a Faculdade Paranaense – Fapar, e a Universidade Positivo. Na oportunidade, um dos fundadores do Grupo Positivo, Oriovisto Guimarães, proferirá palestra sobre Educação e Saúde no Desenvolvimento Municipal.

  • 18/07/2018

    Inscrições abertas para palestra “Tornando se um líder eficaz – feedback e comunicação” em Araucária

    No próximo dia 24 de julho, às 9h15, os empresários e moradores de Araucária interessados poderão participar da palestra “Tornando se um líder eficaz –feedback e comunicação”. O evento, que será Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego (Rodovia do Xisto, nº 5815, Sabiá), é gratuito e tem vagas limitadas. As inscrições devem realizadas antecipadamente pelo e-mail: [email protected]

    A palestra é uma parceria entre Prefeitura de Araucária e Senai e será realizada por Cristiane Campos Koch formada em Letras/Pedagogia, Psicopedagogia, MBA Gestão de Equipes e Lideranças. Entre as questões a serem tratadas no evento estão: “um líder que quer aumentar o desempenho da sua equipe tem que saber como influenciá-lo com sua liderança e extrair o melhor de cada indivíduo”.

  • 17/07/2018

    Projeto Anjo da Guarda realizou arraia em Contenda

    Aproximadamente 180 alunos do Projeto Anjo da Guarda, no município de Contenda, participaram na última semana do grande arraia. O evento aconteceu nos períodos da manhã e tarde e contou com a presença do prefeito Carlos Eugênio Stabach, o Carlão, da primeira dama e secretária de Assistência Social, Jane Beatriz Cordeiro Stabach, além de pais e convidados.

    Nesta oportunidade os estudantes participaram de diversas apresentações juninas, brincadeiras, a tradicional pescaria, entre outras atividades.

  • 17/07/2018

    Prefeito Marquinhos recebe a representante de Piraquara no concurso Miss da Beleza Paraná

    Prefeito Marquinhos recebe a representante de Piraquara no concurso Miss da Beleza Paraná
    (Foto: Ascom/PMP)

    No dia 06 de julho, o prefeito Marcus Tesserolli, o Marquinhos, recebeu a representante de Piraquara no concurso Miss da Beleza Paraná. Moradora do bairro Santa Maria, Thairine Tuane, vai concorrer ao posto de representante paranaense no Miss da Beleza Brasil. A cerimônia de escolha será no dia 21 de julho, em Curitiba.

    A jovem de 17 anos participará pela primeira vez de um concurso de beleza e conta sobre a expectativa. "Eu já tinha feito algumas fotos como modelo de maquiagem, mas desfilar vai ser a primeira vez. Espero representar bem Piraquara e quem sabe seguir uma carreira de modelo profissional", explicou.

    O Miss da Beleza Paraná é dividido em diferentes categorias e conta com representantes de todo o estado. As participantes são selecionadas pelo Coordenador Wando Baranek, ganham um ensaio fotográfico, faixa e coroa do seu município. A eleita representará o Paraná no Concurso Miss da Beleza Brasil.   

  • 17/07/2018

    Seminário Educação Infantil de Pinhais traz o tema "Interações e Brincadeira: as linguagens da infância

    Nos dias 12 e 13 de julho a Secretaria Municipal de Educação de Pinhais, por intermédio da Gerência de Educação Infantil em parceria com municípios da Região Metropolitana de Curitiba e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), realizaram o Seminário Intermunicipal de Educação Infantil de Pinhais. O evento teve como objetivo principal proporcionar um espaço de discussões sobre as políticas e práticas educacionais.

    Em sua terceira edição, intitulada "Interações e Brincadeira: as linguagens da infância" foram realizados apontamentos contemplando os eixos norteadores da primeira etapa da educação básica conforme Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI), promovendo formação teórica e prática aos profissionais da educação que atuam na primeira infância. Com palestras e oficinas, o evento ocorre com base na necessidade de ampliar as reflexões sobre educação infantil.

