• São José dos Pinhais

    Secretaria de Urbanismo de SJP abre vagas de estágio

    A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo, abriu vagas de estágio para o Departamento de Planejamento Territorial e Urbano. São duas modalidades de estágio: a primeira é destinada, preferencialmente, para estudantes que cursam a partir do 3º ano (5º período) de Arquitetura e Urbanismo, com noções e interesse em Legislação Urbanística e Planejamento Urbano para atuar no acompanhamento, análise e tramitação de processos referentes a parcelamento do solo e planejamento territorial; a segunda é para alunos dos cursos de Eng. Cartográfica e de Agrimensura ou Geografia, com domínio de softwares de SIG e CAD e, preferencialmente, ter cursado a disciplina de SIG, que atuarão no acompanhamento, análise e tramitação de processos referentes a parcelamento do solo e planejamento territorial.

    Os interessados devem encaminhar currículo até o dia 31 deste mês com assunto [ESTÁGIO] para ketlin.volcov@sjp.pr.gov.br, para estudantes de Arquitetura e Urbanismo e para o e-mail mateus.leite@sjp.pr.gov.br, para quem cursa Eng. Cartográfica e de Agrimensura ou Geografia. A carga horária é de 20 horas semanais, manhã ou tarde, com flexibilidade de horário. A Bolsa-Auxílio (incluso VT) é de R$688,50 via Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Maiores informações pelo telefone (41) 3381-6955.

  • Paranaguá

    Final de semana é na Ilha do Mel com “Mais Verão”

    Sábado, 19 é dia de Mais Verão na Ilha do Mel. Quem estiver neste final de semana em Encantadas vai conferir diversas atividades no projeto Mais Verão proporcionado pela Prefeitura de Paranaguá por meio das secretarias municipais de Cultura e Turismo e Esportes.

    Confira a programação:
    Sábado, 19 das 9h às11h e das 15h às 19h haverá atividades esportivas como futevôlei, mini futebol, vôlei, capoeira, entre outras. Também será realizada “caça ao tesouro - gincana temática cultural” sobre a Ilha do Mel com dois horários de competição, uma no período da manhã às 10h e outra no período da tarde às 16h e Sunset, música ao vivo com Nego Blue da Ilha, a partir das 17h30.

    As atividades esportivas acontecerão também no domingo, 20 pela manhã na praia, próximo ao trapiche de Encantadas. As atividades serão suspensas em caso de mau tempo.

  • Prefeitura

    Servidores municipais de Colombo terão reajuste da data base de 3,75%

    A Prefeitura de Colombo irá conceder o reajuste de 3,75% aos servidores municipais relativo à data base do ano. A Prefeita Beti Pavin fez o anúncio em seu gabinete, na manhã da quinta-feira, 17, junto aos representantes do Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Municipais de Colombo, Sismucol.

    “Com muito trabalho e cuidado com os recursos públicos estamos conseguindo atender estas demandas do funcionalismo que está no dia a dia da população, mesmo estando no limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal-LRF, em relação à folha de pagamento”, explicou a Prefeita.

    A data base será aplicada na competência de janeiro, para 4.500 servidores da ativa, conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA acumulado dos 12 últimos meses. “Cabe destacar que será observado o piso nacional do magistério seguindo a legislação federal”, informou a secretária da Fazenda, Alessandra da Silva, que estava presente na reunião.

    Outro tema anunciado nesta manhã foi o terço de férias dos professores, que será inserido na folha de janeiro e ainda as avaliações do funcionalismo. “As avaliações de merecimento serão lançadas no mês que vem para todos os servidores”, informou o secretário de Administração, José Mauri Henemann.

    Vale lembrar que no final de 2018, o pagamento do 13º salário dos servidores foi antecipado em uma semana, e em cota única. Também estavam presentes o secretário de Governo, Luiz Gilberto Pavin, a presidente do Sismucol, Vani Rodrigues Gomes da Silva, entre outros membros da instituição.

