• Manutenção

    Obras seguem sendo realizadas em Matinhos

    (Foto: Ascom/PMM)

    A Prefeitura de Matinhos, através da Secretaria de Obras e Planejamento Urbano, informa que seguem sendo feitas obras de reparos em diversos pontos da cidade. Um dos trabalhos é o desentupimento dos bueiros e das bocas de lobo pelo município.

    Além disso, outros serviços como a colocação de manilhas e reparos no calçamento continuam sendo prestados por todo o município. Segundo a Prefeitura, os trabalhos de manutenção seguem, no sentido de atender as demandas dos moradores.

  • Dívidas

    Prefeitura de Pontal do Paraná lança o Refis 2021

    O prefeito de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes, sancionou a Lei, aprovada pela Câmara Municipal, que dispõe sobre o O Programa de Recuperação Fiscal (REFIS), proporcionando aos contribuintes que possuem dívida ativa com o município, seja pessoa física ou jurídica que tenham a oportunidade de quitar estes débitos recebendo descontos.

    O Parcelamento dos débitos vai de 19/04 a 30/07.

  • São José dos Pinhais

    Olhar Sobre a História: concurso de fotografia 2021 já está com as inscrições abertas

    (Foto: Divulgação/PMSJP)

    Com o tema ‘Olhar sobre a História’, a Prefeitura de São José dos Pinhais abriu na segunda-feira (12), através da Secretaria Municipal de Cultura (Semuc), as inscrições para o Concurso de Fotografia 2021.

    Com faixa etária livre (todos podem participar), o concurso é destinado especialmente aos residentes da cidade que estão convidados a retratar, com fotografias, as diversas belezas e lugares que marcaram a trajetória do município ao longo da História.

    Além da fotografia, é obrigatório e essencial que os participantes do concurso também criem uma frase com o tema ‘Meu olhar Sobre a Cidade’. Cada participante poderá concorrer com apenas uma fotografia convencional ou digital, preto e branco ou colorido.

    A fotografia inscrita, deve ser inédita e não pode ter sido objeto de qualquer tipo de apresentação, vinculação, exposição ou publicação, esclarece a Semuc.

    As 20 (vinte) melhores fotografias unificadas com a frase, ficarão expostas na Galeria ao Ar Livre, localizada no Parque São José ( Av. das Torres, 100 – Cidade Jardim).

    Os trabalhos serão avaliados por uma comissão composta por 5 (cinco) membros ligados à área artística e cultural do município. A divulgação do resultado será no dia 20 de maio. Por causa da pandemia de Covid-19, é importante ressaltar que as datas podem ser prorrogadas.

    Além da ficha de inscrição preenchida, é necessário entregar o trabalho com o negativo e/ou CD com arquivo digital. Menores de idade devem preencher a ficha de inscrição com seus dados e do responsável, informa a Semuc.

    Localizada na Rua XV de Novembro (nº 1820), a Secretaria Municipal de Cultura funciona de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. Dúvidas também podem ser esclarecidas no 3381-5903.

  • Colombo

    Equipe da Proteção animal realiza mais um salvamento

    (Foto: Ascom/PMC)

    Na tarde de segunda-feira (12), a equipe de Defesa e Proteção Animal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Colombo, se deslocou até o Bairro Campo Alto, para resgatar uma coruja da espécie Athene cunicularia, popularmente conhecida como Coruja Buraqueira.

    No local, constatou-se que o animal apresentava ferimento em olho direito e garra esquerda. Realizado o resgate pela equipe, o animal foi encaminhado para o Instituto Água e Terra (IAT), onde passará por atendimento adequado e assim que possível farão sua soltura.

  • Pinhais

    Rua Rio Solimões recebe calçada ecológica

    A Prefeitura de Pinhais segue com as obras de calçada para pedestre em concreto poroso na Rua Rio Solimões, no bairro Weissópolis, na quadra entre as Ruas Rio Ivaí e Rio Paranaíba. Os trabalhos compreendem ainda a revisão completa no sistema de drenagem, nivelamento do espaço para a calçada e colocação de meio-fio.

    Além de trazer mais segurança e conforto para os pedestres e moradores, a calçada em concreto poroso, também conhecida como calçada ecológica, tem tecnologia criada em Pinhais que contribui com a permeabilização do solo e tem custo similar aos tradicionais calçamento para pedestre.

