• Guaratuba

    Vacinação dos idosos em domicílio continua

    Guaratuba já vacinou 72% de seus idosos contra a gripe, informa a Secretaria Municipal da Saúde. Com o 2º mutirão de vacinação do último sábado (4), que envolveu 90 pessoas e vacinou idosos de 65 a 69 anos, o município chegou na marca de 3.600 vacinas aplicadas em idosos, todas em domicílio, medida para evitar aglomerações nas unidades de saúde e diminuir a exposição dos idosos do contágio à Covid-19.

    No 1º mutirão foram vacinados 1.600 idosos a partir dos 70 anos. A vacinação continua essa semana para idosos a partir de 60 anos.

    As rotas da vacinação são elaboradas diariamente, conforme os endereços cadastrados. As 11 equipes de Saúde da Família, distribuídas em 7 Unidades Básicas de Saúde cobrem toda a cidade. Se o idoso ainda não recebeu a vacina, é necessário confirmar se tem cadastro na UBS mais próxima, ligando ou mandando uma mensagem pelo WhatsApp (contatos no final da matéria).

    Segundo o secretário Municipal da Saúde, Gabriel Modesto, o Ministério da Saúde entregou ao município 3 lotes da vacina e tem previsão de enviar todas as doses para o público de idosos e profissionais da saúde até dia 15 de abril, data em que pretendem concluir 100% do público a partir de 60 anos. O Ministério da Saúde adiantou a vacinação contra o H1N1 que aconteceria apenas em maio para diminuir a demanda atrás das vacinas no mês.

    Além dos idosos, todas as pessoas que são público-alvo prioritário da vacinação vão receber a vacina conforme cronograma do Ministério da Saúde e estratégias adotadas pela Secretaria Municipal da Saúde até o final da Campanha Nacional.

    O secretário ressalta, que agora, o importante é o idoso permanecer em casa e que ele ou a família devem entrar em contato com a UBS caso seja necessário.

    Contatos Whatsapp das UBSs:

    UBS Piçarras: 3472-8733

    UBS Cohapar: 34728732

    UBS Figueira: 3472-8746

    UBS Caieiras: 3472-8749

    UBS Mirim: 3472-8747

    UBS Coroados: 3472-8748

    UBS Cubatão: 99151-3038

    Epidemiologia 3472-8692

  • São José dos Pinhais

    Prefeitura SJP informa sobre funcionamento dos serviços públicos nesta Sexta-Feira Santa e pontos facultativos

    A Administração Pública de São José dos Pinhais, utilizando-se das suas atribuições legais e considerando as últimas ações nas esferas Federal, Estadual e Municipal referentes ao combate do coronavirus (COVID-19), informa à população sobre o funcionamento dos serviços públicos municipais nesta semana que por meio do Decreto Municipal n°. 3.768, de 2 de abril de 2020, decreta ponto facultativo no período integral, nesta quarta e quinta-feira (08 e 09 de abril).

    Fica determinado que para o atendimento dos serviços considerados essenciais à cidade, os setores responsáveis deverão organizar escalas especiais, onde a estrutura da administração pública estará de acordo com o Decreto Municipal nº. 3.769, de 03 de abril de 2020, o qual Declara Situação de Emergência nas áreas do Município afetadas por Doenças Infecciosas Virais (15110), bem como demais legislação vigente do Estado e Governo Federal, configurando os serviços como seguem:

    Saúde – Em função das ações sobre o combate e prevenção ao COVID-19, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) terão funcionamento normal nos dias citados (08 e 09), bem como as clínicas e atendimentos especializados, tendo essas paralisação dos serviços apenas no feriado da Sexta-Feira Santa (10). Já as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do Afonso Pena, assim como o Hospital e Maternidade de São José dos Pinhais (HMSJP) funcionarão normalmente nos três dias.

    Segurança – O atendimento de emergência da Guarda Municipal e da Defesa Civil será 24 horas e ininterrupto por meio dos telefones 153 e 0800 153 0800, ambos gratuitos, bem como pelo aplicativo “153 Cidadão”, portanto só o atendimento administrativo irá parar nos dias descritos.

    Educação – Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) também estarão sem funcionamento, conforme Decreto Municipal nº. 3.726 de 17 de março de 2020.

    Coleta de Lixo – A Coleta de Lixo será realizada normalmente todos os dias, com exceção da sexta-feira (10) feriado nacional, onde a Coleta de Recicláveis também não irá operar.

    Assistência Social – O Conselho Tutelar terá plantão de funcionários durante os dias informados. Os demais setores assistenciais seguem o Decreto Municipal. Telefone do Conselho Tutelar: (41) 99982-3518.

    Transporte e Trânsito – Os horários dos ônibus na quarta e quinta-feira (08 / 09) serão de sábado como já instituído nos demais dias, já na Sexta-Feira Santa (10) irão operar com horário de domingo.

    Esporte e Lazer – As atividades esportivas e o setor administrativo da Secretaria não irão funcionar nos dias informados, também em cumprimento do Decreto Municipal nº. 3.726 de 17 de março de 2020.

