• Bodyboarding

    Isa Nunes conquista título de campeã Brasileira

    Isa Nunes conquista título de campeã Brasileira
    (Foto: Ascom/PMP)

    A atleta Isa Nunes alcançou mais uma vez o lugar mais alto no pódio, desta vez a conquista foi válida pelo Campeonato Brasileiro de Bodyboarding. A competição aconteceu no período de 16 a 18 de agosto na Praia de Ilhota, em Santa Catarina.

    Com apenas 15 anos, Isa representou Paranaguá na categoria Open Feminino e finalizou sua participação na competição com medalha de ouro. A atleta vem treinando intensivamente e se dedicando ao máximo e o resultado disso se mostra por meio das metas superadas.

    “Estou muito feliz em trazer mais um troféu para minha cidade. Não foi fácil, competi com atletas renomadas, mas com muito esforço alcancei meu objetivo. Agradeço ao prefeito Marcelo Roque, ao secretário de Esportes, Darlan Janes e a toda sua equipe por acreditar no meu potencial. Além disso, sou muito grata pelo apoio da minha mãe Aline Nunes e de todos os meus apoiadores e patrocinadores que estão sempre comigo”, destaca a atleta Isa Nunes.

    O secretário de Esportes, Darlan Janes, mostrou-se orgulhoso por mais uma conquista. "Podemos ver a Isa crescer a cada participação em competições e isso mostra que ela ama o que faz. Estamos orgulhosos em ver nossa atleta ser campeã brasileira" finalizou Darlan.

  • Araucária

    Transporte escolar particular deve passar por vistoria semestral e ter licença para operar

    Transporte escolar particular deve passar por vistoria semestral e ter licença para operar
    (Foto: Divulgação/Urbanismo/PMA)

    Visando a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes do município e uma melhora do serviço de transporte escolar particular, a Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo/Departamento de Transporte Comercial, orienta pais e responsáveis que contratam esse serviço a estarem atentos se a empresa está devidamente cadastrada na Prefeitura. Essas empresas de transporte escolar particular devem estar com a licença para trafegar em dia. A licença é fornecida pelo município a cada semestre após a atualização cadastral (da empresa, veículo e motorista) e a vistoria dos itens obrigatórios e de segurança do veículo.
    O serviço de vistoria realizado pela Prefeitura ajuda a inibir a ação de empresas que atuam sem autorização nesse meio e que podem representar riscos à segurança daqueles que são transportados. Mas é importante também que o contratante verifique a situação da empresa de transporte antes de fechar negócio. O veículo deve exibir o cartão de vistoria no para-brisa (canto superior direito); no documento consta, entre outras informações, a data de validade da licença.
    Os artigos 136,137, 138 e 139 do Código de Trânsito Brasileiro e a lei municipal n°1848/2008 (que dispõe sobre a exploração do transporte escolar no município de Araucária) podem ser consultados para mais esclarecimentos. Denúncias, sugestões, elogios, dúvidas ou reclamações podem ser direcionados e formalizados via email taxi.escolar@araucaria.pr.gov.br ou via Ouvidoria (e-mail ouvidoria@araucaria.pr.gov.br ou telefone 0800-643-1550). No caso de denúncia sobre transporte irregular, o denunciante ajuda muito a equipe de fiscalização se puder fornecer informações como horário do atendimento, nome da empresa e/ou em qual unidade educacional ela atua.

  • Lapa

    300 pequenos produtores terão suas propriedades regularizadas

    A Prefeitura da Lapa em parceria com o Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná realizou no dia 12 de agosto, uma reunião pública nas dependências do Barracão da Igreja do Mato Preto Santa Regina para esclarecimentos do Programa de Desenvolvimento Econômico e Territorial - Pró Rural. O programa consiste na regularização fundiária de pequenas propriedades rurais do interior do município. 
    O encontro contou com as presenças do Prefeito da Lapa Paulo Furiati, do Deputado Federal Luciano Ducci, do Presidente da OAB Subseção Lapa DR. Diego Ribas, do Vereador Acyr do Sindicato, do representante do ITCG DR. Dirceu Alves, dos Secretários de Agropecuária e Meio Ambiente Júlio Bastos e de Saúde Rui Wiedmer, além do representante da EMATER Helio Skiba.
    Furiati destacou que o programa "tem uma função social importantíssima que é a titularidade do imóvel, oferecendo maior segurança às famílias que, muitas vezes residem há mais de 40 anos na terra sem um documento de propriedade", disse.
    Centenas de pequenos produtores pré-cadastrados na primeira fase do programa participaram do encontro. A dinâmica dos trabalhos contou com explanação técnica e a participação do público para dúvidas ou questionamentos. O considerável volume de perguntas direcionadas ao técnico do ITCG demonstrou o grande interesse dos agricultores pela regularização de suas propriedades.
    Entrega da documentação:
    Nos próximos dias, divididos por regiões, os proprietários rurais serão chamados para a entrega da documentação necessária para dar entrada no processo. Os técnicos do ITCG estarão presentes no momento do cadastramento das famílias, que se realizará no Receptivo Turístico, anexo ao Parque Linear. As datas e horários serão divulgados nos canais de comunicação oficiais (Programas de rádio, Site, Facebook e Instagram).
    Produtores beneficiados:
    A identificação e pré cadastramento dos agricultores a serem beneficiados pelo programa foi realizada pela Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente e pelo Instituto EMATER.
    O ITCG cadastra os pequenos agricultores e faz o levantamento da documentação necessária (Mapas, Memoriais Descritivos e ART's-Anotação de Responsabilidade Técnica) para que as ações sejam ajuizadas pela Defensoria Pública e Tribunal de Justiça do Paraná. Com isso, os custos da titulação, que seriam pagos pelos beneficiários, são 100% cobertos pelo programa.

