• Colombo

    Moradores do São Gabriel recebe as ações do Programa Nosso Bairro

    O Programa Nosso Bairro de Colombo está de volta. Nesta 9ª edição, o bairro contemplado será o São Gabriel. As ações acontecem neste sábado, 23, das 9 às 16h, na Escola Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza – CAIC, localizada na Rua Antônio Francisco Scrok, 39. “Com estes serviços podemos oferecer mais momentos de cidadania para a população de Colombo”, destaca a prefeita Beti Pavin.

    Os moradores desta localidade contarão com uma programação diversificada, com atividades culturais, serviços, atendimentos e orientações, que visam promover benefícios à comunidade. Este trabalho concentrado terá as Secretarias Municipais efetuando diversos atendimentos, encaminhamentos e esclarecimento de dúvidas.

    Durante todo dia serão oferecidos serviços como: 1ª e 2ª via de RG, cadastro no Armazém da Família, orientações jurídicas sobre Vara da Família, atendimento do CIEE sobre estágios, além da divulgação de vagas de emprego e cursos profissionalizantes.

    Os moradores podem ainda levar para suas casas, gratuitamente, mudas de plantas. Assim como, aproveitar atendimentos de corte de cabelo, palestras, e atividades infantis de pinturas e contação de histórias.

    A Saúde fornecerá informações sobre os serviços realizados, com distribuição de folders e realização de testes rápidos; a Indústria e Comércio orientará a população em relação aos serviços realizados no Centro do Empreendedor. A Agricultura irá tirar dúvidas sobre Programas como Coleta Verde e Aquisição de Alimentos.

    Os interessados devem levar comprovante de residência e documentos pessoais em bom estado. A ação será realizada pela Prefeitura de Colombo por meio das Secretarias Municipais, Guarda Municipal, SANEPAR e demais parceiros.

    SERVIÇO

    Programa Nosso Bairro – São Gabriel

    Local: Escola Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza – CAIC
    Endereço: Rua Antônio Francisco Scrok, 39.
    Data: 23 de novembro (sábado)
    Horário: das 9h às 16h

  • Campo Largo

    Prefeitura divulga Campanha de Atualização do Rebanho

    O Paraná está deixando de vacinar contra a febre aftosa. Essa conquista é consequência de mais de 50 anos de campanhas periódicas de vacinação. As campanhas de vacinação serão substituídas pela atualização das informações dos rebanhos, feita pelo próprio produtor rural.

    É necessário que os pecuaristas atualizem seus rebanhos – a quantidade de animais existentes em suas propriedades rurais, como bois, búfalos, cabras, ovelhas, suínos, cavalos, jumentos, mulas, galinhas e peixes. Todas as espécies devem ser atualizadas.

    COMO ATUALIZAR:

    Em uma unidade local da Adapar (Agência da Defesa Agropecuária do Paraná);
    Em um escritório de atendimento municipal autorizado;
    Em um sindicato rural autorizado;
    De forma on-line, no site da Adapar (www.adapar.gov.br).
    QUANDO ATUALIZAR – As campanhas são semestrais. A primeira delas vai de 1º a 30 de novembro de 2019. Fique atento para as datas seguintes, que serão divulgadas no site da Adapar.

    COMO ATUALIZAR O REBANHO ON-LINE – (http://www.produtor.adapar.pr.gov.br/comprovacaorebanho)

    Acesse o site da Adapar e clique em “Campanha de Atualização do Rebanho”. Agora, escolha a opção “Quero me cadastrar”. Depois, informe o seu CPF e seu nome. Preencha os dados e crie um login e uma senha de acesso. Este procedimento cadastrou você na Central de Segurança do Estado do Paraná.

    Em seguida, retorne à página da campanha e clique em “Já sou cadastrado”. E você já está apto a atualizar o seu rebanho. Se você já tiver cadastro, é só ir direto a esta opção. Para começar a atualização, faça login na página da campanha e confirme os seus dados. Depois, clique em “Prosseguir” e selecione a propriedade com pendência de atualização do rebanho.

    Escolha a espécie e, em seguida, atualize a quantidade de animais por idade e gênero. Assinale a declaração de que você comprovou o rebanho e clique no botão “Comprovar”. Repita o mesmo procedimento para todas as espécies de suas propriedades.

    E se você não tiver acesso à internet, pode fazer a atualização manualmente mesmo. Pegue um formulário na Adapar mais próxima de você, preencha as informações e o devolva lá mesmo. Se você tiver dúvidas, consulte o site ou procure uma unidade especializada.

    SERVIÇOS:

    ADAPAR – ULSA Campo Largo

    Rua Oswaldo Cruz, 363 – Casa do Agricultor

  • Detran-PR

    Projeto Escola Lindeiras chega a Matinhos

    O Projeto Escolas Lindeiras do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), direcionado inicialmente para estudantes do 5º ano do ensino fundamental das escolas públicas das cidades litorâneas do estado, estará na Escola Municipal Oito de Maio, em Matinhos, à partir das 8h30, nesta quinta-feira (21). As aulas serão com duas turmas, cerca de 60 alunos.

    Esta é uma ação prevista para a Operação Verão 2020, que foi antecipada. O objetivo do projeto é de conscientizar alunos sobre os riscos do trânsito, principalmente em escolas que ficam próximas a rodovias, visto que as mesmas caminham por estas vias na ida e na volta da escola. “A segurança de trânsito em áreas escolares tem adquirido uma grande importância diante do crescente número de crianças, com idades inferiores a 14 anos, envolvidas em situações de risco. E com a proximidade do verão, há um aumento significativo no fluxo de veículos nas rodovias”, comenta o diretor de gestão de pessoas e da Escola Pública de Trânsito do órgão, Marinho Guimarães.