    Cultura – mantém a suspensão de serviços não essenciais conforme Decreto Municipal nº. 3.726 de 17 de março de 2020.

    Armazém da Família – Estará funcionando normalmente na quarta e quinta-feira (08 e 09) das 8h30 às 17h, e fechará na Sexta-Feira Santa e no sábado, retomando suas atividades na terça-feira (14).

  • Lixo

    Coleta de recicláveis foi retomada em Piraquara

    A coleta de resíduos recicláveis foi retomada em Piraquara a partir da segunda-feira, dia 06 de abril. A medida foi tomada em acordo com a Associação dos Coletores de Material Reciclável - Novo Guarituba de Piraquara (RECIQUARA), responsável pela manipulação dos resíduos, que reforçará as ações de prevenção ao contágio do coronavírus Covid19.

    Os resíduos recicláveis deverão ser disponibilizados separados do comum, de acordo com os dias de coleta de cada bairro.

  • Pinhais

    Prefeitura segue fiscalizando comércio que não atende Decreto de fechamento

    Desde que foi publicado o primeiro Decreto que determina o fechamento de algumas atividades comerciais, a Prefeitura de Pinhais orienta e fiscaliza os locais que descumprem a determinação. Na última sexta-feira (3), foi publicado o Decreto o qual suspende o funcionamento das atividades não essenciais e prorroga o prazo de fechamento até sábado, 11 de abril. Nesta semana, a equipe da Guarda Municipal e da Defesa Civil continuam o trabalho de fiscalização e notificação do comércio aberto irregularmente.

    Comprovado cientificamente que a melhor maneira de não proliferar a Covid-19 é o isolamento social, a Prefeitura segue as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde e do Governo do Estado em manter o fechamento de alguns comércio com o objetivo de diminuir o número de pessoas circulando pelas ruas e, consequentemente, amenizar o número de infectados, contribuindo na não superlotação no sistema de saúde.

    A prefeita de Pinhais, Marli Paulino, reitera que o atual momento é de cuidados extremos para que a pandemia não afete ainda mais pessoas. “Novamente esclareço que nossas ações estão embasadas em informações científicas e pelo grupo técnico do município que acompanha de perto todas as ações em relação à pandemia do novo Coronavírus. Nossa preocupação no momento é em salvar vidas. Pedimos o apoio dos empresários e da compreensão da população que o isolamento é uma necessidade neste momento”.

    Na última sexta-feira (3) a Prefeitura realizou a orientação em 39 comércios, e sete locais foram lavradas a interdição. No sábado (4), 42 comércios foram orientados e oito termos de interdição foram lavrados.

    A denúncia do comércio que está abrindo ilegalmente pode ser feita por meio dos whatsapp: (41) 98700-1592 ou (41) 98821-5124.

    Atividades que permanecem suspensas
    Comércios como shoppings centers, galerias, conjuntos comerciais, lojas do comércio em geral e serviços, casas noturnas, restaurantes, bares, pubs, lanchonetes, tabacarias, lounges, boates, clubes, associações recreativas, academias de ginástica, natação, salões de festas, playgrounds, salões de beleza, clínicas estéticas, autoescolas, escolas de música, escola de línguas e demais atividades e serviços que possam reunir e aglomerar grupos de pessoas.

    Atividades autorizadas o funcionamento
    Varejista e atacadista, como no caso de restaurantes e lanchonetes, desde que trabalhem exclusivamente com entrega delivery. Também ficam mantidas as atividades essenciais, desde que tomadas todas as medidas de prevenção, bem como higienização dos espaços, manter distância segura e evitar ao máximo a aglomeração de pessoas.

    Higienização nas ruas
    A Prefeitura faz todo o possível para amenizar o impacto da pandemia em Pinhais. Além das ações em diversas áreas, na última semana aconteceu a higienização de ruas centrais e dos bairros com hipoclorito de sódio diluído em água, produto eficaz na redução da proliferação de vírus. Além das ruas, todas as unidades de saúde e diversos lugares de grande circulação de pessoa foram limpas com o produto. Esta ação prossegue nesta semana em diversos outros locais da cidade

  • Paranaguá

    Prefeitura publica decreto que mantém isolamento social e autoriza abertura parcial do comércio

    A Prefeitura de Paranaguá começou a semana publicando o decreto 1.940, com medidas em relação à pandemia do Coronavírus. Entre as principais determinações está a manutenção da prática de distanciamento social e a autorização da abertura parcial de alguns estabelecimentos comerciais não considerados de primeira necessidade, medida para minimizar os efeitos da paralisação na economia, a partir do dia 13, conforme calendário com escalonamento.

    O prefeito Marcelo Roque afirmou, numa transmissão ao vivo pelas redes sociais, que “temos técnicos anunciando que o pico da pandemia do Coronavírus é nesta semana e na próxima”. “Nosso principal objetivo é preservar a vida dos parnanguaras. Não cedemos às pressões, mas às nossas convicções e as recomendações da Organização Mundial de Saúde”, assegurou o prefeito, que destacou que o comércio aberto é importante para a economia da cidade, mas que neste momento a prioridade é a vida.

