• Melhorias

    Quatro Barras investe na crianção e recuperação de áreas de lazer

    Todos os bairros de Quatro Barras têm recebido melhorias, como reformas e construção de áreas de lazer. Dois parques estão em construção. O Timbu está chegando ao final de sua primeira etapa, que envolve aceiro e cercamento, e o Lago Guarapuava já tem projeto e perímetro. O Bosque Municipal no São Pedro Já conta com calçamento, cancha de areia e iluminação.

    As praças têm recebido melhorias. A Arildo Zatoni, a do Pinheirinho e a do Santa Luzia receberam paisagismo e gramado novo. A Daniel Mocelin na Borda está sendo reformada, a Raulino Alves no Centro recebe novos equipamentos e a do Menino Deus já recebeu nova academia ao ar livre e está ganhando novo parquinho. Três novas praças ainda serão construídas, uma nas Acácias, outra na Colônia Maria José e outra no JardimPinheiros.

    O Prefeito Lara comentou da satisfação em qualificar estes espaços. "Temos uma cidade linda e organizada pois sabemos de nosso dever de zelar pela manutenção da qualidade de vida de nossa população. É muito gratificante quando este dever torna-se um prazer".

    A infraestrutura e a Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude também tem investido na recuperação dos gramados dos campos de futebol e na melhoria das estruturas.
    Há também previsão de reforma e paisagismo em outras praças no Itapira, Florestal e Jardim Patrícia!

  • São José dos Pinhais

    Costeira vai ganhar nova Unidade Básica de Saúde

    Na manhã de quarta-feira (22) o prefeito de São José dos Pinhais, Toninho Fenelon, assinou uma Ordem de Serviço para a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde, na região da Costeira.

    A obra será iniciada na próxima segunda-feira (27), conforme informou a responsável pela empresa vencedora da licitação. A nova UBS terá uma área de 423 m², e vai ter um investimento de quase R$ 1 milhão.

    A Unidade Básica de Saúde Costeira será localiza no mesmo terreno onde hoje funciona a estrutura antiga e o Caic, as obras estão prevista para serem concluídas em 8 meses. “Ficamos satisfeitos quando nossos projetos em prol da população começam a serem executados. A administração pública tem sua burocracia, mas é através do trabalho de todos e dedicação, que ações como essa obra da nova Unidade de Saúde na Costeira acontecem”, comentou o prefeito.

    Na ocasião presentes o secretário de Viação e Obras Públicas – Marco Setim, secretário de Saúde – Giovani de Souza, Governo – Claudio Alves, e Comunicação – Eduardo Foggiatto, bem como representantes da empresa vencedora da licitação, a diretora geral do Hospital e Maternidade SJP – Débora Chemin, a diretora do Departamento de Atenção Primária e Básica, Cintia Mazur, o presidente do Conselho Municipal de Saúde – Edimar Mesquita e servidores que integrarão a nova Unidade.

  • Pequenos e micros

    Oficina Sei Administrar foi uma das atividades da Semana do MEI em Piraquara

    Microempreendedores de Piraquara participaram da Oficina Sei Administrar, realizada na terça-feira, dia 21 de maio, na Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. A formação é uma das atividades promovidas pela Sala do Empreendedor em parceria com o Sebrae em alusão a Semana Nacional do MEI.

    Os participantes puderam compreender o que é administrar e identificar características de gestão para o sucesso de seus negócios. Eles receberam direcionamento de como melhorar seus resultados, estabelecer metas e noções sobre o mercado, e muito mais.

    Outras ações acontecem ainda esta semana para os microempreendedores piraquarenses. No dia 23, a palestra sobre "Educação Financeira" ministrada por consultores e especialistas do Sebrae PR, que será realizada no Teatro Municipal Heloína Ribeiro de Souza às 19h e a Feira de Crédito que acontece no dia 24 de maio, das 09h às 16h no Centro da Juventude.