  • LImpeza

    Prefeitura de Guaratuba realiza mutirão de obras no Caieiras

    O mutirão de limpeza e manutenção no bairro Caieiras realizado pela Prefeitura de Guaratuba, Secretaria Municipal da Infraestrutura e Obras, retornou na quinta-feira (17) após ter sido interrompido ontem por causa da tempestade.

    Alguns dos serviços realizados ontem como delimitação de estacionamento da praia, colocação e manutenção de manilhas, confecção de travessia, patrolamentos, abertura do canal da praia, colocação de barreiras para preservação da restinga, limpeza do pátio da Associação, roçada, varrição, coleta de entulhos e lixo foram retomados por causa dos estragos feitos pelo temporal.

    O Prefeito Roberto Justus esteve acompanhando na quarta-feira (16) pela manhã os trabalhos das equipes de obras e visitou o Mercado do Peixe e o barracão para barcos da Associação de Moradores e Amigos de Caieiras (AMAC). O Prefeito anunciou uma parceria entre a Prefeitura e Associação para melhoria dos locais auxiliando os pescadores da comunidade.

  • Shangri-Lá

    Jogo das Estrelas é neste fim de semana em Pontal do Paraná

    O próximo domingo (20) é de muito futebol no Estádio Edinal dos Santos Tavares, em Shangri-lá, onde acontece o Jogo das Estrelas 2019.

    Na primeira partida, a partir das 09h00, acontece o jogo entre os Projetos Sociais de Pontal do Paraná. Já na partida seguinte, a bola rola para Masters do Coritiba F.C contra a equipe Master de Pontal do Paraná. E no último jogo, a partida é entre os Amigos do Cuca, contra a Seleção de Curitiba, contando com a participação do treinador Alexi Stival, o Cuca.

    Segundo o Secretário de Esportes, Cirineu Marca, o domingo será de intensos jogos, onde a população pontalense poderá acompanhar grandes jogadores que marcaram época nas equipes da capital.

    O prefeito Marcos Fioravante convida toda a população para prestigiar os atletas que levaram grandes emoções para as torcidas do estado.

  • Planejamento

    Obras no Parque Newton Puppi estão entre as prioridades de 2019

    Restaurado o casarão ocupado pelo Tiro de Guerra 05-020, e iniciada a segunda e terceira etapas das obras de macrodrenagem do Rio Cambuí, a Prefeitura Municipal de Campo Largo prepara os projetos para reforma dos demais casarões do Parque Newton Puppi.

    O prefeito Marcelo Puppi disse que restaurar os imóveis do Parque só será possível porque a atual gestão recuperou as finanças do Município, resgatou todas as certidões e garantiu crédito, junto à Caixa Econômica Federal, através do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento). “Vamos realizar a obra no momento certo”, garantiu o prefeito que, agora, está focado nos assuntos mais urgentes da cidade, como Saúde, Educação, Segurança Pública e Pavimentação.

    Os projetos para a execução de outras obras, como a reforma da Casa da Cultura, da Rodoviária, também estão nos planos do prefeito Marcelo Puppi para 2019, dependendo apenas de documentação, projeto e licitação para a execução. Destaca-se, ainda, a adequação do acesso e saída do Museu do Mate, que dependem de recursos e decisão do Governo do Estado, para a execução e finalização.

  • Luz

    Prefeitura assina contrato com empresa vencedora de licitação para manutenção de iluminação pública

    A Prefeitura de Araucária assinou na quinta-feira (17) o contrato com a D'LED Soluções Elétricas, empresa vencedora da licitação para a prestação de serviço de manutenção de iluminação pública. Esta assinatura põe fim a uma sequência de contratos emergenciais que tiveram início em 2016 devido a uma disputa judicial entre empresas concorrentes do último certame. Com a contratação via licitação, agora será possível realizar, além da manutenção, ações como a instalação de novas luminárias, substituição de materiais e equipamentos (incluindo luminárias de LED) e a realização de projetos de redes elétricas.

    Segundo o Departamento de Serviços Públicos, vinculado à Secretaria Municipal de Urbanismo, a empresa contratada deve iniciar o serviço no mês de fevereiro. Até lá, a última empresa contratada de maneira emergencial continuará realizando as manutenções normalmente. O contrato assinado é de 12 meses e pode ser prorrogado por mais 48 meses.