    O isolamento social é obrigatório para pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, crianças entre zero e 12 anos, imunossuprimidos, portadores de doenças crônicas, gestantes e lactantes. O uso massivo de máscara é outra determinação que consta do decreto, a partir de 8 de abril, para embarque no transporte público coletivo e acesso ao terminal, para uso de táxi ou transporte compartilhado de passageiros, para acesso aos estabelecimentos considerados como essenciais (supermercados, mercados, farmácias, entre outros), para acesso a outros estabelecimentos comerciais, no desempenho das atividades em repartições públicas. Poderão ser usadas máscaras de pano (tecido algodão), confeccionadas manualmente.

    Estão mantidas determinações relativas aos estabelecimentos considerados de serviços essenciais. Eles continuam tendo que fornecer máscaras e álcool em gel ou álcool 70% para todos os funcionários. Clientes que acessarem à loja e aos guichês/caixas também devem receber álcool em gel ou álcool 70%, medida que já estava em vigor, assim como o distanciamento entre pessoas, filas, controle de acesso de entrada e higienização, dentre outras medidas preventiva.

    Estabelecimentos que comercializam alimentação continuam impedidos de permitir que os clientes comam no local, sendo possível somente retirar no balcão ou entregas em domicílio (delivery). Entretanto, lanchonetes e restaurantes poderão atender ao público a partir do dia 13 de abril, de segunda a sexta-feira, incluindo feriados, até 20h. A lotação máxima de 50% da capacidade do local, redução do número de mesas (com distanciamento mínimo de 3 metros), não utilização do buffet, dentre outras medidas, constam do decreto. Sábados e domingos somente com delivery e retirada no balcão (drive thru).Bares continuam impedidos de abrir, sendo autorizados somente a fazer entregas em domicílio (delivery).

    ABERTURA ESCALONADA

    O decreto 1.940 determina ainda que estabelecimentos comerciais com serviços não considerados essenciais poderão retomar suas atividades de atendimento ao público, de forma escalonada/intercalada, a partir de 13 de abril (próxima segunda-feira). As regras em relação a higiene, uso de máscaras e de álcool em gel são as mesmas, incluindo o controle de clientes. Eles poderão funcionar das 9h às 20h, independente da autorização que consta no alvará. Outra regras devem ser respeitadas, como abrir somente nos dias estabelecidos.

    Comércio em geral (varejista e atacadista) continua podendo operar pelo sistema de delivery, de segunda a sábado, adotando medidas de prevenção. Indústrias deverão adotar regras determinadas pela Organização Mundial da Saúde e pelo Ministério da Saúde. Instituições bancárias deverão limitar-se aos serviços de auto-atendimento, devendo manter a higienização permanente de todos os terminais. Só poderão manter atendimento presencial para usuários que estejam sem cartão do banco.

    Postos de combustíveis localizados ao longo da BR-277 poderão funcionar todos os dias da semana, sem exceção, sendo que após o toque de recolher poderão atender somente caminhões. Permanecem suspensas as realizações de eventos públicos ou particulares, de qualquer natureza, bem como a concessão de licenças ou alvarás. Também permanecem suspensas as atividades do magistério e as aulas nas unidades de ensino da Rede Pública Municipal até dia 13, podendo ser prorrogada a data, sem prejuízo da manutenção do calendário escolar. O toque de recolher passará a ser considerado a partir das 22h, até 6h.

    LISTA DO ESCALONAMENTO

    Conforme o decreto 1.940 o escalonamento dos serviços deve-se à necessidade de evitar a aglomeração de pessoas (clientes) na mobilização de funcionários, seja dentro dos estabelecimentos comerciais ou no transporte coletivo. Atividades religiosas de qualquer natureza, seguindo as orientações da Secretaria de Estado da Saúde e Ministério da
    Saúde, poderão fazer apenas atendimento individualizado.

    Segundas, terças, quartas, quintas e sextas-feiras: Restaurantes e lanchonetes; Lojas de tecidos, armarinho e aviamentos e ambulantes; Todos os mercados municipais.

    Terças, quartas e Quintas feiras: Lojas de Departamentos (artigos de esportes, ferragens, bijuterias, presentes, magazines, eletroeletrônicos, eletrodomésticos, colchão e móveis).

    Quartas e sextas-feiras:
    Floriculturas, paisagismo e jardinagem, Shopping.

    Terças e quintas feiras: Óticas, Relojoarias, Joalherias e Perfumarias

    Segundas e quartas feiras: Bancas, Papelarias, Embalagens e lojas de informática, Lojas de Confecção e Calçados.

    Terças e sextas feiras:
    Instituições supervisionadas pelo Banco Central, incluindo lotéricas.

