Pinhais está em primeiro lugar no ranking de municípios mais ágeis na primeira etapa para abertura de empresas no país. Em apenas 20 minutos, é realizada a análise de viabilidade da empresa em se estabelecer na cidade. O dado consta no boletim do 1º quadrimestre de 2022 do Mapa das Empresas, publicado pelo Ministério da Economia no último dia 6 de junho.

O levantamento calcula o tempo da análise de viabilidade (quando o município e a Junta Comercial confirmam a possibilidade de a empresa se estabelecer no endereço indicado e usar o nome empresarial escolhido) e da etapa do registro (fase em que a Junta Comercial fornece o contrato social e o CNPJ gerado pela Receita Federal).

Somente neste ano, 343 empresas foram abertas em Pinhais, que leva em média oito horas para concluir todo o processo de abertura, estando em 4º lugar na RMC. A média nacional é de um dia e 16 horas. O total de empresas ativas no município é de 20.184, sendo 19.347 matrizes e 837 filiais.

Entre as ações que influenciam na agilidade deste processo são os atendimentos 100% online. Para solicitação de Alvará de Localização e Funcionamento e Consulta de Viabilidade para abertura de empresa acesse a página de autoatendimento da Prefeitura de Pinhais.