    Ao final do projeto, o objetivo será alcançado se cada estudante for capaz de perceber as medidas de segurança que as rodovias oferecem para a travessia e circulação às margens das rodovias; compreender a importância das medidas de segurança no trânsito; transitar com atenção e prudência, preservando sua vida e a dos demais; e respeitar as regras de circulação do pedestre, ciclista, motociclista e motorista.

    A educação está sendo desenvolvida com aulas teóricas, em sala de aula, e práticas nas partes externas das escolas e nas rodovias, ministradas pelo Detran-PR e o Batalhão de Polícia Rodoviária do Paraná (BPRv).

    Neste primeiro momento em que o projeto foi lançado, 1.156 alunos serão atendidos, em 20 escolas municipais.

    AGENDA:

    Projeto Escolas Lindeiras

    Data: 21/11/2019 (quinta-feira)

    Horário: 08h30 (aula teórica em sala de aula) e 10h (aula prática na rodovia)

    Local: Escola Municipal Oito de Maio - Av. José Artur Zanluti, 490 - Matinhos

  • Segurança

    Novo comandante assume Guarda Civil Municipal de Pontal do Paraná

    O prefeito dMarcos Casquinha nomeou na terça (19), o novo comandante da Guarda Civil Municipal de Pontal do Paraná. O GM Valdinei Fonseca de Souza, servidor de carreira, assumiu a partir na terça (19), conforme lei 13.022 de 08 de agosto de 2014.

    "O GM Fonseca é um profissional preparado e de carreira, com certeza vai continuar com o excelente trabalho realizado pela nossa Guarda. Hoje temos uma Guarda mais preparada, com equipamentos e agilidade no atendimento para a população", destacou o prefeito.

  • Equipamentos

    Matinhos recebe mais três retro escavadeiras 0 Km

    Na tarde da segunda feira 18/11, o prefeito de Matinhos, Ruy Hauer Reichert, acompanhado da Secretária Municipal de Obras e Urbanismo, Patricia Biff e do ex-prefeito e Empresário, Eduardo Antonio Dalmora, foram até a capital do estado para buscarem três maquinas retro escavadeiras 0 Km para o município de Matinhos.

    Duas maquinas retro escavadeiras estão vindo através do Deputado Federal Fernando Giacobo e uma maquina retro escavadeira através do Deputado Estadual Fernando Franchischini.

    O maquinário irá se somar a patrulha mecanizada da Secretaria de Obras para trabalhos no município de Matinhos.

  • São José dos Pinhais

    Sábado tem evento de adoção no Parque São José

    Sábado tem evento de adoção no Parque São José
    (Foto: Ascom/PMSJP)

    Neste sábado (23) acontece o evento de Adoção de Cães, realizado pela Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), com a parceria das seguintes empresas: Terra Pet, Magnus, Pet Mais Vida e Elanco Saúde Animal. Contaremos também com a presença de um adestrador de cães e disponibilizará uma pista de agility para os pets frequentadores do evento. que dará dicas de adestramento para cães e com a participação de protetores de animais do Município, que levarão cães disponíveis para adoção.

    O local escolhido para o evento é o Parque São José, e a programação acontecerá das 10h00 às 16h00.

    Estarão disponíveis para adoção cães adultos e filhotes – para adotar é preciso ter mais de 18 anos, apresentar documentos e preencher termo de guarda responsável.

    Além de cães para a adoção, os tutores de pets que frequentarem o evento poderão tirar suas dúvidas, nos stands das empresas parceiras que participarão do evento.

    Serviço:

    Evento de Adoção de Animais

    Dia: 23 de novembro de 2019 (sábado)

    Horário: das 10h00 às 16h00

    Local: Parque São José, São José dos Pinhais

    Entrada Gratuita

  • Piraquara

    Dia da Saúde Única e Bem-Estar será realizado na Regional do Guarituba

    Neste sábado, dia 23 de novembro, será realizado em Piraquara o Dia da Saúde Única e Bem-Estar. A ação vai ofertar diferentes serviços e faz parte da mobilização do mês de enfrentamento à dengue, realizada pela Divisão de Vigilância Ambiental. As atividades serão desenvolvidas no estacionamento da Regional do Guarituba, das 09 às 16h.

    A programação conta com atividades relacionadas à saúde Humana, Animal e Ambiental. Equipes das secretarias municipais de Saúde, Meio Ambiente, e Infraestrutura e Serviços Urbanos estarão distribuindo material informativo, divulgando os serviços da Prefeitura de Piraquara e prestarão esclarecimentos de acordo com cada área de atuação.

    SERVIÇO

    Dia da Saúde Única e Bem-Estar

    Data: 23/11/19
    Hora: Das 09 às 16h
    Local: Estacionamento da Regional do Guarituba. (Rua Betonex, nº 2330)

    *

  • Pinhais

    Unidade móvel do SENAI oferece cursos de técnicas de Fabricação de Pizzas e Elaboração de Salgados

    Unidade móvel do SENAI oferece cursos de técnicas de Fabricação de Pizzas e Elaboração de Salgados
    (Foto: Roberto Dziura Jr)

    A partir desta quarta-feira, dia 20 de novembro, a Prefeitura de Pinhais, por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico abre as inscrições para os cursos de técnicas em Fabricação de Pizzas e Elaboração de Salgados. As capacitações são de graça e acontecem na unidade móvel do SENAI, que vai estar no estacionamento do CEART - Centro de Empreendedorismo e Artesanato.

    Para participar, o candidato deve atender alguns requisitos: ser morador de Pinhais, ensino fundamental incompleto e ter acima de 18 anos. A capacitação é de graça e ao todo são ofertadas 30 vagas.

