Na tarde da última quarta-feira, 28 de agosto, foi realizada no Ginásio Poliesportivo Gilberto Alves do Nascimento, em Piraquara, a solenidade de Compromisso à Bandeira Nacional do Brasil e entrega dos Certificados de Dispensa de Incorporação. A cerimônia, realizada pela Junta Militar, reuniu 275 jovens nascidos no ano de 2000 que realizaram o alistamento entre os meses de janeiro e junho de 2018.

O Tenente Alexandre Luiz da Silva, Delegado do Posto de Recrutamento e Mobilização de Curitiba, presidiu a cerimônia e o Tenente Dré, da Polícia Militar, conduziu a bandeira. Estiveram presentes no evento também o Procurador Geral do Município, Robson Bucaneve, representando o Prefeito Marcus Tesserolli, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Adriano Cordeiro e a Secretária da Junta Militar de Piraquara, Doralice Tavares.

A solenidade está prevista no artigo 217 do Decreto nº 57.654 de 20 de Janeiro de 1966. Não estar em dia com o serviço militar causa restrições para obter ou prorrogar validade de passaporte, inscrever-se ou assumir cargos públicos, prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino, obter carteira profissional ou registro de diploma de profissões liberais, entre outros.