• Saúde

    Secretaria de Saúde de Pinhais adota diversas frentes de enfrentamento à Covid-19

    A Prefeitura de Pinhais, por meio de diversas Secretarias Municipais, realiza uma série de serviços no enfrentamento à pandemia da Covid-19. Contudo, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) é o principal setor envolvido, e desde o início adota medidas que visam prevenir a transmissão do coronavírus, seguindo recomendações de órgãos de saúde de diferentes esferas.

    Em meio à realidade enfrentada neste momento em todo o Estado, são necessárias ações que demandam a cooperação de todos. “Sociedade e poder público devem trabalhar de forma coesa. Pedimos sempre a compreensão e cooperação da população para enfrentarmos esse período. Temos trabalhado constantemente no sentido de repassar informações precisas que levem à prevenção da doença”, ressalta a secretária de Saúde, Adriane da Silva Jorge Carvalho.

    Exemplo disso são as blitze sanitárias que buscaram conscientizar e orientar a população sobre as formas de prevenção da doença. Nesse tipo de ação, é verificada a temperatura dos motoristas e passageiros e os ocupantes do veículo são questionados sobre os sintomas da doença, são orientados sobre a utilização de máscaras de proteção e recebem material informativo produzido pela Prefeitura a respeito da Covid-19.

    Além disso, são promovidas inúmeras campanhas que alertam para a necessidade dos cuidados preventivos e a importância do isolamento social. Também são pensadas estratégias para a preparação dos profissionais neste enfrentamento. E com o objetivo de intensificar as ações, na semana passada mais seis médicos começaram a atuar em Pinhais. Os profissionais generalistas estão atuando nas equipes de estratégia saúde da família nas Unidades de Saúde do município.

    “Cada Unidade de Saúde se organizou de maneira especial para atender as demandas específicas relacionadas à Covid. Deste modo, podemos proteger os demais atendimentos realizados nesses locais e esse planejamento também ocorre na UPA”, explica a secretária Adriane.

    Antes de procurar as unidades, a Semsa orienta a população para que entre em contato via whatsapp para evitar aglomerações. No entanto, ao apresentar sintomas, o munícipe tem disponível um canal exclusivo para atender dúvidas sobre o coronavírus por meio do número (41) 98814-6838, de segunda a sexta-feira das 7h às 19h. São atendidas tanto ligações como mensagens via Whatsapp.

    Informações

    Desde que o primeiro caso da doença foi confirmado em Pinhais, no dia 16 de março, a equipe da Semsa acompanha cada caso e toma todas as providências necessárias. Além disso, diariamente, atualiza boletins que informam a população sobre a situação do município no que diz respeito à doença.

    E em relação à transparência na divulgação dos números e demais detalhes sobre a doença pode-se citar o Painel Covid-19, que é um relatório semanal onde é possível acompanhar os dados sobre casos confirmados e óbitos por bairro, sexo e faixa etária. Recentemente, a Semsa também passou a transmitir lives realizadas todas as sextas-feiras por meio da página oficial da Prefeitura no Facebook. Nelas, os profissionais repassam à população diversas informações sobre o que está sendo feito em Pinhais para combater a pandemia.

    Serviço

    Em caso de dúvidas sobre o Coronavírus acesse o site https://coronavirus.pinhais.pr.gov.br/ ou entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde pelo número (41) 98814-6838, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

    Também há o atendimento 24 horas da Secretaria Estadual de Saúde pelo 08006444414 ou whatsapp 3330-4414 e do Ministério da Saúde por meio do Telesus disque 136, whatsapp (61) 9938-0031 ou pelo Aplicativo Coronavírus SUS.

  • Colombo

    Prefeitura entrega quase 90 toneladas de hortaliças as famílias em situação de vulnerabilidade

    A Prefeitura de Colombo por meio das Secretarias de Assistência Social, Agricultura e Abastecimento e Esporte, – entrega semanalmente, cerca de 2.500 sacolas de hortaliças, para auxiliar à população. A ação faz parte do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus por meio dos programas de Aquisição de Alimentos e Coleta Verde

    “Neste momento difícil, são as pessoas carentes que mais necessitam de atenção. Devemos olhar para nossa gente com prioridade. Por isso, desde o início da pandemia estamos atendendo as famílias com alimentos ricos em valor nutricional”, disse a Prefeita Beti Pavin.