    O interessado vai realizar sua inscrição pela internet (https://www.sympla.com.br/) e deve confirmar a matrícula no dia 21, quinta-feira, no Ceart, apresentando as cópias do RG, CPF e comprovante de residência do município. A organização do curso ressalta que caso o candidato não compareça na data da matrícula a vaga será preenchida pelo próximo inscrito da lista de espera.

    Os cursos iniciam na próxima semana, no dia 26, terça-feira. O de Técnicas em Fabricação de Pizza tem carga horária de 28 horas/aula, e acontece a noite, no horário das 18h30 às 21h30. Já o de Elaboração de Salgados será realizado no período da tarde, das 13h30 às 17h30, tendo carga horária de 48 horas/aula.

    Programa Pinhais Desenvolvimento

    Os cursos ofertados são do programa Pinhais Desenvolvimento idealizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Pinhais, coordenado pelo Departamento de Projetos e Parcerias, que tem como objetivo conectar e potencializar o ecossistema de inovação e empreendedorismo, através do engajamento e compartilhamento de conhecimento entre de estudantes, trabalhadores e empresas.

    Serviço

    O Ceart está localizado na Avenida Ayrton Senna da Silva, nº 2842, bairro Estância Pinhais. O atendimento é realizado de segunda à sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h. Mais informações pelo telefone (41) 3901-5826.

  • Paranaguá

    Ruas de Alexandra também recebem iluminação em Led

    O prefeito Marcelo Roque acompanhou na tarde da segunda-feira (19) a instalação de lâmpadas em Led na rede de iluminação pública de Alexandra. A medida beneficia milhares de pessoas que residem no bairro rural de Paranaguá e que transitam, principalmente pela rua Savino Tripodi, para acessar também as localidades de Km 18 e 19 e Rio das Pedras.

    Com a nova iluminação moradores e motoristas podem transitar com mais conforto visual, já que as lâmpadas em Led chegam a iluminar 3 vezes mais que uma de vapor de sódio, que emite luz alaranjada. “Não poderíamos deixar os moradores de Alexandra e de outras localidades dessa região de fora desses investimento que trazem mais segurança e conforto para trafegar pelas vias”, destacou o prefeito.

    A substituição dos braços de lâmpadas por Led nos postes instalados em vias públicas de Paranaguá começou no início da administração do prefeito Marcelo Roque, em 2017. A medida ajuda a evitar assaltos (em locais claros bandidos normalmente não atacam), evita atropelamentos e outros acidentes nas vias públicas, dentre outros benefícios.

    Na semana passada a Prefeitura de Paranaguá fez a troca de luminárias em Led no trecho urbano da avenida Ayrton Senna. Mesmo sendo de responsabilidade do governo federal a iniciativa foi tomada pelo prefeito Marcelo Roque para prevenir acidentes frequentes na via, que é uma das principais ligações com o porto da cidade e por onde transitam milhares de pessoas diariamente. A medida foi bastante elogiada no perfil do chefe do Poder Executivo nas redes sociais.

    “Nosso papel, enquanto administrador público, é o de cuidar de nossa população e melhorando as condições de tráfego por uma via tão importante e com tanto movimento em direção ao porto estamos fazendo isso. Mesmo que a manutenção não seja de nossa responsabilidade tenho que cumprir o compromisso de melhorar a vida do parnanguara”, declarou o prefeito.

    Os investimentos feitos para instalação de lâmpadas em Led na rede de iluminação pública geram economia aos cofres municipais, tendo em vista que o consumo de energia pode ser 80% inferior, comparando com o modelo atual, com vapor de sódio. Também há economia com relação à manutenção, tendo em vista que elas têm durabilidade 50 vezes maior se comparadas com as incandescentes e 5 vezes superior em relação às fluorescentes, conforme especialistas do setor.

  • Mandirituba

    Mandiprev ultrapassa 100% de aumento patrimonial

    Buscando que os servidores públicos efetivos do município passem a ter seus benefícios garantidos no sistema previdenciário o Fundo de Previdência de Mandirituba – Mandiprev, ultrapassou os 100% de aumento patrimonial.

    De R$ 8.566.437,53 existentes em 01/01/2017, hoje já se atingiu a soma de R$ 17.263.155,01. Para o Secretário Executivo da Mandiprev, Ricardo Luiz Reolon, “com o comprometimento adotado pela atual gestão, o futuro dos servidores está sendo preservado com responsabilidade, valorizando aqueles que trabalham para a população de Mandirituba”.

  • Veja

    Programação de Natal de Colombo inicia no dia 22

    Programação de Natal de Colombo inicia no dia 22
    (Foto: Marcio Fausto/ PMC)

    A Prefeitura de Colombo preparou uma programação de Natal especial que promete emocionar as famílias. A partir da próxima sexta-feira, 22, às 19h, acontecerá o lançamento oficial do “Natal por toda a Vida 2019” de Colombo. “Os visitantes poderão aproveitar um calendário repleto de shows, apresentações, luzes, feira gastronômica e artesanato que segue até o dia 22 de dezembro”, ressalta a Prefeita Beti Pavin.

    As atrações iniciam no Parque Municipal da Uva, na sexta-feira, 22 de novembro, às 19h – com a abertura do Parque do Noel – com a recepção do bom velhinho. Logo após o Coral de vozes “Natal por toda vida” formado por alunos da Rede Municipal de Ensino levará emoção ao público – em um espetáculo de muita música e luz.

    Parque do Noel

    O Parque do Noel ficará aberto para visitação as sextas-feiras – dias 22 e 29 de novembro e 6, 13 e 20 de dezembro – das 18h às 22h. E aos sábados e domingos – dias 23 e 30 de novembro e 7, 14 e 21 de dezembro – das 15h às 21h. Vale ressaltar que, excepcionalmente, na semana que antecede o Natal – nos dias 18,19 e 20 de dezembro (quarta, quinta e sexta-feira), o horário será das 18h às 22h.

    Coral Avós da Alegria

    O Coral Avós da Alegria inicia as apresentações no dia 25 de novembro, em vários locais do município, levando ao público um repertório de músicas natalinas e cancioneiros. A ação visa desenvolver o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com a participação dos idosos cadastrados nos seis Centros de Convivências de Colombo. As apresentações acontecem nas seguintes datas: no dia 21 de novembro, às 10h, no almoço na Paroquia Santa Terezinha; no 25 de novembro, às 18h, no Terminal do Roça Grande; no 26 de novembro, às 10h, Salão Paroquial São Paulo da Cruz; no 28 de novembro, às 9h e 16h, no Salão Paroquial Bom Jesus e no dia 29 de novembro, às 18h, no Terminal do Guaraituba.

    Já em dezembro a programação inicia no dia 6, às 15h, no CMEI Tia Glória; e às 19h, no Parque do Noel; e segue no dia, 7, às 15h, na Pastoral da Criança; no dia 10, às 15h, no CMEI Carrosel; no dia 10, às 17h, no Terminal do Maracanã; no dia 11, às 19h30, na Casa do Papai Noel em S. J. dos Pinhais; no dia 14, às 19h, no Parque do Noel; no dia 14, às 20h30, na OAB Colombo; e para finalizar as apresentações no dia 21, às 10h, no Cemitério Parque das Araucárias e às 8h45, na missa de Final de Ano.

    Decoração

    Espalhadas por toda a cidade com muita luz, cor e muito brilho – a decoração natalina – iluminará a rotatória e os postes da Avenida Santos Dumont, no bairro São Gabriel, os postes da Estrada da Ribeira, a rotatória e o gramado em frente ao Terminal do Maracanã e a Praça Nossa Senhora do Rosário, na Sede.

    Caravana

    A Caravana de Natal – acontecerá às 19h – com carro de som e um jipe decorado com Papai Noel. A primeira carreata será no dia 05 de dezembro e a segunda no dia 12 de dezembro. Além dos caminhões da Coleta de Resíduos que serão decorados. Os veículos percorrerão as residências fazendo a coleta de resíduos, até o Natal.

    Percurso da primeira Carreata, no dia 5 de dezembro

    – A Caravana de Natal – saíra, às 19h, da sede passando pelas seguintes Ruas: Pio Bonato; José Cavassin; José Leal Fontoura; Rod. Antonio Gasparin; Mal. Floriano Peixoto; Zacarias de Paula Xavier; Zacarias de Paula Xavier; Rod. da Uva e chegada na Praça Alfredo Chaves, no bairro Roça Grande.

    – O segundo percurso, seguirá, às 19h, da Praça Alfredo Chaves no bairro Roça Grande, e terá aproximadamente 30 minutos de duração. A carreata percorrerá as seguintes Ruas: Antônio Inácio de Souza; João Alberti; Justiniano Alves de Souza; Gustavo Nass; Adélio Corrêa; Francisco Wanke; Pref. Pio Alberti; Av. São Gabriel; com chegada na Av. Santos Dumont.

    Percurso da segunda Carreata, no dia 12 de dezembro

    – A Caravana de Natal – saíra, às 19h, da Sede e passará pelas Ruas: Mal. Floriano Peixoto; Elvira Busato Guarise; Orlando Cecon; João Strapasson Sobrinho; José Strapasson; Estr. da Ribeira; com chegada na Rua Leônidas Alberti.

    – O segundo percurso seguirá, às 19h, da Rua Leônidas Alberti; Pedro do Rosário; Andirá; Genésio Moreschi; Cambará; Cascavel; Andirá; com chegada na Rua Francisco Appel, no bairro Maracanã.

    – A terceira rota saíra, às 19, da Rua Francisco Appel percorrendo as Ruas Angelina Cavali; Santa Maria; José de Alençar; Abel Scuissiato, 469 – Maracanã; Estrada da Ribeira; até a Av. Pref. João Batista Stocco.

    As ações serão promovidas pela Prefeitura Municipal por meio das Secretarias e Esporte, Cultura, Lazer e Juventude; Educação e Assistência Social.

    Serviço:

    “Natal por toda a Vida 2019” de Colombo

    Abertura: 22 de novembro – às 19h

    Local: Parque Municipal da Uva – localizado na Rua Marechal Floriano Peixoto, 559.

    – Parque do Noel

    – Coral de vozes dos “Natal por toda vida”

    Coral Avós da Alegria

    As apresentações acontecem nas seguintes datas:

    – 21 de novembro, às 10h, no almoço na Paroquia Santa Terezinha;

    – 25 de novembro, às 18h, no Terminal do Roça Grande;

    – 26 de novembro, às 10h, Salão Paroquial São Paulo da Cruz;

    – 28 de novembro, às 9h e 16h, no Salão Paroquial Bom Jesus;

    – 29 de novembro, às 18h, no Terminal do Guaraituba;

    – 6 de dezembro, às 15h, no CMEI Tia Glória; e às 19h, no Parque do Noel;

    – 7 de dezembro, às 15h, na Pastoral da Criança;

    – 10 de dezembro, às 15h, no CMEI Carrosel;

    – 10 de dezembro, às 17h, no Terminal do Maracanã;

    – 11 de dezembro, às 19h30, na Casa do Papai Noel em S. J. dos Pinhais;

    – 14 de dezembro, às 19h, no Parque do Noel; e, às 20h30, na OAB Colombo;

    – 21 de dezembro, às 10h, no Cemitério Parque das Araucárias e às 8h45, na missa de Final de Ano.