  • São Sebastião

    Governador anuncia leitos de UTI para hospital regional na Lapa

    O governador Carlos Massa Ratinho Junior visita nesta quarta-feira (14) o Hospital Regional São Sebastião, na Lapa. A Secretaria de Estado da Saúde disponibilizará seis leitos de UTI no hospital, que agora pertence ao Complexo Hospitalar do Trabalhador (CHT). A unidade já conta com 40 leitos de enfermaria na estratégia de combate à Covid-19.

    Serviço
    Dia: 14 de abril, quarta-feira
    Horário: 13h30
    Endereço: Hospital Regional São Sebastião - Rod. do Xisto, 476 - Colônia Wirmond, Lapa - PR

  • Matinhos

    Terceira UBS passa a operar com terceiro turno de atendimento na cidade

    Mais uma Unidade Básica de Saúde começa a funcionar em horário estendido em Matinhos. Desde a sexta-feira (9), a UBS Perequê passou a operar com o terceiro turno. É a terceira Unidade de Saúde que adota o horário especial.

    O horário do terceiro turno é das 17 às 23 horas. Antes, as UBS’s do Sertãozinho e do Vila Nova já vinham funcionando neste formato. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o atendimento será por livre demanda, sem a necessidade de agendamento para esse horário.

    No Sertãozinho, o horário estendido começou em 25 de fevereiro, e no Vila Nova, o terceiro turno teve início em 16 de março. A secretaria lembra que a medida foi adotada para desafogar o fluxo de atendimento no Hospital Navegantes e na UPA 24 Horas. Ainda conforme a pasta, até o fim do primeiro semestre, 50% das Unidades Básicas de Saúde vão passar a funcionar com horário estendido.

    A solenidade na UBS Perequê ainda contou com a presença do prefeito Zé da Ecler, do vice Clécio Vidal, da primeira dama, Regina Viana, dos secretários da Saúde, Paulo Henrique de Oliveira, de Defesa Social, Aldemir Zwetsch Júnior, da Administração, Andressa Crefta Vidal, da Educação, Alcides Benato, de Finanças, Antônio Roberto Pires, e do Planejamento, Joilson Vaz da Silva, além do chefe de gabinete Carlos Valderi.

    Pelo Poder Legislativo, estavam presentes os vereadores Almir (PROS) e Nívea Gurski (PSD). E representando os servidores do município, compareceu a enfermeira Jussara Purkot.

  • Brinquedos

    Município de Mandirituba investe 24 mil em área de lazer infantil

    (Foto: Ascom/PMM)

    A Prefeitura Municipal de Mandirituba, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura, adquiriu novos brinquedos para instalações em espaços públicos. A aquisição envolve 02 playgrounds, contendo (escorregadores pranchas de plástico, cadeiras de balanço e rampas de escalada). Os mesmos ficarão localizados um na Praça de Areia Branca dos Assis já instalado e outro na praça Senhor Bom Jesus localizada no Centro de Mandirituba, que está em fase de instalação. O playground da praça pública é muito importante para a interação e fluidez da área de lazer.

    A aquisição também contou com um balanço adaptado para cadeirante, conforme a Lei Federal de Inclusão nº 13.146 de 6 de junho de 2015 e pensando em proporcionar diversão a todas as crianças, foi adquirido um balanço adequado para cadeirantes, instalado no centro poliesportivo para proporcionar abrangência, segurança e acessibilidade. Refere-se a um equipamento modificado, projetado com estrutura de ferro, superfície pintada de alta resistência e trava especial, que pode manter a cadeira de rodas fixa enquanto a criança se diverte. Este brinquedo infantil adaptado para cadeiras de rodas, permite o uso de crianças com certos tipos de restrições.

    O valor do investimento nos playgrounds e no balanço para cadeirante somou um total de 24 mil reais, custeados com recursos próprios. A atual gestão investiu em espaços públicos abertos, com o objetivo de trazer de volta o apreço pelas áreas ao ar livre, o que é um detalhe fundamental na socialização, educação e recreação das crianças.

    A Secretária de Educação Esporte e Cultura, Maria Aparecida Claudino Biscaia frisou “As instalações ocorreram conforme normas e padrões de segurança, pois é essencial implementar a área de lazer dentro dos padrões recomendados”. A Secretária também citou, “Esse tipo de investimento garante interação para as crianças beneficiando a saúde, o comportamento e o desenvolvimento físico e psicológico dos menores”.