  • Pontal do Paraná

    Prefeitura e Provopar oferecem curso de manipulação de alimentos para vendedores ambulantes

    Prefeitura e Provopar oferecem curso de manipulação de alimentos para vendedores ambulantes
    (Foto: Ascon/PMPP)

    A Prefeitura de Pontal do Paraná, juntamente com o Provopar (Programa do Voluntariado Paranaense), em parceria com SENAC vai oferecer a partir da próxima quinta-feira (22) um curso de boas práticas na manipulação de alimentos para vendedores ambulantes.

    As inscrições devem ser realizadas no Provopar. O curso de manipulação de alimentos é uma exigência para os ambulantes trabalharem na praia. O objetivo do curso é orientar os participantes sobre as técnicas e procedimentos no preparo e manipulação dos alimentos especialmente para vendedores ambulantes conforme normativas sanitárias do Ministério da Saúde.

    O prefeito Marcos Fioravante (Casquinha) destacou que o curso capacita as pessoas a trabalharem com mais profissionalismo e higiene vendendo seus produtos na alta temporada.

    "Todos que irão vender seus produtos na praia atendendo nossos turistas devem passar por esse curso que vai melhorar e muito a manipulação dos alimentos, o atendimento e com certeza vai gerar mais retorno para os vendedores também, lembrando que o curso é do SENAR e totalmente gratuito", disse o prefeito.

    Para fazer a inscrição é necessário ter dezoito anos e o 5º ano do ensino fundamental. A carga horária total é de três horas e o curso será ministrado por uma nutricionista do SENAR das 18h30 às 22h na sede do Provopar. É necessário levar a ficha de inscrição devidamente preenchida.

    CURSO

    No curso de "Boas Práticas na Manipulação de Alimentos para Vendedores Ambulantes", a nutricionista do SENAC vai passar um conteúdo voltado para dinâmica de interação; perigos físicos, químicos e biológicos; estrutura física, qualidade da água; controle de pragas; higiene e comportamento pessoal, de utensílios, equipamentos e uso de uniformes; tratamento do lixo e regras para visitantes; além de embalagens, validade, armazenagem, temperatura e higienização, transporte e distribuição de alimentos.

    A primeira-dama e presidente do Provopar, Rosa Fioravante, explicou que fazendo o curso os vendedores ficam aptos a venderem seus produtos com mais segurança para quem compra e para quem vende.

    "Sabemos que muitas pessoas que vendem na praia são de baixa renda e por isso o curso gratuito, para que todos façam. Fizemos essa parceria para atender nossos vendedores ambulantes, para que eles se sintam cada vez mais preparados para o trabalho, com qualidade em seus produtos, no atendimento, e muita higiene e segurança", finalizou Rosa Fioravante.

    Os pedidos de capacitação de candidatos ao comércio ambulante (conforme lista 1 abaixo) que são atendidos pelo município por meio da Secretaria Municipal de Saúde, no departamento de Vigilância Sanitária. Os candidatos que já possuem o certificado de capacitação (conforme lista 2 abaixo) podem recolher os documentos no departamento de Tributação da Prefeitura.

  • Cultura

    Inscrições para participação no Desfile Cívico de Piraquara encerram nesta sexta

    Inscrições para participação no Desfile Cívico de Piraquara encerram nesta sexta
    (Foto: Divulgação/ Piraquara)

    As inscrições das entidades interessadas em participar do Desfile Cívico de Piraquara encerram nesta sexta, dia 23 de agosto. Com o objetivo de aprimorar a organização do evento, desde o ano passado foi instituído um regulamento para a participação e a possibilidade de inscrições antecipadas. 

    Os participantes deverão realizar as inscrições por meio do preenchimento de um formulário eletrônico no site Prefeitura de Piraquara e enviar um breve histórico da entidade para o e-mail cultura.esporte@piraquara.pr.gov.br. As corporações militares participarão como convidadas do município. 

    O desfile será no dia 06 de setembro, às 09h30, com a participação de entidades da sociedade civil organizada e órgãos do poder público.

    Confira o regulamento e faça agora a inscrição

  • São José dos Pinhais

    “Força-tarefa” combate transporte Irregular de passageiros e produtos falsificados

    “Força-tarefa” combate transporte Irregular de passageiros e produtos falsificados
    (Foto: Divulgação/ São José dos Pinhais)

    Uma reunião realizada na manha desta segunda-feira, na sede do 17º Batalhão de Policial Militar em São José dos Pinhais, deixou definida a formação de uma “força tarefa”, destinada a combater o comércio de produtos falsificados e o transporte clandestino de passageiros, com ênfase ao transporte escolar e ao transporte individual.

