Ascom/PMCL

A Prefeitura de Campo Largo e parceiros da sociedade civil organizada do ramo da louça e porcelana fomentam o segmento no município com a tradicional Feira da Louça que acontece em setembro, anualmente, onde espaços de comercialização, exposição e negócios são apresentados, atraindo visitantes de todo o país.

A 29ª Feira da Louça foi realizada em 2019 – sempre no Ginásio da Rondinha, promovida pelo Sindilouça/PR. Para o ano de 2020, receberá maior apoio da Prefeitura de Campo Largo que vem atuando para o efetivo crescimento e desenvolvimento econômico do ramo, no município, estado, país e exterior.

O prefeito Marcelo Puppi avalia que Campo Largo resgata o título de Capital Nacional da Louça com incentivos e desenvolvimento do setor local, dos fabricantes, comerciantes e empresários da louça, porcelana e cerâmica. “Recebemos os agradecimentos da equipe do Sindilouça/PR e de parceiros pelo trabalho e apoio na Feira da Louça deste ano que contou com a exposição dos serviços públicos prestados ao cidadão campo-larguense. A temática foi inserida nas escolas, aos nossos alunos, através da parceria com a Secretaria de Educação e Esporte de Campo Largo. Nossas crianças foram instruídas sobre a importância do setor para a cidade, sobre a atividade e o ramo gerador de renda, e concluíram os ensinamentos com um grandioso concurso de desenhos que ilustraram peças de louça e porcelana, expostas durante toda a Feira 2019. Isso se chama resgate histórico, Educação de qualidade, de pertencimento, e inclusão das atividades comerciais do setor às atividades e serviços da Administração Pública”, enfatizou Puppi.

PROJETO FEIRA DA LOUÇA 2020 – Com o objetivo de comercializar os produtos tanto no atacado como no varejo, apresentar institucionalmente empresas e lançar novos produtos, a Feira da Louça 2020 será realizada entre os dias 3 a 13 de setembro, no Ginásio da Rondinha, idealizada sempre pelo Sindilouça/PR (Sindicato das Indústrias de Vidros, Cristais, Espelhos, Cerâmica de Louça, Porcelanas, Pisos e Revestimentos Cerâmicos no Estado do Paraná).

Campo Largo aparece no cenário mundial como modelo na fabricação, comercialização e exposição dos produtos do segmento e demonstra liderança com a produção de produtos de primeira linha que servem a mesa de muitos países. Os produtos são internacionalmente conhecidos, apreciados pela qualidade que vem desde à produção inicial, até o acabamento final de cada peça comercializada.

A Prefeitura de Campo Largo, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Assuntos Metropolitanos, insere na Feira 2020 a execução e apoio de toda a equipe da Administração, empreendendo em sintonia com as empresas locais ao avanço do comércio da Louça e Porcelana.

A FEIRA – O evento “Feira da Louça” gera anualmente cerca de 480 empregos diretos. Contempla, de contrapartida, ações ambientais onde todo o lixo gerado durante o período de realização é separado e recolhido por catadores do município (já institucionalizados e credenciados). Também oferece acesso livre para crianças até 12 anos, idosos acima de 60 anos e doadores de sangue. Especialmente contempla espaço para exposição de serviços e artesanatos de entidades como a Associação de Deficientes Físicos de Campo Largo e a ONG “Fraternidade da Capulana”. Esta, exclusivamente formada por voluntários, trabalha pela melhoria da qualidade de vida das crianças órfãs e/ou vítimas de qualquer desigualdade, com foco voltado ao atendimento de famílias atingidas pelo ciclone IDAI (março 2019), que vivem em um reassentamento na comunidade MANDRUZI, na província de Beira, em Moçambique.

SERVIÇOS:

Feira da Louça 2020

Data: de 3 a 13 de setembro

Horário: Dias úteis – das 14h às 21h / Sábados, domingos e feriados – das 10h às 21h

Local: Ginásio da Rondinha

Praça de Alimentação – mais de mil metros quadrados com o que há de melhor da gastronomia do Município. Comidas típicas, tradicionais e de qualidade!