• 22/06/2018

    Atletas de Tamandaré recebem uniformes e apoio de programa

    Cerca de 100 crianças dos bairros Tranqueira, Capivara, São João Batista, Roma e Sede participam do programa Atleta do Futuro – numa parceria entre Prefeitura Municipal, Serviço Social da Indústria (SESI), Terra Rica Indústria e Comércio de Calcário e Fertilizantes, Kabel Indústria e Comércio de Chicotes Elétricos Ltda. A ideia é trabalhar através do desenvolvimento de ações esportivas, a formação educacional e a qualidade de vida de crianças e jovens.

    O Atleta do futuro é uma ação socioeducativa em parceira com a indústria, através de aulas de formação esportiva em diferentes modalidades para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos. Fomenta práticas esportivas para o desenvolvimento das habilidades motoras, da aptidão física e da adoção de valores positivos do esporte.

  • 22/06/2018

    Parceria entre Prefeitura e Câmara de Vereadores de Matinhos garante gratificação de 100%

    Na quarta-feira (20) foi realizado no auditório da Prefeitura de Matinhos, reunião sobre os vencimentos das Diretoras de toda Rede Municipal de Ensino, que estão desde fevereiro sem receber suas dobras por recomendação do Tribunal de Contas do Estado. A partir do trabalho em conjunto entre Legislativo e Executivo, com o parecer favorável da Procuradoria e Departamento Jurídico do Município, ficou acertado a gratificação de 100% sob o salário base das Diretoras da Rede Municipal de Ensino.

  • 22/06/2018

    Paranaguá recebe o selo +Turismo durante a abertura do 13º Festival das Cataratas

    Está acontecendo em Foz do Iguaçu o 13º Festival das Cataratas, um dos maiores eventos do setor na América Latina, durante a abertura a cidade de Paranaguá conquistou o selo +Turismo, por meio do Programa Nacional de Desenvolvimento e Estruturação do Turismo (Prodetur), que visa atrair mais turismo gerando investimentos, emprego, renda e inclusão social de forma sustentável. O selo foi concedido pelo Ministro do Turismo, Vinícius Lummertz, com a presença da governadora Cida Borghetti.

    Para a concessão do selo +Turismo, para projetos do setor público, são obrigatórios alguns critérios como: possuir conselho ou fórum municipal de turismo, possuir plano de desenvolvimento estratégico no setor turístico, estar alinhado com as ações do programa entre outras. Tendo todos os fatores exigidos, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur) apresentou propostas para o Prodetur.

    As propostas para obtenção do selo + Turismo contemplam ações na área de infraestrutura turística, saneamento básico, gestão e avaliação ambiental, transporte e mobilidade urbana, bem como, qualificação, promoção, apoio à comercialização, pesquisa, inovação, empreendedorismo e parcerias público-privadas, zelando pelo desenvolvimento sustentável.

    O 13º Festival Cataratas segue com a programação até esta sexta-feira, 22, com exposição, rodada de negócios, fórum e outras atrações. Além do secretário municipal de Cultural e Turismo, Harrison Camargo, estão presentes em Foz do Iguaçu a superintendente de Qualificação e Promoção do Turismo, Fernanda Inasaris e a diretora de Infraestrutura Turística, Ceres Martins.

  • 22/06/2018

    Palestra Amor Exigente marca o dia de combate à violência contra o idoso em Quatro Barras

    O Grupo da Melhor Idade de Quatro Barras recebeu na tarde da última sexta-feira (15) o casal de aposentados Cecília Haffner e Mauro Alberto Martins de Oliveira, voluntários da Federação Amor Exigente (FEAE). Foram apresentados vídeos sobre alguns dos problemas enfrentados pelos idosos, dentre os quais uma abordagem sobre alcoolismo. O projeto Amor Exigente foi fundado em 18 de novembro de 1984 pelo padre jesuíta, o americano, Haroldo Rahm.

    O casal Mauro e Cecília tem um programa semanal na TV Rede Vida com temas para Melhor Idade. A primeira-dama e secretária de Assistência Social e Cultura, Adriane Gomes Andreatta, disse que essa programação foi pensada pelos profissionais do CRAS para proporcionar bem estar aos idosos. “É o nosso bem querer e respeito por vocês que nos fazem pensar essas atividades”, disse Adriane. O prefeito Angelo Andreatta (Lara) fez questão de prestigiar as atividades do dia de combate à violência contra o idoso.

