Os motoristas que sobem a Serra da BR-376/PR devem ter percebido que desde o início deste mês não há mais restrições na faixa da direita – na altura do km 670 da pista norte, em Guaratuba-PR. A liberação ocorreu por conta dos trabalhos finais da obra de reforma e ampliação da ponte – que foram concluídos nesta semana.

Ao longo dos últimos onze meses, equipes da concessionária trabalharam em atividades sob a ponte – com serviços de tratamento dos taludes de encosta – utilizando concreto projetado, reforço da estrutura com aplicação de fibra de carbono e trabalhos complementares.

Desta forma, a classificação da capacidade estrutural da ponte foi elevada para 45 toneladas (TB-45). A ponte que possui 80 metros de comprimento por 10,5 metros de largura – está projetada sobre o Rio Campina Chata – com altura de 13 metros em relação ao curso do Rio. Por conta da densa vegetação no local, muitos condutores passam pela ponte sem perceber as dimensões da estrutura.

No total, R$ 2,3 milhões foram investidos pela concessionária na execução de mais esta obra – com 35 trabalhadores envolvidos. Assim, já são 37 pontes reformadas desde 2008 – com outras quatro obras com a mesma característica em andamento em Joinville e na divisa entre Araquari-SC e Barra Velha-SC.