    Caravana de Natal – às 19h
    5 e 12 de dezembro

  • Campo Largo

    Prefeitura inicia reforma integral do Casarão do Parque Newton Puppi

    Prefeitura inicia reforma integral do Casarão do Parque Newton Puppi
    (Foto: Ascom/PMCL)

    A reforma do Casarão no Parque Newton Puppi foi iniciada no dia 11/11. O prefeito Marcelo Puppi, através da equipe técnica da Prefeitura de Campo Largo, reafirma a entrega da obra à população campo-larguense até o mês maio de 2020.

    A revitalização do Casarão – marco histórico da cidade – contempla substituição da cobertura, adequações de acessibilidade, melhorias e reforma em toda a edificação e ampliação e reforma da área externa de lazer.

    O uso do espaço no térreo será reformado para exposições ao público. No pavimento superior funcionarão repartições públicas e canais de informações gerais aos visitantes, integrando os segmentos públicos da Educação, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Turismo Municipal.

    O valor da obra é de R$ 739 mil, com prazo final de entrega em 5 meses.

    O antigo Casarão data da década de 40 e tem grande importância histórica para o município. Na década de 60 abrigou uma Subestação de Enologia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Fica dentro do Parque Newton Puppi que já recebeu gravações da novela Maria Bueno na década de 80 e foi transferido, para o município de Campo Largo, também em 1980. Chamava-se Parque Cambuí e teve o nome alterado para Parque Municipal Newton Puppi em 2010, em homenagem ao Senhor Newton Puppi, prefeito do município por três mandatos – 1963 a 1969 / 1977 a 1982 / 1997 a 2000.

    O Casarão é um atrativo turístico que será novamente fomentado aos munícipes e visitantes de fora. Nele já funcionou a sede da Guarda Municipal e Departamento do Meio Ambiente Municipal. Até o ano de 2006 o Casarão estava abandonado e era sede de vandalismo e esconderijo para usuários de drogas. Com recursos do Ministério do Turismo, no ano de 2007 foi reformado e aberto à população, funcionando setores da Administração Municipal em seu interior.

    A equipe técnica de engenharia da Prefeitura de Campo Largo ressalta que o Parque Newton Puppi tem uma área de 1.396.117,30 metros quadrados e precisou de uma estrutura multidisciplinar para a elaboração dos projetos para reforma e revitalização. A reforma do Casarão é uma das etapas de obras e readequações que serão realizadas no Parque Newton Puppi.

    Todo o Parque Municipal contempla área ampla com parque infantil, academia da terceira idade, pista de corrida, campo para prática de esportes, trilha ao meio da natureza, exuberante paisagem com araucárias e lago. É um belo e propício local para descansar e se divertir com a família.

  • Educação

    Estudantes da Lapa e a premiação do projeto Veterinário Mirim e Olimpíada de Astronomia

    Estudantes da Lapa e a premiação do projeto Veterinário Mirim e Olimpíada de Astronomia
    (Foto: Ascom/PML)

    Premiação do Projeto Veterinário Mirim, Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e Mostra Brasileira de Foguetes. O evento aconteceu na sexta-feira (14), no auditório da Secretaria Municipal de Educação da Lapa.

    Veterinário Mirim é um projeto de lei regido sob o nº 3125 de 25 de setembro de 2015 de autoria do então vereador, Célio Guimarães, aplicado anualmente com os alunos do 5º ano da rede municipal, tendo por objetivo um trabalho de educação com crianças sobre guarda responsável, bem estar animal, zoonoses e adoção, através de concursos de desenhos, frases e redação.

    A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é um evento nacional realizado nas escolas brasileiras previamente cadastradas A OBA é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, para alunos do primeiro ano do ensino fundamental até aos do último ano do ensino médio (no município da Lapa geralmente quem participa da olimpíada são os alunos do 5º Ano ). A OBA ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada dentro de um só ano letivo. Assim como as outras olimpíadas de conhecimento, a OBA tem como objetivo principal difundir o conhecimento astronômico pela sociedade brasileira, fomentar o interesse dos jovens e crianças pela Astronomia e pela Astronáutica e ciências afins. A prova da OBA é realizada anualmente, no mês de maio, em todos os estabelecimentos brasileiros de ensino cadastrados.

    Premiação dos alunos
    que participaram do Projeto Veterinário Mirim.

    CLASSIFICAÇÂO

    1) REDAÇÃO

    1º Lugar - Mariana Skraba, da Escola
    Municipal do Campo “Getúlio Vargas” orientada pela professora Aliane Sossela
    Valente.

    2º Lugar – da Escola M. “Lauro Moreira Montenegro” – a Aluna: Hagata
    Luana Vieira Sodré – Profª Hilariane Ribeiro Baggio Lima

    3º Lugar – da Escola M. “Pedro Fávaro Cavalin” – a Aluna: Maria Vitória Paes
    Cabrini – Profª Carla Ramos Goll

    2) CARTAZ

    1º Lugar – Escola M. “Eloáh D’Amico Rychwa” – Aluno: Luis Felipe Ramos
    Professora: Eliane Hammerschmidt.

    2º Lugar – Escola M. do Campo Gustavo Kuss“” – Aluna: Ana Júlia Martins
    Wosniaki
    Professora: Alexsandra Wojick.

    3º Lugar – Escola M. “Dr.Manoel Pedro” – Aluno: Vinícius Horning Lorenzen
    Professora: Josiane da Conceição Silva Pinto Riceto.

    3) VÍDEO

    Vídeo dos alunos do 5º Ano A da Profª 5º Ano Marli Polato Ferreira da
    Escola Municipal do Campo “Padre Feijó”

    4) RAÇÃO

    Escola M. Prof. “David da Silva Carneiro” – 390 kg 145 mg

    5) PORTFÓLIO:

    Profª Eliane Hammerschmidt - Escola M. do Campo “Dr.
    Aloísio Leoni”.