  • Guaratuba

    Campanha de Vacinação contra Gripe inicia com público-alvo invertido esse ano

    A Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe inicia na segunda-feira (12) com alteração do público-alvo por conta da vacinação dos idosos contra a Covid-19.
    O Ministério da Saúde inverteu os grupos iniciais para imunização contra a influenza, primeiro receberão vacinas crianças (6 meses a 5 anos), gestantes, puérperas, indígenas e trabalhadores da saúde. Essa primeira etapa inicia dia 12 de abril e irá até 10 de maio.

    A previsão é que a partir do dia 11 de maio até 8 de junho, sejam vacinados idosos a partir de 60 anos e professores.

    É preciso ter um intervalo entre a vacina contra o coronavírus e a vacina contra a influenza. O idoso ou o profissional de saúde que tomou as duas doses da vacina contra Covid-19 precisam aguardar ao menos 14 dias para tomar a vacina da influenza.

    A orientação é que o idoso tome primeiro as duas doses da vacina contra a Covid-19 e, após, a vacina da influenza.

    As vacinas em Guaratuba iniciam na segunda-feira no período da tarde, na Central de Vacinação, no Ginásio do Parque Municipal (conhecido como Ginásio do bairro Canela). Não precisa agendar.

    Apenas para as crianças que precisam das outras vacinas de rotina e aproveitarão para fazer a vacina da influenza, é necessário agendamento.
    As gestantes e puérperas poderão receber a vacina da gripe na própria Unidade de Saúde e na maternidade.

    Para realizar a vacinação é preciso levar a carteira de vacinação, documento de CPF ou cartão SUS. O profissional de saúde deve levar também documento de vínculo empregatício.

    A terceira etapa da campanha de vacinação tem previsão para iniciar no dia 9 de junho e imunizará pessoas com comorbidades, com deficiência, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, da força de segurança, salvamento e armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, jovens e adultos em medidas socioeducativas.

  • Paranaguá

    Semáforo para pedestres é instalado na Vila Guarani

    Desde a segunda-feira, 12, o cruzamento entre a avenida Roque Vernalha e a avenida Bento Rocha, na Vila Guarani, em Paranaguá, passa a contar com semáforo inteligente para pedestres. O dispositivo foi instalado pela Prefeitura de Paranaguá, por meio da Superintendência Municipal de Trânsito (Sumtran).

    O Superintendente Municipal de Trânsito, Leônidas Martins, explica que o ponto escolhido para o semáforo de pedestres se deu pelo alto fluxo de pedestres e ciclistas. “Este é um cruzamento de uma via federal com uma municipal e por conta disso temos muito tráfego pesado no local, por isso precisávamos instalar um semáforo para que os pedestres tenham maior segurança”, conclui.

    O dispositivo instalado é inteligente e acionado pelo pedestre por meio do botão, a medida visa agilizar e dar mais segurança aos pedestres e ciclistas que por ali transitam.

  • Justiça, Família e Trabalho

    Trabalho, Emprego e Economia Solidária participa de reunião com o Estado sobre novos projetos e ações para São José dos Pinhais

    Na última sexta-feira (10), o secretário de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (Setrab), Luiz Gustavo S. Mello, e o gerente da Agência do Trabalhador de São José dos Pinhais, Vilson Marques, estiveram em reunião na Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, em busca de novos projetos e ações para o município.

    Pensando no momento pós pandemia, retomada do crescimento, geração de emprego e renda, e manutenção do emprego, conversaram com a chefe do Departamento do Trabalho, Suelen Glinski. Ajustaram também ações e conheceram mais sobre o Programa Cartão Futuro, que dará incentivo as empresas que contratarem aprendiz e ainda manterem os atuais contratados.

    Outra questão importante do encontro foi sobre as novas ações na área de qualificação, com a disponibilização de 3 mil vagas para os cursos de Marketing Digital e Facebook Business, através da Escola de Educação em Direitos Humanos, do Governo do Estado do Paraná.

    Entre os assuntos abordados estão a Economia Solidária, convênio com a Agência de Fomento do Estado para microcrédito dentro das Agências do Trabalhador e repasse de recursos fundo a fundo para os municípios, voltados para a área do trabalho.

    Na oportunidade, o secretário de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Luiz Gustavo S. Mello, falou sobre a importância de manter a parceria junto ao Estado e a busca por novos projetos, visando o momento, a retomada econômica e a geração de emprego e renda.

