A Prefeitura de Matinhos, através da Secretaria do Meio Ambiente com a colaboração da Guarda Municipal, começou a recolher, na manhã de quinta-feira (19/04), os animais de grande porte que estiverem soltos pelas ruas. Os animais soltos tem sido cena frequente para os moradores da cidade e causando diversos problemas, sendo o mais preocupante os acidentes de trânsito.

A ação de recolhimento de animais é necessária, devido aos proprietários deixarem os animais em áreas públicas e em vias com grande tráfego de veículos. O principal objetivo da ação é proteger os animais e a população, que estão sujeitos a possíveis acidentes nas ruas.

Quem tiver seu animal apreendido deverá ir até a Secretaria do Meio Ambiente do município pagar uma taxa (R$ 400,00) para que o animal seja liberado. E se for constatado maus tratos aos animais o proprietário pagará mais uma taxa de (R$ 2.000,00), para que o animal seja liberado. Caso nenhum responsável apareça dentro de dez(10) dias, o animal ficará com o fiel depositário.

A situação de animais soltos vinha se agravando pelos bairros e centro do município, gerando polêmica e principalmente revolta entre a comunidade. Pensando nisso, desde o início do ano o Prefeito, Ruy Hauer Reichert, vinha conversando com sua equipe para chegar numa forma viável de recolhimento. "Trabalhamos bastante para podermos colocar em prática essa ação, mas esperamos principalmente a conscientização dos donos dos animais", falou o prefeito.

A principal recomendação para os proprietários de animais de grande porte é não deixar o animal solto. Animais na pista ameaçam a integridade física dos moradores e podem causar graves acidentes de trânsito. A Secretaria do Meio Ambiente solicita à população que ligue para o número 3971-6156 ou pelo e-mail [email protected] e denuncie casos de animais de grande porte abandonados.

OBS.: Os animais apreendidos foram recolhidos e levados até um local limpo e seguro, foram microchipados e irão receber todo tratamento necessário e alimentação diária.