Ascom/PMP

Ao longo dos últimos anos, o potencial turístico do prédio da Estação Ferroviária de Paranaguá estava se perdendo. A falta de manutenção provocou até a queda de parte do telhado e, então, toda a estrutura superior e interna foi demolida para que não ocorresse riscos de desabamento de toda a estrutura.

Esta história está mais perto de ser mudada com a obra de restauração que foi iniciada em 2017. Neste final de semana, o prefeito Marcelo Roque esteve no prédio da Estação Ferroviária vistoriando as obras de revitalização.

O trabalho envolvendo a instalação do forro foi encerrado. Portas e esquadrias já foram trocadas e a pintura do prédio começou. Portas e janelas foram restauradas e uma rampa para cadeirantes está em fase de execução, tornando o prédio acessível.

Valdelice Lacerda acredita que o prédio “vai ficar muito lindo. Paranaguá merece!”, disse. “Uma obra muito aguardada”, lembrou Sérgio Maria de Freitas. “Está ficando linda. Meu amigo, Mário Roque, onde estiver, está orgulhoso pelo conjunto da sua obra”, disse Marcio Assad.

Já Rosane Oliveira Cruz destacou que o trabalho de restauração é bem minucioso. “Vai ficar muito bonito. Parabéns a equipe e ao prefeito por lugar tanto para ser concluída”, destacou a internauta.

Em 22 de fevereiro de 2017, o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque assinou a ordem de serviço para início da revitalização do prédio da Estação Ferroviária. Alguns meses depois, mais um problema que envolveu a desistência da empresa em continuar o serviço. Novos esforços foram promovidos pela administração pública que agora chega a ter 80% da obra concluída.

História
Construída em 1922 para substituir a primeira estação ferroviária de 1885, trata-se da segunda edificação construída para atender a demanda de passageiros que chegavam a vapor com destino ao planalto e a primeira Estação Urbana da Estrada de Ferro Paranaguá Curitiba.

Trata-se do marco inicial de uma das maiores obras de engenharia ferroviária do mundo, a ferrovia Paranaguá-Curitiba, iniciada em 1880, quando foi lançada sua pedra fundamental pelo Imperador D. Pedro II e sua comitiva imperial.