    Os moradores de Araucária podem solicitar manutenção de iluminação pública por meio do telefone (41)3614-1453, o Disque Iluminação Pública. É importante fornecer o número de identificação do ponto de luz (no braço da luminária) para agilizar a localização do local com problema.

  • Temporada

    Programação Verão Paraná 2019 em Pontal do Paraná

    Confira como será a programação das atividades do Verão Paraná 2019 em Pontal do Paraná. São três postos fixos (Shangri-lá, Ipanema, Praia de Leste) funcionando das 8h às 12h e das 16h às 20h. Lembrando que todos os postos funcionam de terça à domingo.

    Programação Verão Paraná 2019

  • Chuva

    Prefeitura de Guaratuba recolhe árvores e avalia os danos do temporal

    Equipes da Prefeitura Municipal de Guaratuba estão em alerta na noite da última terça-feira (15), por causa da tempestade que atingiu a cidade. Com o trabalho de macrodrenagem dos canais realizado desde dezembro de 2018 pela Prefeitura, não houve pontos de alagamentos, informou a Secretaria Municipal da Infraestrutura e Obras que realizou vistoria nos bairros durante a noite e pela manhã desta quarta-feira (16).

    mas, duas árvores caíram na Av. 29 de Abril (em cima de dois veículos) e na Av. Nicolau Abagge e foram retiradas pela Prefeitura com auxílio da Copel.

    A Prefeitura informa que está contratando mais quatro máquinas para a realização de macrodrenagem dos canais do município. O serviço de macrodrenagem colabora para evitar a ocorrência de alagamentos por causa das fortes chuvas de verão.

    Na quarta-feira (16) voltou a chover forte na cidade e novos temporais não estão descartados.

  • Obras públicas

    Estradas rurais de São José dos Pinhais recebem melhorias

    Após as chuvas que causaram estragos em praticamente todo o sistema viário do Município, o prefeito Toninho Fenelon determinou a imediata manutenção, seguida de patrolamento, em diversas estradas rurais que ligam as colônias ao Centro de São José dos Pinhais.

    Nesta semana a Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras, iniciou uma grande operação de manutenção, patrolamento e até alargamento de vias importantes como a Rua Vereador Domingos Benvenuto Moletta, trecho entre Campo Largo da Roseira e Colônia Marcelino, e as regiões de Roça Velha e Malhada. “Reconhecemos que as chuvas dos últimos dias castigaram nossas estradas e nossa obrigação é atender a comunidade rural, que precisa de melhorias em suas estradas para o transporte de produtos”, disse o prefeito Toninho.

    O secretário de Obras de São José dos Pinhais, Marco Setim, reafirmou o compromisso de dar seguimento ao trabalho de manutenção das estradas e garante que as equipes vão estar em atendimento às regiões que mais precisam de melhorias. “Todas as estradas que sofreram avarias com as chuvas vão passar por manutenção e patrolamento, pois temos conhecimento da real situação e, por isso, nosso prefeito Toninho Fenelon determinou que este trabalho seja realizado com a maior brevidade possível”, disse Marco Setim.

  • Intercâmbio

    Piraquara sediou Curso Colaborativo em Saúde Pública com estudantes da Universidade de Harvard

    Piraquara foi a primeira cidade no sul do Brasil a receber alunos da Universidade de Harvard (EUA) para o Public Health Collaborative Course in Brazil. Realizado em parceria com a Universidade Federal do Paraná e apoio da Prefeitura Municipal, o Curso de Saúde Pública Colaborativa contou com a participação de estudantes de pós-graduação de diferentes nacionalidades e brasileiros, além de professores e pesquisadores.

    Durante a formação, entre os dias 10 e 16 de janeiro, foram realizadas apresentações, discussões, visitas a unidades de saúde e equipamentos de atendimento especializado de Piraquara. Os alunos trabalharam em grupos e conheceram parte do funcionamento, estrutura e todo o fluxo de trabalho da rede municipal de saúde. Além disso, os visitantes também puderam percorrer alguns pontos turísticos da cidade.

