• Campina Grande do Sul

    Com pandemia, doações para Campanha do Agasalho 2020 de Campina serão coletadas em domicílio

    Este ano Campanha do Agasalho promovida pela Prefeitura de Campina Grande do Sul será diferente. A iniciativa, que tradicionalmente disponibiliza pontos de coletas em várias regiões da cidade, por conta da pandemia do novo coronavírus e a série de cuidados que ela exige por parte de todos, funcionará por meio de um serviço de agendamento de coleta por meio de ligação telefônica ou envio de mensagem via aplicativo Whatsapp.

    Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Família e Cultura e primeira-dama do município, Fabiana Zanetti, este ano o lema da campanha é “Espalhe calor humano sem sair de casa”. A intenção, conforme Fabiana é a mesma de todos os anos. “Arrecadar o maior número possível de roupas e cobertores para atender famílias carentes do município”.

    As peças de roupa e os cobertores serão retirados diretamente nas casas de quem participar colaborando com os donativos. “Nossas equipes irão até as pessoas, realizarão as coletas e trarão para a secretaria, onde as roupas permanecerão em quarentena. À partir daí, serão selecionadas e preparadas para serem entregues às famílias carentes”, esclarece a secretária.

    Fabiana Zanetti faz um apelo. Segundo ela, este ano, a razão para que a participação da comunidade seja ainda maior é especial. “Além do frio rigoroso, temos um cenário no qual, infelizmente, muitas pessoas estão sem emprego e em casa. Uma combinação que merece todo o foco da nossa atenção”, diz a primeira-dama.

    SERVIÇO – Para colaborar com a campanha realizando a doação, basta ligar ou enviar mensagem via WhatsApp para o número: 99264-6970. A coleta será agendada.

  • São José dos Pinhais

    Reunião na Prefeitura discute crise hídrica no Município

    Representantes da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e das secretarias do Meio Ambiente e Agricultura e Abastecimento de São José dos Pinhais, estiveram reunidos com o prefeito Toninho Fenelon na manhã da segunda-feira (1º), no Salão de Atos da Prefeitura, para discutir a crise hídrica que afeta toda a Região Leste do Estado e, principalmente, São José dos Pinhais.

    Preocupado com os danos causados pela estiagem na área rural do Município, o prefeito Toninho Fenelon sugeriu uma campanha pela economia de água em todos os setores para que a situação não se agrave ainda mais no futuro. “Sabemos que o momento é delicado e esta estiagem está realmente prejudicando as plantações e causando prejuízos aos produtores. Por isso, é de fundamental importância a economia da água que já está sendo racionada pela Sanepar, tanto no Centro do Município, como nos bairros, e agora na área rural”, disse o prefeito.

    A Sanepar está fazendo o rodízio no abastecimento de água em toda a Cidade até que a situação seja normalizada. Porém, as previsões metereorológicas indicam que em apenas seis dias do mês de junho haverá chuva. “Portanto, a economia de água se faz necessária”, concluiu o prefeito Toninho Fenelon.

  • Aquaviário

    Terminal de Embarque em Pontal do Sul tem melhorias

    Quem passou ou utilizou o Terminal Aquaviário Ernando Corrêa, em Pontal do Sul, nos últimos meses notou uma mudança significativa na estrutura. As obras de reforma foram viabilizadas pelo convênio 068/2016 em que o Governo do Estado atribuiu ao Município de Pontal do Paraná a administração do Terminal.

    A obra de reforma e revitalização do Terminal foi dividida em várias etapas. Entre elas, as que já foram executadas são: 1-reforma do trapiche, 2-reforma dos sanitários e cobertura da bilheteria, 3-Construção do receptivo, 4-cobertura do trapiche e instalação de catracas, 5- Pintura e instalação de portões e 6- Construção de sala de apoio equipada para reuniões. A próxima etapa, prevê a construção do prédio principal que abrigará as lojas, restaurante panorâmico, mirante e lanchonetes.

    A intenção é a de fornecer aos frequentadores do terminal, não só uma base para transporte náutico, mas também uma área de lazer que poderá ser utilizada durante o ano todo, por isto a equipe da prefeitura está tendo todo o cuidado no planejamento.

    Em paralelo às obras de reforma, a Secretaria de Desenvolvimento, em parceria com o SEBRAE e Paraná Turismo, trouxe aos prestadores de serviços, cursos de capacitação e implantou regras para o atendimento ao público, que vão desde a utilização correta dos uniformes até a fiscalização para o recolhimento correto das taxas de embarque.

    Além do trabalho do município, a parceria da Prefeitura de Pontal com o Governo do Estado e prestadores de serviços como a ABALINE e a COTRANAUTA e da Secretaria Municipal de Infraestrutura em todo o processo, vem contribuindo com os avanços do terminal.