    A vice-prefeita de Pinhais, Rosa Maria, destacou as parcerias com demais instituições que reforçam a compromisso com uma educação de qualidade. "Aproveito para agradecer à UTFPR pela parceria ao longo destes anos que cumpre este importante papel da universidade pública preocupada com a formação; também à Secretaria de Estado outra parceria importante e necessária para que possamos avançar ainda mais nas ações de educação do município. Enalteço ainda o trabalho do setor de Educação Infantil da Secretaria de Educação de Pinhais que se esmera para realizar um lindo trabalho, mesmo sendo esta área uma das mais desafiadoras da gestão pública", destacou a vice-prefeita.

    A secretária de Educação de Pinhais, Andrea Franceschini, falou sobre como a troca de ideias e experiências é importante. "Sermos colocados como referência em diversas áreas, em especial na educação, nos motiva ainda mais. Aproveito para parabenizar aqueles que se propuseram a fazer parte deste momento e que terão também a missão de levar aos colegas o conhecimento aqui vivido para que busquemos sempre uma educação de qualidade", afirmou a secretária.

  • 17/07/2018

    Prefeitura de Paranaguá não concede aumento de tarifa do transporte coletivo municipal

    Prefeitura de Paranaguá não concede aumento de tarifa do transporte coletivo municipal
    (Foto: Ascom/PMP)

    A Prefeitura de Paranaguá deu parecer de improcedência no pedido de reajuste no valor da tarifa do transporte coletivo municipal. Ao final de 2017 a empresa entrou com solicitação para aumento da passagem de R$ 3,70 para R$ 4,15, porém sem demonstrar justificativa e metodologia de comprovação dos valores indicados, além de não atingir os pré-requisitos estabelecidos em contrato.

    Na gestão do prefeito Marcelo Roque, foram investidos mais de 30 KM de asfalto nas ruas onde circulam os ônibus do transporte coletivo. Além de beneficiar a população esta ação também possibilita que a frota da empresa tenha menos desgaste.

    O contrato de concessão para operação das linhas de transporte coletivo de ônibus prevê a forma do reajuste e seus requisitos. A revisão do cálculo da tarifa acontece anualmente, passando pelo Conselho Municipal de Transportes, que também não aprovou o aumento solicitado.

    O prefeito Marcelo Roque afirma que não foram atingidos os requisitos para conceder o aumento. “Está estabelecido em contrato as regras para o aumento da passagem e o nosso corpo técnico realizou estudos comprovando que os custos que formam o preço da tarifa não alcançaram os índices necessários para autorizar a solicitação da empresa”, explica.

    A próxima revisão nos valores da tarifa do transporte público em Paranaguá, acontece ao final deste ano e levará em consideração a diminuição do preço do diesel, entre outros fatores que estabelecem o preço da tarifa no munícipio.

  • 17/07/2018

    Cultura de Pontal do Paraná oferece atividades para crianças e adultos

    O Departamento de Cultura da Prefeitura de Pontal do Paraná vem trazendo um cronograma de atividades para crianças e adultos. Nas quartas de manhã, das 08h30 às 11h30, acontece as aulas de coral e flauta doce.

    Já nas tardes de segunda à sexta, acontece diversas aulas. Na segunda, das 13h30, às 17h00, o Coral da Melhor idade realiza os ensaios, na terças e quintas, das 14h00 às 16h00, é realizado o curso de teatro infantil.

    Nas quartas, as aulas de coral e flauta doce é das 13h30 às 17h00, e na sexta, são realizadas aulas de capoeira e arte popular, das 14h00 ás 15h00.

    A noite, aulas também são realizadas, como o coral adulto, nas segundas, das 19h00 às 21h00, e as quartas acontece o curso de teatro adulto, das 19h00 ás 21h00.

    O prefeito Marcos Fioravanti destaca que os cursos são uma oportunidade de jovens e crianças se envolverem na cultura e também no modo de buscar mais aprendizado.

    Todos os cursos são realizados no Auditório Primavera, mais informações no telefone 41-3455-9600, ramal 7101.

DESTAQUES DOS EDITORES