• Litoral

    Terminal de Embarque de Pontal do Paraná vem recebendo diversas obras

    O Terminal de Embarque, um dos pontos de turismo de Pontal do Paraná, começa a receber as reformas necessárias para o melhor atendimento aos visitantes e moradores.

    O prefeito Marcos Fioravante (Casquinha), juntamente com o Secretário Municipal de Obras, Fábio de Oliveira, visitaram as obras que estão em andamento no Terminal de Embarque, no Balneário Pontal do Sul.

    O Secretário de Obras comentou a importância da reforma promovida no terminal de embarque, pois é um local turístico, pelo qual transita centenas de pessoas, muitas para conhecer ou para ir a Ilha do Mel.

    O prefeito destacou que ainda mais obras serão realizadas no terminal de embarque, com a implantação de novas lojas e uma praça de alimentação, melhorando ainda mais local.

  • Finanças

    Agência do Contribuinte: Horário de atendimento é ampliado em Guaratuba

    Com a proposta de oferecer ainda mais comodidade aos contribuintes do município, a Prefeitura Municipal de Guaratuba ampliou o horário de atendimento da Agência do Contribuinte, das 8h às 17h30, sem intervalo para almoço. A população pode resolver qualquer pendência sobre IPTU, ISS, ITBI, entre outros tributos, na Agência que funciona de segunda a sexta-feira, localizada na Rua XV de Novembro, ao lado da Praça Central.

    Os carnês do IPTU 2019 já estão disponíveis no portal da prefeitura. Para o acesso online, o contribuinte precisa estar com alguns dados em mãos, como a inscrição municipal e informações de indicação fiscal (distrito, zona, quadra, lote, setor, unidade).

    O IPTU 2018 tem desconto de 10% para pagamento à vista até o dia 05/02. A partir do dia 09/02, o pagamento é apenas parcelado e pode ser realizado em até 10 parcelas.

  • Leitura

    Bibliotecas Municipais de São José dos Pinhais batem recorde de empréstimos em 2018

    As Bibliotecas Municipais de São José dos Pinhais bateram o recorde de empréstimos de livros em 2018. Ao todo foram 10 mil obras literárias emprestadas durante o ano.

    Entre o top 10 livros mais lidos das Bibliotecas Municipais da cidade estiveram as coleções “Diário de Um Banana” e “Harry Potter”, além das obras cobradas no vestibular da UFPR 2018. Para o secretário de Cultura, professor Imar Augusto, “isso realça o trabalho que estamos fazendo em prol da comunidade, incentivando os munícipes a ler e oportunizando cultura de qualidade. Reconheço e parabenizo o trabalho da equipe das Bibliotecas que não medem esforços em prol da cultura e da comunidade”.

    Além de bater o recorde de empréstimos, as Bibliotecas fecharam o ano com 1.016 novos cadastros, totalizando 49.569 usuários com a carteira de leitura, aptos a emprestar os livros dos acervos das Bibliotecas Municipais de São José dos Pinhais.

    “Contamos com mais de 80 mil livros nos acervos das Bibliotecas Públicas administradas pela Secretaria de Cultura do município, e já adquirimos mais 500 obras que estarão à disposição da comunidade”, comenta o secretário.

  • Quatro Barras

    Lara transmite cargo ao vice-prefeito Roberto Adamoski

    Na sexta-feira (11) o prefeito de Quatro Barras, Angelo Andreatta (Lara), transmitiu o cargo ao vice-prefeito Roberto Adamoski. Lara se ausentará da função por um período de 15 dias. Ao assumir o Poder Executivo, Adamoski disse que estará à disposição para dar continuidade aos projetos e investimentos realizados no município. A solenidade de transmissão de cargo foi acompanhada por secretários municipais e pelo presidente da Câmara, vereador Antonio Cezar Creplive, no Gabinete da Prefeitura.