    Premiação dos alunos
    que participaram da 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e da 13ª Mostra Brasileira de Foguetes.
    A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e Mostra Brasileira de
    Foguetes acontecem respectivamente a 22 e 13 anos. Elas são realizadas
    anualmente em todo o Brasil, envolvendo alunos de escolas públicas e privadas,
    sendo facultativa a participação dos alunos dessas instituições. Os bons resultados
    demonstram o sucesso dos alunos, professores e escolas participantes.

    Alunos da Escola Municipal do Campo “Brasilino Ferreira de Almeida” orientados
    pela Profª Daniele Rodrigues da Silveira:

    MELHORES RESULTADOS NA PROVA DA OBA

    Rafaela Carvalho Goll – Medalha de Ouro
    Matheus Leineker Stabach – Medalha de Prata
    Vagner Miguel Garcia Pavão – Medalha de Prata Larissa Maria Coelho Ferreira – Medalha de Prata
    Mônica Aparecida Costa Chimaleski – Medalha de Bronze

    MELHORES RESULTADOS NO LANÇAMENTO DE FOGUETES

    Vagner Miguel Garcia Pavão – Medalha de Prata
    Larissa Maria Coelho Ferreira – Medalha de Prata
    Matheus Leineker Stabach – Medalha de Prata
    Eloise Coelho Ferrando - Medalha de Bronze
    Emanuela Sayury Esbonik Schuster - Medalha de Bronze
    Jhony de Lara Alves - Medalha de Bronze
    Lara Nascimento - Medalha de Bronze
    André Luiz dos Santos Schuster - Medalha de Bronze
    Rafaela Carvalho Goll – Medalha de Bronze

    O Projeto Veterinário Mirim realiza-se através de uma parceria entre as
    Secretarias de Educação,
    Agricultura e Meio Ambiente, e Departamento de Bem-Estar Animal.

  • São José dos Pinhais

    Prefeitura convoca população para tomar a vacina contra o sarampo e contra a febre amarela

    A Prefeitura de São José dos Pinhais por meio da Secretaria de Saúde convoca toda população de 6 meses a 59 anos para comparecer as Unidades de Saúde . O esquema vacinal contra o sarampo e febre amarela devem ser regularizados.

    A vacinação é seletiva, ou seja, acontece de acordo com a Situação Vacinal e idade do paciente.

    FEBRE AMARELA

    DOSE ÚNICA: De 9 meses aos 59 anos de idade;

    População a partir de 60 anos de idade com liberação médica.

    SARAMPO

    6 a 11 meses de idade: 1 DOSE

    12 meses a 29 anos de idade: 2 DOSES

    30 a 49 anos de idade: 1 DOSE

    População com 50 anos de idade ou mais: só serão vacinados os contatos com caso suspeito ou confirmado do Sarampo nas Estratégias de Bloqueio após determinação da Vigilância Epidemiológica.

  • Infraestrutura

    Prefeitura de Piraquara conclui a pavimentação da Rua Tereza Priscim

    Prefeitura de Piraquara conclui a pavimentação da Rua Tereza Priscim
    (Foto: Ascom/PMP)

    Na última quinta-feira, dia 14 de novembro, foi concluída a pavimentação da Rua Tereza Priscim, no bairro Guarituba. Após a execução dos serviços preliminares de drenagem, calçamento e a implantação das guias de meio-fio, a via recebeu o asfalto. Nesta etapa, a Prefeitura de Piraquara também está asfaltando na região as ruas Pedro Minoli, Gustavo Wacholz, Alfredo Muller, Hartwing Muller e Lourival Moreira dos Santos.

    As obras fazem parte do Programa de Pavimentação executado em diferentes bairros do município. As ruas recebem os serviços de terraplanagem, drenagem, base e sub-base, meio-fio com sarjeta, revestimento com CBUQ, calçadas em CBUQ, rampas para PNE, paisagismo, sinalização, entre outras ações complementares.

  • Trânsito

    Rotatória próxima ao Bosque Municipal recebe intervenção da Prefeitura

    Rotatória próxima ao Bosque Municipal recebe intervenção da Prefeitura
    (Foto: Roberto Dziura Jr)

    Equipe da Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop), finalizou, na segunda-feira (18), as obras de diminuição do círculo da rotatória entre as ruas 24 de Maio, Guilherme Weiss e Avenida Nossa Senhora da Boa Esperança, no bairro Estância Pinhais, próximo do Bosque Municipal. O objetivo dessa intervenção é melhorar a fluidez no trânsito da região.

    E para melhorar a locomoção de motoristas, pedestres e ciclistas que a Semop realizou uma série de serviços ao longo da Rua Guilherme Weiss. Entre os serviços estão a construção de calçada em concreto poroso ao longo de toda a via, com cerca de 1 km de extensão. Esse sistema, desenvolvido em Pinhais, tem custo similar ao convencional, manutenção quase zero, e nos dias de chuva não acumula poças de água por ser permeável.

    A via recebeu a pintura de ciclofaixa, em toda a sua extensão, junto ao canteiro central, nos dois sentidos, e algumas intervenções para trazer mais segurança aos ciclistas. Nesta semana, a equipe da Semop realiza outras pinturas, como das guias rebaixadas nas esquinas. A equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), realiza serviços de paisagismo ao logo da via, como o plantio de grama e árvores.

    A prefeita de Pinhais, Marli Paulino, ao lado da vice-prefeita, Rosa Maria, e da secretária de Meio Ambiente, Rosana Boeira Ilheu, visitou esses locais na manhã desta segunda-feira (18), oportunidade em que conversou com os servidores e moradores. “Trabalhamos em todas as áreas para atender as necessidades da nossa população, e é muito bom ver como ficou os trabalhados que realizamos nesta região, trazendo agilidade no trânsito e melhorias para esta importante via de nossa cidade”, disse a prefeita Marli Paulino.

