A comunidade de Encantadas na Ilha do Mel está promovendo a Festa da Tainha, de 17 de junho a 10 de julho, sempre as sextas e sábados, com programação especial aos domingos. O objetivo é promover o turismo de baixa temporada, resgatar as festas e culturas nativas e ajudar os pescadores na comercialização da tainha. Diversos restaurantes locais estarão participando, cada um com um preparo diferente da iguaria.

“Estamos apoiando a comunidade da Ilha do Mel na promoção do turismo e da cultura local, queremos que esta festa se torne tradicional e que proporcione movimento em baixa temporada. A programação está repleta de atrações e atividades para o próximo mês”, declarou a secretária de Cultura e Turismo, Maria Plahtyn.

Carla Simone Felippe, está a frente da organização daa festa de detalha todas as atividades. “Ao longo do próximo mês estaremos com o festival gastronômico e com programação esportiva. Além dos diversos pratos típicos de tainha também teremos o desfile Miss Tainha, fandango, forró, gincana ecológica, caminhada, torneio de truco, passeio de canoa havaiana, campeonato de futebol, vôlei e muito mais”, comentou.

Serão 11 restaurantes participando do festival gastronômico, são eles: Restaurante Fim da Trilha, Restaurante Cataia’s, Shams, Restaurante Stazione, Restaurante Coração da Ilha, Restaurante Marimar, Toca da Ilha, Restaurante Paraíso, Cavalo Marinho, Beth Mar e Tia Maria. Cada estabelecimento preparou um prato especial com a tainha como estrela principal.

O evento conta com apoio da Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur), Abaline, Convention – Instituto Ilha do Mel de Turismo e Eventos Comunidade Pesqueira, Associação dos Nativos de Encantadas, EMILHAS – Associação das Mulheres da Ilha do Mel, e ACOIM – Associação dos Comerciantes da Ilha do Mel.