  • Previdência

    Recadastramento dos aposentados e pensionistas do PiraquaraPrev terá início no dia 15 de janeiro

    O recadastramento do Instituto de Previdência do Município de Piraquara - Piraquaraprev para aposentados e pensionistas terá início na próxima quarta-feira, dia 15 de Janeiro. Realizada anualmente, o objetivo da ação é atualizar os dados dos segurados para evitar fraudes e inconsciências nos pagamentos.

    Os servidores aposentados e pensionistas devem apresentar documento com foto, comprovante de endereço e número de telefone atualizados até o dia 25 de fevereiro. O não recadastramento implica no bloqueio do pagamento do benefício, até sua regularização.

    Os beneficiários devem se dirigir a sede do Piraquarapreve, na Rua Barão do Cerro Azul, n° 1749 - Sala 16 (atrás da Prefeitura Municipal de Piraquara).

  • Proteção animal

    Quer adotar um cão ou gato? Participe da Feira de Adoção em Pinhais

    Já pensou em conquistar um novo amigo e ainda dar um lar para ele? No próximo dia 2 de fevereiro será realizada em Pinhais a primeira edição de 2019 da Feira de Adoção de Cães e Gatos, adultos e filhotes. O evento, que acontece das 13h30 às 17h30 no Bosque Municipal, é promovido por meio da Seção de Defesa e Proteção Animal, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

    Os interessados em adotar deverão apresentar a carteira de identidade, comprovante de residência e o CPF, além disso, é necessário assinar um termo de compromisso. Na oportunidade, os novos tutores receberão todas as orientações quanto aos cuidados com o novo membro da família.

    Para serem doados os animais devem estar devidamente vacinados, vermifugados e, os que possuam mais de seis meses de vida, castrados. A comprovação de tais procedimentos deve ser apresentada por meio de documento no dia da feira. Ao se inscrever, por telefone, o doador deve saber da necessidade de providenciar meio de transporte para conduzir o animal até o local, bem como lhe proporcionar conforto, levando guia, cercado ou gaiola. Também caberá ao doador disponibilizar comida, água limpa e fresca, jornais ou caixas, e tudo deverá ser devidamente descartado ao final do evento. Além disso, deverá acompanhar seu animal até o término da feira, e caso o animal não seja adotado, ele continuará sob sua responsabilidade.

    Serviço

    Mais informações e inscrições com a Seção de Defesa e Proteção Animal, pelo telefone (41) 3912-5705.

  • Solidariedade

    Paranaguá encerra recebimentos de doações para Guaraqueçaba com saldo positivo de arrecadações

    Mais uma vez os parnanguaras mostraram sua solidariedade. Durante quatro dias a cidade se uniu para arrecadar doações aos moradores em Guaraqueçaba que foram afetados drasticamente com as fortes chuvas e enxurrada ocorridas no dia 5 de janeiro.

    A Prefeitura de Paranaguá por meio da Defesa Civil e com apoio de secretarias municipais mantiveram até a quinta-feira, 10, a arrecadação de mantimentos para os desabrigados e desalojados da cidade vizinha. “O parnanguara é realmente um povo solidário. Só temos a agradecer a todos que colaboraram. A arrecadação alcançou saldo positivo e, sem dúvida, ajudou muito essas famílias que perderam seus pertences em decorrência das fortes chuvas”, destaca o coordenador da Defesa Civil Municipal e secretário de Segurança, João Carlos Silva.

    O prefeito Marcelo Roque acompanhou todo o processo. “Não poderíamos nos abster de ajudar nossa cidade vizinha e agora agradecemos o trabalho de todos os envolvidos nessa arrecadação. A população parnanguara que sempre tem um grande coração e amor ao próximo, respondeu ao nosso pedido e colaborou intensamente”, salienta o prefeito.

    ARRECADAÇÃO
    Do dia 6 a 10 de janeiro foram arrecadados:

    Vestuário: 8.811 peças

    Alimentos: 2.633 quilos

    Água: 2.374 litros

    Cama, mesa e banho: 257 itens

    Materiais de higiene pessoal e limpeza: 397 itens

    Colchões: 39 unidades

    Calçados: 498 pares

  • Pmai

    Prefeitura de Campo Largo convida população a participar de questionário de desenvolvimento econômico

    A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico contratou o PMAI (Programa Municipal de Atração de Investimentos) visando gerar mais emprego e renda para toda Campo Largo. Diante disso, foi elaborado um questionário importante, que contempla o Programa, para melhorar a base de dados e buscar as melhores soluções em nosso ambiente socioeconômico.

