Ascom/PMP

A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop), está em fase de finalização do calçamento com concreto poroso na Rua Guilherme Weiss, no bairro Estância Pinhais. São aproximadamente 2 km de calçada, nos dois sentidos, da via que liga o Bosque Municipal e Curitiba. A rua recebe também intervenções no canteiro central para dar mais segurança aos ciclistas.

Esta tecnologia de calçamento implantada em Pinhais não permite o acúmulo de água, contribuindo com permeabilização do solo e com as pessoas que a utilizam, pois não deixa poças com água. Além dessas vantagens, este calçamento tem durabilidade maior e custo similar em comparação com o convencional, manutenção quase zero e execução da obra relativamente rápida.

A instalação compreende a preparação do solo, deixando-a plana e com meio fio, colocação da primeira camada de saibro, recoberta com pedra brita, ambas compactadas. A concretagem é rápida e consiste na mistura de pedrisco e cimento, nos trechos com entrada para veículos é colocada malha de aço para aumentar a resistência.

Além da implantação dessa calçada porosa, a Prefeitura já deixou preparado o sistema similar no Parque Linear do Atuba, no bairro Emiliano Perneta. Neste trecho, a base já está pronta e receberá a pavimentação nos próximos dias, contará também com ciclovia, facilitando a locomoção dos pedestres e agilizando a dos ciclistas que poderão utilizar a sua faixa com segurança.