  • Paranaguá

    Fluxo de travessia pela balsa aumenta quase 25% após isenção de moradores

    Fluxo de travessia pela balsa aumenta quase 25% após isenção de moradores
    (Foto: Ascom/PMP)

    A isenção da tarifa para travessia pela balsa que liga à Ilha dos Valadares completa dois meses nesta terça (19) e beneficia o morador cadastrado que se deslocar pela primeira vez no dia para o continente, ou no caminho inverso. De setembro para cá isso gerou aumento na procura pelo serviço, que chega a 24,45%, passando de 6.429 veículos em setembro para 8.001 em outubro. A situação fez aumentar também o tempo de espera.

    Antes da isenção da tarifa cerca de 2.500 moradores da Ilha dos Valadares estavam cadastrados como proprietários de veículos. Assim que o serviço gratuito passou a valer mais 368 procuraram a Semsu para deixar de pagar pela travessia.

    “É preciso paciência, porque medidas estão sendo tomadas para diminuir esse tempo de espera para travessia. Neste primeiro momento estamos em contato com a empresa cobrando medidas para que ela consiga se adaptar a essa nova realidade, com um fluxo maior de carros fazendo a travessia”, declarou o secretário municipal de Serviços Urbanos, Cláudio Roberto Mariano.

    Representantes da empresa responsável pela travessia se reuniram nesta semana com o secretário Cláudio, que estava acompanhado do diretor do Departamento de Concessões e Permissões, Fúlvio Berlim, e de representantes das secretarias de Segurança e Regional da Ilha dos Valadares, além do vereador Fábio Santos. Objetivo foi discutir a questão e encontrar solução para o problema.

    O prefeito Marcelo Roque afirma que a isenção da tarifa representa “um grande benefício para a população da Ilha dos Valadares”, mas também pediu que haja paciência nestes primeiros meses. “O fluxo da balsa indo e vindo aumentou bastante. Tivemos avanços e hoje quase não temos registros de paralisação do serviço, a não ser que haja problemas com a maré ou num período de chuva intensa, o que é necessário por uma questão de segurança”, observa o prefeito.

    Durante a reunião o secretário Cláudio Roberto Mariano pediu ainda que a empresa priorize o atendimento onde tiver mais procura pela travessia, no continente ou na ilha. “Estamos num período de readaptação. É importante que a empresa tenha a prerrogativa de priorizar onde tem mais veículos, mas, de qualquer forma, todos serão atendidos”, esclarece o secretário.

    Junto com a isenção da tarifa os moradores da Ilha dos Valadares também foram beneficiados com o funcionamento da balsa no período da madrugada. São quatro horários para a passagem, que não eram disponibilizados até então: 00h10, 1h, 3h e 5h (no terminal de Paranaguá) e às 00h30, às 2h, à 4h e às 5h30 (terminal da Ilha dos Valadares). Para quem não tem direito à isenção a tarifa custa R$ 17 (ida e volta).

  • 55ª edição

    Festa da Uva de Colombo já tem data

    Festa da Uva de Colombo já tem data
    (Foto: Marcio Fausto/ PMC)

    Vem aí a 55ª edição da Festa da Uva de Colombo. A comissão organizadora confirmou a realização da festa da maior colônia italiana do Paraná, que acontecerá nos dias 06, 07, 08 e 09 de fevereiro de 2020, no Parque Municipal da Uva.

    “É uma linda festa da qual nos orgulhamos muito, realizada para as famílias e visitantes. A festa é sinônimo de sucesso quando falamos em evidenciar o trabalho dos nossos agricultores e empreendedores, além da cultura, turismo, gastronomia, lazer e diversão”, disse o presidente da Comissão Organizadora, Antônio Milgioransa.

    Já tradicional na cidade, a festa busca trazer a cada ano, grandes nomes da música nacional, além de diversas bandas e cantores que durante os quatro dias de festa animarão o público presente.

    Além disso, os participantes contarão com uma ampla praça de alimentação com comidas e bebidas variadas, a venda de vinhos e uvas produzidos pelos agricultores, artesanatos, brincadeiras para as crianças, entre outros.

    “Estamos preparando tudo com muito cuidado para que aqueles que venham ao Parque da Uva, possam desfrutar de uma experiência única. Em breve divulgaremos informações sobre as atrações e ingressos”, explicou Milgioransa.
    Serviço:

    55ª Festa da Uva de Colombo

    Data: 06, 07, 08 e 09 de fevereiro de 2020

    Local: Parque Municipal da Uva – Rua Mal. Floriano Peixoto, 8771 – Centro – Colombo

  • Esporte e lazer

    Turismo de Mandirituba vem ganhando espaço com caminhadas na natureza

    Turismo de Mandirituba vem ganhando espaço com caminhadas na natureza
    (Foto: Ascom/PMM)

    Reconhecida por turistas de diversas cidades e estados pelas belíssimas paisagens, Mandirituba vem ganhando cada vez mais espaço e adeptos nos circuitos de caminhadas. Entre os dias 15 a 17 a cidade recebeu mais uma edição do Projeto Caminhada Circuito dos Tropeiros Mandirituba à Lapa. Os caminhantes percorreram em três dias uma distância de 72 km.

    Os participantes saíram da comunidade do Tronco, passando por trilhas na serra, as Cachoeiras Boa Vista, Lirio e Guapiara, almoço campeiro na beira do lago, café da manhã com produtos coloniais, visita à Igreja de Santo Antônio, em quatro Pinheiros, percorrendo região de lavouras e matas dentro do município de Quitandinha indo até o centro histórico da Lapa com visita guiada aos principais pontos turístico da cidade.