    O PMAI é executado em duas etapas, transformando a maneira de atrair investimentos, resultando num diagnóstico amplo, numa governança integrada e num plano de prospecção efetivo. Municípios que estão preocupados com o desenvolvimento econômico e promoção de investimentos, integram as estratégias para atrair até 3 vezes mais indústrias a empregos.

    Tendo em vista que a Prefeitura de Campo Largo participou deste Programa, em nome da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, nas pessoas do secretário municipal Jean Torres, e do diretor de Assuntos Metropolitanos, Hélio Marzani, solicita-se a colaboração e interação da população para o desenvolvimento da cidade.

    Para isso, foi elaborado um questionário que é uma das etapas do processo, e se faz necessário para melhor elaboração do PMAI, de acordo com a realidade do município.

    Todos podem responder e divulgar este formulário, para alcançar o maior número de cidadãos campo-larguenses possível. Quanto maior a amostra, melhor a análise a ser realizada. O questionário encontra-se no link a seguir: goo.gl/forms/rZTZYktwDSXBhX4s2.

  • Segurança

    Fazenda Rio Grande tem queda de 37% nos homicídios

    O município de Fazenda Rio Grande (Região Metropolitana de Curitiba) teve uma redução de 37% no número de homicídios entre janeiro e junho de 2017 e no mesmo período em 2018. Os números que mostram a redução da violência, segundo dados da PM, foram apresentados na tarde de sexta-feira (11), na Praça Brasil, pelo prefeito Marcio Wozniack e o Tenente Fabio Deiverson, comandante do policiamento no município.

    Além dos homicídios, também foram registradas quedas de 17,5% de furtos (1700 para 1400) e de 25% em roubos (1244 para 933) nos períodos de janeiro a dezembro de 2017 e 2018.

    O prefeito Marcio Wozniack ressaltou a importância dessa queda e credita isso ao trabalho integrado das forças de segurança do município. “Esse trabalho integrado já mostra seus efeitos, isso já vinha ocorrendo no ano passado, quando ficamos mais de 100 dias sem termos algum tipo de homicídio, e ganha mais relevância na medida que a cidade cresce e a criminalidade se reduz”, disse.

    O Tenente Deiverson, que assumiu o policiamento em 2017, disse que o número impacta de forma positiva. “Não se muda a segurança de uma região de uma hora para outra, mas se antes o município era conhecido de forma negativa, começamos a mudar esse quadro e os números comprovam isso”.

    Na opinião do secretário de Defesa Social, Capitão Feitosa, tudo isso resulta de uma política de integração. “Integração das forças de segurança é a palavra-chave para isso, tratamos a segurança com muita atenção e o trabalho realizado pela Guarda Municipal e a Faztrans juntamente com a PM, Polícia Civil, Bope e outras forças nos garantem essa queda na violência”, disse.

    Também participaram do anúncio a delegada Gislaine Pineda, o Major Siloto, do Bope, a Guarda Municipal, Faztrans, além dos secretários municipais e populares.

  • Moradia

    Em Araucária, 174 famílias do Arvoredo 2 recebem contratos de imóveis

    A tarde de quinta-feira (10) foi de muita alegria para moradores do Jardim Arvoredo 2. Em evento no Anfiteatro da Prefeitura de Araucária, eles receberam o contrato de seus imóveis, por meio da Cohab Araucária. A partir de agora são oficialmente proprietários do local onde vivem. O trabalho de reassentamento realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento (SMPL), durou mais de 10 anos. No total, são 174 famílias beneficiadas. Cada uma delas está pagando por seu imóvel. Antes, elas moravam em uma área de alagamento.