  • Alívio o ao contribuinte

    Prefeitura de Colombo prorroga vencimento do IPTU

    Desde o início do mês de março, ao instituir o Comitê de Enfrentamento ao novo Coronavírus em Colombo, a prefeita Beti Pavin determinou diversas ações, entre elas que a sua equipe da secretaria da Fazenda fizesse um levantamento para ajuste do sistema para prorrogar os vencimentos dos impostos municipais, o IPTU – Imposto Predial Territorial Urbano e o ISS – Imposto Sobre Serviços.

    “Orientei a equipe para adequar estas questões do sistema de dados de informação e de datas e hoje formalizo este trabalho que começou no mês passado, como mais uma forma de flexibilizar e dar suporte a nossa população neste momento tão difícil”, destacou a Prefeita Beti, na tarde desta segunda-feira, 06, ao assinar o decreto 18/2020.

    As datas para o IPTU 2020 ficam então prorrogadas da seguinte forma: 15/06 (junho) – cota única com 10% de desconto, e de 15/07 (julho) a 15/12 (dezembro) – até seis parcelas, onde a parcela mínima não pode ser inferior a R$ 120,29.

    “Estas receitas são muito importantes para nosso município, e parte disto é aplicado impreterivelmente na saúde, a qual está recebendo neste momento uma atenção toda especial”, explicou a secretária da Fazenda, Alessandra da Silva e lembrou que o IPTU do município vence sempre a partir de abril para aliviar as despesas do início do ano.

    Fica prorrogado também, conforme o decreto, o prazo para os novos requerimentos de isenção para o IPTU 2020, para até 15/07. Os que já foram deferidos no ano passado, serão renovados automaticamente.

    Imposto Sobre Serviços – ISS


    Prefeita solicitou em março à secretária da Fazenda, Alessandra da Silva o levantamento para ajuste do sistema para prorrogar os vencimentos

    Neste mesmo documento, a Prefeita também oferece maior prazo para o pagamento do ISS das empresas prestadoras ou tomadoras de serviços. Fica prorrogado para 20/10 (outubro) o período de apuração março de 2020; para 20/11 (novembro) o período de apuração abril de 2020, e para 20/12 (dezembro) o período de apuração maio de 2020.

    Por fim, fica suspenso até dezembro de 2020, o prazo do processo de inativação das empresas com débitos superiores há dois anos das taxas referentes ao Alvará de Localização e Funcionamento.

    Nova Tabela IPTU:

    15/06 – cota única com 10% de desconto

    15/07 – 1ª parcela

    15/08 – 2ª parcela

    15/09 – 3ª parcela

    15/10 – 4ª parcela

    15/11 – 5ª parcela

    15/12 – 6ª parcela

    Nova Tabela ISS:

    20/10/2020 – Período de apuração março de 2020

    20/11/2020 – Período de apuração abril de 2020

    20/12/202- Período de apuração maio de 2020

    Dúvidas e orientações:

    Secretaria da Fazenda

    Para o IPTU: 3656.8016 / 8098 / 8099

    Para o ISS: 3656.8105 / 8013 / 8076 / 8091

  • Campo Largo

    Ações de Combate ao Covid-19 são reforçadas no Terminal Urbano

    O Terminal Urbano de Campo Largo reforçou as ações de contingência ao COVID-19, entre os usuários do local. Uma caixa de som foi instalada, desde a semana passada, com a mensagem principal: Evite sair de casa, proteja-se!

    Com a finalidade de alertar os usuários do Terminal contra a pandemia do novo coronavírus, são intercaladas mensagens de áudio da Prefeitura de Campo Largo e também da Transpiedade, empresa administradora do Terminal.

    “Disponibilizamos álcool em gel para os usuários e para todos os colaboradores. Também reforçamos uma equipe de limpeza dentro do terminal que está responsável em higienizar os veículos a cada viagem e a sala de atendimento ao cliente”, ressaltou Melissa Klafke, gerente de pesquisa e desenvolvimento da administradora.

    Na última semana a equipe da Secretaria de Ordem Pública de Campo Largo buscou 100 litros de álcool higienizador doados pela Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba) para utilização do produto no Terminal Urbano. São medidas preventivas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

  • Campo Largo

    Prefeitura recebe doação de álcool higienizador

    Prefeitura recebe doação de álcool higienizador
    (Foto: Ascom/PMCL)

    A equipe da Secretaria de Ordem Pública de Campo Largo buscou na quinta-feira (02/04), 100 litros de álcool higienizador doados pela COMEC (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba). O produto será utilizado no Terminal Urbano da cidade, através das medidas preventivas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

    A Prefeitura de Campo Largo agradece a doação e o apoio das instituições parceiras, neste momento de crise na saúde mundial.

    A Secretaria de Ordem Pública vem atuando na fiscalização do comércio aberto para que sigam as restrições de prevenção, junto às forças da Defesa Civil Municipal.

  • Enfrentamento ao coronavírus

    Prefeitura de Campina realiza entrega de kits de merenda escolar e de higiene para famílias do município

    Diante dos impactos econômicos já presentes no município, por ocasião da pandemia de coronavírus, como medida emergencial para rapidamente alcançar a população em condições de vulnerabilidade social, a Prefeitura de Campina Grande do Sul, por meio das Secretarias Municipais de Educação e Desenvolvimento Social, Família e Cultura, tem distribuído kits merenda e kits higiene.