    Participaram da reunião, convocada pelo Comandante do 17º BPM, Coronel Renato de Oliveira Ribas, o comandante da 1º Companhia de Policia Militar, Capitão Alessandro Galeski, oficiais do Batalhão e da Companhia, o secretário de Transportes e Trânsito, Fabricio Tambolo, além de representantes das Secretarias Municipais de Finanças, Urbanismo e Guarda Municipal de São José dos Pinhais, além de representantes da indústria O Boticário, que apresentou estudos de ações de combate ao comercio ilegal de perfumaria.

    Nesta oportunidade, a “força-tarefa” discutiu a operacionalidade das ações  e apontou a necessidade de envolvimento de outras instituições, como o Ministério Público e conselhos municipais, que serão acionados em caráter emergencial, pois embora não tenha sido definida uma data para as primeiras ações, existe a possibilidade que a primeira operação aconteça ainda nesta semana.

    Segundo o Secretário Fabricio Tambolo, a intensificação na fiscalização e no combate ao transporte clandestino é uma necessidade emergencial. “Estamos realizando na SEMUTTRAN a finalização dos processos de vistoria e inspeção no transporte escolar e iniciando o processo de vistoria dos táxis, e isso tudo visa oferecer segurança para a nossa população, por isso mesmo não podemos permitir que o serviço ilegal, às vezes mais barato, mas sem segurança, chegue aos nossos munícipes, colocando em risco a coletividade. Estamos anunciando que vamos iniciar o combate, e essa é uma oportunidade para aqueles que estejam cometendo as irregularidades, procurem os órgão competentes e se legalizem, ou sofrerão as sanções previstas em lei”, alertou o secretário.

    Já com relação às ações de combate ao comércio de produtos falsificados e contrabandeados, o coronel Ribas que a PM e parceria com a Guarda Municipal estarão realizando sondagens em horários diferenciados em diversos locais para monitorar as ações, tanto do comércio ilegal de produtos falsificados, quanto do transporte ilegal, para então realizarem as ações.

  • Equipamento público

    São José dos Pinhais ganha novo núcleo esportivo no bairro Rio Pequeno

    São José dos Pinhais ganha novo núcleo esportivo no bairro Rio Pequeno
    (Foto: Divulgação/ Prefeitura de São José dos Pinhais)

    No último sábado (17) a Prefeitura de São José dos Pinhais entregou à população do bairro Rio Pequeno a Estação Cidadania-Esporte Núcleo Riacho Doce, um equipamento público com mais de 3mil m2 de área, com ginásio coberto completo e pista de corrida e salto em distância.

    “Poder entregar esse equipamento para a população é a concretização do que buscamos para nossa população: serviço público de qualidade. Ainda mais quando falamos do esporte, que é saúde, inclusão e cidadania”, disse o prefeito Toninho Fenelon.

    O prefeito acompanhou a primeira prova de corrida de 100m realizada com a participação de crianças e jovens da comunidade, onde foram entregues medalhas aos participantes.

    Também durante a inauguração aconteceu o Festival de Ginástica Aeróbica e Ritmos, com participantes de todos os núcleos do esporte de São José dos Pinhais e que reuniu mais de 300 pessoas. “Muito bom ver esse número de participantes- isso é um incentivo incentivo para toda a família”, comentou prefeito.

    De acordo com o secretário de Esporte e Lazer Alessandro Hendler, hoje perto de 5 mil pessoas já praticam esportes nos Núcleos de Esporte e Lazer. “Desde a criança de 4 anos até a maturidade ativa – o Núcleo Riacho Doce é um centro com mais de 1200 vagas à disposição para a comunidade participar”, explicou.

    A estrutura conta com mais de 3mil m² de área construída, inclui ginásio coberto, pista de atletismo, vestiário e banheiros. Foi construída com recursos federais em uma área cedida pela Prefeitura de São José dos Pinhais, que através da Secretaria de Esporte e Lazer comandará as atividades no local.

    Já estão sendo ofertadas para a comunidade aulas gratuitas de Futsal, Basquetebol, Voleibol, Muay Thai, Jiu Jitsu, Atletismo, Ginástica Aeróbica e Ritmos. Para se inscrever basta comparecer a Estação Cidadania-Esporte e escolher a modalidade de acordo com a idade.

    Presenças

    Estiveram presentes na inauguração o vice-prefeito Thiago Bührer; o representante da Secretaria de Esportes do Governo do Estado Hélio Renato Wirbiski; o presidente da Câmara Municipal vereador Assis Manoel Pereira; os vereadores Luiz Paulo, Professor Abelino, Edson Dangui, Pastor Gilmar, e Silvio Santo; o presidente do Conpas Arno Paul; os secretários municipais de Assistência Social Sônia Arruda, Governo Claudio Alves, de Comunicação Eduardo Foggiatto, de Agricultura e Abastecimento Osmar Foggiatto, de Educação Imar Augusto, de Indústria, Comércio e Turismo Giam Celli, de Meio Ambiente Ahirton Sdroieski Jr, de Planejamento e Desenvolvimento Econômico Rafael Rueda Muhlmann, de Saúde Débora Chemim, de Cultura Luica Stocco, de Segurança Fabiano da Rosa, de Transportes e Trânsito Fabrício Tambolo, de Administração e Recursos Humanos Carlos Pereira, de Trabalho, Emprego e Economia Solidária Irapuã Côrtes, de Viação e Obras Públicas Marco Setim e o procurador do município Áriston Ghidin.