  • Prejuízo

    Mutirão da Castração tem 20% de faltantes em Pinhais

    Entre os dias 14 e 17 de maio, a Secretaria de Meio Ambiente (Semma) de Pinhais realizou mais uma edição do Mutirão da Castração de Cães e Gatos. Este programa é mais um serviço oferecido pela Prefeitura à população, cujo objetivo é controlar a população de cães e gatos, bem como propagar a Educação Ambiental e a Guarda Responsável dos tutores de animais domésticos. Na edição da última semana, foram agendadas as castrações de mais de 400 animais, porém, desses, pouco mais de 320 proprietários compareceram para efetivar o procedimento. Próxima edição da ação está programada para junho, ainda sem data definida

    "Cerca de 20% das vagas disponíveis foram inutilizadas, sendo que poderíamos ter chamado outras pessoas que estão na fila para realizar a operação em seus animais, já que este procedimento não tem custo para a população e contribui com o bem estar animal e de toda a cidade. Pedimos a conscientização dessas pessoas que, ao serem chamadas, e impossibilitadas de comparecerem, avisem a nossa equipe para esta contactar outros munícipes interessados no serviço", explica a secretária municipal de Meio Ambiente, Rosana Boeira Ilheu.

    O Mutirão de Castração é direcionado ao público já cadastrado na Semma e, antes do processo cirúrgico, os proprietários participam de palestra com noções do procedimento, cuidados com o pós-operatório e orientações sobre a legislação de proteção e bem estar dos animais. Após o procedimento, os animais passaram pelo atendimento pós-cirúrgico e foram microchipados.

    Os interessados em participar do programa precisam apresentar os seguintes requisitos: animais de moradores que comprovem a participação ativa no programa social Bolsa Família; animais em situação de rua e comunitários; animais de pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou com transtorno de acumulação, conforme avaliação da equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente; animais de outras situações relevantes para o manejo populacional, condicionadas à avaliação técnica da Semma.

    Para o cadastro é necessário apresentar na Secretaria os seguintes documentos: RG; CPF; Comprovante de Residência; Comprovante de recebimento de Bolsa Família (este não pode ter sido emitido há mais de três meses). Após a inscrição, os munícipes deverão participar de palestra educativa, com data, horário e local informados no ato do cadastro. Caso não compareça na palestra, no prazo de três meses da inscrição, o cadastro será automaticamente cancelado.

    Serviço
    Mais informações com o setor de Defesa e Proteção Animal pelo telefone (41) 3912-5705 ou e-mail: defesaanimal@pinhais.pr.gov.br.

  • No Ana Terra

    Prefeitura de Colombo e Igreja irão desenvolver ações conjuntas para a população

    A Prefeitura de Colombo em parceria com a Igreja Católica promove no dia 1º de junho, das 13h às 16h30 – serviços e orientações para a população. A ação acontece no bairro Ana Terra – na Rua Dulcídio Falavinha.

    Durante a programação estão previstas Como: – orientações da Pastoral da Criança; – Cadastro Único; – Bolsa Família; -Carteira do Idoso; – Aposentadoria para donas de casa (homens e mulheres); – Benefício de Prestação Continuada (BPC); Benefício do Idoso; Benefício do Deficiente; -Tarifa Social de Energia Elétrica; – Luz Fraterna; -Tarifa Social da Água; – Serviços Pertinentes na área social; -Orientação para o Programa Leite das Crianças; – Orientação sobre PETI; – Informações sobre aulas preparatórias para o ENCEJA e curso preparatório pré-vestibular. Além de distribuição de mudas e hortaliças

    Para atender os cidadãos estarão presentes as Secretarias de Assistência Social, Meio Ambiente e Educação. A ação visa colocar em prática o ato de solidariedade e serviço, proposto pela igreja, visto que esse ano, a Campanha da Fraternidade traz o tema ” Fraternidade e Políticas Públicas”. A Campanha da Fraternidade é realizada pela CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) e acontece, anualmente, nas Igrejas Católicas.

    Serviço:
    Data: 01 de junho (sábado
    Horário: 13h às 16h30
    Local: Rua Dulcídio Falavinha – Bairro Ana Terra
    (Em frente a Panificadora Poloneza e Mercado Menudo)

  • CIOSP

    Centro Integrado de Operações de Segurança Pública de Campo Largo está completo

    Com a adesão da Polícia Federal, o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública, CIOSP, de Campo Largo, passa a ser realidade. Trabalharão em conjunto, todas as forças de segurança da União, Estado e do Município: Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal.

    A adesão da Polícia Federal ao CIOSP foi confirmada na visita do prefeito Marcelo Puppi ao superintendente da Polícia Federal do Paraná, Luciano Flores Lima, na última terça-feira (21). A partir de agora a Prefeitura Municipal passa a reformar o prédio do antigo Fórum, na Rua do Centenário, para abrigar o novo órgão que funcionará como um Centro de Inteligência, aglutinando num só espaço todas as nossas forças de segurança.