    Solange Célia Witcoski é uma dessas moradoras que viu sua vida mudar para melhor com o reassentamento. Ela conta que morou mais de 4 anos na área em que alagava e que há 6 anos está na área nova. "O sonho de todo mundo é ter casa própria. Hoje não preciso erguer mais nada [por causa do alagamento]", afirmou satisfeita. Solange explica que mora com a filha, genro, três netos, 3 gatos e 2 cães e que sua felicidade é poder ver os netos brincarem livres, na terra, sem a preocupação de contaminação [por água das cheias].

    Segundo a Cohab Araucária, os imóveis foram financiados no prazo de até 25 anos. Os moradores já começaram a pagar as parcelas. Cada família pode escolher o prazo de pagamento mais adequado.

    O prefeito Hissam Hussein Dehaini compareceu à entrega de contratos e destacou o trabalho da Prefeitura em regularizar a situação de famílias, como essas 174, e também de não deixar acontecer novos casos de ocupações em áreas de risco. Hissam também aproveitou a oportunidade para responder a questionamentos dos moradores sobre temas de interesse deles.

    Histórico - O processo de transferência das famílias para o local onde vivem hoje ocorreu de 2012 a abril de 2013. A Prefeitura, por meio da SMPL, desenvolveu ações antes, durante e depois do reassentamento, sempre com o envolvimento dos beneficiados. O município garantiu a infraestrutura urbana do novo local, as casas e a pavimentação. Os serviços de água e energia também foram providenciados. Outras 129 famílias da região (área não alagada) também participaram de ações desenvolvidas pela Prefeitura e, em breve, receberão termo de cessão de posse da área onde vivem.

    A área desocupada pelas famílias, que não é própria para habitação por ser de alagamento, passou por processo de recuperação ambiental e agora é o Parque Sol Vitória, nome escolhido em concurso realizado com moradores. Além do novo Parque, a região também foi contemplada nos últimos anos com o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), um espaço para a comunidade com Biblioteca, auditório, sala de informática, quadra poliesportiva e um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). A região também contará com uma escola municipal e um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI).

  • Frota

    Prefeitura de Guaratuba entrega o 15º veículo da gestão 2017-2020

    A Prefeitura de Guaratuba conquistou seu 15º veículo na gestão atual. No começo desta semana, o prefeito Roberto Justus entregou o veículo Renault Sandero à Secretaria Municipal da Pesca. O veículo já se encontra a serviço.

    Desde o início da gestão, em 2017, foram adquiridos 15 automóveis e vans que atendem as secretarias do Bem Estar e Promoção Social, Saúde, Esportes e Agência do Trabalhador.

    A aquisição dos veículos é mais uma conquista da administração municipal resultado de convênios e do bom relacionamento com o poder estadual e federal.

    Os novos veículos estão prestando serviços para a população, como, por exemplo, as vans que transportam pacientes em hemodiálise e tratamento oncológico, ou oferecendo mais qualidade e agilidade ao serviço municipal.

  • Pavimento

    Prefeitura leva mais um trecho em paralelepípedo para região de Cotia

    A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Obras, está fazendo o calçamento em paralelepípedo na Rua Vereador Domingos Benvenutto Moletta, na Colônia Cotia, uma das mais importantes vias de acesso dos moradores da região para o Centro da Cidade. O trecho de 500 metros vai favorecer os principais estabelecimentos comerciais, residências e propriedades rurais produtoras de hortifrutigranjeiros.

    O calçamento está sendo feito em atendimento a Emenda Impositiva do vereador Gilberto Mello e foi autorizado pelo prefeito Toninho Fenelon, que viu a necessidade deste benefício para aquela rua. “Este é mais um serviço público de qualidade que a Prefeitura vai entregar em breve aos moradores, um calçamento em paralelepípedo com durabilidade e pouca manutenção”, disse o prefeito Toninho.