    Na primeira semana de julho, foram adquiridas 4,8 toneladas de verduras e legumes para as entregas. Atualmente, o atendimento é destinado a aproximadamente 100 famílias de crianças e adolescentes cadastradas no Programa Pró-Criando, 830 idosos dos Centros de Convivência e 373 famílias no Programa Família Paranaense.

    Ao total, mais de 1.300 famílias em situação de alta vulnerabilidade e que utilizam, regularmente, os serviços dos Centros de Referência de Assistência Municipal (CRAS), estão recebendo alimentos – além das pessoas que solicitam apoio emergencial da Prefeitura.

    De acordo com o secretário de Agricultura e Abastecimento Márcio Toniolo, a agricultura familiar é uma das prioridades no município e essa alimentação vem como forma de compra e doação, com produtos classificados pela sazonalidade. Os kits são comumente contemplados com alface, abóbora, cenoura, repolho, escarola e pimentão.

    Vale lembrar, que entre os dias 17 de fevereiro e 8 de julho foram entregues 88,7 toneladas de hortaliças, mais de 22 mil sacolas adquiridas através dos produtores da agricultura familiar e entregues para entidades atendidas pela Prefeitura.

  • Campo Largo

    Campanha Quarentena Segura

    A Secretaria de Desenvolvimento Social, através da Divisão da Rede de Proteção, lança a Campanha Quarentena Segura.

    Com a o isolamento social ainda em curso e como o momento de calamidade pública face à pandemia do novo coronavírus (COVID-19), notou-se a necessidade de um cuidado redobrado e um olhar mais vigilante sobre as famílias, visto que a quarentena pode agravar as situações de violência ou acarretar em novas violações de direitos.

    A Campanha Quarentena Segura tem como principais objetivos sensibilizar e mobilizar a população sobre as violações de direitos que podem acontecer envolvendo crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência e mulheres durante este período de isolamento social e de convivência intensa com o possível agressor.

    A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social reforça canais de denúncias de violência doméstica.

    Canais: O canal 180 funciona todos os dias da semana, inclusive feriados e finais de semana, 24 horas por dia, podendo ser acionado de qualquer lugar no Brasil. Além do canal 180, existem outros canais de denúncia como o 181, que é um Programa da Secretaria do Estado de Segurança Pública do Paraná desenvolvido para o combate da criminalidade. Em caso de flagrante ou que a situação de violência esteja ocorrendo naquele momento, a atitude correta é entrar em contato com Polícia Militar, através do número 190.
    Boletim de Ocorrência (BO) on-line: http://www.policiacivil.pr.gov.br/Pagina/Boletim-de-Ocorrencia-de-Violencia-Domestica-e-Familiar-contra-Mulher-Lei-Maria-da-Penha

  • Proteção

    200 mil máscaras de TNT doadas serão distribuídas em São José dos Pinhais

    Na manhã de quinta-feira (09) a Secretaria Municipal de Saúde (Sems) da Prefeitura de São José dos Pinhais, recebeu remessas de máscaras de TNT – tecido não tecido – (100 mil unidades) que foram doadas ao município para ajudar na prevenção e combate ao novo coronavírus (Covid-19). A entrega aconteceu na Logistok – empresa de logística e serviços com sede no bairro Guatupê.

    Ao todo, a Prefeitura vai receber da Faurecia Automotive do Brasil – fabricante de autopeças e acessórios que fez a doação – 200 mil máscaras de material lavável que serão distribuídas pela cidade em ações comunitárias e educativas realizadas pela Saúde em parceria com outras secretarias municipais.

    A doação vai atender principalmente a população mais vulnerável à pandemia de Covid-19 no município em regiões mais distantes da área central.

    Em São José dos Pinhais, o uso obrigatório massivo de máscara passou a vigorar com a publicação do Decreto Municipal nº 3.795, de 22 de abril de 2020.

    A fim de evitar a transmissão comunitária do vírus, a máscara passou a ser obrigatória no transporte público da cidade, em táxis e veículos de transporte por aplicativo, para trabalhadores do serviço público e privado, além da população que deve usar a máscara em estabelecimentos em geral e até mesmo em filas enquanto aguarda a vez.

    Desde o início da pandemia provocada pelo novo coronavírus, a procura mundial por máscaras de proteção individual fez com que o produto desaparecesse das prateleiras. Quando higienizadas de maneira correta (água, sabão, além de permanecer de molho pelo menos por 20 minutos) e confeccionadas com dupla face por tecidos de algodão, tricoline, TNT – por exemplo – a máscara de pano caseira é eficiente e funciona como uma barreira física na propagação da doença.