    CIOSP
    O prefeito Marcelo Puppi disse ter ficado muito satisfeito com a adesão da Polícia Federal ao projeto de Segurança de Campo Largo. “Vamos instalar uma “muralha digital” na cidade, capaz de fornecer informações em tempo real para as forças de segurança, com o objetivo de combater a criminalidade e até se

    antecipar, em alguns casos, e impedir que crimes sejam cometidos”, disse o prefeito.

    Esta “muralha digital” será composta por centenas de câmeras, que serão instaladas em locais estratégicos da cidade, possibilitando o monitoramento em tempo real de toda e qualquer movimentação de pessoas e veículos, com o objetivo de proteger o cidadão da ação de marginais.

    Lembrou, o prefeito, que a cidade está mais segura, porque a Administração Municipal está investindo mais, na Guarda Municipal, que recebeu novos uniformes, novas armas, coletes balísticos, implantou o aplicativo 153 Cidadão e, nos próximos dias, vai receber novas viaturas, com o CIOSP, a GM, como as demais forças de Segurança, terão mais uma ferramenta para combater a criminalidade.

    O superintendente da Polícia Federal informou, ao prefeito, que a PF faz questão de participar, inclusive com treinamento das demais forças e acesso a informações importantes, para apoiar investigações e possibilitar maior êxito em operações conjuntas.

    Marcelo Puppi disse que o projeto CIOSP entra em fase de licitação, para a aquisição dos equipamentos e a implantação da “muralha digital”, que transformarão Campo Largo no Município mais seguro do Brasil.

  • Arte e Cultura

    Cia de Teatro Parafernália chega a Araucária com a peça 'Água à vista'

    Nos próximos dias 27, 28, 29 e 30 de maio, às 9h e às 14h, os alunos das escolas e colégios de Araucária vão poder assistir, no Teatro da Praça (Rua São Vicente de Paulo, 1091, Centro), apresentações do espetáculo “Água à vista”, da Cia de Teatro Parafernália, que conta com o apoio da Novozymes.

    A ação faz parte do projeto “Água Nosso bem mais precioso”, que une a cultura e a educação ambiental para levar a diversas cidades do país a peça “Água à vista”, que mostra como pequenas mudanças de atitudes só serão efetivas se vierem acompanhadas por mudanças de hábitos e comportamentos, voltada aos alunos da rede municipal de ensino.

    O espetáculo conta a saga de dois cientistas que, acompanhados por um aventureiro, saem em uma expedição em busca de resposta para atual crise da água e chegam em 2070. Nesse tempo encontram coisas horríveis, como a guerra pela água, doenças em função da falta d’água e as poucas reservas de água existentes são vigiadas pelo exército. Quando se veem presos em 2070 e sem achar soluções, os cientistas e os aventureiros se deparam com uma personagem inusitada, vindo diretamente do mundo celestial, pois Deus envia Moisés para ajudá-los. Assim vai se desenrolando a história cheia de curiosidades, pitadas de humor e que termina com a reflexão sobre a importância da preservação do meio ambiente e da nossa principal fonte de vida: a água.

    A Novozymes mantém o projeto Educação, que tem como objetivo, até 2020, impactar 1 milhão de pessoas no mundo sobre o potencial da Biologia. Na América Latina, o projeto ganhou a forma conteúdos e projetos que vão desde livros aplicativos e cursos online gratuitos e apresentações culturais, até formação de professores e projetos de impacto social. Os detalhes sobre as ações relacionadas estão disponíveis no site: http://www.bioblog.com.br/projeto-educacao-novozymes/

  • Plano de Desenvolvimento

    Comec conhece experiência do Rio de Janeiro

    A Comec recebeu na manhã de terça-feira (21) o arquiteto e urbanista Vicente Loureiro, em uma reunião para debater o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado – PDUI, da Região Metropolitana de Curitiba. Loureiro foi diretor executivo da Câmara Metropolitana do Rio de Janeiro no período em que foi elaborado o PDUI da Região Metropolitana do Rio. Ele atendeu o convite do presidente da Comec, Gilson Santos, para expor os desafios e soluções encontradas na elaboração do Plano da cidade.

    “O PDUI de uma cidade com as dimensões do Rio de Janeiro não pode deixar de ser uma referência para Curitiba. Ter a oportunidade de conversar com pessoas que estiveram diretamente envolvidas neste processo é um enriquecimento”, disse Gilson Santos.