    Para o secretário de Obras Marco Setim, que está coordenando todo o trabalho, a pavimentação e calçamento nas principais vias de acesso nos bairros e colônias fazem parte do cronograma de obras planejado para este início de ano. Segundo ele, a pavimentação e o calçamento vão chegar a outros bairros e colônias. “Até por uma determinação do nosso prefeito Toninho Fenelon, em um curto espaço de tempo queremos transformar a Cidade em um grande canteiro de obras, levando pavimentação, calçamento e revitalização de calçadas e passeios para várias regiões”, afirmou.

  • Aedes

    Dengue: não dá para descuidar, alerta a Prefeitura de Pinhais

    A Prefeitura de Pinhais, por meio do Departamento de Vigilância Ambiental, da Secretaria Municipal de Saúde, alerta sobre os cuidados a serem tomados na prevenção da Dengue. O Aedes aegypti é transmissor de doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya, as quais debilitam, podem deixar sequelas graves e até matar.

    É importante que os moradores vistoriem suas casas e quintais a fim de eliminar qualquer tipo de recipiente que possa acumular água da chuva. Junto com as altas temperaturas e chuva há o aumento da proliferação do mosquito Aedes aegypti. O Departamento de Vigilância em Saúde reforça a orientação para que população elimine os criadouros dentro e ao redor de casa. "Chamamos a atenção para que as pessoas vistoriem suas casas e quintais a fim de eliminar qualquer tipo de recipiente que possa acumular água da chuva. O objetivo é evitar que criadouros do mosquito se formem", explica Cristiane Barros do Departamento de Vigilância Ambiental de Pinhais.

    Para a prevenção, é importante também que a população permita a entrada dos agentes nas residências. "Os moradores devem acompanhar os profissionais durante as vistorias, porque o papel deles é o de orientar a todos e monitorar. Os agentes estarão sempre uniformizados, identificados com coletes e crachás da Secretaria de Saúde de Pinhais e sempre que o morador estiver com alguma dúvida em relação ao trabalho dos agentes ele pode ligar para a Vigilância Ambiental", orienta.

    Confira algumas dicas para eliminar o mosquito:

    -Evite usar pratos nos vasos de planta;

    -Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;

    -Mantenha lixeiras tampadas;

    -Deixe os tanques utilizados para armazenar água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d'água, lembrando-se de vedar inclusive o "ladrão" com uma tela de proteção;

    -Plantas como bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água;

    -Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana, mantenha ralos fechados e desentupidos;

    -Lave com escova os potes de comida e de água dos animais, no mínimo uma vez por semana;

    -Retire a água acumulada em lajes;

    -Dê descarga, no mínimo uma vez por semana, em vasos sanitários pouco usados e mantenha a tampa sempre fechada;

    - Evite acumular entulho, pois podem se tornar criadouros do mosquito;

    -Guarde pneus velhos e outros objetos que possam acumular água em locais secos e abrigados da chuva.

    Serviço

    Em caso de dúvidas entre em contato com a Vigilância Ambiental de Pinhais pelo telefone (41) 3912-5396.

  • Serviço público

    Secretaria de Meio Ambiente de Paranaguá reforça serviços de capinação e roçada

    Todos os dias, equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) estão pelas ruas de Paranaguá com serviços diferentes, atendendo a população desde a retirada do lixo doméstico e, até mesmo entulhos, até a coleta de recicláveis. Um dos trabalhos reforçados é o de capinação e roçada.

    O superintendente de Desenvolvimento Sustentável, Orelino Costa Júnior explica que com o calor e chuvas, a tendência é que a vegetação cresça ainda mais rápido. “Com isso, precisamos constantemente realizar roçada e capinação para evitar que o mato cresça. As equipes realizam o serviço com frequência em praças e outros pontos da cidade. Esse trabalho também evita a proliferação de insetos como mosquitos, baratas e formigas e gera um aspecto mais bonito para a cidade”, observa.

    Além da capinação e roçada, os trabalhos de retirada de entulhos não param. “Muitos parnanguaras estão conscientes e não depositam seu resíduo e entulhos em locais incorretos, mas lamentavelmente há ainda um número de pessoas que insiste em continuar despejando o lixo em terrenos baldios, algumas esquinas e outros pontos irregulares. Todos os dias, as equipes partem da Semma para realizar essa retirada, mas pedimos à população que contribua com a limpeza não realizando descartes irregulares e denunciem à Semma caso vejam essa prática que enfeia e prejudica a cidade”, destaca Orelino Costa Júnior.