    Confira novamente e baixe na íntegra o Decreto Municipal nº 3.795/2020 que decretou o uso massivo de máscaras em São José dos Pinhais como medida de prevenção e combate ao coronavírus.

  • História

    Prefeitura de Piraquara concluiu a reforma da centenária Escola Municipal Manoel Eufrásio

    As obras de reforma da Escola Municipal Manoel Eufrásio, no Centro, foram concluídas. Com a suspensão das aulas em razão da pandemia do novo coronavírus, os serviços foram reorganizados para término das obras. As intervenções contemplaram todo o prédio histórico, pavilhões e área externa.

    O projeto incluiu a troca dos telhados e forros, novas instalações elétricas e lógicas, luminárias de led, pintura interna e externa, lixamento de taco, reparos em geral, além de serviços de paisagismo e reorganização do espaço externo. A reforma levou em conta as características originais do centenário “Grupo Escolar Manoel Eufrásio”.

    Além da Escola Manoel Eufrásio, outras Escolas Municipais e CMEIs estão recebendo melhorias neste período de pandemia. As benfeitorias estão sendo executadas com recursos da Secretaria Municipal de Educação e do Fundo Descentralizado.

    Importante ressaltar, que a construção civil é um serviço decretado como essencial durante o período de pandemia e deve obedecer as medidas de prevenção estabelecidas pelas autoridades sanitárias.

  • Bairros

    Rua Aristeu de Castro Fernandes recebe obras de melhorias

    Nos últimos dias a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop), realiza uma série de obras para melhorar a mobilidade urbana na Rua Aristeu de Castro Fernandes, no bairro Maria Antonieta. Atualmente, equipe da Semop realiza a revisão no sistema de drenagem da via, que tem aproximadamente 1,5 km.

    Juntamente com este trabalho é realizada a preparação da calçada para pedestre em concreto poroso, a qual consiste em uma primeira camada em saibro, seguida de pedra brita, ambas compactadas. Futuramente acontece a concretagem e a compactação desta, após este processo, em poucas horas a calçada é liberada para utilização.

    Após esses trabalhos, a rua contará ainda com a substituição da iluminação para o sistema em LED, tecnologia que tem várias vantagens sobre o sistema tradicional, como ser mais econômica, a luz é mais forte e não agride o meio ambiente porque emite menos calor e não tem agentes tóxicos.

  • Anúncio

    Ivermectina será usada no tratamento de Covid-19 em Paranaguá

    Paranaguá realizará a aquisição inicial de um milhões de comprimidos de Ivermectina. O medicamento tem sido base de estudos científicos e tem mostrado efeitos benéficos no tratamento a Covid-19 quando utilizado precocemente, ou seja, em pacientes na fase de sintomas leves ou ainda assintomáticos.

    O próximo passo que já está sendo estudado pela Prefeitura de Paranaguá por meio da Secretaria Municipal de Saúde é a utilização de um kit de medicamentos elaborado para o tratamento à Covid-19.

  • Guaratuba

    Novo horário de atendimento não presencial na Prefeitura

    Em atendimento ao Decreto Estadual n° 5.041, que impõe restrições para impedir o avanço do contágio por Covid-19, a Prefeitura de Guaratuba altera o horário do atendimento que já vem sendo feito de forma não presencial. Os setores funcionarão internamente e atenderão pelo Whatsapp, de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h.

    A medida vigora desde quarta-feira (8).

    Alguns setores têm horário diferenciado, como as Unidades Básicas de Saúde, o Hospital Municipal, que também está atendendo as emergências, e o Pronto Socorro, exclusivo para sintomas de Covid-19.

    A secretarias municipais do Bem Estar e Promoção Social, Saúde, Meio Ambiente, Obras, Segurança Pública e Departamento de Fiscalização continuam com o horário normal. A Agência da Arrecadação está também com trabalho interno, das 8h às 17h30, atendimento pelo WhatsApp: 3472-8527 ou pelos telefones fixos 3472-8557 / 8540 (tributação) ou pelo e-mail: iptu@guaratuba.pr.gov.br e jeverson@guaratuba.pr.gov.br (alvará comercial / ITBI).