    Desde o início desta gestão, a Comec iniciou o processo de elaboração do PDUI da RMC, que foi dividido em seis etapas: preparação, definição do escopo, elaboração, consolidação do plano, aprovação e revisão. Atualmente a Comec trabalha na elaboração do Termo de Referência, que permitirá a licitação da empresa que responsável pelo PDUI, sob a coordenação da Comec.

    ORIENTAR - Todo o processo, até a entrega final do Plano, deverá levar em torno de dois anos e custar cerca de R$12 milhões. “A elaboração do PDUI é um processo longo, porém importante e orientará o crescimento da RMC pelos próximos 20 anos ou mais. Por isso, a participação de toda a sociedade neste processo será fundamental”, afirmou o diretor-geral da Comec, Raphael Rolim.

    O PDUI é um documento legal de planejamento que estabelece diretrizes, projetos e ações para orientar o desenvolvimento urbano e regional das cidades, buscando reduzir as desigualdades e melhorar as condições de vida da população metropolitana, fixando também as bases de atuação conjunta entre estados e municípios.

    O PDUI da Região Metropolitana do Rio de Janeiro contou com um amplo processo participativo, com mais de 3 mil colaboradores, tendo como horizonte o ano de 2040. Seus estudos e documentos somam mais de 5 mil páginas de textos e cartografias, dispostos em 18 relatórios e uma publicação final com cerca de 800 páginas.

    Participaram da reunião o chefe de gabinete da presidência, Gabriel Hubner, o diretor técnico, Felipe Constantino; o diretor de transportes, Wilianson Correa; o coordenador da Divisão de fiscalização de obras Jean Dal Pra; o técnico de planejamento Milton Campos e a diretora do Departamento de Infraestrutura da Prefeitura de Pinhais, Karime Fayad.

  • Rádio

    Secretaria de Saúde de Mandirituba recebe novo equipamento

    A partir desta semana a Secretaria de Saúde de Mandirituba passa a contar com mais um novo equipamento, um rádio. Segundo Tiago Freire, Coordenador de Urgência e Emergência de Mandirituba, o equipamento veio para aprimorar o tempo de resposta de atendimento aos pacientes para abertura e fechamento de ocorrências direto com o complexo regulador – DUE (Departamento de Urgência) em Curitiba. A doação faz parte da parceria entre a Secretaria de Saúde de Mandirituba e a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná – SESA PR, 2ª regional.

  • Ruas de paralelepípedo passam por reparos

    Nas ultimas semanas foram reparadas as ruas Cônego João Evangelista Braga entre a Avenida Aloisio Leoni até a Eduardo Santos Lima, rua Barão dos Campos Gerais, na Lapa.

    Na região central, a Rua Tenente Henrique dos Santos sofreu intervenção em função de afundamento natural de algumas peças pela ação do tempo. Esta rua, com intenso fluxo de veículos está sendo readequada e a previsão de finalização dos trabalhos é até o final desta semana. Segundo o Departamento de Manutenção, as melhorias obedecem a um roteiro pré-determinado. A equipe realiza um trabalho ininterrupto com mão de obra própria e terceirizada.

    No bairro da Cascata, além da readequação da Rua Pedro Soares de Siqueira, foi ampliado o calçamento com blocos sextavados por mais 150 metros, até o final da via onde há residências.

    A Rua Hipólito Alves Araújo também recebeu intervenções. Foram corrigidos alguns pontos em diversas ruas dos bairros da cidade. Pela programação, nos próximos dias serão realizados concertos na Rua Conego João Evangelista Braga, próximo da Fernando Weinhardt onde houve uma ruptura de galeria pluvial.

  • Esporte e Lazer

    1ª Corrida e Caminhada do Independente São Joseense acontecerá em junho

    A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, promoverá no mês de junho a 1ª Corrida e Caminhada do Independente São Joseense, que será realizada no dia 23 de junho, às 8h, em frente ao Estádio do Pinhão.

    Os participantes poderão percorrer a distância de seis quilômetros para corrida e três quilômetros para caminhada. A recomendação é que os atletas estejam no local de largada com uma hora de antecedência para concentração e aquecimento.

    Os participantes terão a opção de escolher por três kits, como o kit básico, kit completo, ou kit premium. Os primeiros lotes poderão ser adquiridos até o dia 31/05, e o segundo lote até dia 14/06.

