A Prefeitura de São José dos Pinhais divulga os horários de funcionamento dos serviços públicos municipais, em virtude de ponto facultativo e do feriado de Carnaval. A administração informa que atendendo ao Decreto nº 3.691 de 11 de fevereiro de 2020, não haverá expediente nas repartições públicas municipais nos dias 24 e 25, com o retorno das atividades na quarta-feira, 26 de fevereiro, após as 13h.

A exceção de funcionamento fica por conta dos serviços básicos de urgência e emergência, como segue:

Saúde – As Unidades Básicas de Saúde, assim como as clínicas e atendimentos especializados, param nos dias 24 e 25 e voltam no dia 26 de fevereiro, após as 13h. Já a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Afonso Pena e o Hospital e Maternidade São José dos Pinhais (HMSJP) funcionarão normalmente todos os dias.

Segurança – O atendimento de emergência da Guarda Municipal e da Defesa Civil será 24 horas e ininterrupto, tendo ainda os telefones gratuitos da GM o 153 e o 0800 153 0800, portanto só o atendimento administrativo para nos dias descritos. A partir deste ano a população também pode contar com o aplicativo para celular “153 Cidadão”, lançado esta semana pela Prefeitura e Secretaria de Segurança.

Educação – Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) estarão fechados segunda, terça e quarta-feira, retornando as atividades no dia 27, quinta-feira, conforme calendário escolar aprovado pelo Conselho Municipal de Educação, sendo que o expediente administrativo dentro da Secretaria retorna na quarta-feira (26), após as 13h.

Coleta de Lixo – A coleta de lixo seguirá o calendário normal de recolhimento nos bairros para lixo orgânico, somente a coleta de materiais recicláveis retomará na quarta-feira (26).

Assistência Social – O Conselho Tutelar terá plantão de funcionários durante o feriado além do telefone (41) 99982-3518, assim como o atendimento do Centro POP, que também funcionará com plantão. Os demais setores assistenciais seguem o Decreto Municipal.

Transporte Público – O Departamento de Transportes da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito definiu junto às empresas que operam o serviço de transporte coletivo no município, o cronograma de funcionamento das linhas de ônibus em São José dos Pinhais no período de carnaval. Onde na segunda-feira (24) de fevereiro, as linhas irão operar conforme os horários dos sábados, já no dia 25 (terça-feira) os ônibus estarão em funcionamento com horários de domingos e feriados. Para a Quarta-feira de Cinzas (26) as linhas irão funcionar normalmente, apenas com alguns cortes.

Armazém da Família / Feiras Livres / Feira do Agricultor – a Secretaria de Agricultura e Abastecimento informa que tanto a Feira do Agricultor como as Feiras Livres funcionam normalmente, conforme calendário já divulgado. Apenas na terça-feira (25) não haverá atividade desses eventos, sendo retomado o atendimento normal na quarta-feira (26). O Armazém da Família funcionará neste sábado (22) das 8h às 13h, na segunda, terça e quarta-feira (dias 24, 25 e 26), uma vez que o município utiliza o sistema dos armazéns de Curitiba e nestes dias as unidades da capital estarão fechadas também.