    O Prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli, o Marquinhos, participou da recepção dos participantes e falou sobre importância do município sediar o curso. "Piraquara tem se desdobrado para atender cada vez melhor a população e o fato de alunos de Harvard visitarem o município para aprenderem com a gente demonstra que estamos no caminho certo", destacou.

    A Secretária Municipal de Saúde, Maristela Zanella, falou sobre a parceria entre o município e a UFPR, que foi fundamental pela escolha por Piraquara. "A parceria, por meio do Programa de Residência Multiprofissional e Médica, aliada a estruturação da nossa Atenção Primária que hoje cobre mais de 60% da população com a Estratégia da Família, foram os fatores que possibilitaram a realização do curso em nosso município", explicou.

    O Professor e Pesquisador da UFPR, Adriano Massuda, responsável pela organização do curso, também destacou a parceria. "Podemos falar com tranquilidade que Piraquara está se transformando em uma 'cidade escola' e nosso grande desafio é dar continuidade a isso", enfatizou. Ele também ressaltou a parceria entre a UFPR e Harvard. "É a décima primeira edição que o curso acontece no Brasil e é a primeira vez na região sul", finalizou.

  • Justiça no Bairro

    Inscrições para Casamento Comunitário de Pinhais seguem abertas

    A Secretaria Municipal de Assistência Social de Pinhais, em parceria com o SESC e o Programa Justiça no Bairro realizam mais uma edição do Casamento Comunitário de Pinhais. Os interessados deverão realizar a inscrição nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do Município.

    Realizada desde 2009, a iniciativa já proporcionou a realização do sonho do matrimônio para mais de mil casais. O Casamento Comunitário consiste em uma celebração ecumênica realizada pela idealizadora e coordenadora do Programa Justiça no Bairro, a desembargadora Drª Joeci Machado Camargo.

    Inscrições

    Os interessados deverão se informar sobre os requisitos para a inscrição nos CRAS. Lembrando que há condições, como limite de renda, e é voltado para munícipes de Pinhais. Confira os endereços:

    CRAS Região Leste

    Rua Leila Diniz, 361, bairro Maria Antonieta. Telefone: (41) 3912-5544.

    Bairros atendidos: Maria Antonieta, Esplanada, Vila Dignidade, Vila Palmital, Triângulo e Vargem Grande.

    CRAS Região Norte

    Rua Nilo Peçanha, 502, bairro Jardim Amélia. Telefone: (41) 3912-5661.

    Bairros atendidos: Planta Karla, Jardim Amélia, Parque das Águas, Parque das Nascentes, Privê, Pio XII, Boa Esperança, Esplanada, Rosi Galvão, Alphaville, Graciosa, Canguiri.

    CRAS Região Sul

    Rua: Rio Trombetas, 828, bairro Weissópolis. Telefone: (41) 3912-5663.

    Bairros atendidos: Weissópolis, Tarumã, Estância Pinhais, Centro, Guilherme Weiss e Vila Varginha.

    CRAS Região Oeste

    Rua Antônio Taborda Ribas, 116, bairro Jardim Cláudia. Telefone: (41) 3912-5662.

    Bairros atendidos: Atuba, Alto Tarumã, Emiliano Perneta, Perdizes, Sol Nascente, Jardim Eliza, Bonilauri, Joaquina, Pineville, Jardim Fênix, Vila União, Pedro Demeterco, Moradias Palmital, Conjunto Áquila, Jardim Cláudia, Jerivá e Vila Tebas.

  • Paranaguá

    Mercado do Café tem horário alterado no dia 22 de janeiro

    O Mercado do Café recebe diariamente dezenas de pessoas, parnanguaras e turistas que buscam as peculiaridades da cozinha parnanguara como pratos a base de frutos do mar, pastel de banana, entre outros. O local permanece aberto ao público das 7h às 18h diariamente, contudo, na terça-feira, dia 22 de janeiro, o Mercado do Café fechará suas portas mais cedo, às 15h.

    A medida será tomada para que serviços de lavagem e higienização sejam realizados no ambiente. O horário de funcionamento retorna ao normal na quarta-feira, 23.