  • Campo Largo

    Secretaria de Educação dá dicas para se manter motivado nesta época de crise

    Para a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura de Campo Largo, entre o enfrentamento dos novos desafios pelos professores e a motivação para realização das atividades, está a Educação Emocional. Diante disso, a equipe gestora proporcionou a todos os educadores do município uma jornada de cursos com duração de quatro semanais para tratar do tema Inteligência Emocional.

    Durante o período de isolamento social imposto pela pandemia do Covid-19, como forma de controle de contágio do novo coronavírus, a Secretaria de Educação buscou uma forma alternativa de dar continuidade às formações docentes com encontros que proporcionassem o conhecimento e a compreensão de como a emoção interfere na saúde e na aprendizagem.

    De acordo com a equipe pedagógica da Secretaria, as formações são necessárias para que os educadores estejam bem emocionalmente e possam continuar no centro do processo de ensino, pois passam a refletir e planejar caminhos novos para a aprendizagem dos estudantes.

    As formações foram ministradas pelo professor Julio César Luchmann, que compartilhou sua experiência prática e teórica durante quatro encontros, sendo um por semana, sempre com um tema envolvente e motivacional. Os profissionais da Rede Municipal de Ensino estiveram envolvidos neste processo de forma online, onde puderam compartilhar suas angústias e expectativas, não só durante o período de quarentena, mas em sua vida antes e pós pandemia.

    Segundo a secretária municipal da Pasta, Dorotéa Stoco, “a Base Nacional Comum Curricular – BNCC abre espaço para refletir sobre este importante tema, pois oferece aos professores pensar sobre as emoções e compreender de que forma elas interferem na saúde e na aprendizagem dos educandos. Além do mais, o professor está buscando se reinventar para atender todos os estudantes, aprender sobre o uso de tecnologias e outras formas de ensinar não presencialmente”, destacou a secretária.

  • Pinhais

    Ruas do bairro Maria Antonieta recebem iluminação em LED

    Ruas do bairro Maria Antonieta recebem iluminação em LED
    (Foto: Roberto Dziura Jr)

    Após receberem a construção de calçada para pedestre em concreto poroso, as Ruas Maria Antonieta Santos e Augusto Trevisan, ambas no bairro Maria Antonieta, receberam nos últimos dias a instalação de iluminação em LED (Light Emitting Diode), em português Diodo Emissor de Luz. Outra rua do bairro que também recebeu nova iluminação recentemente é a Leila Diniz.

    A iluminação LED tem economia de aproximadamente 50% aos cofres públicos, vida útil muito maior do que as lâmpadas comuns - podendo durar até 50 mil horas, a qualidade da iluminação é melhor que os sistemas similares, produz menos calor, não têm agentes tóxicos e não causa impactos ao meio ambiente.

  • Colombo

    Operação de desinfecção contra o Coronavírus continua

    Operação de desinfecção contra o Coronavírus continua
    (Foto: Ilson L. de Jesus/ PMC)

    A limpeza diária de desinfecção contra o novo Coronavírus (Covid-19) em Colombo podem ser acompanhadas pelos moradores. Na noite desta terça-feira, 07, as Unidades Básicas de Saúde Fátima, Quitandinha, Mauá, Jardim Paraná, Belo Rincão, São José, Guaraituba e Sede estavam no cronograma das equipes coordenadas pela Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Esportes, Cultura, Lazer e Juventude.

    Já a sanitização reforçada nos espaços públicos, como o Social Plaza, a Regional Maracanã, Unidade da Guarda Municipal e os Terminais de Ônibus Maracanã, Guaraituba, Roça Grande e Sede tem como objetivo minimizar o risco de contaminação da doença.

    “A luta é constante em Colombo. Intensificamos ainda mais os serviços que acontecem frequentemente por diversas regiões, durante a noite e madrugada. Apesar da desinfecção, a principal medida para evitar que a doença se espalhe, ainda é o isolamento social”, disse a Prefeita Beti Pavin.

    Sobre a limpeza:

    São utilizados dois produtos, que são intercalados na higienização das áreas de contato comuns a população, sendo eles: peróxido de hidrogênio e hipoclorito de sódio. Ambos validados pelas Agências Estadual e Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

    Os serviços são realizados desde o início do mês de abril, e já passou por mais de 80 locais diferentes. Contam com uma média de 1000 e 1500 litros de água sendo usados diariamente nas limpezas.

