Durante novembro, Piraquara realiza diferentes atividades em alusão ao Mês da Consciência Negra. A programação conta com palestras, espetáculos e exposições com o objetivo de incitar a reflexão sobre o negro na sociedade e de promover a igualdade racial.

No dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, Escola Estadual M'Bia Arandu recebe a contadora de história e mediadora de leitura Janaina Micheluzzi Ferreira para uma roda de leitura sobre obra de escritores afro-descendentes. No mesmo dia, o Centro de Artes e Esporte Unificados (CEU) recebe, às 10h e 15h, o teatro de sombras "Irmãos Zulu". O espetáculo é da Companhia Karagozwk e inspirado em contos afro-brasileiros.

Também no dia 20 de novembro, o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) abre a sessão de reunião ordinária para agentes políticos, com interesse no diálogo de promoção da igualdade racial. O encontro contará com a presença da professora e Diretora de Política Cultural Regina Almeida, que vai discutir o papel do conselheiro municipal e a competência das políticas públicas no atendimento da população negra.

No dia 30 de novembro, a Casa da Memória Manoel Alves Pereira realizará a sexta "Roda Poética". Nesta edição do evento serão apresentados poemas escritos por poetas e poetisas afrodescendentes, como Elisa Lucinda, Nará Souza Oliveira, Cruz e Souza, entre outros.

Além destas ações, das 8h às 17h, o Centro da Juventude (CJ) e o CEU, em parceria com a Casa da Memória Manoel Alves Pereira, apresentam as exposições "Yai: Seres Invisíveis", que retrata a cultura dos marginalizados, e a "(Re) Existência", sobre cultura negra e periférica, respectivamente. As exposições são da artista piraquarense Karina Duarte e seguem até o dia até 30 de novembro.