    Nos últimos dias, 440 kits de merenda escolar foram entregues para moradores de todo o município. “Os alimentos foram distribuídos diretamente nos CMEIs e escolas. Os mesmos itens que os alunos do infantil ao fundamental – com idade entre um e 11 anos - iriam ter como refeição durante os dias letivos, foram convertidos em kits”, explica a secretária municipal de Educação, Neiva Ledi Rocha de Souza Oliveira.

    Ainda conforme a secretária, uma logística especial foi adotada para que as famílias pudessem receber os kits diretamente nos estabelecimentos de ensino. “Nós organizamos uma agenda de atendimento individual para evitar aglomeração. Assim, pouco a pouco os kits foram entregues”, diz Neiva.

    Os itens de alimentação que compõem os kits merenda são os considerados essenciais, a exemplo de arroz e feijão. Neiva pondera, no entanto, que como os alimentos entregues estavam estocados nos estabelecimentos de ensino, não necessariamente o conteúdo das composições foram os mesmos para todos. “Quem não recebeu arroz, recebeu macarrão. Para os que não foram entregue café, foi achocolatado”, observa a secretária, esclarecendo que o volume de alimentos distribuídos atendeu na mesma medida e de igual modo a necessidade das pessoas.

    AGRICULTURA FAMILIAR – Como complemento, além dos itens embalados nos compostos de alimentos, foram distribuídas também frutas e verduras. Caqui, acelga e escarola plantados e colhidos por agricultores do município reforçam o cardápio das crianças e seus familiares.

    Uma solução temporária, lembra o prefeito Bihl Zanetti, mas que “atende quem mais precisa e ainda garante a produção e a renda dos trabalhadores do campo”.

    KITS HIGIENE – Além dos kits merenda, outra solução encontrada pela Prefeitura para ajudar a população a dar ainda mais atenção aos hábitos de higiene – que é uma das principais formas de prevenção ao coronavírus – foi a distribuição de embalagens contendo barras de sabão. “Uma medida muito simples, mas que gera economia para as famílias e ajuda a evitar a contaminação com o vírus”, declara o prefeito Bihl Zanetti.

    Em todo o município, inclusive área rural, cerca de 2.900 famílias receberam os kits. Cada composição contendo cinco barras de sabão. Assim como foi com os kits merenda, o critério, neste caso, também foi estipulado mediante situação de fragilidade social.

    COLÉGIOS ESTADUAIS – De acordo com Débora Zanchettin, chefe do Núcleo Regional de Educação – Área Metropolitana Norte, os colégios estaduais de Campina Grande do Sul, à exemplo de todo o estado, adotaram um calendário quinzenal para distribuição da merenda escolar. No entanto, o critério para que os kits sejam retirados diretamente nas instituições, é que a família do aluno regularmente matriculado esteja inscrita no cadastro do programa Bolsa Família.

    Porém, segundo Débora, os diretores dos colégios possuem autonomia para listar alunos em condições de vulnerabilidade social, ampliando, desta forma, a entrega da merenda escolar. “Os diretores e as equipes dos colégios conhecem a realidade das comunidades locais. Eles estão organizando cronogramas de entrega para as famílias, para que assim quem mais precisa, seja beneficiado”, finaliza.

  • Araucária

    Prefeitura dá suporte para que moradores valorizem e comprem no pequeno comércio

    Com o objetivo de fortalecer a economia em meio à crise gerada pela pandemia por Coronavírus, é importante continuar apoiando o comércio local tanto para sua sobrevivência quanto para o desenvolvimento socioeconômico da cidade. Neste momento em que a orientação é ficar em casa, e que os comércios locais não podem trabalhar de portas abertas, a Prefeitura de Araucária está disponibilizando um portal onde a população poderá acessar a pequenos negócios e realizar suas compras sem sair de casa.

    Evite aglomeração e ajude o comércio local neste momento difícil. Comprando neles você contribui com a manutenção de empregos e renda em nosso município.

    ONDE ENCONTRAR? Por meio do link bit.ly/PMA_compredopequeno é possível cadastrar a empresa para delivery (comerciantes que possuem sistema de entrega legalizado conforme CNPJ). No mesmo link, os consumidores podem ver as opções de delivery disponíveis (que vão muito além de entrega de alimentos).

    Comprar do pequeno negócio local faz com que o dinheiro fique no bairro ou circule na cidade, possibilitando criar novas oportunidades, gerar mais empregos e distribuir melhor a renda. Além disso, valorizar o pequeno negócio da vizinhança na hora da compra é uma decisão que resulta em menos deslocamentos, menos estresse no trânsito, menos poluição ambiental e mais prevenção à saúde, que é o alerta e o foco do momento.