  • Logística reversa

    Campo Largo recolheu mais de 12 mil lâmpadas pós-consumo

    Campo Largo recolheu mais de 12 mil lâmpadas pós-consumo
    (Foto: Ascom/PMCL)

    O município de Campo Largo foi contemplado com a coleta de lâmpadas pós-consumo pela Associação Brasileira para Gestão da Logística Reversa de Produtos de Iluminação – RECICLUS. A ação aconteceu na sexta-feira (03/07), através de um Termo de Compromisso celebrado pela Associação RECICLUS com o Ministério Público do Estado do Paraná e com a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Sustentável e Turismo – SEDEST, com o objetivo de retirar as lâmpadas pós-consumo armazenadas nos municípios de todo estado.

    As lâmpadas são classificadas como resíduos perigosos, pois contêm grandes quantidades de mercúrio, que é um elemento químico altamente tóxico. Por este motivo, estes resíduos devem ter destino adequado, não podendo ser descartados juntos ao lixo comum.

    Campo Largo, durante muitos anos, realizou o acúmulo de lâmpadas inservíveis em áreas do município, gerando um grande passivo ambiental, com o objetivo de responsabilizar as empresas fabricantes e importadoras destes materiais quanto à coleta e destinação adequadas, conforme prevê a Política Nacional de Resíduos através da Logística Reversa, instituída pela Lei Federal 12.305/2010. Esta responsabilização se deu através do acordo setorial celebrado com o Ministério do Meio Ambiente e, no Paraná, através do Ministério Público do Estado, juntamente com a SEDEST.

    Durante a ação de recolhimento, foram coletadas mais de 12 mil unidades de lâmpadas fluorescentes de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista, existentes em diversos pontos da cidade, e recolhidas no Centro Administrativo Municipal e nos barracões de reciclagem das Associações de Catadores: ASSUR e ARLEV. Todos os resíduos foram coletados, transportados e serão descontaminados pela empresa Mega Reciclagem, localizada na Cidade Industrial de Curitiba.

  • São José dos Pinhais

    Central de informações do Covi-19 funciona em outro número nesta quinta-feira

    A Secretaria de Saúde de São José dos Pinhais informa que na tarde desta quinta-feira (09), a Central de informações do Covid-19 passará por manutenção e excepcionalmente atenderá no telefone 3381-6373. Na sexta-feira (10) volta a atender no número 3381-6388 em novo horário, das 08h as 17h. Já o atendimento pelo WhatsApp no número 98508-0364 continua funcionando normalmente.

  • Ajuda

    Piraquara recebe 4 toneladas de alimentos do Condor

    Para ajudar os piraquarenses que estão sendo afetados pela pandemia, o Condor Super Center doou, no dia 7 de julho, 4 toneladas de alimentos para Prefeitura de Piraquara. A doação é o resultado da campanha Compra Solidária Condor, que consistia em reverter um item de alimento a cada compra acima de R$ 100,00 realizada pelos clientes em qualquer uma das 54 lojas da rede.

    Segundo Rebekka Rinklin Alves, da Secretaria de Assistência Social, houve um crescimento de 300 a 400% na quantidade de pessoas pedindo ajuda. “As necessidades são muito básicas, de alimentação, e a prefeitura vem atendendo na medida do possível, mas a contribuição do Condor vai nos ajudar a fazer um grande atendimento com esta doação”.

    Para o diretor administrativo do Condor, Maurício Bendixen, esta entrega é uma maneira de retribuir todo o carinho que Piraquara recebeu a rede na cidade. “Apesar de ser pouco tempo, o período que estamos aqui nos fez sentirmos parte desta cidade. Queremos que este laço se estreite cada vez mais e esperamos que esta doação possa minimizar os impactos da pandemia na população”.

  • Emergencial

    Prefeitura de Fazenda Rio Grande entrega quase 52 toneladas em kits de alimentos para alunos em situação de vulnerabilidade

    A Prefeitura de Fazenda Rio Grande, por meio das Escolas e CMEIs da Rede Municipal de Ensino, entrega nesta quinta-feira (9), a partir das 8 horas, os kits com a merenda escolar que irão beneficiar 4.144 alunos cujas famílias estão em situação de vulnerabilidade.

    Essa será a terceira entrega de kits para os alunos e serão distribuídas 52 toneladas de alimentos, com investimentos de R$ 274,7 mil, sendo que aproximadamente R$ 90 mil são da agricultura familiar.