    Outro aspecto que tem dado certo é a coleta seletiva que passa pelos bairros e Centro da Cidade recolhendo material reciclável. Os moradores podem conferir os dias de passagem do veículo em sua região no site do Município: www.paranagua.pr.gov.br. No endereço eletrônico, também é possível conferir os dias de passagem do caminhão de coleta do lixo orgânico.

  • Prefeitura de Campo Largo prorroga cadastramento dos proprietários de sepulturas

    A Prefeitura Municipal de Campo Largo, através da Secretaria de Ordem Pública, prorroga o prazo para cadastramento dos proprietários de sepulturas dos Cemitérios Municipais: Central e Santo Angelo. O procedimento iniciará a partir de 20 de janeiro a 30 de abril de 2019.

    O cadastramento é obrigatório e garantirá o direito legal de utilização do lote no cemitério.

    “O responsável atualiza os dados no sistema informatizado para que, futuramente, as informações possam facilitar e agilizar as ações ou consultas que se façam necessárias”, explica Samir Moussa, secretário da Pasta.

    Dessa forma, proprietários, familiares ou herdeiros de sepulturas nos cemitérios devem ficar atentos para proceder a atualização dentro desse novo período.

    A intenção da Administração Municipal é preservar a história das pessoas que estão sepultadas no local, facilitar a localização dos túmulos e dar mais qualidade no atendimento e manutenção dos equipamentos.

    Atendimento

    O atendimento ao público é prestado diretamente no Departamento da Central de Luto. Os documentos necessários para o cadastramento são: título de concessão original, RG, CPF e comprovante de endereço. O recadastramento somente será feito de forma presencial.

    Serviço

    O Departamento da Central de Luto está localizado na Rua Gonçalves Dias, 870. Telefone: 3393-3470.

  • Araucária

    43ª Audiência do EIV apresentou empreendimento residencial no Campina da Barra

    Na manhã de terça-feira (08), no Anfiteatro do Paço Municipal, ocorrreu a 43ª Audiência de Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) de Araucária. Na ocasião, haverá apresentação do empreendimento Residencial Cardinali, no bairro Campina da Barra. Todas as audiências do EIV são abertas a qualquer morador interessado.

    A elaboração do EIV contribui para aproximar o interesse de quem empreende do direito da população a uma cidade sustentável, já que busca-se através deste estudo eliminar ou diminuir os impactos gerados com a sua construção e funcionamento.

    Impactos - Em geral, parcelamentos do solo, empreendimentos comerciais e industriais, assim como as mudanças substanciais de uso dos espaços e edificações já existentes, trazem modificações no uso da ocupação do território e produzem impactos negativos e positivos ao seu entorno, podendo interferir diretamente no desenvolvimento da cidade. A Audiência do EIV proporciona à população (pessoas que moram, trabalham ou transitam no entorno do empreendimento a ser implantado) informações detalhadas sobre os impactos que podem ser gerados e também a proposição de medidas compensatórias ou mitigadoras visando minimizar/eliminar ou compensar conflitos com a vizinhança.

    O EIV está previsto no Estatuto da Cidade (Lei Federal n°10.257/2001).

  • Guarafest

    Motoristas: atenção ao trânsito no entorno do Parque de Eventos de Guaratuba


    Nesta quinta-feira (10) começou o 2º Guarafest com atrações diárias até 20 de janeiro. O evento acontece no Parque de Eventos de Guaratuba e há estacionamento particular disponível no local.

    Atenção motoristas ao fluxo de veículos nos horários das 16h às 02h nas ruas do entorno do Parque de Eventos:

    Rua: Antônio Rocha

    Rua: Nossa Senhora de Lourdes

    Rua: João Antônio Prosdócimo

    O acesso para pedestre ao Parque de Eventos ocorre pela Rua Antônio Rocha.