  • RMC

    Começa a Semana de Jogos de Ginástica em Pinhais

    Começa a Semana de Jogos de Ginástica em Pinhais
    (Foto: Divulgação/ Prefeitura de Pinhais)

    Na manhã desta segunda-feira (19) teve início a 8ª edição da Semana de Jogos de Ginástica. As atividades, promovidas no Ginásio Poliesportivo Tancredo de Almeida Neves, seguem até a próxima sexta-feira (23). O evento, realizado anualmente pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (SEMEL), reúne alunos que participam das aulas de Ginástica oferecidas pelo Departamento de Esportes e Lazer.

    A prefeita de Pinhais, Marli Paulino, esteve presente na cerimônia de abertura dos Jogos e ressaltou a importância dos cuidados com a saúde. "Vivemos em um momento em que a preocupação com a nossa saúde deve ser nossa prioridade. Que vocês continuem buscando melhor qualidade de vida e hábitos saudáveis sempre. É um prazer estar com vocês acompanhando mais uma edição deste evento tão bonito", comenta.

    De acordo com o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Elom Tiago Fagundes, eventos como este demandam dedicação da equipe da SEMEL. "Reunimos os alunos e alunas dos polos, onde são disponibilizadas as atividades, em uma competição saudável que estimula a socialização e a prática esportiva. A equipe envolvida na organização dos Jogos é altamente qualificada e dedicada a oferecer a vocês saúde por meio de atividades físicas", ressalta.

    Segundo o diretor do Departamento de Esportes e Lazer, Gilberto Hartkopf, o intuito desta iniciativa é fazer com que os participantes se conheçam e criem laços durante as competições. "A ideia é promover integração entre vocês. É importante que vocês interajam. Então bons jogos, aproveitem. Boa sorte a todos", comenta.

    O presidente da Câmara Municipal, vereador Marcinho, enalteceu a iniciativa como oportunidade de promoção de saúde e bem estar para a comunidade. "Nós vereadores somos grandes parceiros da administração municipal, pois procuramos beneficiar sempre a vida da nossa população".

    Também estiveram presentes na cerimônia de abertura, os vereadores Pioco e Renan Ceschin.

    Serviço

    A 8ª edição da Semana de Jogos de Ginástica será realizada até a próxima sexta-feira (23), no Ginásio Poliesportivo Tancredo de Almeida Neves, localizado na Rua 11 de Junho, 673, bairro Centro. Mais informações pelo telefone (41) 3912- 5250.

  • Projeto Horta Cultive Saúde

    Horta em unidade de saúde de Mandirituba funciona como prática terapêutica e auxílio às doenças

    Horta em unidade de saúde de Mandirituba funciona como prática terapêutica e auxílio às doenças
    (Foto: Ascom/PMM)

    O uso de chás e hortaliças para tratamentos medicinais é muito comum na região de Mandirituba devido à proximidade dos moradores com a agricultura familiar, entretanto nem todos os chás e hortaliças devem ser consumidos por pessoas que possuem alguma doença ou problema de saúde. Foi então que em reunião administrativa na Unidade Básica de Saúde Central I, surgiu a ideia de implantar uma horta com diversidade de chás e hortaliças para que a população receba informações sobre a ação desses medicamentos naturais. “Acreditamos que uso das plantas auxilia na recuperação e prevenção de saúde do paciente desde que ele receba informações adequadas, além de ser terapêutica a atividade de cultivo de plantas, o nosso projeto quer levar a população mais conhecimento sobre os recursos naturais que podemos e devemos utilizar, nossa terra é rica e o consumo adequado traz muitos benefícios para a saúde” declara Laodiceia Santos enfermeira da Unidade Central.

    A Horta da Unidade Central conta com 12 tipos de hortaliças entre elas hortelã, boldo, capim limão, penicilina, erva doce e camomila, além de verduras como repolho, alface e couve.

    Os pacientes com transtornos mentais são incentivados a realizar atividades de cultivo e os demais pacientes aprendem como utilizar essas plantas para auxílio e complemento dos tratamentos indicados pela equipe de saúde.

    A equipe de saúde também solicita à população que doe mudas de plantas de difícil acesso que trazem benefícios à saúde. Todos os chás e tratamentos indicados com plantas são supervisionados pelos médicos, nutricionista e farmacêutica do município, e a manutenção da horta é feita por toda a equipe da Unidade Central e o projeto recebeu apoio da Secretaria de Agricultura e Administração.

  • Administração

    Quatro novas ruas de Guaratuba começam a receber asfalto

    O prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, acompanhou, no início da tarde da sexta-feira (16) a colocação de asfalto na rua Plínio Tourinho, no bairro Cohapar.

    Nos próximos dias, serão asfaltadas quatro ruas entre o Cohapar e a Vila Esperança: além da Plínio Tourinho, as ruas Teixeira Soares, Emílio de Moraes e Julia Wanderley.

    O projeto original era asfaltar 11 quadras, totalizando 1.100 metros, mas a Prefeitura vai ampliar a obra. Ao todo, serão pavimentados em asfalto e paver 42 ruas em diversos bairros.

  • Quatro Barras

    Projeto Ensinar para Proteger realiza formatura de 104 alunos

    Projeto Ensinar para Proteger realiza formatura de 104 alunos
    (Foto: Diego Tiller/PMQB)

    Na quarta-feira, 14, o projeto Ensinar para Proteger (EPP) realizou a formatura de mais 104 alunos. Em uma cerimônia calorosa, realizada no Salão Paroquial da Capela Nossa Senhora Aparecida, alunos, professores, autoridades civis e militares e patrocinadores, puderam comemorar mais essa conquista.