    Dessa vez, serão entregues kits com peso médio superior a 12 quilos – formados por merenda seca e produtos da agricultura familiar.

    A organização e distribuição dos kits é realizada pelos diretores e acompanhada pelo Conselho de Alimentação Escolar (CAE) que é o responsável pela fiscalização da aplicação dos recursos destinados à alimentação escolar da Rede Municipal.

    Visando cumprir os protocolos de segurança sanitária, os produtos serão entregues nas 22 escolas e nos 13 CMEIs conforme a programação definida pela direção de cada unidade.

    O secretário Municipal de Educação, Professor Ednelson Sobral, reforçou a necessidade de manutenção dessa ação, voltada às crianças.

    “Lembramos que esse kit não pode ser comparado à cesta básica, ele é um kit com alimentos que compõem a merenda escolar de cada aluno”, ressaltou.

    Além dessa ação, outras medidas foram adotadas pela Secretaria de Educação durante a suspensão das aulas presenciais, como a implementação do Ensino à Distância (EaD), para reduzir os efeitos da pandemia no ano letivo.

  • Guaratuba

    Festa do Divino inicia essa semana com atrações online

    A tradicional Festa do Divino Espírito Santo e da Santíssima Trindade, que começará nesta sexta-feira (10), este ano conta com uma programação diferente por conta da pandemia da Covid-19.

    A Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso juntamente com a Prefeitura de Guaratuba, através da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo, realizarão atrações online, celebrações "online" e “drive-in”, carreata e um “drive-thru” com uma das delícias da Festa do Divino, o famoso churrasco.

    A festa terá sua história contada pelos casais festeiros das edições anteriores por meio de vídeos disponibilizados nas redes sociais da Prefeitura e da Festa a partir do dia 10. Também no dia 10, às 19h30, uma missa será celebrada na Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso e transmitida online. O público presencial será apenas os casais festeiros das edições anteriores.

    O encerramento da festa, no dia 19 de julho, será feito com uma celebração “drive-in”, às 10h, no Parque de Eventos. Após a celebração haverá uma carreata pelas ruas principais da cidade, seguindo as bandeiras até a Igreja Matriz. Neste dia, será entregue o famoso “churrasco do Divino”, que está sendo vendido pela comunidade paroquial. A venda dos cartões do churrasco será somente até o dia 12, no dia será realizada apenas a entrega. O churrasco vem acompanhado de farofa, salada e maionese.

  • São José dos Pinhais

    Prefeitura SJP faz chamamento para Técnicos de Enfermagem e Técnicos em Radiologia

    A Prefeitura de São José dos Pinhais por meio da Secretaria de Saúde lançou edital para a contratação de profissionais técnicos para o enfrentamento ao COVID-19.

    Os interessados podem acessar o Edital de Chamamento Público nº. 05/2020 no Portal da Prefeitura (www.sjp.pr.gov.br), ou para facilitar, os links, incluindo o da inscrição para o chamamento, estão disponíveis neste informe.

    A referida contratação é para Técnicos de Enfermagem e Técnicos em Radiologia, para atendimento emergencial no enfrentamento ao COVID-19.

    Para acessar o Edital de Chamamento Público nº. 05/2020:

    http://servicos.sjp.pr.gov.br/portal/wp-content/uploads/servicos/anexos_pa/15742_03072020_10077_EDITAL_DE_CHAMAMENTO_PUBLICO_05_2020_Alterado_em_03_07_2020.pdf

    Para realizar a inscrição no Chamamento:

    http://servicos.sjp.pr.gov.br/servicos/concursosjp/controller/

  • Mobilidade

    Ciclovia na Avenida Maringá traz mais mobilidade em Pinhais

    Ciclovia na Avenida Maringá traz mais mobilidade em Pinhais
    (Foto: Roberto Dziura Jr)

    Dentro dos trabalhos desenvolvidos em Pinhais para melhorar a mobilidade na cidade, a Prefeitura Municipal realiza um amplo trabalho de duplicação na Avenida Maringá, cuja primeira fase está praticamente concluída. Esta volumosa obra beneficia não somente os munícipes, mas todos os motoristas, pedestres e ciclistas que utilizam esta importante via. Com 4,5 km de extensão - entre a Rodovia João Leopoldo Jacomel (PR-415) e a Estrada da Graciosa, a Avenida Maringá praticamente liga a capital paraense com Colombo, e ela é muito usada por grande parte do setor industrial de Pinhais que a utilizam para o escoamento da sua produção.