  • Tempo

    Período de chuvas alertam para casos de leptospirose em Colombo

    As fortes chuvas que atingem Colombo e região durante a estação mais quente do ano, podem gerar acúmulo de água e lama. Por isso, a importância em manter o quintal de casa limpo, sem entulhos ou sujeiras – evitando a proliferação da leptospirose – doença infecciosa transmitida por uma bactéria da urina do rato.

    Lembrando que é necessário ficar atento a algumas semelhanças entre os sintomas da dengue e da leptospirose. “Os sintomas podem ser confundidos, pois nos dois casos o paciente pode apresentar febre, dor de cabeça, cansaço e dores pelo corpo”, destaca o Secretário de Saúde Dr. Antoninho Barth.

    Caso o paciente apresente algum tipo de sintoma ou tenha entrado em contato com água contaminada, ele deverá procurar uma Unidade de Saúde mais próxima para receber os cuidados necessários.

    “É necessário prestar atenção em algum ferimento, pois a bactéria entra no corpo através da pele em contato direto com a água possivelmente contaminada”, alerta Dr. Antoninho.

    O período de evolução da doença pode variar entre três a 14 dias – após o contato. Já o tratamento deve ser feito com antibióticos, as penicilinas, durante um período de sete dias. A medicação é vendida com receita médica.

  • Agência da Junta Comercial de Campo Largo recebe prêmio estadual

    Destacando-se como a quinta melhor do Paraná em Qualidade, Agilidade e Produtividade, a agência de Campo Largo da Junta Comercial do Paraná recebeu, na última sexta-feira (11), o Troféu Comemorativo dos 125 anos da JCPR.

    João Ricardo Fracaro Martins, relator e responsável pela agência, e Agueda Schmidt Soares, relatora, explicaram que, hoje, tramitam em média 1.200 processos por mês na agência do Município, com tempo de três dias para abertura de empresa, se toda a documentação estiver presente.

    João Ricardo Fracaro Martins disse que antes toda a documentação dava entrada na Junta e que, por isso, o processo era mais demorado. Agora, o empreendedor primeiro formaliza o processo com a documentação em outros órgãos, inclusive na Prefeitura Municipal e, quando chega na Junta, se tudo estiver em ordem, em três dias as empresa recebe o CNPJ e a autorização legal para funcionar.

    A agência funciona no prédio da Acicla, em convênio com a Prefeitura Municipal, que cede os funcionários à Acicla e à Junta Comercial do Paraná. A parceria deu certo e mostra os resultados positivos obtidos.

  • Araucária

    Com mais ônibus e por menor espera, Triar vai readequar linhas a partir de 4 de fevereiro

    A partir de 04 de fevereiro de 2019, a Superintendência de Transporte Coletivo implantará readequação em regiões por onde passam as linhas do Linhão 01, Linhão 02 e Fonte Nova/Shangri-lá (21), São Francisco (24) e Ipês/Jatobá (14). A frota ganhará reforço e o tempo de espera deve reduzir em grande parte dos casos. As melhorias ocorrerão nas regiões do Campina da Barra, Fonte Nova/Jardim Primavera, e Fazenda Velha. Outras regiões serão beneficiadas com ampliação da frota.

    De acordo com a Superintendência de Transporte Coletivo, no Campina da Barra, o Linhão 01 terá o itinerário alterado e passará pelas ruas Lótus e Costa e Silva (ida e volta) e valorizará os locais onde há equipamentos públicos (escolas, CMEIs, CRAS, unidade de saúde). Ele vai suprir plenamente (junto com o Linhão 2) a demanda do Circular Santa Clara (28) que deixará de operar. Outra novidade é que o Linhão 01 voltará a passar pelo Terminal Central de Araucária. O Linhão 01 também já supre a demanda da linha Manoel Ribas, que deixará de existir. A linha Hortência (03) continua normalmente até o Terminal Angélica.

