Metropole

Publicidade

Ações conjuntas combatem aumento de animais nas ruas

Nos dias atuais, mesmo com a quantidade de informações, o abandono de animais de estimação continua acontecendo. A Prefeitura de Pinhais lida diariamente com estas situações, e realiza campanhas preventivas na área para tentar evitar o abandono. O Projeto Guarda Responsável, é um exemplo, que entre outras coisas, visa a educação e conscientização dos proprietários sobre os cuidados necessários ao bem estar de seus bichinhos, além de contribuir para a redução do número de animais nas ruas do município.

"Realizamos um trabalho árduo, tentando conscientizar a população do seu papel com relação aos animais. Além disso, a Seção de Defesa e Proteção Animal verifica diversas situações in loco, notificam proprietários, tudo com o intuito de evitar o abandono desses animais", conta a Secretaria de Meio Ambiente, Rosana Boeira Ilhéu.

Crime

Vale lembrar que o abandono de animais é crime, previsto na Lei de Crimes Ambientais 9.605/1998, passível de pena de detenção de três meses a um ano e multa.  Da mesma forma, o infrator poderá ser multado pelo município pela prática de maus-tratos e abandono, conforme Lei Municipal 1356/2012. 

Os casos de abandono de animais constituem-se graves problemas, para o poder público e para a sociedade. Para tentar diminuir o problema, a Seção de Defesa e Proteção Animal de Pinhais (SEDEA) da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Pinhais criou em novembro de 2015 o projeto "Cão Comunitário". O projeto foi incorporado às atividades como uma das estratégias de manejo populacional de cães nas cidades. O objetivo é reconhecer um cão em situação de abandono que já possui vínculo com a comunidade local há mais de um ano e que, a partir do momento que é vacinado, castrado, desverminado e identificado, comporta-se como sentinela no local que possui vínculo e diminui a chegada de novos cães abandonados. 

Cães do Terminal 

Um exemplo disso são os cães comunitários que vivem no Terminal de Ônibus Metropolitano. Uma importante iniciativa que beneficia esses animais foi tomada em conjunto pela Prefeitura de Pinhais, Shopping Metropolitano e Associação Beneficente Patinhas Pinhais.

A Prefeitura, por meio do SEDEA, visando o bem estar destes animais oferece a castração, microchipagem, vacinação, além de acompanhar como esta a saúde deles. "A Semma, por meio da Seção de Defesa e Defesa Animal, tem acompanhado esse processo e zelado pelo bem estar dos animais que vivem naquele local e, esse é o nosso papel", salienta a secretária Rosana.

Já ao Shopping Metropolitano coube o papel de disponibilizar um espaço adequado para os cães, bem como providenciar as casinhas para o abrigo dos mesmos. "Nossa proposta também inclui ações de educação em guarda responsável na comunidade onde o cão está instalado, de forma a coibir situações de abandono, e incentivar através de campanhas a adoção desses cães. E não podemos esquecer que a proteção animal é de responsabilidade de toda a sociedade", comenta Laurita Soares, gerente geral do Shopping Metropolitano.

A Associação Beneficente Patinhas Pinhais, entidade que atua em defesa dos animais, caberá o papel de monitorar e indicar mantenedores cadastrados pela Semma, assumindo a responsabilidade pelo fornecimento de alimento.

Esta ação foi tomada, por conta do risco que os animais correm no local, por conta da alta circulação de ônibus e pessoas. "Os animais já haviam criado um vínculo com o local, por isso, esse acordo com as entidades trará mais conforto para os animais que vivem no local", conta a Secretária Rosana. Um espaço separado com casinhas, alimentação e coleiras de identificação, foi montado para os cães. Mas é importante ressaltar que o espaço é exclusivo para os seis cães já cadastrados no Projeto Cão Comunitário, não sendo possível incluir outros animais. Portanto, na ocorrência de novos casos de abandono de animais no Shopping Metropolitano, os responsáveis serão identificados e denunciados, incluindo as situações envolvendo cães com acesso à rua e que acompanham os seus responsáveis até o Terminal. 

Serviço

Mais informações na Seção de Defesa e Proteção Animal pelo telefone (41) 3912-5705 ou e-mail defesaanimal@pinhais.pr.gov.br

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES