Divulgação/ São José dos Pinhais

Uma reunião realizada na manha desta segunda-feira, na sede do 17º Batalhão de Policial Militar em São José dos Pinhais, deixou definida a formação de uma “força tarefa”, destinada a combater o comércio de produtos falsificados e o transporte clandestino de passageiros, com ênfase ao transporte escolar e ao transporte individual.

Participaram da reunião, convocada pelo Comandante do 17º BPM, Coronel Renato de Oliveira Ribas, o comandante da 1º Companhia de Policia Militar, Capitão Alessandro Galeski, oficiais do Batalhão e da Companhia, o secretário de Transportes e Trânsito, Fabricio Tambolo, além de representantes das Secretarias Municipais de Finanças, Urbanismo e Guarda Municipal de São José dos Pinhais, além de representantes da indústria O Boticário, que apresentou estudos de ações de combate ao comercio ilegal de perfumaria.

Nesta oportunidade, a “força-tarefa” discutiu a operacionalidade das ações  e apontou a necessidade de envolvimento de outras instituições, como o Ministério Público e conselhos municipais, que serão acionados em caráter emergencial, pois embora não tenha sido definida uma data para as primeiras ações, existe a possibilidade que a primeira operação aconteça ainda nesta semana.

Segundo o Secretário Fabricio Tambolo, a intensificação na fiscalização e no combate ao transporte clandestino é uma necessidade emergencial. “Estamos realizando na SEMUTTRAN a finalização dos processos de vistoria e inspeção no transporte escolar e iniciando o processo de vistoria dos táxis, e isso tudo visa oferecer segurança para a nossa população, por isso mesmo não podemos permitir que o serviço ilegal, às vezes mais barato, mas sem segurança, chegue aos nossos munícipes, colocando em risco a coletividade. Estamos anunciando que vamos iniciar o combate, e essa é uma oportunidade para aqueles que estejam cometendo as irregularidades, procurem os órgão competentes e se legalizem, ou sofrerão as sanções previstas em lei”, alertou o secretário.

Já com relação às ações de combate ao comércio de produtos falsificados e contrabandeados, o coronel Ribas que a PM e parceria com a Guarda Municipal estarão realizando sondagens em horários diferenciados em diversos locais para monitorar as ações, tanto do comércio ilegal de produtos falsificados, quanto do transporte ilegal, para então realizarem as ações.