    Após a reunião, os representantes da Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária de São José dos Pinhais foram recebidos pelo secretário de Estado da Justiça, Família e Trabalho Ney Leprevost, reforçando a parceira entre o município e o Governo do Estado.

    O secretário Ney Leprevost destacou a importância da parceria entre Estado e Município, elogiando a atuação da Secretaria de Trabalho e da administração municipal.

  • Asseio

    Limpeza de meio fio é um serviço realizado pela Prefeitura de Pinhais

    A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), realiza uma série de serviços de limpeza urbana. Um deles, que quase passa despercebido por grande parte da população e que faz muita diferença para a cidade, é a limpeza e raspagem em meio fio.

    Este trabalho consiste em retirar o acúmulo de terra e eventuais matos que surgem devido ao tempo, limpeza que contribui para deixar mais eficaz o fluxo das águas nos dias chuvosos, prevenindo que materiais indevidos entrem no sistema de drenagem e possam ocasionar alagamentos. Junto com este trabalho está a varredura e coleta de resíduos por meio de equipamento adequado para este serviço.

  • Campo Largo

    Prefeitura presta condolências pelo falecimento de servidora do município vítima da Covid

    (Foto: Reprodução/Site PMCL)

    Técnica de Enfermagem, Medianeira Maria Fácio Barbosa, faleceu em decorrência de complicações da COVID-19.

    Servidora da Saúde, iniciou seus trabalhos na Prefeitura de Campo Largo em 2006 e, atualmente, desempenhava suas funções junto à UPA.

    "A Prefeitura de Campo Largo presta condolências à família e amigos, assim como a Secretaria de Saúde homenageia Medianeira Maria, agradecendo pela dedicação de tanto tempo. A todos os amigos e familiares, sinceros pêsames", diz nota da Prefeitura.

  • São José dos Pinhais

    Procon SJP e Secretaria de Urbanismo, Transporte e Trânsito notificam Copel sobre remoção de fiação em postes

    Uma ação conjunta realizada pelo Procon de São José dos Pinhais e Secretaria Municipal de Urbanismo, Transporte e Trânsito (Semutt) notificou a Copel em razão do compartilhamento da infraestrutura da rede elétrica.

    Através da iniciativa, ficou constatado que as empresas não cumprem as regras de organização da fiação e retirada de fios não utilizados, o que tem causado problema estético e insegurança para pedestres, ciclistas e motoristas da cidade.

    A Copel foi notificada em conjunto pelos órgãos da Administração para cumprir o Artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor e legislações específicas como a ABNT NBR nº 15214 e a Lei Municipal nº 2657/2015, que dispõe sobre a obrigatoriedade das concessionárias de energia elétrica, telefonia e outros serviços, de realizarem o alinhamento, manutenção e retirada dos fios inutilizados.

    O processo foi provocado por ofício do vereador Silvio Mecânico e atuado como Processo Administrativo do PROCON SJP. A Copel foi notificada para participar de uma audiência de conciliação e terá o prazo de 10 dias para identificar as empresas que compartilham os postes e apresentar defesa, sob pena de multa.

  • Colombo

    Prefeitura economiza quase R$ 6 milhões com Decreto para revisão de antigos contratos

    ​O resultado do primeiro Decreto Municipal n° 01/2021 assinado pelo prefeito Helder Lazarotto irá gerar uma economia aos cofres públicos de quase R$ 5.781.496,18 (cinco milhões, setecentos e oitenta e um mil, quatrocentos e noventa e seis reais) ao longo de 12 meses.

    ​Para o prefeito, a ação que contou com o auxílio de colaboradores de Secretarias que compõem a Administração Municipal, teve como objetivo revisar todos os contratos em vigor. “Instituímos uma comissão que ficou responsável por realizar auditoria, evitando desperdícios, otimizando a utilização dos recursos públicos, organizando a destinação adequada dos mesmos, baseada na Lei de Responsabilidade Fiscal”.

    Segundo o secretário Municipal de Administração, Ademir Garcia, “num momento em que vivemos diante desse quadro de pandemia, essas medidas que proporcionam economia aos cofres públicos, são de suma importância, visto que podemos concentrar recursos que podem ser empregados no enfrentamento do Coronavírus, através da aquisição de insumos e vacinas para nossa população”.