  • Transporte

    Benefício: a partir de 5 de fevereiro estudantes de SJP já podem solicitar o Passe Escolar 2019

    O Passe Escolar 2019, oferecido pela Prefeitura de São José dos Pinhais, através da secretária de Educação do município – SEMED, aos estudantes que residem na cidade poderá ser solicitado a partir do dia 5 de fevereiro. Alunos que já possuem o benefício precisam renovar o pedido todo início de semestre letivo e o prazo para o requerimento do Passe vai até 30 de abril.

    O benefício subsidia 50% do valor das passagens das linhas urbanas e metropolitanas e é destinado exclusivamente ao transporte dos alunos regularmente matriculados nas unidades escolares de 1º e 2º graus, da rede pública de ensino do município, alunos residentes em São José dos Pinhais (SJP) e bolsistas de escolas particulares (bolsa igual ou superior a 50%) localizadas na cidade ou em Curitiba, alunos residentes no município aprovados em teste seletivo no Colégio Estadual do Paraná, na Escola Técnica da UFPR (Ensino Médio), no Colégio da Polícia Militar do Paraná e no Colégio Militar do Paraná com sedes em Curitiba.

    A Prefeitura também concede o Passe Escolar para alunos (menores de 18 anos) que não conseguiram vaga no período diurno no Ensino Médio em escola pública do município e que estejam matriculados, no período diurno, em escola pública de Curitiba, além de estender o benefício aos alunos matriculados em curso técnico, equivalente ao Ensino Médio, da rede pública de ensino de SJP e Curitiba e também aos estudantes do 3º matriculados em instituições públicas ou privadas do município, Região Metropolitana e Curitiba.

    O Passe Escolar foi criado através da Lei Municipal nº 59, de 24 de novembro de 1997, para atender alunos que residam a mais de 1.500 metros da unidade escolar mais próxima e que possuam renda familiar inferior ou equivalente a três salários mínimos, o benefício é limitado a duas passagens por dia letivo que totaliza 40/mês e está sujeito ao calendário escolar vigente.

  • Piraquara

    Cadastro para transporte escolar público em 2019 já está disponível

    Já está disponível no site da Prefeitura de Piraquara, menu da Secretaria de Educação, o recadastramento online para estudantes usuários do transporte escolar público municipal/estadual. O objetivo é facilitar o processo de cadastro para 2019 e dar mais comodidade às famílias dos alunos.

    O cadastro online será realizado até o dia 08 de fevereiro e é para os alunos que já são usuários do transporte escolar público e também para os que ainda não utilizam, mas que necessitarão em 2019. Posteriormente as carteirinhas serão enviadas às instituições de ensino para serem entregues aos alunos.

  • EJA

    Educação de Jovens e Adultos de Pinhais recebe matrículas

    Nunca é tarde para buscar conhecimento. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Educação disponibiliza a Educação de Jovens e Adultos (EJA) para pessoas com 15 anos ou mais, que não concluíram o 1º ao 5º ano (antiga 4ª série), ou que ainda não são alfabetizadas. As inscrições estão abertas e devem ser feitas em uma das seis escolas onde são ministradas as aulas.

    Na modalidade de ensino EJA, são atendidas pessoas da comunidade que, por inúmeras razões, não frequentaram a escola ou não concluíram os anos iniciais. Além disso, oferece as condições para adquirir habilidades e conhecimentos necessários ao exercício da cidadania. Nas unidades escolares de Pinhais são atendidos em torno de 200 alunos por ano, que têm acesso aos laboratórios de informática e atividades culturais que complementam as ações pedagógicas.

    No ato da matrícula é necessária a apresentação dos seguintes documentos:

    -RG ou certidão de nascimento

    -CPF

    -Comprovante de residência (de preferência conta de luz)

    -RG e CPF dos Pais ou responsáveis, no caso de alunos menores de 18 anos.

    Território Livre do Analfabetismo

    No ano de 2011, Pinhais passou a ser reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), como Território Livre do Analfabetismo.

DESTAQUES DOS EDITORES