    Mauro Oliveira contou que fazem parte do grupo Amor Exigente há mais de 11 anos. Ele e a esposa procuraram o grupo para pedir ajuda com uma situação familiar. Foram tão bem acolhidos que se tornaram voluntários no projeto. Atualmente eles viajam pelo Brasil e até no exterior para compartilhar experiências e ajudar quem precisa.

    Qualquer pessoa pode se tornar voluntária do grupo. Para isso basta disponibilizar algumas horas por semana. A federação disponibiliza a capacitação e o material das palestras. O contato pode ser feito direto com os coordenadores regionais Cecília e Mauro pelo telefone: (41) 3272 5180, ou pelo site da Associação Regional de Amor Exigente: www.araec.org.

  • 22/06/2018

    Prefeitura de Guaratuba recebe veículo da Câmara Municipal

    O prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, recebeu no começo desta semana das mãos do Presidente da Câmara Municipal, Vereador Mordecai Magalhães de Oliveira, e da Vereadora Maria Batista, as chaves de um veículo Gol, que será usado pela Secretaria do Urbanismo para atender protocolos de certidão de benfeitorias e certidão de conclusão de obras, bem como para uso do Departamento de Fiscalização.

    A doação retrata o bom relacionamento entre os poderes Executivo e Legislativo, e vem para dar mais qualidade à prestação do serviço público da Prefeitura Municipal de Guaratuba.

  • 22/06/2018

    2ª Etapa do Pedalando e Conhecendo Piraquara de 2018 será no próximo domingo

    No próximo domingo, dia 24 de junho, será realizada a segunda etapa do Pedalando e Conhecendo Piraquara 2018. O evento é promovido pela Prefeitura de Piraquara, por meio do Departamento de Turismo, e tem como objetivo explorar o patrimônio natural e histórico do município por meio de uma atividade sustentável e saudável.

    A concentração será realizada no estacionamento da Prefeitura de Piraquara, às 8h30. O percurso será inédito e contemplará belas paisagens do município em propriedades rurais, trilhas e estradas. Todo o passeio contará com o apoio da Polícia Militar, acompanhamento de uma ambulância e equipe de apoio.

    Pedalando e Conhecendo Piraquara

    O Pedalando e Conhecendo Piraquara foi idealizado em 2013 pelo Departamento Municipal de Turismo, com o intuito de fomentar a atividade turística no município, que possui um rico patrimônio natural e histórico. São realizadas etapas durante todo o ano em diversas regiões do município e locais que apresentaram características diferentes.

    Serviço

    Local: Estacionamento da Prefeitura Municipal de Piraquara

    Endereço: Av. Getúlio Vargas, 1990 - Centro, Piraquara

    Horário: 08h30 – Concentração

    09h00 – Saída

  • 22/06/2018

    Secretaria de Cultura de SJP realizará Arraiá Cultural no dia 30 de junho

    A Secretaria de Cultura de São José dos Pinhais, realiza no dia 30 de Junho, das 14h às 18h o Arraiá Cultural. O evento contará com diversas apresentações artísticas tais como apresentação de teatro de bonecos, contação de causos e contos, apresentações de dança e musicais, além do tradicional casamento caipira e da apresentação de quadrilha. Os participantes poderão também se divertir com brincadeiras tradicionais, como pescaria, jogo de argolas e correio elegante, conhecer um pouco mais sobre a literatura de cordel, e ainda registrar o momento tirando fotos no cenário caipira.

    Serviço

    Data: 30/06/2018

    Horário: das 14h às 18h

    Entrada: Gratuita

    Local: Centro de Vivência Cultural João Senegaglia

    Endereço: Rua XV de Novembro, 1820, Centro

  • 22/06/2018

    Prefeitura realiza obras no Parque das Nascentes de Pinhais

    A Secretaria de Obras Públicas de Pinhais realiza intervenções em vias do Parque das Nascentes. As ruas Ulda Pereira da Silva, João Ananias Pinto e Antídio Batista de Souza receberam pavimentação em antipó, além de drenagem com canaletas de concreto, as quais auxiliam no escoamento das águas das chuvas bem como para evitam entupimento com as folhas que caem das árvores próximas.