    Os inscritos até 31/05 terão direito a escolher o tamanho de camiseta dos kits. Após essa data os tamanhos serão escolhidos no ato da retirada dos kits, mediante disponibilidade. Pessoas com 60 (sessenta) anos ou mais, de acordo com a Lei nº. 10.741, de 2003, têm direito a desconto de 50% no valor da inscrição no kit básico. Para receber o kit de corredor deve-se ter em mãos documento de identidade original.

    A inscrição poderá ser feita aqui.

    SERVIÇO
    Local: Estádio Municipal do Pinhão – Rua Clemente Précoma 328, Jardim Cruzeiro, São José dos Pinhais

    Horário: Largada pontualmente às 8h

  • Colombo

    A 43º Romaria e Festa de Nossa Senhora de Caravaggio acontece neste domingo

    A tradicional Romaria e Festa de Nossa Senhora de Caravaggio, que acontece todos os anos no dia 26 de maio, no bairro Capivari, chega a sua 43º edição e contará com o apoio da Prefeitura Municipal. A comemoração já faz parte do calendário oficial do município, sendo uma das maiores festas religiosas de Colombo.

    A estimativa para este ano será de mais de 15 mil participantes. “A romaria para os devotos de Nossa Senhora de Caravaggio, significa um ato de amor e renovação da fé. Pois, é um momento para fortalecer a religiosidade, reunir as famílias e os amigos para celebrar a fé e a devoção à padroeira dos agricultores”, ressalta a Prefeita Beti Pavin.

    Para o Secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Antonio Ricardo Milgioransa, a grande maioria, do povo colombense é muito religioso, por isso a importância de promover eventos que envolvam a fé.

    “É uma festa tradicional do município e faz parte do calendário oficial. A celebração atrai milhares de visitantes, ou seja, um momento de muita fé e peregrinação de fiéis. O município possui diversos aspectos religiosos tornando-se um local de turismo religioso gerando fonte de desenvolvimento econômico e cultural”, ressaltou o secretário.

    O tema para este ano será “Mãe de Caravaggio, Protetora dos Agricultores e Auxilio aos Cristãos”. De acordo com um dos organizadores, Carlos Dallazuanna, o início das festividades é marcado pela novena preparatória, seguida pelos jantares, que acontece, durante nove sábados, na capela São Pedro, no Capivari.

    “Aproximadamente, dois meses antes da romaria é realizada a novena preparatória em celebração a Nossa Senhora do Caravaggio, com a participação das comunidades da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, tendo para cada um dos nove dias da novena, um tema específico. Neste tempo, a união se transforma em fé e confraternização”, destaca.

    No dia 19 de maio – haverá a solene transladação da imagem de Nossa Senhora de Caravaggio. A concentração será em frente à Igreja São Pedro, às 18h, no bairro Capivari. Os romeiros das comunidades próximas seguirão em uma procissão motorizada até o centro de Colombo. Às 19h, os fiéis serão acolhidos, junto à Imagem, na Igreja Matriz para a celebração da santa missa.

    Dia da Romaria

    No dia 26 de maio, a romaria sairá, às 6 horas da manhã, da Igreja Matriz dando início a peregrinação, que será coordenada pelo Provincial Passionista, Padre Amilton Manoel da Silva. A Imagem de Nossa Senhora do Caravaggio será conduzida até a Igreja São Pedro, ou seja, um percurso de aproximadamente 12 quilômetros de caminhada. A chegada da procissão está prevista para as 9h30, na comunidade Capivari.

    E, às 10 horas, acontecerá a missa solene em celebração a Nossa Senhora do Caravaggio, presidida pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Curitiba D. Amilton Manoel da Silva e animada pela equipe Litúrgica da Capela São Pedro.

    Logo após, haverá o tradicional almoço, show de prêmios e diversões populares. O Evento conta com o apoio da Prefeitura De Colombo.

  • Guaratuba

    Conselho de Turismo elege diretoria e discute ações para 2019

    O Conselho Municipal de Turismo de Guaratuba (Comtur) reuniu-se na segunda-feira (20) para eleger sua diretoria e definir algumas ações para os próximos meses. A reunião aconteceu na sede da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo. O representante dos artesãos, Mário Francisco Romero, foi eleito presidente. Heros Fanini, representante da Adetur (Agência de Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná), foi escolhido vice-presidente, e a diretora da Secretaria da Cultura e do Turismo Debura Aquino, secretária-executiva.

    O Comtur foi criado pela Lei Municipal 1.711, de iniciativa do prefeito Roberto Justus. É composto por representantes da sociedade civil e do setor governamental. Confira abaixo.