    Todo o recurso utilizado para as ações é oriundo das taxas pagas pelos usuários que são repassadas ao FUMTUR – Fundo Municipal de Turismo- pelas empresas que realizam o transporte regular e só é liberado com a aprovação do Conselho Municipal de Turismo, que analisa os projetos e fiscaliza a aplicação dos recursos.

  • Guaratuba

    Equipamentos agrícolas beneficiam agricultores familiares do Cubatão

    Equipamentos agrícolas entregues à Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Cubatão estão beneficiando a área rural de Guaratuba e atendendo, principalmente, os pequenos agricultores familiares.

    Foram entregues em 2018 um trator agrícola, uma carreta agrícola basculante (6.000 kg) e um pulverizador.

    O recurso para compra dos equipamentos foi resultado de uma emenda do deputado estadual Nelson Justus, através da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (SEAB), e da parceria entre Prefeitura e Emater.

    Os equipamentos agrícolas, além de ajudarem na pulverização e demais cuidados com a terra e plantação, são essenciais para o transporte na colheita da banana, explica o secretário Municipal das Demandas da Área Rural, Paulo Pinna. A Prefeitura conveniou os equipamentos com a Associação, mas a gestão e fiscalização é do município.

    Segundo o presidente da Associação do Cubatão, Valdir Machado de Souza, o convênio com a Prefeitura é muito importante para os pequenos agricultores que não tendo os equipamentos são os que mais necessitam.

    Todos os associados podem usar os equipamentos, cada um tem uma ficha na associação e ela libera o trator por hora que o agricultor precisar. “A divisão é feita por meio de agendamento e acompanhamento de horas de serviço prestado, conforme a necessidade de cada produtor”, explica o presidente.

  • São José dos Pinhais

    Começam as escavações do túnel da Trincheira Marechal Hermes

    Após a concretagem da pista, nos dois sentidos da Rodovia BR-277, no Guatupê, a Prefeitura de São José dos Pinhais está coordenando os trabalhos de escavação do túnel de transposição da nova Trincheira Marechal Hermes.

    A obra está seguindo o cronograma ditado pela Prefeitura, com sinalização nos dois sentidos da pista da rodovia e restrição de velocidade com iluminação noturna. Após concluída, a nova trincheira será o caminho alternativo para quem segue aos Bairros Ipê e Guatupê, desafogando o trânsito da Avenida Rui Barbosa, considerada atualmente como a via de maior movimento na região. “Esta é uma das maiores obras da administração e está seguindo todas as normas de segurança para que logo a população tenha mais uma opção para chegar ao Guatupê ou vice versa”, explica Marco Setim, secretário de Obras.

  • Piraquara

    Secretaria Municipal de Meio Ambiente prepara série de conteúdos sobre educação ambiental

    A Secretaria Municipal de Meio Ambiente por meio do Departamento de Educação Ambiental preparou uma série de conteúdos, com textos de interesse ambiental, que serão publicados pela Prefeitura de Piraquara, nesta  semana. A ação é alusiva ao Dia Nacional da Educação Ambiental, comemorado no dia 03 de junho e ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 05 de junho.

    O objetivo da ação é proporcionar a reflexão sobre temas importante para a atualidade, que possam contribuir com a mudança de hábitos da população e que impactam diretamente no cotidiano das cidades. Este formato foi escolhido devido a não possibilidade de realização de atividades presenciais, como a equipe realizou nos anos anteriores, devido à pandemia do novo coronavírus.

    O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado durante a Assembleia Geral das Nações Unidas em 05 de junho de 1972 marcando a primeira Conferência realizada em Estocolmo sobre Ambiente Humano, promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas). Celebrado anualmente no Brasil desde 1974 o Dia Mundial do Meio Ambiente tem por objetivo levar informações acerca das responsabilidades de cada um diante da natureza, sobre temas como a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.

    Confira a lista do conteúdo programado:

    Segunda-feira, 01 de junho

    Crise Hídrica (falta de água);

    Terça-feira, 02 de junho

    Relação entre árvores e água;

    Quarta-feira, 03 de junho

    Problemas com o descarte do óleo de cozinha usado;

    Quinta-feira, 04 de junho

    Proteção Animal;

    Sexta-feira, 05 de junho

    Resíduos sólidos – lixo.

  • Seu prato

    Armazém da Família de Pinhais tem à disposição produtos para pessoas com restrições alimentares

    O Armazém da Família é um programa mantido pela Prefeitura de Pinhais por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O estabelecimento oferece um grande número de mercadorias com preços menores que um mercado tradicional. Ao todo, são mais de 450 itens, como produtos alimentícios básicos, congelados, limpeza, utilidades, álcool em gel, entre outros.

    Mas além de produtos tradicionais, no local também está disponível uma variedade de itens para pessoas com restrições alimentares. Além de linhas diet e light, os usuários tem à disposição produtos de auxílio nutricional para alimentação infantil e também sem glúten e sem lactose.