    De acordo com Ademir, para o cálculo do valor acima, foi analisado os valores, que seriam praticados caso não ocorresse qualquer renegociação e aqueles obtidos após as tratativas com as empresas, que incluíram prorrogação sem reajuste, desconto concedido diretamente na nota fiscal e redução de quantitativos contratados conforme o caso.

  • Lazer

    Terreno ocioso se transforma em praça pública em Pinhais

    Terreno da Prefeitura que estava ocioso é construído uma nova praça. Quando a pandemia acabar e a sociedade voltar a normalidade, podendo retornar as atividades de lazer e o convívio social, os moradores do Pineville poderão usufruir de um novo espaço.

    Localizada próximo a Rua Jacarezinho, entre as Ruas Bernardo Osinski, Edinei de Lima Godoy e José Chaves de Andrade, a praça contará com pista de caminhada, canchas esportivas, academia de ginástica e arborização. As obras são realizadas pela equipe da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop).

  • Porks prepara lançamento de unidade em Colombo

    Nas próximas semanas a cidade de Colombo vai ganhar uma nova opção gastronômica, que vai democratizar o consumo de carne suína: o Porks – Porco & Chope. A rede, que conta atualmente com dezoito unidades, próprias e franqueadas, espalhadas pelas cidades de Curitiba (PR), São José dos Pinhais (PR), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Brasília (DF), Águas Claras (DF), Santos (SP), Samambaia (DF) e Recife (PE), agora se prepara para o fortalecimento de sua atuação no Estado do Paraná com as nova unidades confirmada na região metropolitana de Curitiba (PR).

    “A carne suína voltou a ser uma tendência em todo o mundo. No Porks oferecemos preparos desenvolvidos com receitas exclusivas e muita excelência sem deixar de lado os preços acessíveis. Com essa fórmula democrática, estamos conquistando nosso espaço no mercado nacional. Agora, queremos expandir nossa atuação no mercado jovem colombense, e temos certeza de que iremos continuar surpreendendo o público que valoriza a gastronomia bem-feita e com sabores regionais, tudo isso potencializado por um ambiente leve e aconchegante”, comenta José Araújo Netto, fundador da rede Porks – Porco & Chope. Atualmente, a rede comercializa 10 toneladas de carne suína por mês e pretende aumentar este número com a abertura de novas unidades espalhadas pelo país em 2021.

    Seguindo o estilo dos pubs europeus, o Porks aposta em uma operação enxuta e descolada, sem garçons, e com preparos que podem ser consumidos nas mesas ou de pé, até mesmo, na rua. “Nosso modelo de negócio prioriza a experiência única, com muita agilidade no atendimento”, comenta Netto. Para isso, a casa trabalha com preparos deliciosos, que exploram toda versatilidade da carne de porco, e de fácil consumo. No menu, petiscos e sanduíches incríveis, desenvolvidos a partir de receitas exclusivas criadas pela rede. Entre os destaques do cardápio do Porks, que estarão disponíveis nas novas unidades, estão os famosos sanduíches da casa. Entre eles, se destacam o Porks Bacon Burger (R$ 12), preparado com burger de costelinha de porco, creme de cheddar e tiras de bacon crocante; o Pernil Municipal (R$ 12), um sanduíche de pernil de porco marinado por 12h, coberto por queijo mozzarella e cheiro verde; e o Pork Burrito (R$ 16), novidade da casa, feito com burrito mexicano recheado com pernil desfiado, cheddar, sour cream, cebola caramelizada e chips de batata.

    Para quem curte ótimos petiscos, a casa trabalha com uma série de opções criativas e com sabores inconfundíveis. Entre os destaques estão a Porkspóca (R$ 10), pururuca de porco crocante temperada com sal de lemon pepper; o Torresmo de Tira (R$ 15), tradicional torresminho servido em tiras crocantes; o Bei com Melado (R$ 15), tiras de bacon crocante cobertas por melado de cana de açúcar; entre outras opções. Propondo uma harmonização completa, a rede trabalha com uma grande variedade de chopes artesanais com preços a partir de R$ 8 e mais de dez opções de drinks. Para completar a experiência, a nova unidade do Porks contará sempre com música ao vivo, sem couvert artístico ou entrada, além de ser um espaço pet friendly. “Nosso foco é sempre ser uma das melhores e mais completas opções de lazer nas cidades em que estamos presentes, unindo gastronomia de excelência, com receitas exclusivas, chopes de qualidade, música e muita animação”, completa José Araújo Netto.