    No início da reunião, a secretária da Cultura e do Turismo, Elaine Fogaça Dias, falou da importância de incluir projetos junto à União para pleitear recursos e criar alternativas turísticas para o município. Também explicou a obrigatoriedade de implantação do Comtur para a captação de recursos junto aos órgãos estaduais e federais.

    Outros dois assuntos da pauta foram a atualização do Mapa do Turismo de Guaratuba de acordo com a portaria 192/2018 do Ministério do Turismo e a participação de Guaratuba no Festival Internacional do Turismo em Foz do Iguaçu, dias 12,13, e 14 de junho.

    Também foram discutidos a inclusão de outros segmentos – que era prevista na lei que criou o Comtur – e o incentivo ao cadastramento de restaurantes e outros estabelecimentos no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo – Cadastur.

    Estes assuntos voltarão a ser tratados na próxima reunião, marcada para esta sexta-feira (24), a partir das 14h, na Secretaria do Turismo. Na pauta, também a elaboração do regimento interno e a discussão do plano de ações do turismo para o segundo semestre de 2019 e para o exercício de 2020.

    Conselho Municipal de Turismo de Guaratuba (Comtur)

    Representantes da Associação dos Artesãos de Guaratuba

    Mario Francisco Romero – Titular (presidente)

    Representantes da Adetur Litoral

    Heros Fanini – Titular (vice-presidente)

    Alini Nunes de Oliveira – Suplente

    Representantes do Instituto Guaju

    Fabiano Cecilio da Silva – Titular

    Edgard Fernandez – Suplente

    Angela Maria Sfendrych – Suplente

    Representantes da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo

    Débura Carvalho de Aquino – Titular (secretária-executiva)

    Rita de Cássia de Oliveira – Suplente

    Elaine Mattos Fogaça Dias - Titular

    Marlene Wolff dos Santos – Suplente

    Representantes da Secretaria Municipal do Urbanismo

    Fernando Gonçalves Cordeiro - Titular

    Maria Carolina Cherchiglia Huergo - Suplente

    Representantes da Secretaria Municipal do Esporte e do Lazer

    Aline Juliana Scabeni – Titular

    Alexandre Polati – Suplente

    Representantes da Secretaria Municipal Especial das Demandas da Área Rural

    Paulo Zanoni Pinna – Titular

    Carlos Eduardo Nunes dos Santos – Suplente

    Representantes da Procuradoria Geral e Fiscal

    Juliana Aparecida Pacheco – Titular

    Carla Vieira Schuster Pinto – Suplente

    Representantes do Poder Legislativo

    Eliana Terezinha Sdroeiwski Hass - Titular

    Rossana Hernandes Afonso – Suplente

  • Trânsito

    Piraquara realiza atividades do movimento Maio Amarelo

    Na quinta-feira, 16 de maio, uma blitz educativa foi realizada na Avenida Getúlio Vargas em frente à Prefeitura de Piraquara. A ação foi promovida por meio da parceria entre a Superintendência Municipal de Trânsito, DETRAN PR - Unidade Tarumã, Defesa Civil Municipal e o Batalhão de Polícia de Guarda (BPGd).

    Durante a mobilização foram abordados 281 veículos. Os condutores receberam materiais informativos e orientações sobre o uso de cinto de segurança, a importância do uso da cadeira para crianças, os perigos do excesso de velocidade e cuidado com os pedestres.

    O objetivo do movimento Maio Amarelo é chamar a atenção da sociedade para os altos índices de mortes e feridos em acidentes. A cor amarela é uma referência à sinalização de advertência no transito e o mês de maio foi escolhido porque no mesmo mês, em 2011, a ONU decretou a "Década de Ações para a Segurança no Trânsito", onde governos de todo o mundo se comprometeram em tomar novas medidas para prevenir os acidentes.

  • Na Câmara

    Pinhais tem Audiência Pública de prestação de contas nesta terça

    A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Finanças, realizará Audiência Pública para prestação de contas referente ao primeiro quadrimestre de 2019. O evento será promovido nesta quarta-feira, dia 22 de maio, na Câmara Municipal.

    As prestações de contas ocorrem em atendimento à Lei de Responsabilidade Fiscal para apresentação das despesas do Governo Municipal, e são feitas à Comissão de Finanças e Fiscalização da Câmara Municipal, para demonstrar e permitir a avaliação quanto ao cumprimento das metas fiscais estipuladas no início do exercício.