    Ensinar para Proteger é um projeto da Defesa Civil de Quatro Barras, juntamente com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura. Conta com o apoio da Polícia Militar do Paraná, Polícia Ambiental – Força Verde, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal de Curitiba, Prefeitura Municipal de Curitiba, Museu de História Natural, Defesa Civil de Curitiba, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA) e Secretaria Municipal de Educação de Quatro Barras. Conta, ainda, com o patrocínio das Empresas Enaex Britanite e Grupo Paládio.

    O projeto foi coordenado pela equipe da Prefeitura de Quatro Barras, tendo a frente os servidores Rosamaria Duarte, Ivonei Zanela e Fernando Bunn. Dentre os objetivos do Projeto temos a prevenção de acidentes, os primeiros socorros e a preservação do meio ambiente, priorizando sempre a vida. Nesta edição, as ações foram realizadas com os alunos do 4º e 5º ano da Escola Municipal João Curupaná da Silva.

    De acordo com os coordenadores, esse é considerado um projeto de sucesso, que já está em sua segunda edição e há muita procura para que aconteça em outras escolas municipais. Além dos 104 formandos, essa edição do projeto conseguiu atingir diretamente 430 alunos da escola e beneficiou, indiretamente, 1500 pessoas.

    Para o Engenheiro Ambiental Fernando Bunn, um dos coordenadores do EPP, “a experiência de trabalhar com crianças é sempre gratificante, pois o conhecimento adquirido vai além do aprendizado, eles passam a atuar como multiplicadores desse saber”.

    Para o Prefeito Angelo Andreatta, Lara, “existem ações que transformam vidas. Esse projeto com certeza vai transformar não somente o Jardim Menino Deus, mas toda a cidade. Estamos trabalhando com a essência das crianças. Ensinar para Proteger é uma mudança de atitude, sem dúvida estamos no caminho certo”.

    Além da retrospectiva do projeto, que totalizou 84 horas atividade, realizadas no primeiro semestre de 2019, a cerimônia contou com premiações para os alunos: desenhos fantásticos, textos incríveis, superando limites e alunos revelação. Houve, ainda, o juramento dos formandos, a entrega de certificados e a entrega de presentes, oferecidos pelos patrocinadores.

    Sem dúvida, essa noite ficará na memória das crianças, pois foi o fechamento de um ciclo de muito aprendizado e vivências únicas.

    É a Prefeitura Municipal trabalhando em parceria com demais instituições públicas e privadas, para fazer a diferença na trajetória de vida das crianças de Quatro Barras.

  • Transporte

    Pontos de ônibus de Paranaguá passarão por manutenção

    A empresa Hope Construtora assinou na sexta-feira, 16, o contrato para a limpeza e manutenção de pontos de ônibus de Paranaguá, medida que visa dar mais conforto para a população que utiliza o transporte público.

    Uma equipe da Secretaria de Serviços Urbanos (Semsu) está fazendo um levantamento sobre a situação dos pontos para saber o serviço a ser realizado em cada um. Os trabalhos começarão a partir de segunda-feira, 19. Inicialmente 100 pontos receberão as melhorias. Além da manutenção, alguns pontos serão substituídos.

    Limpeza, pintura, troca de peças, calçamento, revitalização de lixeiras, substituição de bancos e telhados são alguns dos serviços que serão realizados. Segundo o Diretor comercial da Hope Construtora Roberto Araújo, uma equipe de oito pessoas da empresa estará na cidade para realização dos trabalhos.

    O secretário de Serviços Urbanos Cláudio Roberto Mariano destacou que os pontos presentes em locais que receberão novos, serão retirados, recuperados e reinstalados em outras localidades. O secretário ainda falou do investimento na ação, que passa dos R$ 400 mil e que o trabalho é uma das prioridades da Secretaria. “Assumimos a pasta esta semana, e estamos dando andamento a esse trabalho que entendemos como prioridade”, destaca.

    Já o prefeito Marcelo Roque comentou sobre a importância da ação. “Uma melhoria que atinge diretamente a população que utiliza o serviço de transporte público todo dia, dando mais conforto e bem estar”, ressalta.

    Também participaram da reunião a arquiteta e fiscal do contrato Rita Abe, o Diretor de Concessões e Permissões Fúlvio Berlim e os representantes da Hope Construtora, Alex Brandt e o diretor comercial Roberto Araújo.

  • Colombo

    Projeto do novo trecho de obras da Av. Abel Scuissiato é apresentado para comerciantes

    Projeto do novo trecho de obras da Av. Abel Scuissiato é apresentado para comerciantes
    (Foto: Reprodução/PMC)

    Na noite da última quinta-feira, 15, no Saguão da UAB (Universidade Aberta do Brasil), localizado na Regional do Maracanã, a prefeita Beti Pavin acompanhada do vice-prefeito Sérgio Pinheiro e do secretário de Governo Luiz Gilberto Pavin, participou de um encontro com comerciantes da região do Alto Maracanã, para debater sobre as obras de reurbanização e melhorias da Avenida Abel Scuissiato.

