No dia 13 de julho a Prefeitura de Guaratuba lançou o Novo Sistema de Transporte Coletivo na Câmara Municipal de Guaratuba, que contou com a presença de Autoridades, Conselhos, Associações e População. Após um ano de desenvolvimento do projeto, a Prefeitura de Guaratuba iniciou uma nova fase no transporte municipal.

O objetivo da Administração foi atender os três principais pilares do transporte: Pontualidade, Conforto e Segurança. Inicialmente serão quatro veículos na operação e outros dois de reserva, para serem utilizados em caso de acidente ou problemas mecânicos. O processo licitatório exigiu ainda veículos 0 km, que já foram encomendados pela empresa vencedora do certame e devem estar em operação em até 180 dias.

Uma das grandes preocupações era garantir o acesso a todas as pessoas, por isso toda a frota possui elevador para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.Além disso, o salão do ônibus possui um espaço, logo em frente do elevador, dedicado exclusivamente aos cadeirantes, e seu acompanhante, inclusive com cinto de segurança para seu maior conforto.

Outra evolução é a adoção de pagamento eletrônico dentro dos ônibus. A partir de setembro, todos os usuários poderão adquirir suas passagens através de um cartão eletrônico, fornecido gratuitamente pela empresa de ônibus.  Esse cartão permite o embarque 80% mais rápido, que proporciona maior segurança e velocidade no sistema.

Os créditos poderão ser adquiridos antecipadamente pela internet, na sede da empresa de ônibus ou numa rede de venda por toda cidade, instaladas em lojas, bancas e no comércio em geral.  Em caso de perda do cartão, é possível bloquear automaticamente, permitindo a recuperação dos créditos.

As empresas que disponibilizam o vale transporte aos seus funcionários poderão adquirir seus créditos diretamente pela internet, facilitando todo trabalho do seu RH. Inclusive para as empresas que tem seus escritórios fora da cidade, onde, através de um processo eletrônico, os créditos são disponibilizados quando o passageiro encostar o seu cartão no equipamento validador, encontrado nas catracas dos ônibus.

Os portadores de necessidades especiais são isentos da cobrança da tarifa. E para melhorar ainda mais, os cuidadores também terão isenção do pagamento quando estiverem acompanhando.  Para isso será necessário cadastrar o acompanhante juntamente com o passageiro no momento da confecção do seu cartão para entender a necessidade ou não de acompanhante.

Para que o novo sistema seja totalmente confiável e transparente, todos os veículos são dotados de equipamentos rastreadores e de telemetria. Com isso, será possível identificar onde todos os ônibus se encontram, se está adiantado ou atrasado e ainda, se cumpriu com toda jornada pré-estabelecida.

O sistema de telemetria ainda permite que a empresa visualize se o veículo está dentro da velocidade permitida em áreas específicas, como escolas, hospitais, etc… Portanto, se o motorista está em velocidade superior, o passageiro pode fazer uma denúncia e a empresa tem como auditar todo trabalho durante a viagem, seja numa freada brusca ou mesmo em um acidente.

Além de todas as melhorias em operação e benefícios, a Prefeitura Municipal de Guaratuba ainda queria algo que pudesse atrair as pessoas para utilizarem o novo sistema, e por isso todos os ônibus possuem acesso ao wi-fi gratuita. Nos seus deslocamentos, você poderá utilizar seu Smartfones, redes sociais ou mesmo no whatsapp sem gastar seus créditos.

Novas linhas também serão implantadas em até 60 dias, permitindo o acesso de todos e atendendo todas as regiões da cidade.  A nova empresa vai testar novos itinerários de acordo com a demanda. Testes serão feitos na Avenida Paraná, Caieiras, Carvoeiro, identificando as áreas mais necessitadas e com maior número de passageiros.

Será mantida a linha do Morro Grande durante três horários do dia e, em breve, será licitado um novo serviço específico para a área rural que atenderá a Prainha, Cabaraquara, Descoberto, Cedro, Empanturrado e Riozinho.

Os pontos de ônibus não foram esquecidos, uma nova licitação será lançada para implantação e manutenção dos novos pontos, todos cobertos e com informações sobre o transpote coletivo.