    Com a ajuda de todos os consumidores a economia vai sobreviver aos efeitos da crise. São os pequenos negócios, responsáveis por mais da metade do emprego formal no país e por quase um terço de toda a nossa riqueza, e precisam de você para continuar existindo.

    O consumo consciente facilita a mudança de hábitos e fortalece a economia, valorizando empreendedores e apoiando pequenas empresas durante esta temporada de isolamento. Valorize quem sempre esteve perto de você! É preciso criar uma verdadeira rede de apoio ao comércio local para que os pequenos possam se fortalecer neste momento. Vamos continuar a comprar no comércio do bairro, estimulando a economia da região, e, juntos, enfrentar a crise do coronavírus?

  • Piraquara

    Prefeitura informa o fechamento das Unidades de Conservação e suspensão de atividades turísticas

    A Prefeitura de Piraquara por meio do Departamento de Turismo informa o fechamento das unidades de conservação e suspensão das atividades do primeiro semestre de 2020. As medidas, tomadas em conformidade com as orientações do Governo do Paraná, fazem parte das ações para enfrentamento da pandemia do novo coronavírus – COVID 19.

    Foi determinado o fechamento do acesso de visitantes ao Centro de Educação Ambiental Mananciais da Serra - CEAM, Mirante das Águas, Reservatório do Carvalho, Morro do Canal e Parque das Águas.

    Os agendamentos e guiamentos oferecidos gratuitamente pelo Departamento de Turismo, também foram suspensos, assim como os eventos do município programados para o primeiro semestre. É importante salientar que mesmo sendo locais abertos, os locais têm equipamentos de uso coletivo que podem facilitar a propagação do vírus.

    O Instituto Água e Terra, órgão do Governo do Estado do Paraná determinou também o fechamento de todas as Unidades de Conservação Paranaenses, que possuem controle de visitação, por tempo indeterminado.

    São consideradas Unidades de Conservação com controle de visitação aquelas que têm fechamento de portão, com ou sem cobrança de entrada, como o Morro do Canal, Torre do Vigia e Reservatório do Carvalho.

    O Parque Estadual do Marumbi, localizado em Piraquara, em alguns locais não possui controle de entrada. Nestes casos não há como impedir a entrada de pessoas, mas a orientação é que neste momento evite-se de frequentar estas Reservas Ambientais.

  • Pinhais

    Prefeitura realiza higienização em locais de grande circulação de pessoas

    Prefeitura realiza higienização em locais de grande circulação de pessoas
    (Foto: Roberto Dziura Jr)

    No início da noite de sexta-feira (3), a Prefeitura de Pinhais iniciou a higienização de algumas ruas em diversos bairros da cidade. A limpeza foi com hipoclorito de sódio diluído em água, produto eficaz na redução da proliferação de vírus, parasitas e bactérias. Por ser aplicado somente em lugares abertos, o produto não causa danos à saúde.

    Juntamente com a aplicação do produto nas ruas, equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), realizaram a limpeza em diversos lugares que tem aglomeração de pessoas, como as Unidades de Saúde, pontos de ônibus e de táxis, lixeiras, orelhões e o chão de toda a primeira quadra do Centro Comercial da Rodovia Deputado João Leopoldo Jacomel. Até mesmo academias ao ar livre, as quais foram interditadas pela Prefeitura, mas mesmo assim algumas pessoas ainda as utilizam e é um lugar de muita proliferação de vírus Covid-19.

    A higienização nas ruas de Pinhais começou pela Avenida Iraí, na divisa com Piraquara, e percorreu algumas ruas do bairro Weissópolis, seguindo pela Avenida Camilo di Lellis, onde limpou as ruas da região. De lá, o trator pulverizador, o qual foi emprestado pelo Colégio Estadual Newton Freire Maia, passou pela Avenida Jacob Macanhan e algumas ruas adjacentes.

    Esta ação foi acompanhada pela Guarda Municipal (GM) que organizou o trânsito e deu todo o suporte necessário para a equipe de limpeza. Os 14 mil litros de hipoclorito de sódio foram cedidos pela empresa Hidromar que atendeu ao Chamamento Público 017/2020, que permite doações em prol dos cidadãos de Pinhais. Outra empresa que atendeu esta solicitação foi a Super Safety que doou 10 kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), os quais foram utilizados nesta ação.

    A prefeita de Pinhais, Marli Paulino, juntamente com a secretária de Meio Ambiente, Rosana Boeira Ilheu, agradecem as empresas que realizaram as doações, os servidores públicos que estão à frente neste combate, as instituições parceiras como o Colégio Newton Freire e a população que compreende o momento difícil pelo qual todo o mundo enfrenta.

    “A ajuda de todos é muito importante neste momento. Cada um pode fazer a sua parte, e a compreensão disso é fundamental. Nossas ações estão pautadas dentro do que preconiza a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Ministério da Saúde e o Governo do Estado do Paraná. Nossa preocupação neste momento é salvar vidas não sobrecarregando o sistema de saúde. Contamos com a ajuda de todos para vencermos essa guerra contra o vírus”, declara a prefeita Marli.