    Neste sentido, confira quais tipos de produtos estão disponíveis para a compra:

    Produtos integrais (grande fonte de fibras):

    - Farinha de Trigo; Macarrão Integral (tipos parafuso e espaguete); Arroz .

    Produtos sem glúten:

    - Mistura para panquecas, crepes e waffles; Farinha de Arroz; Biscoito doce; Macarrão (tipos parafuso e penne)

    Produtos sem Lactose:

    - Leite Semidesnatado; Leite Condensado; Doce de leite; Creme de leite; Queijo Mussarela; Margarina; Requeijão; Bebida láctea; Fórmula infantil.

    Produtos Diet:

    - Gelatina, Pó para pudim; Achocolatado em pó; Adoçante líquido dietético.

    Produtos de auxílio nutricional para alimentação infantil:

    - Fórmula infantil para crianças de 0 a 6 meses e fórmula infantil para crianças de 6 a 12 meses.

    Cuidados diante da pandemia

    Devido à pandemia do Coronavírus, o Armazém da Família de Pinhais adotou alguns procedimentos para o atendimento dos usuários que fazem suas compras no local. O estabelecimento continua atendendo o público no seu horário normal de funcionamento. Para quem vai se cadastrar, o atendimento é feito de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 17h. Já para quem quer fazer suas compras, o atendimento acontece de terça a sexta-feira, das 8h30 às 17h, e aos sábados, das 8h30 às 13h.

    Em cumprimento ao decreto municipal nº316/2020 que autoriza o funcionamento de serviços essenciais, e principalmente, zelando pela saúde dos usuários, o Armazém da Família de Pinhais adotou algumas medidas. O estabelecimento limitou a quantidade de 20 usuários no espaço, fazendo suas compras simultaneamente. Ao entrar ao local, a pessoa deve usar máscara de proteção e passar álcool em gel nas mãos. Ela vai receber o carrinho de compras ou cestinha higienizados. Ao realizar suas compras, as filas dos caixas estão com marcações no chão para indicar o distanciamento entre os usuários, enquanto aguardam pelo atendimento. Ao final de cada compra, o caixa, o carrinho ou/e a cesta são todos novamente higienizadas por um profissional que está fazendo exclusivamente este serviço.

    Outra medida de segurança adotada é permitir o acesso de no máximo duas pessoas de cada cadastro. No caso de usuário idoso, como a recomendação é que fique em casa, é permitido que um acompanhante ou membro da família, que foi autorizado no momento do cadastro, faça as compras sem a presença dele. Neste caso, especificamente, a pessoa deverá apresentar seus documentos pessoais, a carteirinha do cadastro e o documento pessoal do idoso.

    Além de seguir as recomendações do decreto e dar orientações ao público, o Armazém da Família doa máscaras para aqueles que não possuem e precisam fazer suas compras.

    Serviço

    O Armazém da Família de Pinhais fica ao lado do Terminal Metropolitano, na Rua América do Sul, 682, Centro. Mais informações pelo telefone (41) 3912-5782.

  • Paranaguá

    Farmácia da unidade de saúde em Alexandra tem novos dias e horários de atendimento

    A farmácia instalada na unidade de saúde em Alexandra contará com novos dias para atendimento a partir de segunda-feira, 1.º de junho. A medida visa evitar aglomerações em prevenção ao coronavírus.

    Atenção aos horários e datas de atendimento para o mês de junho:
    Horários fixos: 8h às 12h e 13h às 17h
    Dias de atendimento: segunda, quarta e quinta (dia 1.º, 3 e 4 de junho); segunda e terça-feira (dias 8 e 9); segunda, quarta e quinta-feira (dias 15, 17 e 18); segunda, quarta e quinta-feira (dias 22, 24 e 25); e segunda dia 29.

    Os demais serviços oferecidos na unidade estão mantidos sem alteração de data ou horário.

  • Educação

    Escolinhas esportivas de Mandirituba recebem kits do Governo do Estado

    Na semana passada a Prefeitura de Mandirituba foi contemplada com diversos materiais esportivos destinados através do Instituto Paranaense de Ciência do Esporte do Governo do Paraná, por mérito do projeto Esporte em Ação desenvolvido pela Secretária de Educação, Esporte e Cultura, que se refere à iniciação esportiva.

    Desde 2017 a Secretaria mantém o Projeto das Escolinhas Esportivas, com treinamento nas modalidades de futsal, futebol e voleibol em contraturno escolar. Por este motivo, foi um dos primeiros municípios a receber os kits.

    O Prefeito Luis Antonio Biscaia falou sobre os materiais. “Atualmente participam do projeto aproximadamente 520 crianças e adolescentes que serão beneficiadas no retorno das escolinhas, após a pandemia. Os materiais que são de altíssima qualidade, ajudam a melhorar o desempenho dos alunos de cada modalidade, além de ser um incentivo à prática esportiva. Nosso agradecimento pela parceria e valorização do esporte em Mandirituba”, comentou o Prefeito.