  • 22/06/2018

    Até R$ 20 mil: MEIs e microempresas contam com financiamento com juros mais baixos em Araucária

    Desde o início deste ano, Araucária passou a contar com o Banco do Empreendedor, um programa da Fomento Paraná, com apoio da Prefeitura, que visa oferecer o apoio financeiro a pequenos e microempreendedores do município para que gerem emprego e renda. O programa ocorre junto ao Espaço do Empreendedor e um servidor da Prefeitura foi treinado para ser agente de crédito. No caso dos microempreendedores individuais (MEIs), o financiamento pode ser de até R$ 20 mil e o prazo máximo é de 36 meses, incluindo três meses de carência.

    Os juros variam de 1,86% a 2,36% ao mês. Mas se o empreendedor tiver participado de curso do Sebrae na área de Finanças e Gestão, a taxa pode ficar entre 1,72% a 2,23%. Para ter direito ao financiamento o MEI não pode ter restrição no CPF (incluindo pendências das Receitas Estadual – como IPVA - e Federal) ou CNPJ. O recurso pode ser aplicado em aquisição de ferramentas, máquinas e equipamentos; recuperação e manutenção de veículos, máquinas e equipamentos; reforma ou ampliação das instalações (próprias ou alugadas) destinadas ao negócio; investimento fixo e capital de giro, entre outros. 

    Por outro lado, o valor não pode ser destinado, por exemplo, a: adquirir veículo; aquisição de imóveis, loteamento ou ponto comercial; refinanciamento de bens adquiridos antes da data da solicitação de crédito; ou empreendimentos e projetos que levem à degradação ambiental ou vão contra leis de preservação ambiental. Os documentos necessários e outras informações podem ser obtidos diretamente com o agente de crédito.

    Além de todas as orientações sobre o financiamento, o agente de crédito também efetuará visita para constatar a devida utilização do crédito. Quem recebe o financiamento tem até 90 dias para prestar contas com nota e recibo (pessoa física). Caso contrário, fica sujeito a penalidades e não poderá contrair novo financiamento até que regularize a situação. O benefício do financiamento com taxas reduzidas é voltado para quem tem faturamento de até R$ 360 mil ao ano. Para quem tem renda maior que R$ 360 mil ou precisa de financiamento maior que R$ 20 mil é preciso ir diretamente à Fomento, em Curitiba (41-3200-5900). 

    Apoio - O Espaço do Empreendedor está junto ao Espaço Cidadão (Rua Pedro Druszcz, 111, Centro) e nele os empreendedores contam com apoio para formalização, para concessão de alvarás, orientações sobre obrigações e direitos, concessão de créditos, guias de impostos, entre outros. O horário de atendimento é o mesmo dos demais serviços oferecidos no Espaço Cidadão: das 9h às 12h e das 13h às 16h. Mais informações: (41)3614-1559.

    MEI - Microempreendedor individual é aquele com negócio que fatura até R$ 81mil por ano e não tem participação em outra empresa como sócio ou titular. Entre as vantagens de ser MEI está poder ter registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), o que possibilita a abertura de conta em banco, a realização de empréstimos e a emissão de nota fiscal. O MEI é isento de impostos como o de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL e passa a contar com benefícios como auxílio-maternidade, auxílio-doença e aposentadoria.

  • 21/06/2018

    Campanha de Vacinação contra a gripe encerra nesta sexta-feira

    A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe encerra nesta sexta-feira, dia 22 de junho. Todas as unidades de saúde de Piraquara continuam mobilizadas para realizar a imunização de pessoas consideradas dos grupos prioritários. Estes grupos são estabelecidos pelo Ministério da Saúde por apresentarem maior risco de transmissão do vírus ou possibilidade maior de desenvolver complicações mais graves com a gripe.

    Em aproximadamente dois meses de mobilização, Piraquara ainda não atingiu a meta de imunizar 90% do grupo prioritário, considerado de risco por apresentar maior vulnerabilidade ao vírus e seus efeitos. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, apenas 61% das crianças e 63% das gestantes do município foram imunizadas. A meta para a vacinação de puérperas, trabalhadores de saúde e professores também não foi atingida.

    A vacinação das crianças de 6 meses a menores que 5 anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), por ser recomendada por autoridades sanitárias, é obrigatória, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente. Deixar de vacinar pode fazer com que os pais respondam criminalmente pela exposição ao risco de adoecimento das crianças.

    Podem receber a vacinação pelo SUS:
    - Crianças de 6 meses a menores que 5 anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias)
    - Gestantes
    - Puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto)
    - Idosos (a partir de 60 anos)
    - Profissionais da saúde
    - Povos indígenas
    - Pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional
    - Portadores de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade
    - Professores de escolas públicas ou privadas

DESTAQUES DOS EDITORES