    A secretária de Meio Ambiente acrescenta que a ação de higienização nas ruas da cidade continuarão na próxima semana. “Alguns lugares que não conseguimos limparmos nesta sexta-feira vamos fazer na próxima semana. O trabalho começará na Avenida Maringá e seguirá para os bairros, terminado bem a noite no terminal. Junto com isso, vamos intensificar a higiene nos lugares como pontos de ônibus, como os existentes na Rodovia Deputado João Leopoldo Jacomel”.

  • Paranaguá

    Secretaria de Educação disponibiliza atividades on-line

    Com a suspensão da aulas na Rede Municipal de Ensino de Paranaguá por conta do novo coronavírus, a Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi) disponibilizou atividades complementares on-line para os alunos.

    O material educativo, conta inclusive, com sugestões jogos e brincadeiras. Os arquivos estão disponíveis no portal da Prefeitura de Paranaguá no item ‘Semedi Aprendizagem Digital’.

    O aluno que não conseguir acessar os conteúdos não terá nenhum prejuízo. A Semedi reforça que para evitar aglomerações, mantendo o isolamento social, e assim, incentivar os nossos estudantes a manter uma rotina de estudos é que foi desenvolvida a ação.

    Para acessar as atividades, basta clicar neste link: http://www.paranagua.pr.gov.br/semedi-digital.php.

  • Mandirituba

    Prefeitura prorroga data de vencimento de alvarás, taxa de alvará e de licença da vigilância sanitária e IPTU

    Tendo em vista estado atípico provocado pelo COVID-19 Coronavírus, o prefeito de Mandirituba, Luis Antonio Biscaia, prorrogou a data de vencimento de alvarás, taxa de alvará, e de licença da vigilância sanitária e IPTU. “Esta decisão foi tomada por entender que a pandemia afeta diretamente o ramo empresarial e por consequência, seus trabalhadores”, explicou o prefeito.

    Conforme decreto, ficam prorrogadas pelo prazo de 60 (sessenta) dias, as datas de vencimento de alvarás provisórios, de taxa de alvará e da licença da vigilância sanitária.

    O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para o exercício de 2020 que poderá ser pago em uma cota única ou parcelado em até 04 (quatro) parcelas mensais, também ficam com suas respectivas datas prorrogadas por 60 (sessenta) dias.

  • Colombo

    Devido ao feriado da Páscoa, o Armazém da Família estará fechado

    Devido ao feriado da Páscoa, o Armazém da Família de Colombo estará fechado nos dias 10 e 11 de abril (sexta e sábado). A unidade voltará a atender normalmente a população, na terça-feira, 14, a partir das 08h45 às 17h.

    Vale ressaltar, que estarão suspensos os atendimentos aos sábados, a partir do dia 11 de abril, o objetivo é diminuir a circulação de pessoas – devido a ameaça do novo Coronavírus (COVID – 19).

    “Reforçamos a limpeza na loja, carrinhos e as cestinhas recebem higienização após cada uso, seguindo as recomendações da Vigilância Sanitária. Temos álcool em gel disponível para clientes e funcionários passarem nas mãos”, enfatizou o Secretário de Agricultura e Abastecimento Marcio Toniolo.

    O número de clientes dentro da loja também está sendo controlado, por isso é permitida a entrada de uma pessoa por família e de no máximo 30 clientes por vez, com a finalidade de reduzir aglomerações. “Todos deverão respeitar um metro de distância entre os usuários dentro das unidades”, disse Toniolo.

    Já os idosos, devem permanecer em casa e podem solicitar a uma pessoa de sua confiança, portando RG do autorizado e RG do idoso, para fazer a compra.

    Serviço:

    O Armazém da Família fica na Rua Califórnia, 66, esquina com a Rua Cascavel, no bairro Guaraituba

    Horário: 08h45 às 17h

    Fechado: 10 e 11 de abril (sexta e sábado) e aos sábados – a partir do dia 11 de abril.

  • Saúde

    Primeiro caso de coronavírus é confirmado em Campina Grande do Sul

    A Prefeitura de Campina Grande do Sul informa a confirmação do primeiro caso de coronavírus (COVID-19) em um morador da cidade. Trata-se de um homem de 54 anos, morador do Jardim Paulista.

    A confirmação se deu na sexta-feira (03), após comprovação de exames laboratoriais. O paciente encontra-se internado no Hospital Vita, em Curitiba, onde passa bem, sem qualquer complicação em seu quadro de saúde. Ao receber alta, será monitorado por equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

    Os sintomas iniciais apresentados pelo homem foram exatamente os correspondentes aos previstos na manifestação do coronavírus: dor de cabeça, febre, tosse e dificuldade na respiração.

    Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, é possível que paciente tenha contraído o vírus durante recente viagem ao interior do Paraná. Ainda, conforme a SMS, houve um trabalho imediato de identificação dos contatos realizados entre o homem e cerca de dez pessoas – a maioria familiares – as quais encontram-se em isolamento absoluto.