    A unidade do Porks – Porco & Chope na cidade de Colombo (PR) vai funcionar na Av.Marginal José de Anchieta (nº 644). Mais informações no perfil oficial da unidade no Instagram @porkscolombo).

  • Doações

    Campo Largo recebe 7 toneladas de alimentos da Corrente de Esperança

    Para contribuir com as famílias em situação de vulnerabilidade social em função da pandemia, o Condor Super Center realizou a entrega de 7 toneladas de alimentos para o município de Campo Largo, no dia 8 de abril. A doação faz parte da Campanha “Corrente de Esperança Condor”, que segue até o dia 4 de maio e vai destinar parte da venda dos produtos anunciados nos tabloides específicos da ação.

    Viabilizada em parceria com os fornecedores da rede, a “Corrente de Esperança Condor” já doou 21 toneladas de alimentos até o momento.

    Segundo o diretor administrativo do Condor, Wanclei Said, a doação tem como objetivo unir forças com o departamento de ação social de Campo Largo para levar esperança à população mais afetada pela pandemia. “A Corrente de Esperança Condor está entregando estes alimentos para que a Prefeitura, por meio de seus serviços de assistência social, faça chegar esta doação na mesa das pessoas que mais estão precisando neste momento tão difícil”.

    O prefeito de Campo Largo, Maurício Rivabem, disse que a doação chega em um momento em que a fome está trazendo muitos malefícios para diversas pessoas. “Agradeço por esta consciência do empresário e de todos os funcionários envolvidos em fazer o bem. O Condor está dando o exemplo, mas cada um também pode fazer a diferença”.

    A rede também vai entregar no dia 13 de abril, às 14h, mais de 7 toneladas de alimentos para Colombo (Pró-Criando Alto da Cruz - Rua Somália, 631).

    Mais informações sobre a dinâmica da campanha e os produtos participantes podem ser conferidos no site www.condor.com.br.

  • Pandemia

    Rio Branco do Sul prepara entrega de 3º lote do kit de alimentação para os alunos da rede municipal

    A Prefeitura de Rio Branco do Sul por meio da Secretaria de Educação já está preparando a 3ª entrega do kit de alimentação escolar destinado aos alunos da rede municipal. A partir do próximo dia 19, as mais de 4 mil crianças matriculadas nas instituições públicas do município receberão novamente os kits de alimentos não perecíveis e perecíveis.

    Está já é a terceira entrega de alimentos realizada somente neste ano letivo de 2021. A ação iniciou em fevereiro, se repetiu em março e será repassada agora em abril. “Os alunos têm direito a alimentação e esta foi nossa prioridade assim que assumimos a gestão do município. A fome não pode esperar”, disse a prefeita municipal, Karime Fayad.

    Os kits são compostos por sete alimentos não perecíveis (arroz, feijão, açúcar, óleo de soja, fubá, macarrão, bolacha) perecíveis (frutas, verduras e legumes) e estão sendo entregues mensalmente enquanto as aulas continuarem remotas em função da pandemia.

    “Neste período os pais que já estão orientados e cientes, vão até as unidades retirar os alimentos e os cadernos de atividades, seja para os alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil quanto para as escolas municipais urbanas e do campo”, explicou a secretária de Educação, Sara Amorim.

  • São José dos Pinhais

    Inovação: árvores do Paço Municipal agora são identificadas através de QR Code

    (Foto: Ascom/PMSJP)

    A Prefeitura de São José dos Pinhais não para de inovar. Por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), foram desenvolvidos QR Codes com identificação de todas as árvores do Paço Municipal. A instalação das placas com os códigos aconteceram no início desta semana.

    “No QR Code, disponível em forma de placa, constam todas as informações da árvore em questão, incluindo se há risco de queda ou praga, e até mesmo para controle de condições sanitárias e paisagem da cidade”, disse o secretário de Meio Ambiente, Wagner Luiz Zaclikevis.

    Como funciona?

    Para conferir todas as informações, basta apontar a câmera do celular para o QR Code disponível na árvore e clicar no link (ecoglobal.eco.br) que aparecerá na sua tela.

    Entre as indicações do código estão: localização da árvore, nome popular, nome científico, local de origem, poda de condução e diagnóstico.