    “Em 2003 fizemos a primeira intervenção nessa via, que era cheia de buracos e precisava de melhorias. Agora, 16 anos depois, percebemos o tanto que nosso município cresceu e desenvolveu, tendo a necessidade de uma nova intervenção nesse trecho. Por isso, é muito importante a participação de todos, para conhecer sobre a obra e tudo que ela contempla”, disse a chefe do poder executivo, Beti Pavin.

    Os serviços de reurbanização neste novo trecho acontecem entre a Estrada da Ribeira e a Rua Thomas Edison, somando 560 metros de extensão com investimentos de recursos próprios de aproximadamente R$ 4,5 milhões.

    “Este é um local de muito movimento e importante para a cidade. Por isso marcamos o encontro para ouvir quem está no dia-a-dia e vivencia a região do Maracanã. Com certeza é uma grande obra que vem para somar ainda mais no comércio de Colombo”, enfatizou o vice-prefeito, Sérgio Pinheiro.

    Sobre a obra

    Na ocasião, o secretário de Governo, Luiz Gilberto Pavin e o arquiteto e urbanista Heitor Rodrigues, apresentaram o projeto aos presentes. Por meio de imagens em 3D, foi possível analisar todos os pontos que a obra contemplará.

    “Será uma grande obra que chega para beneficiar os comerciantes e também moradores que transitam nessa região todos os dias. Hoje pudemos debater e esclarecer para que todos saiam satisfeitos com as melhorias que serão feitas”, explicou o secretário da pasta, Gilberto Pavin.

    Após finalizado, este trecho da Abel Scuissiato contará com canteiro central, calçadas, estacionamento, rotatória, sinalização, ciclofaixa, travessias elevadas, mobiliário urbano (bancos, lixeiras, abrigo de ônibus), paisagismo, iluminação de LED, espaço de convivência e eventos, entre outros.

    Para Mari Oikawa e Marcos Keiji Oikawa, proprietários há 20 anos da Distribuidora de Bebidas Japas, a revitalização vem como um impulso para melhorar o comércio local. “Estamos empolgados com a novidade, que vai agregar muito na região. É uma obra importante para todos, e inclusive agora vamos reformar a loja para ter um novo espaço adequado para receber nossos clientes”.

    Novidade

    Durante o encontro, a prefeita Beti Pavin anunciou a implantação do estacionamento regulamentado na região. “Essa é uma forma que encontramos para dar mais rotatividade no local, ajudando os comerciantes que hoje em dia até perdem clientes por não ter local para estacionar. O projeto já foi aprovado na Câmara de Vereadores e em breve iremos licitar uma empresa para cuidar dessa questão, que terá fiscalização forte por parte do poder público”, destacou Beti.

    “Esse projeto é inovador e trará inúmeros benefícios. Atualmente não temos vagas disponíveis para nossos clientes, e o pouco que tem na extensão da via é utilizado por ambulantes. Então recebemos essa novidade com otimismo, já que precisávamos dessa renovação nos comércios”, disse João Rafael Landes, de 37 anos, que passou a infância na região e acompanhou todo o desenvolvimento da Avenida. Desde 1999 ele cuida da loja Cicles Landes, – herdada do pai – a loja teve seu início em 1982, exatos 37 anos no mesmo ponto.

    Reurbanização completa da Abel Scuissiato

    Vale lembrar, que as obras acontecem em duas etapas. O primeiro trecho de obra, já iniciado, vai da Rua Thomas Edison até a Rua Las Vegas. E beneficiará dez regiões da cidade como também fortalecerá a ligação com a BR-116 e o município vizinho de Pinhais.

    Entre as regiões contempladas estão: Guarani, Planta Teixeira de Lara, Vila Petrópolis, Jardim Quitandinha, Jardim Alvorada, Campo Alto, Jardim Central, Jardim Abigail, Vila Miracema e Atuba.

    A obra conta com investimentos de mais de R$ 15 milhões para a sua reurbanização, incluindo outras vias urbanas do seu entorno. Os recursos são do financiamento contratado pela Prefeitura por meio do programa Avançar Cidades, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

  • Campo Largo

    Membros da Rede de Proteção Ferraria realizam reunião para estruturar Atendimentos no Distrito

    Membros da Rede de Proteção Ferraria realizam reunião para estruturar Atendimentos no Distrito
    (Foto: Ascom/PMCL)

    No último dia 15/08, membros da Rede de Proteção da Ferraria participaram de uma reunião para discutir o assunto da possibilidade de dispor, de forma fixa, um conselheiro para atender as demandas do Distrito.

    O Sargento Chrestani, Comandante do DPM Ferraria, juntamente dos demais membros da Rede, expuseram as necessidades da região – “…é um distrito com um número elevado de crianças, e, em sequência disto, há muitas situações envolvendo os menores. Como servidor da Segurança Pública, e atuante na região, já verifiquei inúmeros acontecimentos que muitas vezes não são levados para frente, pois existe a cultura de que o atendimento dos conselheiros não ocorra na nossa região, ficando muitas situações impunes. A permanência de um conselheiro local irá coibir muitas das ocorrências, é uma garantia de seguridade para as nossas crianças”, explicou o Sargento.

    A secretária de Desenvolvimento Social de Campo Largo, Zeila Plath, explanou a importância do projeto para a região e emendou que outras reuniões serão agendadas para dar andamento efetivo.