    Nas quatro edições da caminhada neste formato, foram em média 25 caminhantes por edição (número ideal para circuito de longa distância). São caminhantes do Paraná vindos de diversas cidades como Curitiba, Pato Branco, Paranaguá, Mandirituba, Quitandinha, além de Santa Catarina, com destaque para o grupo Trilheiros do Vale de Jaraguá do Sul e região.

    A caminhada faz parte do Calendário Brasileiro de Circuito de Longa Distância no calendário oficial da Anda Brasil, e no sistema de gestão do Ecobooking está entre as melhores avaliações pelos participantes.

    Para Irivan de Jesus Ferreira, organizador das caminhadas de longa distância, Mandirituba vem se consolidando no turismo. “Temos que enaltecer o trabalho de parceria entre as comunidades e a gestão pública de Mandirituba, através da Prefeitura que vem fazendo das Caminhadas Internacionais da Natureza um projeto de sucesso. Somos a segunda Cidade do Brasil em número de participantes nas caminhadas (Vice-campeão Brasileiro no Ranking Ecobooking)”, reforça Irivan.

    Segundo a Anda Brasil, somente nas caminhadas oficiais, 5596 pessoas caminharam no município de Mandirituba. De acordo com o Diretor da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo da Prefeitura de Mandirituba, Alex de Paula, “o número é maior se levarmos em consideração os grupos avulsos que são atendidos diretamente pela Secretaria de Turismo e pela agência Campeando Destinos, totalizando até o momento, mais de 300 caminhantes em circuito e passeios pré-agendados”.

  • Maior

    Campo Largo já prepara a Feira da Louça 2020

    Campo Largo já prepara a Feira da Louça 2020
    (Foto: Ascom/PMCL)

    A Prefeitura de Campo Largo e parceiros da sociedade civil organizada do ramo da louça e porcelana fomentam o segmento no município com a tradicional Feira da Louça que acontece em setembro, anualmente, onde espaços de comercialização, exposição e negócios são apresentados, atraindo visitantes de todo o país.

    A 29ª Feira da Louça foi realizada em 2019 – sempre no Ginásio da Rondinha, promovida pelo Sindilouça/PR. Para o ano de 2020, receberá maior apoio da Prefeitura de Campo Largo que vem atuando para o efetivo crescimento e desenvolvimento econômico do ramo, no município, estado, país e exterior.

    O prefeito Marcelo Puppi avalia que Campo Largo resgata o título de Capital Nacional da Louça com incentivos e desenvolvimento do setor local, dos fabricantes, comerciantes e empresários da louça, porcelana e cerâmica. “Recebemos os agradecimentos da equipe do Sindilouça/PR e de parceiros pelo trabalho e apoio na Feira da Louça deste ano que contou com a exposição dos serviços públicos prestados ao cidadão campo-larguense. A temática foi inserida nas escolas, aos nossos alunos, através da parceria com a Secretaria de Educação e Esporte de Campo Largo. Nossas crianças foram instruídas sobre a importância do setor para a cidade, sobre a atividade e o ramo gerador de renda, e concluíram os ensinamentos com um grandioso concurso de desenhos que ilustraram peças de louça e porcelana, expostas durante toda a Feira 2019. Isso se chama resgate histórico, Educação de qualidade, de pertencimento, e inclusão das atividades comerciais do setor às atividades e serviços da Administração Pública”, enfatizou Puppi.

    PROJETO FEIRA DA LOUÇA 2020 – Com o objetivo de comercializar os produtos tanto no atacado como no varejo, apresentar institucionalmente empresas e lançar novos produtos, a Feira da Louça 2020 será realizada entre os dias 3 a 13 de setembro, no Ginásio da Rondinha, idealizada sempre pelo Sindilouça/PR (Sindicato das Indústrias de Vidros, Cristais, Espelhos, Cerâmica de Louça, Porcelanas, Pisos e Revestimentos Cerâmicos no Estado do Paraná).

    Campo Largo aparece no cenário mundial como modelo na fabricação, comercialização e exposição dos produtos do segmento e demonstra liderança com a produção de produtos de primeira linha que servem a mesa de muitos países. Os produtos são internacionalmente conhecidos, apreciados pela qualidade que vem desde à produção inicial, até o acabamento final de cada peça comercializada.

    A Prefeitura de Campo Largo, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Assuntos Metropolitanos, insere na Feira 2020 a execução e apoio de toda a equipe da Administração, empreendendo em sintonia com as empresas locais ao avanço do comércio da Louça e Porcelana.

    A FEIRA – O evento “Feira da Louça” gera anualmente cerca de 480 empregos diretos. Contempla, de contrapartida, ações ambientais onde todo o lixo gerado durante o período de realização é separado e recolhido por catadores do município (já institucionalizados e credenciados). Também oferece acesso livre para crianças até 12 anos, idosos acima de 60 anos e doadores de sangue. Especialmente contempla espaço para exposição de serviços e artesanatos de entidades como a Associação de Deficientes Físicos de Campo Largo e a ONG “Fraternidade da Capulana”. Esta, exclusivamente formada por voluntários, trabalha pela melhoria da qualidade de vida das crianças órfãs e/ou vítimas de qualquer desigualdade, com foco voltado ao atendimento de famílias atingidas pelo ciclone IDAI (março 2019), que vivem em um reassentamento na comunidade MANDRUZI, na província de Beira, em Moçambique.

    SERVIÇOS:

    Feira da Louça 2020

    Data: de 3 a 13 de setembro

    Horário: Dias úteis – das 14h às 21h / Sábados, domingos e feriados – das 10h às 21h

    Local: Ginásio da Rondinha

    Praça de Alimentação – mais de mil metros quadrados com o que há de melhor da gastronomia do Município. Comidas típicas, tradicionais e de qualidade!

DESTAQUES DOS EDITORES