    Serviço

    A Audiência Pública de Prestação de Contas acontece nesta quarta-feira, dia 22 de maio, com início às 17h30, na Câmara Municipal de Pinhais, localizada na Avenida Camilo di Lellis, 393.

  • Campo Largo

    Educação discute o papel do secretário escolar

    Dia 17 de maio de 2019 a Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Campo Largo promoveu um encontro com os Secretários Escolares, que foram privilegiados com a participação da Psicóloga Silviana Cosmo, que ministrou a Palestra: “ O Elo Fundamental dentro da escola”.

    A Secretária Municipal de Educação e Esporte Dorotéa A. M. Stoco reafirmou com os presentes o compromisso das Escolas e Cmei’s com a busca da excelência no atendimento, destacando sempre a importância da Educação e o acolhimento aos educandos, ressaltando também a importância do Secretário Escolar e que os mesmos são considerados o “cartão de visita”, onde cada um exerce papel de extrema importância dentro da Instituição de Ensino.

    A psicóloga Silviana Cosmo, falou da atuação dos Secretários, bem como de toda a comunidade escolar, além das atribuições inerentes à função, ressaltou a necessidade do Secretário Escolar se reconhecer e ser reconhecido como um profissional que estabelece o Elo Fundamental dentro da Escola/Cmei.

    Falou também das características humanas e do quão importante é estarmos bem conosco, para que possamos servir ao outro e ao propósito da Instituição: atender da melhor forma possível, criar um ambiente propício e que esse atendimento reflita a imagem de toda a organização escolar.

  • Araucária

    Semana do Uso Racional de Medicamentos trouxe palestra direcionada à atenção aos idosos

    Durante a Semana do Uso Racional de Medicamentos a Dr. Adriane Miró Vianna Benke Pereira, Coordenadora da Divisão de Atenção à Saúde do Idoso do Estado do Paraná, proferiu uma palestra no Anfiteatro da Prefeitura de Araucária direcionada aos profissionais da saúde, na tarde de terça-feira (21), sobre o uso racional de medicamentos pela população idosa. Durante o evento foram argumentadas estratégias para redução da prescrição de medicamentos potencialmente inapropriados para idosos. Houve a orientação sobre o acompanhamento de todos os pacientes idosos atendidos e interação com outros profissionais da rede SUS.

    Durante a palestra abordou-se o fato da composição populacional ter modificado causando alterações no uso de medicamentos. Esta situação fez a população utilizar mais os serviços de saúde, ocorrendo assim a chamada polifarmácia, ou seja, uso de diversos medicamentos. O processo de envelhecimento da população brasileira foi discutido no que se refere às suas implicações sociais e de saúde pública. Como se sabe, a população idosa é mais propensa ao uso de muitos medicamentos, tendo maiores possibilidades de sofrer os efeitos da polimedicação ou polifarmácia.

    Portanto há uma relevância no estudo na ocorrência de interações na atenção básica à saúde, ou seja, o foco multidisciplinar é arma poderosa através do auxílio prático com promoção de hábitos saudáveis. A desprescrição de medicamentos para idosos também foi colocada na palestra como algo criterioso e fundamental. Contudo a abordagem principal sempre é a prevenção "Hoje o primordial é a manutenção das capacidades da pessoa idosa. Estamos tratando da heterogeneidade, pois não é algo uniforme. Não podemos tratar os idosos da mesma maneira que um adulto de faixa etária mediana. Por exemplo: existem idosos com 70, 80 anos que são robustos e outros que com apenas 60 já são mais fragilizados, não podemos tratar com as mesmas metas.

    Também é comum um idoso achar que sua pressão arterial está ótima quando na verdade ele pode estar correndo riscos. Apoiados em todos esses fatores a desprescrição de medicamentos vem mostrando excelentes resultados. Muitos idosos que passaram pela orientação primária, não necessitaram mais passar pela atenção secundária. O ideal é sempre buscar orientação e prevenção." ressaltou a Dra. Adriane Miró.

    A Semana do Uso Racional de Medicamentos vai até dia 23/05 nos locais:

    - 22 de maio: UBS Industrial Dr. Silvio Roberto Skraba, na Rua Andorinha, 151, no Industrial. Das 9h às 16h.
    - 23 de maio: UBS Costeira Alceu do Valle Fernandes, na Rua Maranhão, 2149 no Cachoeira. Das 9h às 16h.
    - 24 de maio: Terminal Central de Araucária, na Rua Pres. Carlos Cavalcanti, 356, no Centro. Das 13h30 às 16h.