    A Superintendência de Transporte Coletivo informou ainda que tanto o Linhão 01 quanto o 02 terão frota ampliada. O tempo de espera do ônibus nessas duas linhas deve cair de 1h para 35 minutos (horário normal). Aos fins de semana e feriados, quando essas linhas não funcionam, serão implantadas as linhas Lótus e Jardineira para atender aos moradores do Campina da Barra ao Terminal Central.

    No Fonte Nova e no Jardim Primavera, assim como ocorre no Campina da Barra, a reorganização ocorrerá para otimizar a logística local, que hoje conta com linhas que fazem praticamente o mesmo trajeto (sobreposição de linhas). O Jardim Primavera (26), linha de baixo uso, deixará de circular e os usuários terão o transporte suprido por outras duas linhas: São Francisco (24) e Fonte Nova/Shangri-lá (21).

    No Fazenda Velha, com pouco uso, o Circular Olímpico deixa de rodar e será plenamente suprido pelo Linhão 01 na região da Vila Nova. Nos fins de semana, essa região contará com a linha Circular CSU para suprir o Linhão 01 neste período. Já na região do Ciretran, os usuários do Circular Olímpico contarão com a linha Ipês/Jatobá (14), que já atende o local e terá poucas alterações de percurso. Outra novidade no Fazenda Velha é que o Linhão 02, que até então só atendia no início da Avenida Independência, agora passará pela via até a Avenida Nossa Senhora dos Remédios e segue sentido CSU para ir ao Terminal Angélica. A linha Califórnia/Ipês (33) deixará de circular domingos e feriados pela baixa demanda.

    A reorganização nessas regiões é mais uma etapa na sequência de melhorias realizadas no transporte coletivo local (Triar). Não custa lembrar que Araucária reduziu a tarifa do Triar para R$ 2,90 (antes, R$ 4,25), implantou a tarifa domingueira para todos os moradores (passagem grátis com uso do cartão Triar), oferece o sinal grátis de internet em toda a frota e garantiu a gratuidade no transporte coletivo todos os alunos de escolas públicas do município e para pais/responsáveis que levam alunos (até 12 anos) para as aulas.

  • Lapa

    Escola de Música divulga a relação dos aprovados no teste seletivo para início das aulas em 2019

    A Escola de Música divulga a relação dos aprovados no teste seletivo para início das aulas em 2019. Os novos alunos devem comparecer na Casa de Música de segunda a sexta feira, das 09:00 ás 12:00 e das 13:30 ás 17:00 horas para efetivação da matrícula.


    VIOLÃO IDADE DE 10 E 11 ANOS.
    1. ATHOS SILVESTRE M. GORNISKI
    2. MANUELA DITRICH RIBAS
    3. KÁILI DE MELLO
    4. LAURA TERCI PELLIN
    5. VINICIUS DE OLIVEIRA
    6. LETÍCIA R. GONÇALVES


    BATERIA E PERCUSSÃO IDADE DE 10 E 11 ANOS.
    1. ANDRÉ LUIZ S. RIBAS


    VIOLÃO A PARTIR DOS 12 ANOS
    1. ISABELA SANTOS L. LUCAS
    2. BRENNA VASCONCELOS
    3. LAURIANE COLLAÇO
    4. THIAGO PEREIRA
    5. JOÃO VITOR DE OLIVEIRA
    6. EDUARDO RIBEIRO
    7. MATHEUS T. DOS ANJOS
    8. VICTOR GABRIELS. TORRES
    9. HELOISA P. FERREIRA DOS SANTOS
    10. VINICIUS JEAN DE SOUSA
    11. ENZO BUENO GOULART
    12. RAFAELLE T. SOARES
    13. SARA GONÇALVES
    14. GRACIELI APARECIDA BOÇON
    15. ROSECLEIA C. PINTO
    16. ARIANE FRANCO DUDEK
    17. IZABELA F. BEVERVANÇO
    18. THIAGO NOVAKI
    19. GIOVANA ALVES BARRETO
    20. SAMARA T. DOS SANTOS


    BATERIA E PERCUSSÃO A PARTIR DOS 12 ANOS
    1. EDUARDO J. COELHO
    2. IVANIZE B. MOREIRA
    3. TIAGO ROBERTO PINTO
    4. THOMAS BILL GONÇALVES
    5. JHEIHZA MATOS

  • São José dos Pinhais

    Reunião define detalhes para a Festa da Cidade em março

    Foi realizada na manhã da segunda-feira (14) a primeira reunião para tratar e definir detalhes da “Festa da Cidade”, que vai acontecer em março, mês em que se comemora o Dia do Padroeiro do Município, São José. O evento teve a presença do Prefeito Toninho Fenelon, servidores da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo (Sictur), da Comunicação (Secom) e do padre Aleixo W. de Souza, que na sala de atos do Gabinete do Prefeito começaram a articular ideias sobre o planejamento do grande evento.