    Realizaram a entrega dos kits esportivos, o superintendente do Esporte, Helio Wirbiski, Maicon Massera, Pedro Dissenha e Vinícius Brainta, representantes do Instituto Paranaense de Ciência do Esporte.

  • Moradia

    Prefeitura informa sobre as vagas remanescentes das unidades do Empreendimento Campo Largo I e II

    O Município de Campo Largo, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (SMDUMA), faz um comunicado oficial referente ao preenchimento das vagas remanescentes das unidades do Empreendimento Campo Largo I e II.

    Neste primeiro momento, serão chamados os grupos contemplados no terceiro chamamento do segundo sorteio do edital nº 004/2020, publicado em 06/03/2020 no Diário Oficial edição nº 1626; onde solicitava o comparecimento dos 300 nomes dos grupos idosos, PCD, 2 e 3, no prazo de 09/03/2020 até 31/03/2020. Como o edital nº 004/2020 teve sua eficácia interrompida com a suspensão do atendimento ao público, através do Decreto Municipal nº 84, de 19 de março de 2020. Hoje, se faz necessária a prorrogação do prazo de entrega de documentação para os beneficiários que não tiveram a oportunidade de concretizar seu cadastro, assim como atender os beneficiários com pendência documental.

    Portanto, o edital n° 007/2020, comunica o novo prazo para o comparecimento dos 300 nomes dos grupos idosos, PCD, 2 e 3, assim como os beneficiários com pendências documentais, com novo prazo de 27/05/2020 até 10/06/2020.

    Os 300 sorteados dos grupos idosos, PCD, 2 e 3 que ainda não preencheram a Declaração de Beneficiário, deverão:

    a) Agendar o atendimento para atualizar ou efetuar o Cadastro Único no Centro da Juventude, caso ainda não possua cadastro;

    b) Após realizar o cadastro único, deverão se dirigir à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente – Bloco 13, para preenchimento da declaração e montagem do dossiê com documentos para serem enviadas à Caixa Econômica Federal, e caso habilitado pela mesma, entrar em CADASTRO RESERVA.

    Os legitimados que já preencheram a Declaração de Beneficiário, porém possuam alguma pendência documental deverão:

    a) Se dirigir à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente – Bloco 13, para verificar qual documento se encontra com pendência. Após solucionada a pendência, o dossiê será submetido novamente à Caixa Econômica Federal e poderá entrar também em CADASTRO RESERVA.

    DA DOCUMENTAÇÃO

    As pessoas que não possuem cadastro único deverão agendar seu atendimento pelos telefones 3292-3487 ou 3393-2203 do Centro da Juventude, e no dia agendado apresentar os seguintes documentos:

    a) DOCUMENTOS ORIGINAIS DE TODAS AS PESSOAS QUE MORAM NA SUA CASA

    Comprovante de endereço;
    Carteira de identidade;
    Certidão de nascimento, casamento, divórcio ou óbito;
    CPF;
    Título de Eleitor;
    Comprovante de seguro-desemprego se estiver recebendo;
    Carteira de Trabalho;
    Comprovante de renda para quem está registrado;
    Declaração escolar com série atual que frequenta;
    Para quem recebe: aposentadoria/pensão/Benefício Social: retirar extrato do Benefício na Agência do INSS.
    Os beneficiários que já preencheram a declaração, porém possuam alguma pendência documental, precisam entrar em contato com a Divisão de Habitação e Regularização Fundiária, através dos telefones 3291-5048 ou 9-9619-1353; para verificar qual documentação se encontra pendente.

    Informações:

    Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente no seguinte endereço: Avenida Padre Natal Pigatto, 925, Bloco 13, Vila Elizabeth. Telefones (41) 3291-5048 ou 9-9619-1353 com Josnei ou Cristiane.

    Agendamento de Cadastro Único para fins da habitação, no Centro da Juventude, telefones (41) 3292-3487 ou 3393-2203 com Fabiano ou Marina, endereço: Rua Ademar de Barros, 120 – Bom Jesus, Campo Largo.

  • RMC

    Estudo técnico avalia trecho de ligação entre São José dos Pinhais e Mandirituba pela Colônia Marcelino

    Mais uma grande obra no sistema viário rural, aguardada pela população de São José dos Pinhais, poderá ser executada pela atual administração municipal em parceria com o Governo do Paraná.

    Na manhã da última sexta-feira (29) o prefeito Toninho Fenelon, o secretário municipal de Viação e Obras Públicas – Marco Setim – realizaram uma visita técnica, com representantes da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), na Colônia Marcelino onde a Prefeitura pretende implantar, através de parcerias com o Estado, uma rota de ligação direta entre São José dos Pinhais e o município Mandirituba.

    Quando implantado entre as cidades, o trecho de ligação direta além de encurtar a distância e reduzir o tempo de deslocamento, também valorizará ainda mais a região, propriedades e os empreendimentos locais.