    CRITÉRIOS – Até poucos dias, o município de Campina Grande do Sul, em atendimento a um decreto do Ministério da Saúde - que trata da transmissão comunitária em todo o país, desde o último dia 23 de março – passou a considerar todas as pessoas que apresentavam um simples resfriado, potenciais portadores do COVID-19. O critério fez com que o número de casos monitorados ou em investigação saltasse. No entanto, mediante nova orientação, desta vez da Secretaria Estadual da Saúde (SESA), são considerados suspeitos pacientes que apresentem sintomas estritamente relacionados ao coronavírus.

    ATUALIZAÇÃO – Campina Grande do Sul possui um registro de coronavírus confirmado, três sob investigação e 16 casos suspeitos descartados.

    SERVIÇO – A população pode acessar o serviço prestado pela central de atendimento por telefone, no número: 3676-8160 ou via Whatsapp: 99122-8142.

  • Cuidados

    2º caso de Coronavírus em Araucária reforça a importância de evitar aglomerações e de ficar isolado

    A Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), informa que já há um 2º caso confirmado do novo Coronavírus em Araucária. Trata-se de uma mulher de 47 anos e que está internada em Campo Largo por apresentar agravamento do quadro clínico por ter dificuldade respiratória. Este caso reforça a importância de que pessoas com sintomas gripais fiquem isoladas. A suspeita é de que ela pode ter sido infectada pelo filho, que apresentou sintomas leves dias depois de participar de um evento de aniversário de criança na família.

    Conforme explicou a SMSA, somente a partir de 20 de março é que todo caso de pessoa que passou a apresentar sintomas gripais virou ‘suspeito’. O filho da paciente apresentou sintomas leves antes dessa data e não precisou de mais cuidados. Ele também não se enquadrou nos critérios para fazer o teste; já que a prioridade no teste para o novo Coronavírus, conforme protocolo de saúde, é para aqueles que apresentam sinais mais graves. A mulher infectada teve o quadro agravado por ter diabetes (fato que ela desconhecia). Pessoas com comorbidades, como é o caso de diabetes, estão mais vulneráveis a agravamento da doença.

    A SMSA alerta que aglomerações, como eventos de família, podem ser uma oportunidade de transmissão do vírus por pessoas que talvez nem tenham sintomas. Além do jovem, uma prima dele também apresentou sintomas gripais leves após o aniversário. Familiares já foram orientados pela equipe de Saúde de Araucária e estão em isolamento. A família também não tem histórico de viagens para locais com grande número de casos da doença e relatou que não teve contato com pessoas dessas localidades.


    DISK CORONA - Tem dúvidas sobre o Coronavírus, sobre sintomas ou isolamento, por exemplo? Ligue para o 0800-6425250 (ligação gratuita) e fale com profissionais habilitados da área de Saúde (entre eles, médicos e enfermeiros). O atendimento telefônico está à disposição das 7h às 19 horas, todos os dias da semana.

  • São José dos Pinhais

    Horário de Coleta de Lixo em SJP volta ao normal a partir de segunda-feira

    A Prefeitura de São José dos Pinhais informa que o horário de coleta de lixo voltará ao normal, a partir de segunda-feira (06/04). O horário havia sido alterado desde o último 24 de março.

    Com a medida, a coleta que estava sendo realizada a partir das 18 horas nas últimas semanas retorna às 7h30 e as coletas que estavam sendo realizadas a partir da 01 hora, retornam para a partir das 18 horas.

  • Coronavírus

    Prefeitura de Piraquara prorroga medidas restritivas de prevenção por mais sete dias

    Seguindo as orientações do Governo do Estado, Ministério da Saúde, Organização Mundial da Saúde e Ministério Público, tendo em vista a confirmação do primeiro caso positivo do coronavírus - Covid19 no município, a Prefeitura de Piraquara prorrogou as medidas restritivas de prevenção por mais sete dias, a partir de segunda-feira, dia 06 de abril de 2020.

    Ficam mantidas as determinações contidas nos decretos 8179/2020 e 8196/2020. Além disso, serão reforçadas as ações de fiscalização para o cumprimento das medidas de prevenção definidas, principalmente nos estabelecimentos considerados de atividades essenciais que continuam abertos. Empreendimentos que insistirem na abertura, mas que não estão no rol dos essenciais, estarão sujeitos a sanções.

    A decisão foi tomada na tarde desta sexta-feira, dia 03 de abril, durante reunião do Comitê Municipal de Gestão de Crise, instituído pelo Decreto Nº 8.264/2020.

    O colegiado é formado por representantes do Poder Executivo: Secretarias de Planejamento e Coordenação Geral; Saúde; Educação; Comunicação; Assistência Social; Desenvolvimento Econômico; Infraestrutura; Meio Ambiente; Procuradoria Geral do Município e Defesa Civil. Sociedade Civil: Associação Comercial do Município de Piraquara e Conselho Municipal de Saúde. Poder Legislativo Municipal: Câmara Municipal de Vereadores.

DESTAQUES DOS EDITORES