Roberto Dziura Jr

No início da noite de sexta-feira (3), a Prefeitura de Pinhais iniciou a higienização de algumas ruas em diversos bairros da cidade. A limpeza foi com hipoclorito de sódio diluído em água, produto eficaz na redução da proliferação de vírus, parasitas e bactérias. Por ser aplicado somente em lugares abertos, o produto não causa danos à saúde.

Juntamente com a aplicação do produto nas ruas, equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), realizaram a limpeza em diversos lugares que tem aglomeração de pessoas, como as Unidades de Saúde, pontos de ônibus e de táxis, lixeiras, orelhões e o chão de toda a primeira quadra do Centro Comercial da Rodovia Deputado João Leopoldo Jacomel. Até mesmo academias ao ar livre, as quais foram interditadas pela Prefeitura, mas mesmo assim algumas pessoas ainda as utilizam e é um lugar de muita proliferação de vírus Covid-19.

A higienização nas ruas de Pinhais começou pela Avenida Iraí, na divisa com Piraquara, e percorreu algumas ruas do bairro Weissópolis, seguindo pela Avenida Camilo di Lellis, onde limpou as ruas da região. De lá, o trator pulverizador, o qual foi emprestado pelo Colégio Estadual Newton Freire Maia, passou pela Avenida Jacob Macanhan e algumas ruas adjacentes.

Esta ação foi acompanhada pela Guarda Municipal (GM) que organizou o trânsito e deu todo o suporte necessário para a equipe de limpeza. Os 14 mil litros de hipoclorito de sódio foram cedidos pela empresa Hidromar que atendeu ao Chamamento Público 017/2020, que permite doações em prol dos cidadãos de Pinhais. Outra empresa que atendeu esta solicitação foi a Super Safety que doou 10 kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), os quais foram utilizados nesta ação.

A prefeita de Pinhais, Marli Paulino, juntamente com a secretária de Meio Ambiente, Rosana Boeira Ilheu, agradecem as empresas que realizaram as doações, os servidores públicos que estão à frente neste combate, as instituições parceiras como o Colégio Newton Freire e a população que compreende o momento difícil pelo qual todo o mundo enfrenta.

“A ajuda de todos é muito importante neste momento. Cada um pode fazer a sua parte, e a compreensão disso é fundamental. Nossas ações estão pautadas dentro do que preconiza a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Ministério da Saúde e o Governo do Estado do Paraná. Nossa preocupação neste momento é salvar vidas não sobrecarregando o sistema de saúde. Contamos com a ajuda de todos para vencermos essa guerra contra o vírus”, declara a prefeita Marli.

A secretária de Meio Ambiente acrescenta que a ação de higienização nas ruas da cidade continuarão na próxima semana. “Alguns lugares que não conseguimos limparmos nesta sexta-feira vamos fazer na próxima semana. O trabalho começará na Avenida Maringá e seguirá para os bairros, terminado bem a noite no terminal. Junto com isso, vamos intensificar a higiene nos lugares como pontos de ônibus, como os existentes na Rodovia Deputado João Leopoldo Jacomel”.