  • Paranaguá

    Nota de Esclarecimento sobre servidores públicos municipais que receberam o auxílio emergencial

    Está circulando pelas redes sociais uma listagem de nomes de servidores públicos municipais que teriam recebido o auxílio emergencial, do Governo Federal, de forma irregular.

    A Prefeitura de Paranaguá, por meio daa Secretaria Municipal de Administração (Semad), informa que o Departamento Municipal de Recursos Humanos ainda não recebeu oficialmente este comunicado, mas já tomou medidas preventivas e buscou informações junto a Caixa Econômica Federal.

    Em conjunto com a instituição financeira foi constado que alguns nomes presentes na lista não receberam o auxílio e sequer realizaram o pedido para o benefício. “Verificamos com a Caixa Econômica Federal e percebemos que na lista divulgada constavam servidores ativos, porém estes não fazem parte do quadro de funcionários do município, bem como aparece o nome de um aposentado”, comenta o secretário de Administração, Marcelo Coelho.

    A administração pública município desconhece a fonte de dados utilizada pela DataPrev para a realização dos benefícios do Governo Federal. O Departamento de Recursos Humanos em parceria com a Caixa Econômica Federal estão investigando a situação. “O recebimento de benefícios federais como o bolsa família, e outros, se dá por meio do PIS, vinculado ao CAD ÚNICO. Se em algum momento a pessoa recebeu benefícios federais, antes de assumir cargo efetivo ou temporário na Prefeitura de Paranaguá, em tese, esse cadastro daria direito ao recebimento de tal benefício. Estamos verificando o ocorrido e em breve tomaremos as medidas legais cabíveis”, finalizou o secretário de administração.

  • Diligências

    Prefeitura emite nota referente ao pagamento do Auxílio Emergencial a servidores públicos em Campo Largo

    O prefeito de Campo Largo, Marcelo Puppi, tomou conhecimento dos servidores públicos que receberam o benefício de Auxílio Emergencial do Governo Federal e determinou as diligências necessárias, a fim de que seja imediatamente averiguado se houve equívoco ou má fé das pessoas identificadas pelo Tribunal de Contas do Paraná (em parceria com a CGU – Controladoria Geral da União).

    Ressalta-se que segundo o TCE alguns pagamentos são automáticos em razão do cadastro de pessoas na União, por exemplo: Cadastro Único, Bolsa Família e etc. No entanto, há uma parcela em que o pagamento foi realizado em razão de uma autodeclaração. Neste caso, o servidor teria firmado junto ao sistema do Ministério da Cidadania que ele não era agente público, que não ocupava qualquer cargo ou vínculo com a Administração Pública, caracterizando assim a fraude.

    A Prefeitura Municipal de Campo Largo afirma que se comprovada a má fé destes servidores públicos, eles estarão sujeitos a responsabilização rigorosa nas esferas administrativa, cível e criminal.

    Se porventura alguém recebeu ilegalmente, a Prefeitura Municipal espera e acredita na imediata devolução do dinheiro, o esclarecimento necessário e a comunicação aos órgãos de controle por parte dos possíveis envolvidos.

  • Capacitação

    Prefeitura de Pinhais oferece cursos de qualificação profissional via internet

    Mesmo em tempos de isolamento social não se pode ficar parado, sobretudo no que diz respeito à qualificação profissional. Por isso, a Prefeitura de Pinhais disponibiliza o programa Capacita Pinhais. Por meio da iniciativa, ofertada pela Secretaria de Municipal de Desenvolvimento Econômico são oferecidos gratuitamente cursos na modalidade EAD para moradores do município.

    De acordo com a diretora do Departamento de Geração de Empregos e Renda, Giane de Jesus, desde o mês de março já foram liberadas 274 licenças para acesso aos cursos do Capacita Pinhais. “Importante salientar que cada licença libera acesso a todos os cursos. Portanto, os alunos poderão se qualificar em diversas áreas e receber os certificados de todas as capacitações que participarem”, ressalta.

    O Capacita Pinhais disponibiliza mais de 30 cursos totalmente gratuitos nos níveis básico, avançado e profissionalizante, nas áreas de inclusão digital, informática e capacitação na área de gestão. O aluno pode obter as informações sobre a descrição do curso e ver todo o conteúdo programático. A principal vantagem é que pode estudar o dia e a hora que quiser, e obtendo as notas necessárias, receberá o certificado de conclusão que será emitido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

    Para participar os interessados devem acessar o site www.capacitapinhais.com.br e fazer um pré-cadastro. Na sequência, receberá via e-mail, todas as informações, e a chave de acesso, que permite fazer todos os cursos ofertados na plataforma digital.

    Confira quais são os cursos oferecidos pelo Capacita Pinhais por área:

    Inclusão Digital: Mouse e Teclado; Introdução à Informática; Digitação; Windows 7, 8 e 10; Macintosh IOS; Linux Ubuntu; Antivírus - Avg Free Edition; Compactador de Arquivos Winzip; Navegador de Internet; Word; Excel; Powerpoint; Windows For Kids; Excel For Kids; Word For Kids; Powerpoint For Kids; Gravação de Mídias - Cd e Dvd; Youtuber.