    Recentemente a Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop) realizou a pintura da faixa exclusiva para ciclistas, que fica no canteiro central, somando com os mais de 30 quilômetros de ciclovia existente na cidade, cujo modal liga diversos pontos de Pinhais. Para a conclusão efetiva da primeira fase da duplicação, entre as ruas Jandaia do Sul e Umuarama, no bairro Emiliano Perneta, falta apenas o plantio de grama e arborização em alguns trechos, trabalho este realizado pela equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

    Antes de chegar aos trabalhos de conclusão, uma série de intervenções foram realizadas, que iniciaram com a sondagem e a revisão de todo o sistema de drenagem não somente no trecho duplicado, mas em boa parte da Avenida. Posteriormente aconteceu a construção de novas galerias, meio fio, reforço na base estrutural para receber o intenso volume de veículos, pavimentação em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), construção de calçada para pedestre em concreto poroso - tecnologia que contribui com a permeabilização do solo, ciclovia, pinturas, instalação de placas indicativas e de nova iluminação em LED.

    Segundo trecho
    As obras do novo trecho de duplicação, entre as ruas Umuarama - na Praça Ayrton Senna, até a rua Eurípedes Morais e Silva, no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), divisa entre os bairros Emiliano Perneta e Atuba, tem extensão aproximada de 1 km, metragem aproximada da primeira fase. Atualmente são realizados os trabalhos de drenagem, a qual compreende uma grande estrutura, e reforço na base estrutural da nova via.

  • Mandirituba

    Prefeitura decreta luto oficial pela perda de Valcir Oliveira

    A Prefeitura de Mandirituba, através do Prefeito Luis Antonio Biscaia e todos os servidores municipais vem por meio desta, manifestar o seu profundo sentimento de pesar pelo falecimento do servidor Valcir Maria de Oliveira, nesta terça-feira (07).

    "Atualmente, Secretário de Finanças da Prefeitura de Mandirituba, Valcir sempre foi um homem íntegro, batalhador, pai de família e companheiro para todas as horas", diz texto no site da prefeitura.

    Foi decretado luto oficial de 03 (três dias).

  • Colombo

    Armazém da família passa a aceitar cartões de crédito e vale alimentação

    A Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento informa que o Armazém da Família, localizado fica na Rua California, 66, esquina com a Rua Cascavel, no bairro Guaraituba – passa a aceitar cartões de crédito e vale refeição como forma de pagamento.

    São aceitos: dinheiro, Cartão Comida Boa, cartões de débito (Visa, Master e Elo), cartões de crédito (Visa, Master, Elo, Hipercard e Amex) e cartões alimentação (Abrapetite, Brasil, Convênios, Personal, Triocard, Life, Sul, Card e Senff). “Estamos em um momento muito difícil e precisamos oferecer alternativas às famílias colombenses, facilitando o acesso aos alimentos de qualidade e com preço justo”, ressalta o secretário da pasta Marcio Toniolo.

    Vale lembrar que no local, é obrigatório o uso de máscaras, e portar documento pessoal com foto. “Reforçamos a limpeza na loja, carrinhos e cestinhas são limpos após cada uso, seguindo as recomendações da Vigilância Sanitária. Temos álcool em gel disponível para clientes e funcionários passarem nas mãos, estamos controlando também o número de clientes por vez. Todo cuidado é necessário para evitar aglomerações e proteger a população”, explica Marcio Toniolo.

    Todas as medidas possuem a finalidade de garantir a segurança e proteção dos clientes. Todos devem respeitar um metro de distância entre os usuários dentro das unidades. Os idosos, estão orientados a não sair de casa e devem enviar qualquer pessoa de sua confiança, portando RG do autorizado e o RG do idoso para fazer a compra.

    E atenção para os sintomas da pandemia Coronavírus: tosse, febre, coriza, dificuldade para respirar e perda do olfato e paladar. Vale lembrar, que há a recomendação para que as pessoas dos grupos de risco, idosos, gestantes, lactantes, doentes crônicos, e pessoas com qualquer sintoma gripal, não circulem por lugares públicos.

    Serviço

    Armazém da Família

    Local: Rua Califórnia, 66, esquina com a Rua Cascavel, no bairro Guaraituba

    Horário de atendimento: Terça a Sexta-feira, das 8h45 às 17h

    Sábado das 8h45 às 13h

DESTAQUES DOS EDITORES