  • Guaratuba

    Prefeitura convida para Audiência Pública

    A Prefeitura de Guaratuba convida a população para participar da Audiência Pública na qual será demonstrado e avaliado o cumprimento das metas fiscais e apresentado a execução do Plano Municipal de Saúde, relativo ao primeiro quadrimestre do exercício de 2019.

    A audiência será realizada no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Guaratuba, no dia 28 (terça-feira), sendo que das 14h às 15h, será apresentado as Metas Fiscais do Poder Legislativo e Executivo e, a partir das 15h até às 17h30, o Plano Municipal de Saúde.

    A Lei de Responsabilidade Fiscal estabelece em seu artigo 9º, § 4º e artigo 36, §5º, em conjunto com a Instrução Normativa nº 89/2013-TCE/PR, que até o final dos meses de maio, setembro e fevereiro, o poder executivo demonstrará e avaliará o cumprimento das metas fiscais e apresentará o Plano Municipal de Saúde de cada quadrimestre, em audiência pública na comissão referida no § 1º do art. 166 da Constituição ou equivalente nas casas legislativas estaduais e municipais.

    Um dos pilares de sustentação da Lei de Responsabilidade Fiscal é a transparência da gestão fiscal mediante a participação popular. Assim, sua presença na audiência pública é de extrema importância pela oportunidade do efetivo exercício da cidadania e colaboração com o Poder Público.

  • São José dos Pinhais

    Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural realiza V Conferência

    Formado por representantes das comunidades rurais, instituições, sindicatos, agricultores e organizações agrícolas de São José dos Pinhais (SJP), o ‘Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural’ (CMDR) realiza no próximo sábado (25/maio) a ‘V Conferência Municipal’ com o intuito de promover o debate e reflexão sobre os desafios do setor, a Prefeitura apoia a realização do evento.

    De caráter deliberativo e de grande importância para os cidadãos do meio rural, o CMDR de SJP, prioriza a adoção e implantação de medidas concretas e eficazes que estabelecem Políticas Públicas para o setor em relação ao Desenvolvimento Rural Sustentável no município estimulando também o exercício da cidadania através da participação na busca de soluções para os próprios problemas.

    O evento vai acontecer na Câmara Municipal (CMSJP), das 08h às 17h, onde serão realizadas palestras, leitura e aprovação do regimento interno, apresentação e aprovação de propostas dos grupos de trabalhos além dos novos conselheiros e suplentes da sociedade civil e do Poder Público que serão apresentados.

    Programação:

    8h00 – Credenciamento e Café

    9h00 – Abertura oficial

    9h30 – Leitura e aprovação do Regimento Interno da V Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural

    10h00 – Apresentação do Vídeo Institucional da SEMAG

    10h15 – Palestra Magna “Agricultura Sustentável”

    11h15 – Formação dos Grupos de Trabalho

    11h30 – Almoço

    13h00 – Trabalhos em Grupo

    14h30 – Apresentação e Aprovação das Propostas dos Grupos de Trabalho em Plenária

    16h30 – Apresentação dos novos conselheiros e suplentes da sociedade civil e do poder público

    16h45 – encerramento

  • Suleste

    Amsulep elege novo presidente

    Na última quinta-feira (16) o prefeito de Mandirituba, Luis Antonio Biscaia, esteve em reunião ordinária com os membros da Amsulep (Associação dos Municípios Região Suleste do Paraná). Esta é uma associação que tem como objetivo integrar os municípios vizinhos através dos prefeitos de cada cidade, a fim de estreitar laços e firmar contatos para uma melhor administração pública.

    O encontro teve como pauta a eleição de nova diretoria para compor a associação, até o momento presidida pelo prefeito Biscaia. No decorrer da cerimônia Luis Antonio agradeceu pelo tempo que pode presidir a associação. "É de extrema importância estarmos reunidos, pois só assim podemos ser mais fortes na hora de atender e garantir os direitos da população, levando as demandas a conhecimento da união, fortalecendo tudo aquilo que buscamos como gestores públicos”, salientou Luis.

    A cerimônia se entendeu até a votação, onde por aclamação ficou composta a nova diretoria, sendo Presidente o prefeito de Tijucas do Sul, Antonio Cesar Matucheski, Vice Presidente a prefeita Luciane Maria Teixeira de Agudos do Sul, Secretário o prefeito João Osmar Mendes de Piên e Tesoureira a Prefeita Maria Julia Soeck de Quitandinha.

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