O próximo dia 6 de maio marca nove anos da instituição da Guarda Municipal (GM) de Pinhais (Lei 969/09), e desde então a atuação da corporação pelas ruas do município tem sido destacada e elogiada, dentro e fora daqui. Em paralelo a este trabalho estão as ações integradas com a Polícia Militar, que em Pinhais tem apresentado bons resultados para a segurança pública.

Constantemente são registradas operações e apoio para atendimento de ocorrências entre as duas corporações. São ações de trânsito e de fiscalização, destacando-se a Operação Impetus que tem o intuito de prevenir crimes de furto, roubo, além de proporcionar mais segurança aos comerciantes e munícipes; e a Operação AIFU que visa coibir qualquer tipo de prática ilícita, com abordagens e vistorias em bares e lanchonetes, que conta ainda com a atuação das Secretarias Municipais de Urbanismo, Saúde, Meio Ambiente e Finanças, além do Conselho Tutelar.

Estrutura GM

Ainda com foco no policiamento preventivo e ostensivo, em maio de 2013 a Prefeitura de Pinhais inaugurou a Central de Monitoramento da Guarda Municipal com um investimento de aproximadamente R$ 1,5 milhão. O sistema, que é integrado, é alimentado por um mais de 500 câmeras instaladas em prédios públicos e diversos pontos estratégicos do município. Além de permitir a vigilância em tempo real, a rede integrada de captação de dados também permite que as imagens gravadas permaneçam armazenadas em um banco de dados. O monitoramento reforça o trabalho da GM, Polícia Militar e Polícia Civil.

Além disso, a GM possui seu próprio Centro de Formação e Instrução utilizado para os cursos de requalificação realizados anualmente, atendendo uma exigência da Polícia Federal (PF). Para tanto, além do espaço para o curso, a Guarda de Pinhais conta com três agentes credenciados pela PF paras ministrarem a formação. E para este ano, a ideia é incluir na grade de temas a participação da Promotoria com instruções a respeito de legislação. O Centro de Formação é também utilizado para capacitação de novas turmas de guardas.

Outro item que compõem a estrutura de trabalho da GM são as viaturas e armamentos, que passam por manutenção constante. Atualmente, são 16 veículos e 6 motos, além de um módulo móvel, implantado em Pinhais com o objetivo de deslocar o atendimento da corporação municipal para diferentes regiões. Também criado para atender as reivindicações da população, o equipamento tem conseguido conciliar o trabalho já desenvolvido pelo comando e abranger, de forma mais completa, o bairro onde se instala provisoriamente. No caso das armas, cabe ressaltar que quando há disparos estas vão para perícia que resulta em laudo expedido pela Polícia Civil.

Ações recentes

Durante a semana passada, a Guarda Municipal de Pinhais e a Polícia Militar realizaram a Operação Pinhais Mais Segura na qual foram efetuadas abordagens a pedestres, motoristas e também em estabelecimentos comerciais. Durante a operação um motociclista de 23 anos foi abordado e com ele foram apreendidos quase 600 comprimidos de ecstasy. Ele foi autuado por tráfico de drogas e encaminhado à Delegacia de Pinhais. Outra ação realizada resultou na prisão de um assaltante de ônibus, que felizmente não conseguiu dar sequência ao seu delito, após a intervenção da GM e da PM.

De acordo com a prefeita de Pinhais, Marli Paulino, a interação entre as corporações é de fundamental importância para a comunidade. "Em nosso município temos uma realidade muito positiva em relação ao trabalho das forças de segurança, pois a atuação integrada é uma realidade de fato, comprovada, inclusive, pela população. No final, quem mais ganha é a comunidade, pois a missão de todos estes setores é proteger as pessoas, manter Pinhais segura", afirma a prefeita.

Serviço

Em caso de ocorrências ligue: Guarda Municipal – 153 ou Polícia Militar – 190.