    Informática: Animate; Corel Draw; Indesign; Photoshop; Html/Html5; Dreamweaver.

    Profissionalizante: Gestão em Secretariado; Gestão em Contabilidade; Gestão em Departamento Pessoal; Gestão em Administração; Telemarketing; Gestão em Marketing; Marketing Pessoal; Falar em Público; Conquiste um Bom Emprego; Calculadora - Hp 12c.

    Serviço

    Para participar, acesse o site www.capacitapinhais.com.br. Para mais informações entre em contato pelo telefone (41) 3912-5620.

  • Colombo

    Justiça determina data para o leilão da Santa Casa

    A Prefeitura de Colombo informa que a juíza de direito da 1ª Vara Cível do Foro Regional de Colombo da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba, Claudia Harumi Matumoto, determinou a venda em leilão público on-line, da irmandade Santa Casa de Misericórdia Nossa Senhora do Rosário para o próximo dia 22 de junho, às 10h.

    Conforme o edital de leilão, a venda deverá ser realizada em lote único, a partir de R$ 8.988.811,00, sendo vedada a oferta individual dos bens, através do site www.hkleiloes.com.br, sendo nomeado o leiloeiro público Helcio Kronberg. Também consta no documento a obrigatoriedade do espaço ser utilizado para a atividade hospitalar.

    “Temos acompanhado par e passo, e solicitado celeridade nestes processos jurídicos para que a Santa Casa seja devolvida o mais breve possível para os colombenses, e num curto espaço de tempo retome suas atividades nos atendimentos especializados de saúde”, relatou a Prefeita Beti Pavin.

    Para o secretário municipal de Saúde, Dr. Antoninho Barth, a Santa Casa se configura como uma unidade de saúde de extrema importância para oferecer serviços de atendimento médico, ambulatorial, cirúrgico e de internamento incluindo Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

    “A administração pública municipal disponibiliza os serviços de atenção básica com as Unidades de Saúde, o PA, as atividades de saúde mental e as ações para os doentes crônicos, entre outros”, explicou Dr. Antoninho esclarecendo que: “esta rede se estende para os procedimentos especializados e por isso a Santa Casa se faz tão importante e estará mais próxima da população para poder oferecer estes tipos de atendimentos”, explicou Dr. Antoninho.

    Para completar, segundo o presente edital, o arrematante deverá garantir o funcionamento do Hospital pelo prazo mínimo de 10 anos, sendo 60% dos leitos destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS). A irmandade Santa Casa de Misericórdia Nossa Senhora do Rosário é uma instituição hospitalar de caráter filantrópico e é administrada judicialmente pela Credibilità Administrações Judiciais.

  • Fogo

    Número de incêndios florestais em Campina Grande do Sul em 2020 já é oito vezes maior que o registrado no ano passado

    Número de incêndios florestais em Campina Grande do Sul em 2020 já é oito vezes maior que o registrado no ano passado
    (Foto: Brayan Giacomitti)

    O período de estiagem somado a falta de água na região de Campina Grande do Sul tem resultado numa combinação que vai contra as regras de limpeza pública, saúde e convívio social. É que além do número de queimadas e incêndios florestais que aumentou significativamente, há quem toma a decisão de se livrar do lixo que produz ateando fogo nele.

    A diretora do departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Campina Grande do Sul, Andreia Trevisan Dal Zotto, revela-se surpresa com o volume de resíduos que tem sido alvo de incêndios, problemas que segundo ela tem gerado transtornos ao município, mesmo com a existência de coleta seletiva duas vezes por semana, em todos os bairros urbanos.

    Segundo Andreia, há ainda o serviço de coleta de entulhos e materiais mais volumosos. “Mesmo assim há quem incendeie os resíduos causando problemas para a vizinhança, principalmente para quem sofre de problemas respiratórios”. A diretora diz que pessoas ligam para o departamento de Meio Ambiente relatando as ocorrências, mas na maioria dos casos não há como identificar os causadores, os quais por seus atos podem até gerar incêndios de grandes proporções. “Ficamos impossibilitados de controlar condições externas”, explica.

    Ainda conforme Andreia, pequenas demandas podem sim ser solucionadas pelo departamento de Meio Ambiente, mas é preciso bom senso da população. “Muitas vezes chegam denúncias infundadas. Temos condições de orientar e fiscalizar ou até de multar os infratores em algumas situações, mas não temos como identificá-los sem a ajuda de quem abre um chamado”, lembra a diretora do departamento.

    De acordo com o tenente do 7º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Campina Grande do Sul, Lucas Gross, em 2020 houve um salto estatístico de 830% em relação aos números observados em 2019 e de 488% em relação aos dados de 2018. “Isto se deve, possivelmente, ao período crítico de estiagem vivenciado na região, que se destaca frente às estatísticas das duas últimas décadas”, explica o tenente.