    Para este ano, a organização prevê mais de sete dias de evento com shows diversificados, atrações infantis, feiras de abastecimento (frutas e verduras) direto dos produtores da cidade e muito artesanato, que poderá ficar a disposição da população, dia e noite, nas praças Getúlio Vargas e 8 de Janeiro, ambas no Calçadão da Rua XV de Novembro.

    A Festa da Cidade poderá ter início no dia 10/03 e encerrar a programação cultural, que está sendo organizada, no Dia do Padroeiro do Município, São José, comemorado todos os anos em 19/03.

    Segundo os organizadores, além de movimentar o comércio e de ser uma opção de diversão para as famílias, o evento poderá se tornar a festa mais tradicional de São José dos Pinhais.

  • Piraquara

    Guias para o pagamento das taxas do Alvará 2019 estão disponíveis

    A Prefeitura de Piraquara, por meio da Secretaria Municipal de Finanças, informa que as guias para o pagamento das taxas de Alvará e Licença Sanitária 2019 já estão disponíveis. Elas serão arrecadadas em cota única ou em até seis vezes.

    As guias de recolhimento devem ser emitidas por meio do site oficial da prefeitura (www.piraquara.pr.gov.br) na opção TRIBUTOS MUNICIPAIS com o vencimento a partir do dia 29/03/2019.

    A renovação de alvará é um processo obrigatório, realizado anualmente. Todos os estabelecimentos que não regularizarem a situação estão sujeitos a multas e outras penalidades previstas em lei.

  • Lazer

    Centro da Juventude de Pinhais disponibiliza oficinas

    O Centro da Juventude (CJ) de Pinhais está com inscrições abertas para algumas oficinas, disponibilizadas para a comunidade e totalmente gratuitas. O CJ é um programa do governo estadual, administrado pela Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.

    O equipamento por objetivo constitui-se como um espaço de referência para a juventude pinhaiense, acessível, aberto e democrático, que possibilita aos jovens produzir e acessar bens culturais e artísticos; participar de atividades esportivas, tecnológicas e profissionalizantes. Também visa desenvolver e participar de ações que favoreçam a formação pessoal, profissional e política.

    Confira quais as atividades disponíveis:

    Capoeira: segundas e quartas-feiras, das 19h30 às 21h; faixa etária: 12 a 29 anos;
    Break Dance: segundas, quartas e sextas-feiras, das 19h às 21h; faixa etária: 12 a 29 anos;
    Danças Urbanas: sextas-feiras, das 19h30 às 21h e sábados das 15h30 às 17h; faixa etária: 12 a 29 anos;
    Oficina de Expressão: sábados, das 9h às 11h30; faixa etária: 12 a 29 anos;
    Futsal: segundas e quartas-feiras, das 8h30 às 10h e das 10h30 às 12h; faixa etária: 12 a 17 anos;
    Voleibol: terças e sextas-feiras das 13h30 às 15h; faixa etária: 12 a 17 anos.
    Cabe ressaltar que para as modalidades esportivas e artes marciais é necessário fazer a entrega de atestado de aptidão física no ato da inscrição.

    Serviço

    O CJ funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h e aos sábados das 8h às 17h. Para participar das atividades é necessário se inscrever no local portando RG, CPF e comprovante de endereço atualizado. O CJ está localizado à Rua Ataulfo Alves esquina com a Rua João Mendes Batista no Maria Antonieta em Pinhais. Mais informações pelo telefone (41) 3912-5746.

DESTAQUES DOS EDITORES