    O vice-prefeito Mauricio Rivabem, o secretário de Governo, Fernando Galarza, e o Ex-secretário adjunto de Esporte, Maicon Massera, também estiveram presentes na reunião e da mesma forma parabenizaram a bandeira levantada pelo Sargento.

  • Educação

    Cursinho Pré-Vestibular Nascente prepara jovens de Piraquara para ingresso no ensino superior

    Cursinho Pré-Vestibular Nascente prepara jovens de Piraquara para ingresso no ensino superior
    (Foto: Ascom/PMP)

    No dia 13 de agosto, tiveram início as aulas do Cursinho Pré-vestibular Nascente. Cerca de 100 alunos iniciaram a preparação para concorrerem nos principais vestibulares de 2019. O Prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli, o Marquinhos, recebeu os alunos durante a aula inaugural no auditório da Escola Municipal João Batista Salgueiro.

    O cursinho é oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Piraquara, com o objetivo de auxiliar os jovens do município a ingressarem no ensino superior. Com professores especializados, material e transporte gratuito, os estudantes são preparados para concorrerem às diversas vagas existentes nos mais conceituados vestibulares.

    O Prefeito Marquinhos relembrou os tempos de sala de aula e deu uma palinha de matemática para a nova turma. "É sempre gratificante receber novos alunos que buscam no cursinho a oportunidade de ingresso no ensino superior. Espero que aproveitem as aulas e a estrutura oferecida para que possam concorrer de igual com outros estudantes", ressaltou.

    Nos últimos anos, por meio da preparação, jovens de Piraquara conquistaram vagas em importantes instituições de ensino. No vestibular da UFPR, o mais concorrido do Estado, por exemplo, mais uma vez o município teve alunos aprovados com o auxílio do Cursinho Pré-vestibular Nascente.

    Também participaram da aula inaugural a Secretária de Educação, Carla Villar, e a Primeira Dama, Ana Elizabete Mazon de Souza Tesserolli.

    VAGAS REMANESCENTES

    A turma de 2019 segue com vagas remanescentes para serem preenchidas. Os interessados devem levar cópia dos documentos exigidos na aula do cursinho, às 19h, entregar para Cleide ou Carol e iniciar os estudos.

    Segue relação de documentos:

    - Cópia do RG do candidato.

    - Cópia do RG do responsável legal.

    - Comprovante de renda (serão aceitos holerites, e em caso de autônomos, a declaração de renda registrada em cartório)

    - Cópias dos documentos oficiais com foto dos moradores da residência.

    - Comprovante de residência.

  • Pinhais

    Secretaria de Saúde realiza palestra sobre arbovirose

    Secretaria de Saúde realiza palestra sobre arbovirose
    (Foto: Ascom/PMP)

    A Prefeitura de Pinhais, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou na última terça-feira (13), no auditório da Vigilância Ambiental, palestra sobre arbovirose para trabalhadores da Transresíduos. O objetivo da palestra, dentro da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) da empresa, foi alertar aos trabalhadores sobre todos os agravos à saúde em que eles estão expostos.

    As arboviroses são as doenças causadas pelos arbovírus, que incluem a dengue, Zika, chikungunya e febre amarela. A classificação "arbovírus" engloba doenças transmitidas por insetos e aracnídeos. Na oportunidade, também foram abordadas outras doenças as quais o público está suscetível, como a leptospirose.

  • Segurança

    Guarda Civil Municipal de Campina Grande do Sul completa 13 anos

    Guarda Civil Municipal de Campina Grande do Sul completa 13 anos
    (Foto: Ascom/PMCGS)

    Campina Grande do Sul comemorou os 13 anos da Guarda Civil Municipal na sexta-feira (16/08). "A segurança é uma de nossas prioridades. Estamos fazendo o que está ao nosso alcance para avançar nesta área. Investimos forte e trabalharemos todos os dias para garantir uma Campina Grande do Sul mais segura para o povo campinense", destacou o prefeito Bihl Zanetti.

    Os números comprovam que o investimento está trazendo resultados. Nesse ano, até o presente, já foram realizados mais de 1.700 atendimentos de diversas naturezas, como roubos, furtos, tráfico de drogas, acidentes de trânsito, verificação de pessoas suspeitas, entre outros.

    As ações da Guarda Civil Municipal, em conjunto com as forças de segurança do Estado, tem diminuído o número de roubos no município. Segundo os números oficiais, fornecidos pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SESP), demonstram a queda nos índices criminais de roubos no município. Em Campina Grande do Sul, os roubos tiveram mais de 27% de redução e os roubos de veículos mais de 34%, no comparativo com o mesmo período de 2018.

    Em 2019, seguindo ações já realizadas nos anos anteriores, a GCM esteve presente nas escolas municipais realizando palestras de educação no trânsito. Os alunos, além de ouvir orientações sobre o tema, receberam aulas demonstrativas sobre segurança no trânsito.

    Atualmente o efetivo da GCM é composto por 24 agentes qualificados. Os agentes para investidura no cargo público de guarda civil municipal, precisam passar por formação técnica profissional com duração em média de 600 horas, onde são aplicadas disciplinas de técnicas de armamento e tiro, defesa pessoal, direito penal, cidadania, ética e direitos humanos, técnicas de patrulhamento e abordagem, técnicas de uso de armas menos letais, entre outras, conforme grade curricular da SENASP (Secretaria Nacional de Segurança Pública).