    Evitar a queima de lixo e demais materiais que podem dar início a incêndios em vegetação é uma questão de consciência, lembra Lucas Gross. “Nestes casos, o Corpo de Bombeiros ou a Defesa Civil devem ser imediatamente acionados”, saliente o oficial.

    REPRESA DO IRAÍ – Há cerca de um mês, um incêndio registrado no entorno da Represa do Iraí, em Quatro Barras, durou quatro dias. O reservatório, que também sofre com a estiagem, é uma das principais represas de abastecimento de água da capital e região. Houve expansão das chamas, chegando ao limite de Quatro Barras com Piraquara.

    EMERGÊNCIA – Ao visualizar incêndios em vegetação que tenham potencial de tomar grandes proporções, mesmo que comecem com lixo queimando, a orientação é sempre entrar em contato com a Defesa Civil (ligação gratuita para o teleofne 199) ou com o Corpo de Bombeiros (ligação gratuita para o número 193). O telefone do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Campina Grande do Sul também pode ser acionado: 3676-8120.

  • Violência doméstica

    Botão do Pânico garante mais segurança às mulheres em Fazenda Rio Grande

    O município de Fazenda Rio Grande conta, a partir dessa sexta-feira (29), com um novo equipamento para coibir a violência doméstica contra as mulheres. Foram entregues na quinta-feira (28), para a Prefeitura de Fazenda Rio Grande, os “botões do pânico”, tecnologia à qual as mulheres vítimas de violência e sob medidas protetivas poderão recorrer às autoridades tão logo se sintam ameaçadas.

    Os equipamentos ficarão sob os cuidados da Guarda Municipal, que fará o monitoramento, mas a ação será conjunta com a Assistência Social e a secretaria da Mulher. Além disso, os botões serão destinados para as mulheres somente após deferimento do delegado ou juíza do município.

    Segundo o secretário municipal de Assistência Social, José Roberto Zanchi, o governo do estado teve papel importante para que os equipamentos chegassem ao município. “O recurso para a compra dos botões diretamente com a empresa detentora da patente veio do governo do estado para a Secretaria de Assistência Social (responsável pela compra, licitação e contratação)”, informou.

    Na opinião de Zanchi, a utilização do botão do pânico será feita de forma intersetorial. “A Guarda, que será a grande executora está com os equipamentos e outra parceria é com a Secretaria da Mulher, que é quem atende a mulher vítima da violência e faz o B.O. na Delegacia. Por isso, terá esse olhar técnico da secretaria para dizer se ela (mulher) precisa ou não desse botão do pânico”, comentou.

    O prefeito Marcio Wozniack destacou a importância do equipamento no combate à violência contra as mulheres. “A tecnologia está mais uma vez nos auxiliando e agora para proteger as mulheres. A violência contra a mulher em nosso município deve parar e esse equipamento será um grande auxiliar nessa luta”, comentou.

    O botão do pânico irá levar mais tranquilidade para as mulheres também pelo fato de que ele capta áudio e todo o ambiente no entorno.

    A secretária da mulher, Cíntia Wozniack, destacou a tecnologia e o trabalho que será realizado em conjunto. “É mais um equipamento em defesa da mulher, já temos nossa escuta especializada, já reconhecemos identificar essas mulheres e isso será importante nesse trabalho”, comentou.

    O secretário de Defesa Social, Capitão Feitosa, elogiou a aquisição. “A Guarda tem uma equipe formada para esses atendimentos específicos para a mulher e agora poderá levar mais agilidade e segurança para todas”, completou.

    “Não temos o poder de deferir (sobre o uso do botão), temos o poder de indicar e aí tem uma articulação grande com o CREAS também, que irá dizer, no olhar técnico das assistentes sociais e psicólogos, se essa mulher precisa”, concluiu Zanchi.

    Durante dois dias a equipe da empresa responsável pelo equipamento, por meio de Rosângela Nielsen, promoveu capacitação e treinamento para as equipes da Guarda Municipal, Assistência Social e da Secretaria da Mulher.

  • Guaratuba

    Equipamentos agrícolas beneficiam agricultores familiares do Cubatão

    Equipamentos agrícolas entregues à Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Cubatão estão beneficiando a área rural de Guaratuba e atendendo, principalmente, os pequenos agricultores familiares.

    Foram entregues em 2018 um trator agrícola, uma carreta agrícola basculante (6.000 kg) e um pulverizador.

    O recurso para compra dos equipamentos foi resultado de uma emenda do deputado estadual Nelson Justus, através da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (SEAB), e da parceria entre Prefeitura e Emater.

    Os equipamentos agrícolas, além de ajudarem na pulverização e demais cuidados com a terra e plantação, são essenciais para o transporte na colheita da banana, explica o secretário Municipal das Demandas da Área Rural, Paulo Pinna. A Prefeitura conveniou os equipamentos com a Associação, mas a gestão e fiscalização é do município.