    A diretoria de ensino da GCM também realiza todos os anos o curso de aperfeiçoamento técnico que visa o treinamento contínuo de todos os GCMs.

  • Vendas ao poder público

    Araucária é o 1º município da região a contar com um 'Escritório de Compras' para capacitar empreendedores

    Araucária já conta com um 'Escritório de Compras' que funciona no Espaço do Empreendedor. Com isso, os empreendedores de Araucária passam a contar com um apoio ainda maior para que empreendedores locais estejam melhor capacitados para participar das licitações do poder público local e de outras cidades brasileiras. Esse apoio da Prefeitura é gratuito e busca capacitar, aumentar a competitividade dos empreendedores locais e ampliar possibilidades de negócios para estimular cada vez mais a geração de renda no município. A ação integra as estratégias de apoio aos pequenos negócios previstas no Programa Avançaraucária.
    Segundo informações da Secretaria Municipal de Finanças (SMFI), cerca de 80% das licitações em Araucária são voltadas pequenas empresas; mas a grande maioria das vencedoras são pequenas empresas de outros locais. A ação do "Escritório de Compras", que conta com suporte do Sebrae Paraná, pretende mudar essa realidade.
    Por meio das informações registradas no Portal de Compras Leste (portal que aproxima empresários e instituições públicas - Prefeituras e Câmaras Municipais - de 23 municípios da Região Metropolitana de Curitiba, Vale do Ribeira e Litoral) será possível informar as empresas locais sobre a abertura de concorrências públicas, além de enviar os editais dessas concorrências. Os empreendedores que já participam de concorrências públicas da Prefeitura de Araucária, mas que, por ventura, sejam desclassificados por alguma falha durante o processo serão orientados a buscar o apoio do Escritório de Compras.
    Nos últimos anos, a Prefeitura conseguiu retomar a confiança dos fornecedores e tem cumprido plenamente seus prazos de pagamentos. Agora, o foco é fazer com que empresas locais estejam melhores capacitadas para conseguir fechar negócios no município e fora dele. Empresas mais competitivas são importantes instrumentos para o desenvolvimento do município.
    Formação - Para microempreendedores individuais (MEIs) o apoio pode ser também com oficinas para orientar sobre legislação, documentação e participação nas concorrências. No caso dos microempresários e empresas de pequeno porte, há cursos contratados pela Prefeitura também para orientar sobre como participar das concorrências públicas e questões específicas de empresas desse porte. É importante destacar que esse tipo de apoio também se estende a produtores rurais.
    São parceiros do Escritório de Compras de Araucária a Fecomércio, Faciap, Fopeme, Assomec, Pró-Metrópole e Cacileste. O Espaço do Empreendedor de Araucária/ Escritório de Compras fica à rua Pedro Druszcz, nº 111, Centro. Mais informações: (41)3614-1559.

  • Segurança

    Araucária informa pais sobre exigências para transporte escolar particular

    Araucária informa pais sobre exigências para transporte escolar particular
    (Foto: Divulgação/Urbanismo)

    Visando a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes do município e uma melhora do serviço de transporte escolar particular, a Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo/Departamento de Transporte Comercial, orienta pais e responsáveis que contratam esse serviço a estarem atentos se a empresa está devidamente cadastrada na Prefeitura. Essas empresas de transporte escolar particular devem estar com a licença para trafegar em dia. A licença é fornecida pelo município a cada semestre após a atualização cadastral (da empresa, veículo e motorista) e a vistoria dos itens obrigatórios e de segurança do veículo.

    O serviço de vistoria realizado pela Prefeitura ajuda a inibir a ação de empresas que atuam sem autorização nesse meio e que podem representar riscos à segurança daqueles que são transportados. Mas é importante também que o contratante verifique a situação da empresa de transporte antes de fechar negócio. O veículo deve exibir o cartão de vistoria no para-brisa (canto superior direito); no documento consta, entre outras informações, a data de validade da licença.

    Os artigos 136,137, 138 e 139 do Código de Trânsito Brasileiro e a lei municipal n°1848/2008 (que dispõe sobre a exploração do transporte escolar no município de Araucária) podem ser consultados para mais esclarecimentos. Denúncias, sugestões, elogios, dúvidas ou reclamações podem ser direcionados e formalizados via email taxi.escolar@araucaria.pr.gov.br ou via Ouvidoria (e-mail ouvidoria@araucaria.pr.gov.br ou telefone 0800-643-1550). No caso de denúncia sobre transporte irregular, o denunciante ajuda muito a equipe de fiscalização se puder fornecer informações como horário do atendimento, nome da empresa e/ou em qual unidade educacional ela atua.

  • Diversão para os pequenos

    Toda segunda, rolê ambiental no parque de Almirante Tamandaré

    Toda segunda, rolê ambiental no parque de Almirante Tamandaré
    (Foto: Divulgação)

    Todas as segundas-feiras, alunos da rede municipal de ensino participam do projeto “Rolê Ambiental” – o projeto ensina educação ambiental, esclarece dúvidas, mostra a fauna e a flora existentes dentro do Parque Municipal Ambiental Anibal Khury, as árvores centenárias e as nascentes de água. Professoras, funcionárias de escola e do parque acompanham a caminhada educativa.

    Abaixo, confira as fotos dos passeios mais recentes


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