    Segundo o presidente da Associação do Cubatão, Valdir Machado de Souza, o convênio com a Prefeitura é muito importante para os pequenos agricultores que não tendo os equipamentos são os que mais necessitam.

    Todos os associados podem usar os equipamentos, cada um tem uma ficha na associação e ela libera o trator por hora que o agricultor precisar. “A divisão é feita por meio de agendamento e acompanhamento de horas de serviço prestado, conforme a necessidade de cada produtor”, explica o presidente.

  • Ajuda

    Prefeitura de São José dos Pinhais começa a distribuir merendas escolares para alunos da Rede Municipal

    A Secretaria de Educação da Prefeitura de São José dos Pinhais iniciou a entrega dos kits de merenda escolar para alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino. Todos os alunos matriculados regularmente nas Unidades de Ensino têm o direito do kit merenda escolar.

    A Prefeitura estará entregando nos meses de maio, junho e julho os kits das merendas, sendo organizado por toda Secretaria de Educação, por meio da Divisão de Merenda Escolar, com a colaboração de todos os profissionais da educação.

    As entregas das merendas estarão acontecendo em todas Unidades, incluindo escolas urbanas, rurais, especiais, EJA e CMEIs. A Divisão de Merenda Escolar analisou e elaborou, com as nutricionistas da Secretaria de Educação, todas as necessidades dos estudantes para que a merenda possa suprir.

    Para o prefeito de São José dos Pinhais, Toninho Fenelon, que acompanhou nesta semana as entregas das merendas em Escolas e CMEIs, conta que é obrigação do município fornecer a alimentação para os alunos, e em tempos de pandemia do novo Coronavírus, esta merenda escolar está sendo fundamental para as famílias. “Distribuir esse kit merenda nas Escolas Municipais e em nossos CMEIs, é justamente devolver para a população aquilo que é dela, porque na verdade se o ano letivo, se as aulas tivessem tendo normalmente, essas crianças viriam para as Escolas, para os CMEIs, e teria essa alimentação na Escola. Então na verdade a gente está devolvendo para a nossa população, para as nossas crianças, aquilo que é dela de direito”, relatou o prefeito.

    O secretário de Educação, Professor Imar Augusto, comentou que todos os alunos terão direito de receber as merendas. “Esse kit é o suficiente para um aluno se alimentar durante vinte dias letivos, o que consideramos um mês. Mas é claro, a família também vai utilizar. É importante dizer, que se a família tem um, tem dois, tem três, tem quatro ou tem cinco filhos na Unidade Educacional, vai receber conforme o número de crianças que ela tem matriculada na Rede Municipal de Ensino”, explicou.

    Para aquelas crianças que possuem algum tipo de restrição alimentar, como intolerância a lactose ou ao glúten, por exemplo, estas estarão recebendo kits especiais com a alimentação diferenciada conforme suas restrições.

    As entregas das merendas escolares estão acontecendo junto com a entrega das atividades não presenciais dos alunos, e todos os cuidados de higiene estão sendo aplicados pela Secretaria, bem como o uso de máscaras, distanciamento, e utilização do álcool 70%.

  • Covid-19

    Piraquara registra primeiro óbito por coronavírus e confirma mais cinco casos

    Na quinta-feira, 28 de maio, Piraquara registrou o primeiro óbito causado pelo novo coronavírus e mais cinco novos casos. Desde o início da pandemia, foi o dia com o maior número de confirmações e com a triste notícia de um falecimento.

    ÓBITO

    Trata-se de um homem, de 59 anos, morador do bairro São Cristovão, o qual testou positivo para a COVID 19, conforme divulgado no dia 27 de maio. Ele estava internado em estado grave, possuía doença crônica, e constantemente precisava buscar atendimento em hospitais, onde pode ter sido contaminado.

    MAIS 5 NOVOS CASOS

    Um homem, de 73 anos, morador da Vila Juliana, um homem, de 63 anos, do Jardim Holandês e uma mulher, de 35 anos, moradora do Araçatuba. Os três pacientes estão internados. Já os outros dois casos estão em isolamento domiciliar por apresentarem sintomas leves da doença são um homem, de 31 anos, morador do bairro Guarituba e uma mulher, de 23 anos, moradora do São Tiago.

    IMPORTÂNCIA DO ISOLAMENTO SOCIAL

    A Prefeitura de Piraquara segue atuando em diferentes frentes no enfrentamento ao coronavírus. São ações da Secretaria Municipal de Saúde, ampliação das ações de conscientização sobre a doença, intensificação da fiscalização, mas o momento é também de colaboração da população. O distanciamento social ainda é a forma mais eficaz contra o vírus, indicada por todas autoridades sanitárias, por isso ele deve ser respeitado neste momento de agravamento da doença.

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